Windows Phone 7 limita acesso das aplicações a câmara
O Windows Phone 7 tem sido tema de muitas questões, devido à especulação no sentido de saber se será melhor que os seus principais concorrentes Android da Google e iOS da Apple. A questão principal é saber se o Windows Phone 7 conquistará os utilizadores e se chegará ao podio no que se refere a sistemas operativos para smartphones.
Recentemente foi publicado um artigo no cnet.com que dava conta do controlo por parte da Microsoft no acesso a componentes dos dispositivos. Segundo o artigo, “existem limitações no acesso à câmara dos equipamentos”, não podendo assim os programadores tirar o máximo partido desses componentes”.
Embora o Windows Phone 7 tenha suporte para a captura e partilha de vídeos e imagens, os programadores terão acesso limitado, inibindo-os de criar ou portar para esta plataforma outro tipo de aplicações (ex. Vídeo Chat ou aplicações na área da realidade aumentada).
Isto provavelmente significará, um nível inferior de aplicações disponíveis para Windows Phone 7 comparativamente ao seus rivais Android ou Apple.
Apesar do Windows Phone 7 ser considerado um sistema operativo com um design atraente e um interface robusto, é sabido que existem algumas limitações anunciadas e das quais se destacam a falta de uma funcionalidade de Copy&Paste, problemas com multitasking e sem suporte para CDMA (nesta fase).
Para quem ainda não conhece, deixamos um pequeno vídeo de apresentação do Windows Phone 7
Relambramos que foram colocados no mercado no dia 21 de Outubro, cinco novos modelos de telemóveis Windows Phone 7 que estão disponíveis em canais de retalho seleccionados e através dos operadores móveis nacionais.
Nesta primeira fase, a Optimus apresentará os modelos HTC Mozart e LG Maximo 7, a TMN apostará na comercialização do Samsung Omnia 7 e a Vodafone terá como cabeça de cartaz o novo HTC Trophy. O HTC HD7 estará por sua vez à venda no canal de retalho, nas cadeias habituais (via Press Release).
O Windows Phone 7 pretende ter uma abordagem diferente à utilização de um smartphone. O conceito passa por poupar tempo ao utilizador na interacção com o equipamento, podendo assim despender de mais tempo para outras outras acções.
Este artigo tem mais de um ano
O SO ainda está muito verde, amadurecerá agora nos proximos tempos, o mesmo que se passou com os seus rivais, agora que é bastante promissor é; a MS tem é que lhe dar um apoio continuo e pode ser que vingue
Não me acredito muito…se for como do vista para o 7 nada mau. Em nome da estabilidade tem que haver bloqueios.
Acredito que estas limitações se devam a questões de segurança
Concordo totalmente!
Se o SO for tão completo como se espera poderiam ser desenvolvidas aplicações intrusivas com efeitos desagradáveis para o utilizador através da propagação de dados obtidos pela câmara …
Sim, podem ser. Mas segurança em que?
Deve ser se fotografar um Hacker o telefone faz um jailbreak automático. 😀
A LG possui uma aplicação que faz uso da câmara e deve ter conseguido uma parceria com a Microsoft de forma a limitar o uso da câmara nas aplicações, digo eu claro.
Quanto ao WP7 será um sistema que a meu ver não irá entrar directamente para o mundo das aplicações(vai ter muitas obviamente, mas sem o impacto que as do iOS tem por exemplo), pois segundo a M$ o WP7 não será um SO para Geeks.
E o IOS é um sistema para geeks? Se há coisa que a Apple tenta fazer é simplificar o sistema. Isto para agradar ao utilizador mais comum.
que eu saiba o OS do windows sempre foi o mais hackeado.. portanto tambem nao estou a ver onde é que o iOS é para geeks
Está a seguir as pegadas do IOS. Pelo menos no que toca ás limitações. O futuro dirá se é melhor ter um sistema mais fechado.
“I like our strategy.. I like it alot”
https://www.youtube.com/watch?v=BcUicfqelC8
Só a chapada nesse Steve balmer. fdx mais cromo que este gajo não há.
Realmente se é para evitar que liguem a nossa camera remotamente e possam controlar o que fazemos ou onde andamos prefiro que limitem o acesso á mesma, so aplicações fidignas e aprovadas pela Microsoft.
Mas limitações com cameras tb foi um ponto ”forte” do iOS no seu inicio.. video chamada gravação video..coisas desse género n eram o seu forte…mas como a worten o preço já era =P
Apesar de não ser bem visto por todos a limitação do acesso a determinadas funcionalidade torna-se um bem necessário para conseguir manter um sistema com uma boa qualidade, estabilidade e segurança.
Não condeno a Microsoft por o fazer, antes pelo contrário, no entanto eles que tanto criticaram a Apple por limitar o acesso a algum hardware, afinal também optaram pelo mesmo…
Já o velho dizia…
“Se não podes com eles, junta-te a eles”
Dizes que o HTC mozart será comercializado pela Optimus, no site ainda não tem informação, sabes para quando?
Adoro o aspecto deste OS (Metro design), que vem no seguimento do Zune e a verdade é que já está a lançar uma “Metromania” no mundo de muitos designers gráficos e de programadores.
Esta “Metromania” só reavivou a memoria dos designers, porque já é usada aos anos.
Duas empresas peritas neste tipo de design e que o usam muito nos genéricos de TV são a Vodafone e a MTV.
E em NYC é prato do dia ver-se isto em Outdoors.
este SO com estas limitações/controlo deve ficar mais atraente para as Operadoras.
Não sei…acho que a opção visa um sector de mercado . O mercado dos iphone exactamente.
Do ponto de vista de quem utiliza o PDA como um prolongamento do PC, acho que nãi irão gostar nada.
Sem copy/past…!!
Por falar em w7…Alguem me sabe informar como se pode sincronizar varios calendarios do outlook no windows mobile 6.
Não quero ouvir falar da sincronização com a google e Cª
Isso de podermos usar os servidores deles…não me agrada nada.
Tudo se paga e a google começa a ser muito cara para os proprietarios dos sites.
PAY PER VIEW é um tiro no escuro….
…hummm… se já começa assim… então a mim é que não me cativa, de certezinha.
Duas perguntas a quem critica o Multitasking e o copy+paste:
– Quantas vezes usam COPY + PAST no dia a dia no vosso PDA / Telemovel? Pensem bem. Hoje já usaram? Ontem usaram? Garantidamente a grande maioria irá dizer que não não usou. E aqui está a questão. Quando se está a desenvolver um sistema de ráiz tem de se tomar decisões, nomeadamente no que se faz e no que não se faz, para que se possa lançar o produto a horas.
– Multi-tasking. Certo. O IPhone quando foi laçado foi um sucesso. E não era multi-tasking. Pela lógica de quem critica a M de lançar um telefonr MT a dizer que vai ser um falhanço…. tome o exemplo do “todo poderoso” iphone. Eventualmnente a apple mudou de ideias. A mesma coisa com o Copy + Paste. Mas só o fez depois de já ter uma bade de clientes que todos o sabemos. Todos deram as boas vindas as novas funcionalidades e até davam um beijinho nos pés do steve jobs se pudessem. Não deixaram no entanto de usar os seus equipamentos como todos sabemos.
Coisas como Multi-Tasking e Copy+Paste só interessa mesmo a quem é geek e gosta dessas coisas. É perfeitamente possível ter um telefone sem MT e muito funcional e rapido. É perfeitamente possível passar-se semanas, meses e quem sabe sempre sem usar copy+paste e mesmo assim idolatrar um dispositivo. Que o digam os donos de Nokias, e os primeiros que começaram a usar iphone.
Por isso pergunto… tuda a gente fala do copy+paste e multitasking. Isto realmente interessa Porquê? Quantos cenários existem onde isto é realmente critico? No meu entender só em alguns cenários de aplicações empresariais, ma claramente esse não é o target deste sistema para já.
Afinal… ainda é só a verão 1 e parece-me que muito bem conseguida em alguns aspectos. A base está toda lá… agora é a MS ir actualizando-a frequentemente e não entrar no esquema dos operadores e dos fabricantes que chegavam ao cumulo de nos fazer mudar de equipamento para passar do WM 6.1 para o 6.5. Enfim. E muito tótó mudou.