PplWare Mobile

Windows vai dominar os Netbooks… diz a Lenovo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Rui Oliveira says:

    Xiii tanto marketing que a microsoft está a fazer à volta do Seven. Até já pressiona os parceiros OEM para fazer publicidade por ela. Estamos bem estamos…

    Se for pelo marketing o Seven terá sucesso 😀

    Pena que muitas pessoas pela net já comecem a topar fazendo os testes e chegando à conclusão que muitos já chegaram. O seven não tem muito de diferente do vista e a nivel de performance é ela por ela 😉 Isto porque já li em sites independentes e reputados, de pelo menos dois testes diferentes com ferramentas próprias para benchmarking , que mostram que a nível de performance os resultados são idênticos.

    Quero eu chamar a atenção aos nossos leitores do seguinte. Não vão atrás o Marketing que se está a gerar à volta do Windows Seven. Isso de ir atrás do “pelo que diz que ouviu que o Seven é melhor que o Vista”. Sejam utilizadores informados e sejam práticos, testem por vocês mesmos e tirem as vossas conclusões 😉

    Nota:
    Comentei antes do Morbus 😀

    • netbooks com windows = a mais caro q linux, n sei se vai dominar…

      http://www.tagravado.com

    • mmick says:

      Nao so nao estas enganado como o W7 eh muuuuito mais rapido que o Vista e vai ser mais eficaz que o XP 🙂 isto testado em varios pcs tanto de topo como laptops centrino de 512mb de RAM. O Windows 7 eh do melhor que ha!!! Quem nao o puder comprar ou arranja outras formas ou que se fique pelo filho bastardo do linux e as suas pancas 🙂

      • Rui Oliveira says:

        Quais pancas? Eu diria pelos comentários que já vi por aqui neste tópicos, noutros artigos e mesmo no fórum, que existem muitos utilizadores satisfeitos com Ubuntu 🙂

        O Vista é que é o padastro mau do Seven 😀

        • Joratis says:

          Enfim… Até podem achar o Windows 7 muito mais rápido e etc… Não se esqueçam que é uma fresh install. Depois pensem quando tiverem que instalar as porcarias todas + todas as alteraçoes no registo e etc… Eu já nem me ponho a falar do tempo do boot.
          “Uii super rápido”… No meu simples Laptop do Grub ao Firefox (no Ubuntu) fasso em 20 segundos, mas vocês lá sabem…

    • Xico Zé says:

      O Rui oliveira está certíssimo no que diz.
      O Windows 7 é praticamente igual ao Vista em rapidez:
      http://www.pcworld.com/article/164485/speed_test_windows_7_may_not_be_much_faster_than_vista.html

    • Franco says:

      Rui, tenho certeza que se baseou nesse julgamento contando as suas experiências particulares com o SO, pois a minha opinião, e a de muitos blog’s foi irrefutável: o Seven chega a correr mais “liso” até mesmo que o próprio XP.
      Trabalho na área gráfica, obtive resultados significativos para pelo menos me dar vontade de desembolsar uns $500 Obamas numa cópia do original.
      O sistema está muito mais seguro, tenho certeza que não está perfeito, mas obtive ganho de cerca de 70% em desempenho de hardware, principalmente na parte gráfica.

      Não quero criar polêmica, mas acho que eles acertaram bem mais ao ponto dessa vez.
      Abraços!

  2. HBK says:

    Mas é verdade. Se a Microsoft conseguir bons desempenhos nos netbooks com o novo Windows 7 (que creio que consigo), então adeus Linux, já perdeste mais uma batalha.

    Bottom line? Linux – servidores; Windows/Mac – Desktops. Nem sempre, mas a maioria assim o dita.

  3. Zialus says:

    Vai dominar? Já não domina? Infelizmente, até num mercado onde fazia muito mais sentido usar uma distro de linux, o Windows está a dominar :S (Mesmo a moda dos netbooks usados como hackint0sh parece que já lá vai )

  4. maurycio says:

    Ouxa lá que sim. Quando as pessoas realmente se sentirem limitadas com o Windows Starter, então vão querer um sistema operativo operativo que não imponha limimtes (apenas 3 programas abertos ao mesmo tempo).
    Até lá, vamos ver o que dá 😉

    • Rui Oliveira says:

      Não poderia estar mais de acordo. Na minha opinião o Seven Starter Edition é uma aberração. O utilizador jamais deve ser tirada a liberdade de correr as aplicações que quer.

      Vai ser um tiro no pé da Parte da Microsoft. Isto porque o barato sai caro, o starter edition pode diminuir o preço do netbook, mas mais cedo ou mais tarde vão surgir cracks para as pessoas desbloquearem essa limitação. A pirataria é um fenómeno que está à frente de qualquer empresa, e a Microsoft sente na pele isso, porque é provavelmente a empresa mais visada por este movimento.

      Ou seja se a ideia da Microsoft é para quem precisar de mais características obrigar a pessoas a comprar uma versão mais cara do Seven, vai ser ao contrário, ninguém vai comprar…

      Depois vemos se tenho ou não razão 😉

      • Sérgio Bandeira says:

        “O utilizador jamais deve ser tirada a liberdade de correr as aplicações que quer.”
        Já ouviste falar do iPhone???

        • Rui Oliveira says:

          Já e é para mim outra aberração igual 😉 Eu considero-me coerente nas ideias que tenho sobre limitação da liberdade das pessoas.

          • mmick says:

            Ha uma má informacao, sao 3 aplicacoes fora servicos (fora antivirus, firewall, etc) e digam-me la onde é que um Atom aguenta mais que um leitor de MP3 + torrent + internet explorer ou office? Ou de outra forma: alguem com um netbook se precisa mais de 3 programaa abertos devia considerar um laptop a serio com um SO a serio como o W7 pro ou o OSX. O resto é letra. Assim como o iphone nao precisa de multitasking pq se eu estou na net (que é donde estou a escrever isto!!!) e a ouvir MP3 e posso ir fazer um telefonema pq o browser nao fecha na realidade, nao vou fazer mais nada ao mesmo tempo. Um iPhone/PDA nao sao PCs logo nao precisam ter 10 programas abertos ao mesmo tempo. O Vista realmente é um pouco pesado mas sempre é mais util e ompativel com HW e SW que Linux, o verdadeiro SO dos betinhos ou alternativos.

          • Rui Oliveira says:

            @mmick

            Que má informação? São 3 aplicações… Ponto final… Não há “se’s”, eu quero ouvir musica, processar texto, aceder ao firefox e acabaram as minhas aplicações… Isto é anti produtivo para um utilizador, mesmo um utilizador iniciado que tem tendencia a deixar as aplicações abertas. E repito o que disse. Mais tarde ou mais cedo, alguem arranja um crack para essa limitação.

            Quanto o Linux ser o SO dos betinhos pelo contrário. Só Quem tem o Windows e o Compra (exceptuando aqueles que são obrigados a gramá-lo no portatil quecompram), é que é betinho. Se tenho software de Borla e de qualidade porque vou comprar Windows?
            Quanto ao hardware suportado penso que não sabes o que escreves 🙂 Experimenta meter o Vista sem instalares drivers em qualquer computador a ver a bela coisa que é…
            Agora experimenta meter o Ubuntu, faz essa experiência e não te ponhas a inventar com essa afirmação Clichê do pessoal que usa windows 😀 O Linux corre em todo o lado, até numa torradeira podias metê-lo.

          • Pedro says:

            @mmick

            W7 Pro? Parei de ler aqui, não fazes a mínima do que dizes, nem sabes as versões do 7.

            @Rui Oliveira

            Sim, punhas linux numa torradeira, mas depois deixava de aceitar metade do pão, e perdia metade das funções até lá pores windows outra vez!

          • Marco says:

            Tipo, quando estou na net tenho sempre thunderbird + Firefox + aMSN. Volta e meia ainda tenho mais meia dúzia de programas a correr, entre eles um editor de texto, leitor de música, cliente de torrents… 3 aplicações é perto de nada.

          • Rui Oliveira says:

            @Pedro

            Se metesses lá Windows, o mais certo é que ficasse corrompido com o Malware e anti virus que ias apanhar na torradeira 😀

      • Death_Knight says:

        Realmente os sistemas da Microsoft são bastante pirateados… mas isto para eles calha bem, se não fosse graças a isso o Windows perderia muitos utilizadores para linux, e no linux, muitos mais utilizadores significa mais pessoas que sabem o que estão a fazer e que irão dizer aos amigos “olha uso ubuntu e estou maravilhado, substitui o windows, tens de experimentar”

        Não sei se foi quando saiu o xp ou ainda anteriormente que existiram as seguintes palavras de um dos gajos que mandava mais na microsoft na altura:
        “se é para piratear, pirateiem o Windows”

    • JM says:

      “Ouxa lá”? Oxalá?… ai, ai… o acordo ortográfico!…
      :-)!!!!

  5. sampaio says:

    eu não sei onde é que o windows é mais fácil de instalar do que o linux, eu tenho o windows xp e o ubuntu instalado num pc, e pude perfeitamente instalar o ubuntu através do windows, acho que o contrario não vai ser possível com o windows 7.
    O Seven vai ser como o vista, tanto se falou na altura que o vista iria revolucionar o mercados do sistemas operativos e quando se lançou o vista quase ninguém o queria,alias houve muita gente que preferiu meter o xp em vez do vista

  6. Bem… por alguma coisa eu estou a trabalhar no meu portátil e não no PC da empresa…

  7. Arkan says:

    Dos 30 netbooks q se vende la loja, 40 voltam para remover o lixo do linux.

    tomara que domine mesmo….pq o w7 e o xp lite para netbook sao otimos.

    • JPedrosa says:

      e será porque o linux é mau ou porque as pessoas nem sabiam o que levavam?

      já pensaste nisso?

      • Não estás a pedir muito? 😉

        • JPedrosa says:

          pois, secalhar.
          pelo nível ser tão baixinho é que o windows vai dando para quase todos 😀 😀 😀
          esta foi com o “flame mode on”
          lol

          Agora mais a sério, existem várias maneiras de promover e de queimar um produto/projecto/ideia.

          já o vi acontecer várias vezes, uma das técnicas mais usadas é mandar o cordeiro para o meio dos lobos.

          passo a explicar, o linux ter aparecido nos netbooks da forma que o fez, até foi bom para a M$, quase ng sabia o que era, quase ninguém sabia o que estava a comprar, isto é insatisfação garantida. nem juntar água é preciso.

          Para depois poderem vir senhores como o que vem no artigo a dizer que linux cozido e assado.

          Ou senhores como um dos que postou por aqui a dizer que o lixo do linux vem devolvido 30 em 40…

      • FILIPE CHAVES says:

        para mim o linux so precisa de melhorar em um aspecto e começa logo a bater o windows.
        a instalaçao.
        O sistema que usam para instalar prolgramas realmente é otimo mas nao bate o windows em nada.
        Nem se compara com a facilidade de baixar os programas em qualquer sitio telo na pendrive e instalar a qualquer momento sem ter de estar ligado a internet.
        A Ligaçao ate ajuda mas nem toda a gente tem uma boa ligaçao a internet.
        isso sem falar os k nao tem.

        • R00KIE says:

          Pois mas então não te esqueças de dizer que no linux não ficam ficheiros perdidos no sistema como ficam no windows depois de desinstalares um programa.

          Caso não saibas no linux também é possível fazer o download do pacote para uma pen e instalar depois sem ter ligação à net.

    • Desses 30 que são devolvidos quantos serão pelos chicos-espertos que levam o com linux por ser mais barato para pôr em cima um windows pirated edition e depois como aquilo não funciona devolvem.
      Basta ver alguns fóruns quando sai um novo netbook…

  8. OmeuNOME says:

    diz no texto que a instalação do windows é mais simples, só se for nos PC’s de quem afirma, porque já formatei muitos computadores e ao instalar o windows preciso sempre de andar à procura de drivers na net para vários componentes, enquanto que com o ubuntu (por ex.) reconhece tudo na maioria dos casos.

    facilidade de instalação e de utilização não é certamente o forte do windows…

    • Sérgio Bandeira says:

      Instalaste Windows 7?
      Hum… não acredito!
      Se já tivesses instalado uma vez que fosse ou tivesses lido alguma coisa já saberias que é uma das grandes apostas do Windows 7 é ter os drivers dos fabricantes directamente no Windows Update!

    • kekes says:

      Ai te enganas… Exprimenta ter um hardware novo nele, depois diz algo, falo por expriencia propria, dá um 31 se não vier de origem.

      E «facilidade de instalação e de utilização não é certamente o forte do windows…», é assim, queres masi facil que next, next next, em instalações? Não me parece que seja mais facil em linux, pelo contrario, agora, tem alvos diferentes, mas leigos em informatica, nao me parece que tenham mais facilidade em linux, principalmente quando toca a resolver pequenos promenores 😉

      • Ivo Mota says:

        Não me parece que o tal Kohut se estivesse a referir a instalação do sistema operativo, Porque em Portugal e muitos países não se vendem Pc’s sem SO, usa-se é a tal técnica de vem com Windows e vais paga-lo. E a maioria dos utilizadores não formata o seu próprio pc, dirige-se a técnicos para que façam esse trabalho…não me parece que seja esse o problema…

    • Pedro says:

      Isso é uma mentira descarada. Paraste de instalar windows quando? No windows XP? No 7 só precisas que o pc reconheça 1 peça: a placa de rede. A partir daí, saca tudo, e instala tudo automaticamente sem problemas. Já no Ubuntu gráficas e coisas assim é o diabo…

      • Jorge Mateus says:

        Olha, eu nem a placa de rede precisei de fazer isso. Tanto no Acer Aspire series 9800 como no notebook Acer Aspire One.Atennção W7 ultimate num note notebook com 0.98 Gb de memoria ram.

      • kardos says:

        Instalação de drivers da gráfica em Ubuntu:

        “Existem drivers restritas disponíveis. Deseja activá-las?

        o ACTIVAR o CANCELAR”

        AHHHH! Preciso de um técnico!

        “A partir daí, saca tudo, e instala tudo automaticamente sem problemas.”

  9. Ivo Mota says:

    “Kohut lembra que, no Windows, a instalação é bastante mais simples – e esse factor é suficiente para compensar a vantagem comercial que os ambientes Linux, por norma gratuitos, têm face aos sistemas operativos da Microsoft.”

    WTF!!!! o_o

    Não percebi?? Nem vou perceber mesmo que me expliquem!

    Eu uso Windows a maior parte do tempo, mas isto e atirar areia para os olhos das pessoas!!!

  10. Marco Sousa says:

    “A polémica teve início quando a Microsoft estimou que 96% dos netbooks vendidos, nos últimos tempos, tinham o Windows 7 instalado”

    Acho que a notícia tem uma gafe, onde diz Windows 7, é para dizer Windows, ou Windows XP.

    Porque, 0% dos netbooks vendidos têm o Windows 7 instalado.

  11. JPedrosa says:

    Uma das questões que vou gostar de ver é a do limite de aplicações abertas para a starter edition.

    há muita gentinha que vai preferir ter esse limite do que ter Linux.

    O mais fantástico é que se fosse o linux a ter essa limitação, ui ui, aí os M$ Fans até rebentavam, e ficavam com os dedos todos doridos de massacrar em tudo o que eram foruns.

    Vocês lembram-se de um video que andava aí, em que uns bacanos montavam um mini stand na rua a dizer Microsoft, tinham um portatil Ubuntu e perguntavam á malta o que achava do novo windows?

    Bastava dizer Windows e a malta achava perfeito, pena que fosse o ubuntu 😀

    • Pedro says:

      Esse último comentário era desnecessário. O que se vê hoje em dia é toda a gente a dizer mal do Windows e não o contrário. Tá na moda crucificar a Microsoft, enfim, não vês ninguém a criticar a canonical, ou seja quem for ligado a linux!

      • JPedrosa says:

        Estás errado.
        dou o devido valor á M$ e ao seu windows, acima de tudo na massificação do PC entre outros aspectos.

        critico noutros.

        não me consegues apontar que faça grandes comentários ao Office por exemplo, que considero um produto EXCELENTE. Embora veja como alternativa o OpenOffice, porque para o que faço, chega-me e é de borla.

        Não ando na moda. digo o que penso.
        Aliás, ainda em outro topico mencionei que para mim a google está a começar a ser demasiado omnipresente.

        está aqui o video que mencionei, para verem, na rua, toda a gente elogiou:
        http://www.techamok.com/?pid=5819

  12. Joao Paulo says:

    Apesar de achar que faz falta um forte concorrente ao Windows (porque todos ficamos a ganhar com isso) a verdade é que tenho que reconhecer que o Seven está muito simples de usar e é extremamente leve.

    Testem ambos (Linux vs Seven) e depois comentem com conhecimento de causa.

    Abracitos

  13. irlm says:

    com o ext4 no kernel 2.6.29 o linux é muito mais rapido que o windows. Testado no meu EEEPC 1000h com 2gb. Agora nao quero outra coisa.

    • JPedrosa says:

      isso és tu que estás a ver mal.
      De acordo com os entendidos o que tens instalado é lixo, vê lá se é tóxico.

      é certamente mais lento, mais feio, mais difícil de instalar, mais dificil de meter updates, não tens programas instalados porque não existem, e tem ainda uma grande desvantagem, não tiveste que piratear para dizer aos amigos que é hacaru, sinceramente tira isso e mete windows…

      • irlm says:

        Vantagens linux no EEEPC: todo o hardware funciona depois da instalaçao, nao precisa de antivirus, desfragmentadores, optimizadores, o LINUX tem melhor estrutura que o windows, nao tem registo, (ler site vivalinux sobre a estrutura do sistema operativo ou no htmlstaff.org), tudo o que o windows tem tambem há programas para linux, pela experiencia que tenho em Linux (pacotes RPM, e DEB) isso dos codecs nao ha qualquer problema, visto que o windows media player tambem nao consegue ler alguns formatos, em relaçao as impressoras o linux tambem ja as instala por defeito, a unica desvantagem é nao ter suporte para telefones recentes Nokia.

        • JPedrosa says:

          não percebeste o que te disse, eu falei na brincadeira.
          Estava a brincar com a situação de teres elogiado o Linux na tua máquina, porque te arriscavas a ouvir de alguns dos M$ fan club que não sabes usar a máquina 😉

        • Manuel says:

          Gostava de te ver a correr wm Linux o GesPOS (da antiga Escripóvoa e actualmente SAGE), ou os cerca de 10 programas que me são fornecidos por marcas com as quais trabalho no dia-a-dia. Linux é bonita, é à borla, etc, etc, mas para trabalhar no mundo real (não apenas com editores de imagem/vídeo) o Linux pura e simplesmente não serve… Não digo com isto que é um mau produto, apenas digo que não se adequa à maior parte dos profissionais como é o meu caso.

          • R00KIE says:

            É verdade o que dizes mas depende da área em que trabalhas, há áreas em que a maioria dos programas são para ambientes unix/linux.

  14. Pedro says:

    Já usei Linux e Windows, e sem dúvida que o Windows 7 é largamente superior ao Ubuntu 9.04 em termos de usabilidade. Não tem nada a ver com defender a microsoft: quem me dera que o linux fosse melhor do que é. Mas o windows 7 simplesmente funciona, ao passo que o Ubuntu…

    Precisa de amadurecer primeiro. Precisa de largar os preconceitos que tem (eu chamo preconceito a não trazer codecs instalados por estes não serem open source), e ter um sistema com tudo de raíz, e compatível com tudo.

    Eu instalo o Windows, fico com todas as drivers da gráfica, posso usar todos os programas que queira (99% deles, vá), o Sleep funciona sem problemas, posso ouvir mp3, ver avi, etc, sem instalar nada extra.

    Instalo o Ubuntu… a trabalheira que dá pôr aquilo a funcionar depois…

  15. Pedro says:

    Tenho no entanto a dizer que é uma ABERRAÇÃO estabelecer limites para aplicações. Nunca na vida usaria o starter (mas também sempre usei o Ultimate, e vou continuar com essa versão do 7).

  16. ferando MARTINI says:

    realmente o w7 é o que ha referente a SO, to tentando desde a versao beta 1 atualmente c\ a RC, realmente ta mais estavel, na sinceridade um pouc mais rapido que o Vista mas nada exepcional, consome menos recusos de hardware c\ memoria e ate mesmo processamento, fora evidente a facilidade de uso, logo em pc´s mais modestos e netbooks é o caminho, afinal linux é de graca, funciona, eu tb uso, mas explica p\ um leigo em informatica que tem que compilar o codigo, ate p\ se instalar uma impressora é mais complicado, e detalhe speedy Telefonica nao da suporte p\ Linux, funciona mas o cliente que tem que fazer funcionar,IR nao faz software p\ Linux; precisa dizer mais alguma coisa? É W7 o caminho Linux é p\ quem tem tempo e curte o genero da informatica, ou alguem conhece um gerwnte ou empresa grande que use Linux, qualquer probleminha ja era nao sabem nem o que fazer

  17. Marco says:

    Pessoalmente não me chateio se a maior parte das pessoas continuarem a usar Win. Eu uso Linux, Fedora 10 no caso, gosto e aconselho. Se um dia vier a comprar um netbook vou-me certificar que não trás Win com ele mas sim um qualquer tipo de Linux, depois formato e instalo o Fedora sem estar a dar pão para malucos(ie, dinheiro para a MS).

  18. psychok7 says:

    Nao sei pk tanta discussao. Kem e inteligente o suficiente para usar o linux que o use, quem nao é que fique com o raio do windows e com a porcaria das 3 aplicaçoes abertas. Agora eu sei que sou inteligente o suficiente para querer uma segurança optima e um computador livre de virus.. e melhor que isso .. DE BORLA.

    • Sérgio Bandeira says:

      É por comentários como este…
      É triste…

      • psychok7 says:

        pq? disse alguma mentira?

        • JP says:

          sim disseste.

          Bolas não podes dizer as coisas nestes moldes.

          não tem nada a ver com inteligência.

          para certas coisas aplica-se mais linux, para outras mais windows (particularmente quem usa kiler apps).

          e estas questões só podem ser abordas com educação, que é uma das faces da inteligência…

    • kekes says:

      Ainda bem que sei que os utilizadores de linux nao sao todos assim.

      Isso revelou que a inteligencia não é o teu forte, depois ainda dizem que sao os utilizadores de Windows que atacam os de Linux, eu tenho sempre visto mais o oposto.

      Olha ja pensas-te em fazer upgrade ao kernel que tens instaldo desde os 6 anos?

  19. Tiago says:

    bem, isto vai aqui uma flamewar que jasus…

    on-topic: uso vista, neste momento no meu portátil.Pelo que vi de windows7 está melhor do que a versão anterior, quer em termos de rapidez de instalação quer de rapidez de execução. É certo que a Starter é um aborto porque não cabe na cabeça de ninguém só poder ter 3 aplicações abertas.

    Na minha opinião, o Linux, agrada menos às pessoas que compram portáteis com esse SO porque é mais na de “construir” o nosso sistema operativo. É certo que não traz metade da tralha que traz qualquer versão do windows, mas por outro lado, grande parte do público não tem paciência ou conhecimentos para andar atrás das aplicações ou para aprender comandos no terminal. Eu sei que tenho pouca experiência de Linux comparado com windows, mas estou a tentar ser o mais imparcial possível. Acho que o que falta ao Linux, na maior parte dos casos é “user-friendliness” e um conjunto de aplicações e codecs, p.ex., que o tornem numa máquina pronta a usar logo de fábrica. Isso e aplicações compatíveis entre windows e linux (se calhar já é pedir de mais xD e sim, eu sei o que é o Wine)

    Cumps

    • JPedrosa says:

      Viva,
      o teu ponto de vista até que foi bem imparcial 😉

      no entanto só há uma coisa que não percebi, quando dizes que falta ao linux ter codecs … mas no windows tens?
      ou será que és tu que já estás muito batido a procurar o K-Lite e o Codec Pack?

      E falas ainda de faltar um conjunto de aplicações, se há coisa que tens no linux são aplicações instaladas out of the box.
      Ao contrario de um windows, que tens uns joguitos, notepad, paint, wordpad, e pouco mais.

      muito rara é a Distribuição de Linux que não tem OpenOffice ou KOffice de origem.

      • Tiago says:

        bem talvez nessa dos codecs já seja hábito. E também é verdade que o linux já traz o open office e tudo, mas acho que o sistema de instalação de software novo em windows é mais user-friendly, talvez por deixar todo aquele trabalho que está a fazer em segundo plano e só apresentar a barra de progresso. Acho que para o público em geral a consola é assustadora, mesmo para mim que tenho utilizado linux (programações e afins) torna-se algo assustar quando existe alguma coisa que não sei, e aí é preciso usar o google ou assim para poder saber, mas esse é um trabalho a que a maioria não se dá ao trabalho. Acho que o windows é mais, diga-se, casual enquanto que linux ainda é para a minoria que já tem algum conhecimento de informática. (pode ser só preconceito meu, é claro). Acho que ambos os SOs tem coisas que agradam e desagradam, e apenas o caso de as pessoas saberem qual querem e manterem um bom espírito no que toca à competição.

        • JPedrosa says:

          A consola é assustadora? então mas num linux recente, diz-me lá quando é que viste a consola?

          Na instalação só tens consola em algumas distros.

          Instala o OpenSUSE e diz-me que é dificil, epá a sério.

          “mesmo para mim que tenho utilizado linux (programações e afins) torna-se algo assustar quando existe alguma coisa que não sei, e aí é preciso usar o google ou assim para poder saber”

          explica lá isto por favor, porque honestamente eu sofro muito mas é para saber o que faz o windows.

          Quantos de vocês conhecem o processo de escrita no registry?

          Quantos de vocês sabem o que são os file prefetch?

          Quantos de vocês sabem tudo o que cada installer faz?

          quantos de vocês nunca tiveram problemas a desinstalar software?

          quantos de vocês têm ideia do lixo que deixam quase todas as desinstalações?

          Será que sabes mesmo o que o windows faz?

          ou simplesmente ficas feliz com a caixa negra?

          é que eu, se for a um motor de pesquisa para saber o que faz o modulo X ou Y do linux … fico a saber. Se for fazer a mesma coisa para o windows, pois …
          Não uses mto software que por aí anda para abrires a lata e vais-me dizer o que é que consegues saber …

          • Tiago says:

            não percebeste o que eu quis dizer. É certo que a um determinado nível de profundidade percebo tanto de linux como de windows, e nesse nível que tás a falar é certo que não percebo mesmo nada. o que eu queria dizer é que, às vezes, em linux torna-se mais fácil instalar as coisas pelo terminal, mas quando comecei a usar linux, que não vai há muito tempo eu não fazia ideia disso, enquanto que em windows é só correr aquele exe e espera-se que o sistema trate do resto.

  20. SoldJah says:

    Xii pa tanta guerra por causa d SO’s LOOOL

    O Win tem mt marketing e verdade, mas tambem e verdade k tudo em informatica (ou kuase td) circula a volta do win. Por exemplo prai 90% dos jogos k por ai andam correm apenas em win. Kts jogos correm em Linux ou ate mesmo em Mac? Para nao falar k e mt mais simples d utilizaçao e n venham k o ubuntu e outros tbm sao pk a maior parte do ppl nao percebe puto das funcionalidades d linux. O k um gajo tem k fazer e aceitar a realidade k o win rula nisto tudo. Acredito k o linux seja mt bom (nunca experimentei falo dakilo k vejo) mas a verdade do linux e esta: enkuanto k nao lhe melhorarem o suporte para a maior parte d sw’s k por ai andam, o linux nunca sera aceitado pelo publico em geral.

    • JPedrosa says:

      hum, mas é o linux que tem que melhorar o suporte ao software ou são os fabricantes que têm que fazer o software correr no linux?

      é que, que eu saiba, o windows também não corre os binários feitos para linux, ou corre? e a culpa é de quem, do windows? claro que não, o programa simplesmente foi feito e compilado para linux …

      • SoldJah says:

        Eu knd falei em melhorar o suporte nao tava a falar do linux apenas, mas tambem das companhias d sw’s “enkuanto k nao LHE melhorarem o suporte”. Nao vejas isto como uma critica pk acredito k o linux tem mt potencial. E extremamente mais leve k o win (ate ja o puseram a correr numa cena pouco maior k um rj45 lool) e d graça enkuanto k plo win um gajo tem k pagar e bem pago por ele. Agr n e aki km discussoes k n levam a rigurosamente lado nenhum k vao ditar kual o melhor SO k por ai anda. O linux e mais rapido? Sem duvida. Mais seguro? Definitivamente! Mais simples, facil d usar e suporte para drivers? Talvez, mas nao para o utilizador comum.

        • JPedrosa says:

          não vejo como critica de forma alguma, sem stress’s que eu sei “discutir” sem problemas.

          em primeiro porque não ganho nem perco por tu ou qualquer outra pessoa gostar de windows ou linux

          e em segundo porque eu não vejo esta discussão como X melhor que Y. têm arquitecturas diferentes, têm propósitos diferentes, preços diferentes e devem ser usados em situações diferentes.

          Apenas gosto de “desmontar” os argumentos que vejo porque por vezes, quem está seriamente na discussão pode ter alguma dúvida efectiva e goste de a ver esclarecida.

  21. sampaio says:

    No dia em que no windows não for preciso instalar drivers e nao for preciso instalar anti-virus, ai sim podem falar em o windows dominar, eu só uso o windows para jogos ou alguns programas, e esse é o grande trunfo do windows, quando deixar de se fazer primeiro os jogos e programa para windows e começar a fazer para linux, ai o windows morre.

    • kekes says:

      Lol, eu nao instalei drives nenhumas a nao ser a do leitor de impressoes digitais, a do meu touchpad que tem uma opçao especial que necessita ser instalada, da grafica, pois perciso dos ultimos drives, e, hum mais nada, isto no vista, no linux para por isso que te disse atras sao dores de cabeça nem te digo. O antivirus LOl, se o linux dominar um dia, vamos ver quem tem masi problemas de segurança.

      • sampaio says:

        o linux nunca terá vírus, porque e codigo aberto, nao tinha logica se inventassem um virus para o linux porq

      • sampaio says:

        o linux nunca terá vírus, porque e código aberto, não tinha lógica se inventassem um vírus para o linux, logo no primeiro minuto seria resolvido o problema, com o windows não acontece isso porque quando existe um ou mais vírus a “penetrar” no mesmo deles fazem um pacote para combater os virus, mas o problema e que só lançam esses pacotes de 3 a 6 meses, ate la andas com o vírus no pc.
        E não me falam do preço…

  22. Nuno Sousa says:

    Mais uma discussão que não leva a lado algum.
    Existe mercado para todos, só lá espeta o seu dinheiro quem quer.
    Eu aprecio particularmente o ubuntu, achando-o incomparável a qualquer SO Microsoft. O que geralmente vejo (e não tomem isto como insulto), é que as pessoas que atacam o linux não percebem nada do assunto e que o maximo que fazem num computador é editar textos e consultar mail. Caso sejam programadores, no meu caso para uma area cientifica, é impossivel utilizar o Windows.
    É claro que o linux tem mais algumas manhas que os OS da M não tem, mas isto prende-se também a falta de liberdade dos SO’s.
    Acho muito bem que saia novos SO’s da microsoft, pq até acho piada experimenta-los, agora para trabalho sério, não quero SO de brincar.

    😀

    • Grifo74 says:

      10 pontos “Mais uma discussão que não leva a lado algum.”
      Cada um deve utilizar o que mais se adapta ao que precisa.
      Ambos são bons sistemas operativos cada um com os seus pontos altos e baixos.
      É uma questão de gosto e necessidade, ambos têm lugar no mercado dos Pc’s.
      Estar para aqui a comentar que este é melhor que aquele é hipocrisia.
      Saber trabalhar com os dois, isso sim é produtivo.
      Fazer comentários positivos e ajudar a melhorar ambos é que é interessante.
      Cumprimentos.

      • Ivo Mota says:

        Concordo plenamente e acho que o utilizador e que deveria ter o poder de escolha se queria ter o Windows e pagar, ou ter o Ubuntu que é gratuito, coisa que infelizmente ainda não acontece no nosso país…

  23. Nuno says:

    Eu estou-me nas tintas para que OS é o melhor para os notebooks e até acredito que sim que possa ser o windows 7, agora…
    NÃO ME OBRIGUEM A COMPRAR UM NOTEBOOK JÁ COM O WINDOWS INSTALADO
    (E PAGO)

    • Grifo74 says:

      Sim tens toda a razão, na altura da compra deveria ser possível escolher o sistema operativo ou mesmo sem sistema para o caso de já teres comprado uma licença anteriormente.
      Chamo a isto oportunismo, e para a maioria dos utilizadores esta é uma maneira que a Microsoft arranjou para ser lider no mercado. Não dando oportunidade da maioria dos utilizadores saberem que existe mundo para lá da Microsoft, seja Mac ou Linux.
      E tenho a certeza que encarece o produto que estamos a comprar, pois o nosso amigo Bill Gates não Foi 10 anos consecutivos o homem mais rico do mundo á custa de esmolas. lol hehehehehehe

  24. Eradication says:

    quem usa windows e apanha virus ou malwares ou se la nao sabe andar na internet , uso windows e basta um ccleaner diariamente e um avira e chega , tb uso ubuntu gosto so que tb acho que quem usa linux fica um bocado geek da cena VS windows , e bom sim e alternativo mas tem falhas e a principal chama-se jogos quando vejo malta a dizer que o tux nao sei que e o ghest ou como se chama e muito bom , num pc moderno omfg

    Fico a espera do w7

    • Grifo74 says:

      Queres Jogar, que tal uma consola, gastas dinheiro uma vez e dura cerca de 5 a 8 anos. Compras um pc gastas 1000€ (consola 350€) e daqui a dois anos estas a meter hardware.
      Hoje em dia já é possível jogar online juntamente com utilizadores que usem um Pc, todos em comunidade.
      É uma questão de fazer contas.
      Cumprimentos

      • ryu says:

        Desculpa lá mas é uma comparação um bocadinho má.

        1º – Uma consola não dura esse tempo.
        Só se estiveres a jogar jogos antigos.
        E isso eu também faço no meu pc antigo.

        2º – Se o pc é preciso renovar, é porque estão sempre a evoluir no mundo dos jogos.
        Melhores gráficos e novos jogos, requerem tecnologias diferentes a nivel das peças.
        Numa consola simplesmente jogas o mesmo para sempre.

        Portanto… não me parece que seja um comentário lá muito inteligente…
        Sem ofensa.

        PS. Tu não gastas 350€ numa consola apenas. Se avariar ao fim de 2 anos e meio, quanto gastas? Um pc bem configurado em termos de compatibilidades, dificilmente avaria.
        Uma consola nem por isso.

        Entre periféricos da consola e durabilidade do leitor… Nunca chega a essa idade. A não ser que uses uma vez por semana.
        Eu tenho ps2, psp, megadrive.
        E tenho PC desde 1997 actualizado duas vezes apenas. Conheço bastantes amigos viciados em ps2, ps3, xbox e… pc.
        Portanto, sei do que falo.

        Abraço

  25. carlos rajas says:

    Ah sim estou muito feliz agora com o Linux…veja o que ja se consegue fazer :
    http://www.oraclerant.com/?p=57

  26. Carlos says:

    @Pedro

    PRECONCEITOS? LOL
    Ah eles quererem preservar a tua liberdade é um preconceito? Está boa essa.

    Não é só o Ubuntu que precisa de amadurecer…
    O Ubuntu pode não incluir codecs proprietários, mas o Windows também não.
    Depois de instalar o Ubuntu tenho um Sistema Operativo bem mais pronto a utilizar que Windows e com isto quero dizer:
    Tenho um editor textos em condições,assim como um editor de imagens, gravador de CDs, uma suite de office, bla bla bla.

    Deixa-te estar no Windows e esquece lá o GNU/Linux ou qualquer outro software livre/open-source, não são para ti. 😉

  27. mmick says:

    Opa, parece-me que o pessoal nao está bem a entender uma coisa… o Windows que estamos a falar é para netbooks, porque vem falar de productividade??? Mas os netbooks tomaram vitaminas agora ou quê???
    95% dos Atom sao os single core e a performance nao é melhor que um Celeron 900MHz já velhinho. Um companheiro meu tem um Asus EEE Atom 1.6Ghz + 2Gb RAM com o Windows XP e se estiver a ouvir MP3 + torrent + fazer uns trabalhos (light) de fotografia o PC já se passa completamente! Com um overclocking para 2GHz a coisa já melhora um bocado mas ainda assim aquilo é um suplicio!!! Um Windows 7 PARA UM NETBOOK nao precisa de mais de 3 aplicaçoes a funcionar e sao raras as pessoa que vao estar a fazer mais do que 3 coisas ao mesmo tempo! Claro que há sempre um par de pessoas que gosta de ter 3 browsers + 2 programas de MP3 + 2 office + 2 photoshop… mas aí nao tem um NETBOOK! Quanto ao velho tema do LINUX vs WINDOWS: o Linux já está cada vez mais provadíssimo que para o uso normal nao serve, até os NETBOOKS, a escala mais baixa dos PCs já os estao a mandar para o lixo. LINUX é giro para quem está cansado do Windows e quer um brinquedo novo para se entreter, fora isso nao serve para mais (Infelizmente).

    • ryu says:

      Sabes que há sempre aqueles que só sabem criticar…
      Mas porque raio é preciso mais do que 3 aplicações no pc?
      Preguiça de carregar no “X”?

      Enfim…
      Quero ver quem é que consegue arranjar uma cena que se faça normalmente com mais de 3 aplicações conjugadas.
      Quero mesmo.

      E apoiando o comentário de cima, quem usa um pc para cenas que requerem tantas aplicações, simplesmente não tem um netbook.

    • JPedrosa says:

      Bolas, se te tivessem consultado a alguns anos, escusavam de se ter preocupado em desenvolver SO’s multitasking, ora bolas, se tu ao menos fosses o gestor desse projecto…

      Então explica-me lá, oiço um mp3, navego num browser enquanto o cliente de emails vai sacando os mails para ler daqui a pouco tempo, encontro um link para um pdf … e … ? ops 4 apps abertas …

    • Rui Oliveira says:

      Será que sou só eu que penso que o starter é um passo atrás? Certamente que não, até o Pedro que é um utilizador defensor de Windows concordou comigo.

      É uma aberração e vai contra qualquer conceito de sistema operativo multi tasking, como foi referido anteriormente. O Starter lembra-me uma Demo, podes fazer o que uma aplicação normal pode, mas como limitações. O conceito é o mesmo… E está claro que ninguém gosta de Demos. 😉

      Essa assumpção que o Linux não serve para utilizador é altamente questionável, devo-te lembrar que:

      – Versão Asus EEE PC 701 com xandros linux (o primeiro netbook do mundo), foi um sucess estrondoso mundialmente
      – O Acer one com o Linpus linux foi também um sucesso pelo menos internacionalmente.
      – O Dell Minu 9 com Ubuntu, superou as expectativas de venda da própria DELL

      Dou-te exemplo de 3 distribuições diferentes de Linux, que realmente tiveram sucesso. Isto porque estas distribuições estavam talhadas para o utilizador e eram estupidamente fáceis de usar (ainda mais fáceis que o Windows). O problema está em alguns fabricantes de hardware que não têm formação em Linux, e nos casos como MSI wind, meteram a pata na argola, não distribuindo sequer os portáteis com os drivers adequados.

      Tira daqui agora as tuas conclusões 😉

      • mmick says:

        Nao te esqueças que há MUITO boa gente que compra as versoes Linux por serem mais baratas para logo depois meterem-lhes um Windows que já tinham comprado (ou nao LOL) lá a funcionar. No meu caso o meu portátil tinha a versao Linux (950€) e a versao Windows (1050€) mas como eu já tinha um Windows comprei (obviamente!) a versao mais barata que -por sorte- enganaram-se e deram-me a versao Windows (que eu iria colocar lá). Nao quer por isso dizer que o Linux é mais usado, é mais vendido mas no final o SO que lá colocam pode ser outro.

        • JPedrosa says:

          essa tua bela teoria, está muito bem fundamentada no … ar.

          sabes por acaso como se determina o marketshare dos SO’s ou dos Browsers? fica calado pá.

          começa a ser difícil encarar tanta parvoíce sempre a forma neutra.

          Quando vens com a conversa de que compraste a versão do portatil com linux porque já tinhas a versão windows, vais dizer que tens o Windows pago ou que aproveitaste a licensa de um pc velho que tinhas para lá?
          Ou compraste uma OEM no ebay por 5€? Muito provavelmente tu e muitos que tu dizes que compram a versão linux para depois meter windows, é para meter windows PIRATA.

          e mais valia estarem calados, eu pessoalmente se andasse a ROUBAR a empresa que faz o SO que uso, ficava calado e não andava por aí a dizer que windows é que é bom, se é bom, paga-o.
          a maioria das pessoas que andam para aí a defender o windows são cínicos que o usam em formato pirata, ao menos tenham a honestidade de não roubar a M$ para depois poderem gritar aos sete ventos que são apaixonados pelo windows e que dormiam com ele se pudessem …

          E por fim, porque já vou estando cansado dos teus argumentos tolos, vou-te dizer uma coisa.

          uma boa parte dos pc’s que existem e têm linux instalados, ESSES SIM FORAM COMPRADOS COM WINDOWS.
          E nunca ao contrário, até porque para testar essa teoria basta entrar pela porra da FNAC dentro e ver quantos PC’s têm á venda com linux, e quem diz fnac, diz worten, vobis….

          A única forma de piratear o windows com a qual eu admito que concordo, é a malta que comprou portatil com Vista e por software que usa, teve que recuar para o XP. e dou-te um exemplo concreto, basta teres licenciado SQL Server 2000, ou recuas para XP, ou já foste. Possuem uma licença Vista que não usam, e pirateiam uma XP que é um sistema descontinuado., fica equilibrado digamos assim. do ponto de vista ético isto não me choca.

          “Quanto ao velho tema do LINUX vs WINDOWS: o Linux já está cada vez mais provadíssimo que para o uso normal nao serve”
          Olha, toma lá o que acha da tua teoria um dos maiores fabricantes de automoveis do mundo: http://www.novell.com/news/press/psa_peugeot_citro_eumln_chooses_suse_linux_enterprise_desktop_from_novell

          fica bem e com as tuas teorias.

          • mmick says:

            Opa, o que tu pensas a mim dá-me igual LOL eu se estivesse a piratear dizia, se acreditas isso já é contigo 🙂 Opa, nós estamos a falar em termos de mercado PRIVADO (casas) e de NETBOOK, nao estamos a falar de empresas com necessidades específicas! Só nisso vê-se completamente que estás a atirar para o ar e a usar argumentos que nao se enquadram na questao.

    • Aptenodytes Tuxus says:

      mmick, não faço ideia de como se portam o netbooks com o windows, mas o meu que tem exactamente esse Atom 1.6GHz e 2GB de RAM, é perfeitamente capaz de estar com um torrent, ouvir música, ter o Open Office aberto, firefox, thunderbird e ainda um messenger sem se andar a engasgar. Suponho que Linux é mesmo mais eficiente 😀

      • mmick says:

        É possível que o teu Linux seja mais eficiente e é possível que o dele esteja com extras a mais da Asus (que me parece) mas isso nao invalida o facto de que os Atom sao fracos e a limitaçao de 3 aplicaçoes faz o seu sentido. Além disso netbooks com bastante RAM (2Gb) já deverao trazer o Windows 7 Home, só os mais fraquitos (512/1Gb) é que devem permanecer limitados. Além disso ainda me hao-de explicar como é que tem t*mates para comprar um netbook como PC principal para ter MSN + MP3 + 2 Browsers + Office aberto num ecra minúsculo de fazer doer os olhos e teclas pequenas… mas claro, sao ideias.

        Na minha terra um Netbook é um PC *extra* para fazer umas apresentaçoes, adiantar uns trabalhitos durante as viagens e ir até ao MSN/Facebook.

        • Aptenodytes Tuxus says:

          Pelo menos o meu (Eee PC 1000h) tem ecrã e teclado pequeno sim, mas não é nada de exageradamente pequeno. Consigo escrever até mais rápidamente do que num teclado normal, e o ecrã não me faz grande diferença. Claro, se passares umas quantas horas seguidas à frente disto ficas com os olhos a arderem, mas só os idiotas é que fazem isso. E o mesmo se aplica a quem está à frente de ecrãs maiores.

          Felizmente que na minha terra os netbooks têm mais utilidade, no meu caso não é um PC principal mas dependendo do uso que se lhe dá até pode muito bem ser para algumas pessoas, não vejo qual é o problema disso.

          E a limitação de 3 aplicações é no minimo ridicula, podes dizer que não mas isso é apenas porque não tens um. Qual é a lógica de não se poder estar a ouvir música, a escrever no messenger, ter o mail aberto e a navegar na net ao mesmo tempo? Além disso não faço ideia se o antivirus conta como uma aplicação, mas se o fizer aí então é ainda mais disparatado.

        • R00KIE says:

          O problema é que o “extra” volta e meia tem de salvar o dia e tem de poder correr várias aplicações ao mesmo tempo.

  28. Tijó says:

    Eu só aconselho a dar uma vista de olhos a este artigo para alguns tirarem a areia dos olhos…

    http://bitate.blogspot.com/

  29. KOISO says:

    «O Linux, mesmo quando se tem uma grande distribuição, e podemos argumentar qual delas é melhor ou não, continua a exigir muito mais trabalho do que o Windows»

    K Palavras tao bem financiadas pela propaganda da microsoft.

    Temos de meter na cabeça k o Windows 7, é apenas um Vista mais polido..nao é nenhuma inovação! …so lhe tiraram uma linhazitas de codigo a mais meteram-lhe um XP melhor o impingir as empresas e pronto já ta feito um Windows mais leve e muito melhor 👿

  30. Aptenodytes Tuxus says:

    Ena, o Starter Edition que nos permite ter no máximo 3 aplicações simultaneamente! Que bom, isto sim é inovação! lol

    O ponto mais crítico que tenho a apontar no que toca a Linux é a gestão de energia que poderia ser bastante melhor, mas de resto estou bastante contente com o meu ArchLinux no 1000h 🙂

  31. stereobroo says:

    Olá a todos,

    Tenho pena de ler tanta parvoice e estou preocupado porque pessoas que se calhar pouco percebem de informática vem aqui buscar informações e são pelos vistos mal informadas.

    Não se pode ir na conversa de pessoas como o (a) mmick que diz que o linux nao serve para nada … tanta ignorância só pode vir de alguêm que não usa computadores ou se usa pouco percebe da coisa.

    Aqui vai uma opinião.
    Tanto o windows como o osx como o linux sao systemas operativos.
    Cada um com os seus defeitos e qualidades e fazem todos os 3 tudo o quanto se necessita … videos, mp3, web, office, programação, etc etc etc…

    A grande diferença reside no facto de o windows ser pago (o uso e não o soft em si; convêm não esquecer), o mac so funciona com material da apple e o linux é gratuito, alêm de funcionar em todas as plataformas conhecidas …

    Acho que temos de deixar as pessoas escolher pois nem todos gostamos de amarelo (e ainda bem), agora tar a dizer mal gratuitamente …

    Que o linux não serve para nada é uma asneira ou mentira como queiram, bastar ler um pouco pela web para perceber que o linux hoje é um systema no qual se pode confiar.

    Eu uso há anos os 3 e quer seja web, programação, mp3, office ou seja lá o que for tudo funciona nos 3 (e ainda bem)…

    Outra coisa que nos devemos lembrar nestas conversas de software livre é que o windows paga se e bem e não vem com nada sem ser uma calculadora e um relogio, depois de formatada a maquina não se faz nada com ela.
    A malta esta é habituada a fazer download de soft piratas (office e afins)

    Gostaria de propor un teste a todas as pessoas que por aqui andam a mandar posta de bacalhau pro ar sem de nada saber … calcular o preco final em soft depois de tudo instalado, sim depois de se ter o tal leitor de mp3, o soft de gravacao, office e base de dados, etc, enfim tudo o quanto se precise para trabalhar e curtir a vida (digital).

    No linux, alem de ja vir tudo instalado é tudo de borla, 100 % gratis, o que não acontece com o windows …

    Alem disso depois temos o tempo perdido (que tbm ée dinheiro) e o material que se deve comprar com o decorrer do tempo de vida do pc e isso tbm é dinheiro.

    Como exemplo tenho um apple g5 em casa que tem 4 anos e sempre a bombar, zero avarias e zero formatacoes(não esquecer que a apple é o fabricante de pc quem menos retornos têm em avarias … :-)), o linux nem anti virus têm e ecrans azuis não conheco, o mesmo não posso dizer do pc com windows que volta e meia fica lento, tem virose ou spyware, ou me obriga a comprar um material melhor cada vez que uma versão nova chega …

    Por isso chega de falar mal sem saber das coisas e há que explicar bem ás pessoas o que se passa hoje. Faz me lembrar as conversas das pessoas que ainda falam de incompatibilidade entre mac e pc, enfim tanta parvoice.

    Hoje as pessoas têm a escolha entre 3 systemas completos e que fazem tudo o que se lhe pede.

    Eu escolhi o linux :
    – porque tudo funciona, sim todo o material funciona e isso sem passar horas a instalar os driver.
    – porque é mais fácil de usar (sou a prova disso e aminha filha de 10 anos tbm)
    – porque a instalação é facil
    – porque depois de instalado tem todo os programas que necessito e mais ainda
    – porque não tem erros e não fica pendurado sem razão alguma
    – porque é livre e tenho a comunidade internacional para me ajudar em caso de duvidas
    – porque não quero mais enriquecer o homem mais rico do mundo sem razão
    – porque a micro$oft abusa da sua posicão e impede os mais pequenos de crescer e de inovar
    – porque graficamente o linux é muito melhor (sim sim e tenho provas disso :-D)
    – porque quero um systema estável em que não tenha de rezar 10 avés marias para que não me dê erro no arranque
    – porque na filosofia linux as pessoas ajudam-se umas ás outras (ao contrario da micro$oft como se sabe)
    – porque funciona melhor (exemplo a aplicação que bloqueia no windows e bloqueia tudo, no linux quando acontece escrevo killall nome_do_porgrama e fecha-se logo)
    – porque posso jogar, e jogos recentes sim senhora !
    – porque o posso personalizar mais e melhor
    – porque sei onde se instalam as coisas e o que modificam no meu systema
    – porque nao gasto um tusto

    efim ja to farto dos porques … 🙂

    Acho que as pessoas não devem é ter medo de mudar e devem deixar de pensar que por ser gratuito é de menor qualidade, antes pelo contrario, são centenas de pessoas a programar no linux para que a nossa vida seja mais simples.

    O conhecimento pertence a humanidade e não deve ser empacotado e alugado como faz a micro$oft pois isso impede as melhorias, o que nao acontece com o linux em que o codigo é partilhado e melhorado todos os dias.

    Uso linux porque quero pensar que em certas escolhas sou livre e que não pertenco a uma empresa que não me respeita de maneira alguma … simplesmente.

    Prontos está dito, escolham aquele que vos bem entender mas fiquem a saber que os 3 fazem tudo … a escolha é vossa. Agora basta é escolher bem !

    Abs

    • Aptenodytes Tuxus says:

      Só uma pequena correcção, em Linux não tens tudo de borla. Tens inclusive Distros que se paga (mais pelo suporte mas enfim) bem como software.

      E mais, felizmente que o opensource também existe no Windows, é perfeitamente possível ter uma máquina funcional a correr o windows somente com software opensource e/ou freeware.

      • stereobroo says:

        Ia verdade mas isso graças ao open source e não out off the box como pra mac e linux, mas tens razão nesse ponto 😀

        Mas acho que não deixa de ter sentido o que disse antes.

        Abraço

    • mmick says:

      Lol, fizeste-me rir imenso agora pela manha, já fiquei bem disposto 🙂

      Adoro ler essas baboseiras da liberdade, nao ficar preso a empresas, provavelmente nem vais querer trabalhar numa… vai ser só paz e amor para seres liiiivre como uma passarinho e ser tudo grátis, fixe, etc! E perde 2 meses a fazer apps gratuitas, a dar suporte gratuito ao pessoal, compras um PC gratuito (sim porque nao deves ser fiel a marcas corporativistas que fazem-te PAGAR pelo hardware!!! que cúmulo!!!) e que ESTUPIDEZ uma empresa como a Microsoft perder anos a desenvolver SO e a dar suporte e que criou o DirectX para hoje em dia teres jogos a funcionar nas placas gráficas todas, uniu todos os fabricantes de HW em standards para termos tudo compatível pedir dinheiro!!! CHIÇA que gajos maus sao eles!!! O software gratuito é que é!!!! Acorda para a realidade lol

      • Aptenodytes Tuxus says:

        Acho que não entendes bem a existência do opensource. O objectivo é criar software flexível, transparente e fiável, com baixo ou nenhum custo de utilização. E ninguém falou em hardware gratuito, acho que isso é simplesmente estúpido.

        Não sei quanto é que a microsoft te paga (porque quase que parece, tal é a maneira que a defendes e atacas o opensource), mas gostava de te ver num mundo paralelo em que só existisse software proprietário a pagar. Pagavas pelo SO, pelo antivirus, pelo editor de imagem, editor de video, editor de texto, por cada ferramenta de desenvolvimento de programação, pelos compactadores/descompactadores, etc etc etc. Conclusão, ou nem tinhas PC ou acabas por gastar todo o ordenado em todas as aplicações.

        Felizmente que a realidade é diferente 🙂

      • PJviana says:

        Não estou inteiramente de acordo contigo! Não devia ser o DirectX a vingar como norma nos jogos mas sim um formato livre e conforme as normas internacionais! É o mesmo que formatos para o Office da Microsoft ou mesmo o MP3! Sempre que uma empresa quiser utilizar o directx num jogo tem de pagar a Microsoft e isso não é bom para nós! Sempre que compramos um leitor de MP3 temos de pagar pelo leitor e pela patente do MP3! Disseste que a Microsoft resolveu o problema dos standars mas penso que foi ao contrario! Não foi a Microsoft que inventou os jogos! 😉

        • mmick says:

          As empresas que criaram um bom standard devem ser recompensadas senao andavamos todos a roubar o trabalho uns dos outros. A Fraunhofer (MP3), a microsoft com o Office, Adobe com o PDF, Divx etc criaram formatos fenomenais sobejamente usados hoje em dia e muitos vingaram e sao gratuitos, inclusive os encoders. Claro que nao é comportavel comprar tudo (só nos programas básicos gastavamos 2000€) mas pelo menos dar crédito a quem criou coisas fantásticas. Se a Microsoft nao forçasse o Directx ainda hoje andavamos a comprar jogos que só davam em X marca de placas, etc.

  32. PJviana says:

    Ainda na semana passada instalei o windows 7 Rc e o Ubuntu 9.04 no mesmo PC para trabalhar! Penso que o windows 7 irá ser um pouco melhor que o vista em termos de performance mas em termos de aspecto não é assim tão diferente como isso! Quando disseram que não se faz nada com o linux, fiquei admirado! Eu utilizo apenas Linux em casa e este não serve apenas para “jogar tetris”!! Cada um utiliza o que acha melhor, e isto de dizer que agora vai ser o SO X, Y ou Z que vai dominar o mercado, não me interessa! As pessoas tem de ter liberdade de escolher o que querem! E eu pelo menos em relação ao Linux não vou desistir e vou continuar a utilizar bem como outros sistemas operativos!

    P.S.: Hoje instalei o EDUBUNTU num PC para o meu sobrinho de 4 anos e ele para já está encantado com aquilo! 😉

    • mmick says:

      Ainda bem que pensas assim porque penso igual a ti, cada SO no seu lugar e no seu meio. Só nao gosto nada de ver pessoal que defende o Linux como substituto total (para toda a gente) do Windows quando é do conhecimento geral que nao. Detesto pessoal que vem defender o Linux, nao com argumentos mas como vendedores de enciclopedias ou biblias. Os meus afilhados também têm o Windows XP + Linux nos seus portáteis e devido ao UI do Linux ser concebido para crianças eles adoram! É simples, rápido e para o que foi desenhado faz na perfeiçao. Aí estou 100% de acordo que o Linux é uma mais valia e o Windows é mais pesado/complexo para o que se exige.

    • maurycio says:

      Nem mais 😉
      Cada um tem o direito de escolher aquilo que quer, e ainda bem que é assim! O mesmo direito têm os fabricantes de venderem os seus computadores com o Sistema Operativo que desejarem. Mais uma vez, cabe ao cliente escolher se o quer comprar ou não.

  33. The Duke says:

    Da mesma maneira que a INTEL levou hoje uma multa de 1.060 mil milhões de euros, estou a ver quem será a próxima…Cheira-me que é para os lados de Seattle!

  34. Jorge Mateus says:

    O windows vista não foi aquilo que se esperava, mas o W7 experimentem e não falem sem argumentos.Tenho um Acer Aspire 9800 e um Acer Aspire One com o W7 ultimate Build 7100 instalados.O último, imaginem um notebook com o W7 ultimate.

    • irlm says:

      Experiementa o Xubuntu 9.04 com Ext4 e só ocupa 200Mb de RAM

      • mmick says:

        As versoes Windows XP SP3 / Windows 7 / Ubuntu (e outras) / OSX sao super válidas como Sistema Operativo, há é que ter em conta o Hardware, O que se vai fazer com o PC e o quanto se quer gastar. SE O OBJECTIVO é navegar na net, ouvir musica/ver filmes, usar Office ou programas que existem gratuitos e o vosso HW é compatível: LINUX, é gratuito e funciona bem. Se querem compatibilidade a 100% com programas, etc entao têm que optar pelo Windows (daí que é um passo acima na qualidade, compatibilidade, pesa um pouco mais no HW ainda que hoje em dia o mais fraco dos PCs aguenta e fica mais caro). Nao vejo qual é o drama do combate dos sistemas operativos.

  35. mmick says:

    Pessoalmente acho que o “GAP” do Linux é nao ter suporte DirectX, nem que fosse uma versao anterior á do Windows (tipo DX9.0c vs DX10.1 ou DX11 do Windows) mas com performance idêntica. Além disso falta-lhe mais suporte de HW e deveria contar com resoluçao de problemas de um modo totalmente gráfico (ao nível do Windows), nada de andar com scripts, etc.

  36. Carlos says:

    @mmick

    O DirectX é proprietário da Microsoft, logo só corre em sistemas Windows.
    Aquilo que tu queres é um Windows grátis e isso podes parar de procurar no GNU/Linux.

    GNU/Linux por enquanto é para uma minoria, infelizmente. E digo infelizmente porque essa minoria preocupa-se minimamente com a sua liberdade no uso de computadores. E se achas que isso são “baboseiras”, enfim. É o mesmo que dizer que a liberdade de expressão é uma palhaçada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.