Xiaomi poderá estar a preparar tecnologia para casas
A ascensão da Xiaomi tem sido fantástica. A empresa, criada em 2010, entrou no mercado dos smartphones e, actualmente, é uma das fabricantes que mais smartphones vende em todo o mundo, muito por culpa dos seus excelentes dispositivos mas também, e mais importante ainda, pelos preços competitivos que a empresa pratica.
Depois dos dispositivos móveis, surgem algumas notícias que dão como certo que a empresa está próxima de entrar no fabrico de dispositivos inteligentes para a casa.
Na semana passada a Xiaomi anunciou ter desenvolvido um módulo inteligente que pode ser instalado por qualquer parceiro em qualquer um dos seus produtos, tornando-os assim dispositivos conectáveis.
Ao que tudo indica, este módulo terá um preço de 3,6 dólares (22 yuan) e poderá tornar qualquer frigorífico, máquina de lavar, ou até mesmo dispositivos de ar condicionado em dispositivos inteligentes.
Com este anúncio, a estratégia da Xiaomi fica muito clara: a empresa pretende utilizar os seus smartphones para ligar todos os dispositivos que o utilizador tem em sua casa, passando a serem controlados remotamente através de uma aplicação desenvolvida pela empresa.
Todas as grandes empresas de tecnologia a nível mundial estão a entrar neste mercado. A Apple no ano passado anunciou o HomeKit, que consiste num conjunto de ferramentas que permitem integrar o seu sistema operativo iOS com os tradicionais dispositivos que todos os utilizadores têm em casa. O mesmo aconteceu com a Google, que adquiriu a empresa Nest, fabricante de termostatos inteligentes.
E agora é a vez da Xiaomi, depois de se ter tornado num dos principais fornecedores de smartphones do seu país, no mês passado a empresa lançou um purificador de ar que pode ser controlado via smartphone. E este não foi o seu primeiro movimento.
Em Dezembro, a empresa investiu cerca de 200 milhões de dólares na fabricante de electrodomésticos chinesa Midea, de modo a, em conjunto, ser possível desenvolver projectos para dispositivos inteligentes.
Quanto ao seu módulo inteligente, a Xiaomi ainda não forneceu detalhes sobre as suas especificações técnicas, contudo o objectivo será baixar o seu custo para cerca 2,5 dólares já em 2015 e para 1,5 dólares em 2016.
Com certeza, que num futuro próximo vamos ouvir falar bastante da Xiaomi, não só no sector dos smartphones mas também no das casas inteligentes.
Por Hugo Sousa para Pplware
Este artigo tem mais de um ano
coisas do chineses la em casa nunca, ainda faziam curto circuito e lixavam a minha tv samsung de 80polegadas ou o meu querido imac
Digo-te queima mais depressa esse equipamento referido, que o equipamento da Xiaomi, se te desses ao trabalho verias o feedback da marca em vez de falares sem saber 😉
prefiro pagar o dobro por marcas a serio como sony, apple e samsung e saber que tenho o melhor, produtos chineses na minha casa n entram.
Então paga, elas agradecem. E aproveitam para ir explorando mais uns chineses com as suas fábricas na China.
sony e samsung também são chinesas. 😛
Sério? Aposto que os Coreanos e os Japoneses não sabiam disso…
Se fosses inteligente boicotavas produtos chineses que tem mao escrava ou quase a trabalhar dia e noite.
Ainda bem que a Foxconn, empresa que fabrica partes de várias marcas, incluindo as que referiste, nada têm de escravatura ahahahah
Os equipamentos hoje em dia são todos feitos na Ásia, onde a mão de obra é mais barata. Dizer que X é chinês e Y não, é falacioso.
a foxconn paga bem melhor que a xiaomi, os ordenados da foxcoon sao 10x mais o normal na china, informa te antes de falar.
A Foxconn paga tão bem que os empregados se suicidavam do telhado das fábricas. A solução encontrada não foi melhorar as condições, mas sim meter redes que é para quando se atirassem poderem voltar rapidamente à linha de montagem para fabricar o teu iMac e a tua TV Samsung de 80 polegadas.
O manell e que gosta de inventar, falar do que n sabe, olha agora a foxvon paga bem.
bbc aplle fake promises nem digo mais nada, só é burro quem quer
vives num mundo onde quem tem dinheiro compra, quem n tem e explorado. Felizmente tenho logo posso explorar quem eu quiser
Coisas dos chineses nunca…mas da coreia do sul tudo bem!?
so para finalizar fiz erasmus 1ano em Seul e digo te que o nivel de vida la e algo que nc teras em Lisboa, Porto.
na coreia do sul os ordenados sao maiores que portugal e as competencias mto melhores, n e comparavel com a china ou por serem asiaticos pensam que sao todos iguais?
Coreia do Sul é um país muito evoluído, décadas à frente de Portugal ou da maioria dos países europeus. É o país com a maior taxa de penetração de acesso à Internet e com as maiores velocidades.
Vê se o teu iMac não foi montado na china 🙂
http://techcrunch.com/2012/12/03/the-new-imac-designed-by-apple-in-california-assembled-in-usa/
deves ter uma tv de 80 polegadas como eu tenho um ferrari !
Primeiro fala sobre comprar produtos que não vem de escravatura e depois diz isto:
“vives num mundo onde quem tem dinheiro compra, quem n tem e explorado. Felizmente tenho logo posso explorar quem eu quiser”
Lógica? O sr. faça um favor ao mundo e pelo amor de deus não se reproduza. Assim evita que mais pessoas possam nascer com essa “inteligência”.
Este gajos cuidado…incrivel como um mercado por explorar em tao pouco tempo consegue render tanto e isto é so o inicio
Vão dominar a China e depois deve ser a índia…tendo em conta que apenas 5% dos indianos tem PC imaginem estes gajos a chegar lá com tudo e mais alguma coisa a preços low low cost xD
Para mim, podem vir lá os electrodomésticos Chineses…
Eu tenho de uma marca alemã (Siemens), e é tudo yuuuuuuck…
Se não fossem encastráveis…
Em casa so uso AEG (tb alemao) desde Microondas, forno, fogão a indução. A siemens e a marca dos pobres da alemanha em eletrodomesticos
Como é possível haver pessoas com palas tão grandes na cabeça!
Continua assim que vais longe…
Palas grandes na cabeça? Ou Palas em vez de cabeça?
manel sou como tu
Nem é a questão do dinheiro é apenas pelo facto de não querer ver o que é visível a qualquer pessoa: na China há de tudo, bom e mau, e está a dar cartas em muitos setores, não só na tecnologia mas também na investigação por exemplo.
Há lá muitas empresas que fabricam produtos de grande qualidade e esta marca é apenas uma delas.
da china n compro nem um isqueiro..as vezes nem esses funcionam bem
Então deita a tua TV e o teu imac fora… eles são feitos lá!
É tudo igual. Lixo alemão…
Electrolux, Indesit e Whirlpool.
don’t feed the troll
http://goo.gl/ylVD0T
Tenho vários equipamentos e acessórios da marca da marca e até hoje só tenho a dizer maravilhas.
Luxo tecnológicos a um preço fantástico
Já apanhaste o lag da marca… repetiste “da marca”! ;P)
Brincadeira. Paz…
Monólito deves ter msm palas a frente dos olhos. Ainda bem que tenho um one+one e ainda bem que não pensas como eu pá.
Isto virou a greenpeace??
Isto é tudo obra do Hugo ‘Garra’, ideias que trouxe e em que a Xiaomi irá gradualmente investindo e muito bem. Pelo menos acredito que a Xiaomi a ele deve toda esta projecção e bem haja que por lá vá ficando.
Só tenho uma coisa a dizer: Je suis Manell lolol
Eu quase que tenho a certeza que já começou, porque já está em pré ordem alguns produtos.
https://www.youtube.com/watch?v=9Tm0rQBMrGw#t=67
http://goo.gl/AEk4NU
http://goo.gl/posLzM