PplWare Mobile

Windows Phone 7 já está a ser produzido

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. angolano says:

    espero é descobrir logo uma maneira de por este SO a rodar no meu n900.

  2. Vítor M. says:

    Confesso que estou com muita curiosidade em testar este sistema operativo.

    Já fiz algumas incursões pela Microsoft Portugal mas ainda não me foi dada nenhuma resposta que me interesse 😀

    No entanto e pelo panorama actual dos SO’s para Smartphones, este deve vir muito bem preparado, pelo menos tem obrigação para isso, tendo em conta o tempo de “maturação” a que ainda se encontra.

  3. aver says:

    A Microsoft vai vender o Windows Phone 7 aos fabricantes a 15 dólares. Diz que lhes sai mais barato que o Android. Não é impossível.
    http://mobile.computerworld.com/device/article.php?CALL_URL=blogs.computerworld.com/16869/is_microsofts_15_windows_phone_7_fee_cheaper_for_smartphone_makers_than_free_android

    • António Mendes says:

      Leste o artigo? Não deixa de ter uma certa verdade.

      • António Mendes says:

        Continuando…

        Não diria que o Android gaste mais que 15$ por telemóvel, mas também não lhes fica barato e para o consumidor, demora muito tempo os updates. E há sempre o pormenor das questões legais, que não deixa de ter razão.

        Mas o Android não deixa de ter vantagem porque vende que nem pãezinhos quentes, agora quando chegar o Windows Phone 7, aí veremos.

    • aver says:

      Li. Também li a queixa em tribunal da Oracle, em que pede uma choruda indemnização ao Google, por utilização no Android de patentes do Java, que pertencem à Oracle após a aquisição pela Sun.
      (Está no link “Oracle has sued Google” do post do Computerworld que pus acima)
      Caso a Oracle ganhe, a indemnização poderá ter que ser suportada pelos fabricantes de smartphones Android, o que está incluído nas contas da Microsoft quando diz que que o Windows Phone 7 pode ser mais barato que o Android.

  4. fran says:

    uma coisa a microsoft tem melhor que a apple: lança primeiro na europa os smartphones 😀 😀

    • António Mendes says:

      Aposto que os Americanos estão a dizer o oposto. Mas verdade seja dita, o mercado americano está um bocado sufocado para eles por causa do iPhone/Android, já que a taxa de adesão tem sido muito grande.

  5. jpng81 says:

    lol, eu nem curiosidade nem nada parecido, acho que já começa haver muita gente farta do lixo da microsoft, e este é definitivamente mais um 😉
    Eles que se dediquem á pesca, fazem melhor.

    • dajosova says:

      Respeito que tenhas uma opinião a dar, mas não achas prematuro o teu comentário sem veres primeiro o que aí vem?

      • pfbatista says:

        Chama-se a isso, entre muitas outras coisas, preconceito! Todos os haters têm de emitir uma opinião negativa para demonstrar que existem, é o modo de se afirmarem! É a forma mais soft de caracterizar esse comentário, claro!!

        De tantos produtos lançados pela microsoft… só me vem à memória dois produtos que se pode considerar lixo ou “fail”. De resto são muito competentes na criação de novos ambientes e software.

        • António Mendes says:

          ME and Vista? 😀

          • pfbatista says:

            Claro 😀 e isso é só no que toca a S.O. de computadores pessoais. Só me recordo desses dois. Foram a maior barraca! 😛

            Todos os outros produtos lançados (que são inumeros) têm a sua qualidade… às vezes muito complexos, mas satisfazem os objectivos para que são propostos.

    • António Mendes says:

      Realmente, porque é que dizes isso? Ainda não o viste ao vivo e se estás com a ideia do Windows Mobile 6.X, estás errado.

    • Miguel Ribeiro says:

      Só posso dizer que já estive com 2 prototipos na mao no Windows Phone 7 Developers Hub e pelo que testei estão fantasticos! E os requisitos minimos que impoe aos fabricantes fazem dos telemoveis grandes maquinas 😉

    • Pedro Marques says:

      Epah, eu sou fanboy Apple, mas também não se deve criticar algo que nem sequer para o mercado foi lançado.
      Para mim, software Microsoft, não é algo que me fascine, mas pode ser bastante util para outras pessoas…

  6. mike says:

    Por acaso, o workflow do s.o. agrada-me pelo que tenho visto.

  7. João Silva says:

    Bem não acredito…. o PPLWARE a escrever sobre a Microsoft, pensava que isto agora era só um site Apple e Google. Até tive de confirmar no endereço se estava no sitio certo.

    Desde este artigo: https://pplware.sapo.pt/windows/software/internet-explorer-9-developer-preview-4/, que não existia uma noticia.

    Continuem assim…

    Quanto à noticia em causa acho que o SO vai ser muito bom, é pena que chegue tarde, até lá continuo com o meu android.

    • Pedro Pinto says:

      @João Silva,

      A Apple tem sido notícia nos últimos tempos, daí talvez os destaques que temos feito. Este é um blog de tecnologia, que é constituído por um TODO (Apple, Microsoft, OpenSource…)…haja é notícias que nós tratamos delas.

    • António Mendes says:

      Diz-me então o que a Microsoft tem feito, que nem nos outros sites tenho visto. Nos últimos dias, Microsoft nos media é só sobre a Xbox.

      • Diogo says:

        De facto essa afirmação se calhar não é a mais correcta e poderia até te dar alguns exemplos da “actividade” que a Microsoft tem tido nestes últimos meses, talvez não sejam coisas bombásticas, mas são bastante interessante, como por exemplo a nova integração Exchange, ou melhor, o melhoramento do serviço.

        Mas como estamos a falar do novo sistema operativo Windows Phone 7 posso te dar um site onde todos os dias saem imensas noticias sobre o mesmo
        http://wmpoweruser.com/
        e pelo que vejo este sistema vai estar entre os melhores sistemas “mobile” e é um concorrente à altura do IOS e do Andriod.

        Só uma pequena correcção ao artigo, dizem lá que agora podem começar a desenvolver para ele, o que não é bem verdade, o desenvolvimento de aplicações já vem sendo feita de alguns meses para cá, e como podem ver neste site que indiquei já existem muitas apps e bastante interessantes, o SDK Completo só foi lançado agora mas isso não impediu o desenvolvimento e acho que uma coisa podem ter a certeza, no dia do lançamento vai haver um marketplace recheado.

        Quanto ao sistema em si, estou bastante impressionado com os vídeos que tenho visto, à uma pequena falha ali e aqui, mas sem dúvida que o meu próximo telemóvel será um com este sistema, pois estou bastante satisfeito com o que tenho visto.

        • António Mendes says:

          Verdade, não é correcta porque, embora não especifiquei, referia-me aos sites com temas gerais que tem como audiência as massas.

          Porque verdade seja dita, se a Microsoft parasse 5min, tinha muitos prejuízos. 😀

    • Vítor M. says:

      Mas querias que escrevesse o quê?

      Além disso todos os dias temos 60% dos posts para Windows, continuamos a ser fortes em Windows isso que tentas fazer parecer é pura mentira e maldizer.

      Diz-me o que não cobrimos da Microsoft?

      Depois é mesmo dizer para não estares calado, pois temos em mãos material Microsoft em teste… enfim!

  8. Tiago Dias says:

    Pelo menos fiquei com a ideia que não se precipitaram…levaram o seu tempo…o que é bom! Espero que tenha valido a pena terem feito as coisas com calma! Vamos aguardar…

  9. Vasco says:

    Espero que coisas como KIN tenham sido uma precipitação “fail fast” (tal como se confirmou). Don’t blow it this time Baller mate. Devem estar bem borradinhos com o lançamento. Mas se precisarem de apoio, lá estarei para ajudar a massificar! (ps – não compro banha da cobra…).

  10. Ryan says:

    Sim so mesmo curiosidade para utilizar o software. Os precos e aquilo que todos nos ja sabemos. Ja la vai o tempo em que todos os anos trocava de telemovel. Agora acabou-se… Ao preco a que as coisas andam qualquer dia ja nem se come.. safa…

  11. a Friend® says:

    Que o Kin tinha morte certa, isso já sabemos.. .era totalmente previsivel. Nem sei porque o lançaram…não tinha ponta por onde se pegue.

    Agora este Windows Phone 7 penso que está um projecto bem estudado e estruturado. Vai de encontro com a linhagem do iOS em termos de organização de sistema (optimização/market/gestão/etc) e isso só irá enriquecer a plataforma.

    Agora só fico é recicente num aspecto, é a Interface gráfica, que embora minimalista e bastante apelativa ao inicio parece ser algo que se irá tornar cansativo a curto prazo e não me parece ser nada práctica e rápida (a nível de navegar pelas aplicações, organização, etc).

    Vamos ver o que saí daí.. tenho acompanhado alguns videos e pelo menos rápido aparenta ser rápido e fluido e como o Tiago Dias disse e bem, eles foram cautelosos e souberam esperar e estudar bem o produto antes de o lançar, coisa que era raro acontecer na Microsoft.

    Aparte disso, acho que a Microsoft tem um longo percurso pela frente e vai precisar de investir mesmo muito dinheiro, porque estamos com um mercado de smartphones muito lotado e quase saturado e por mais bom que este sistema seja a Microsoft terá que puxar muitas cartas da manga para poder fazer frente ao iOS e Android.

    • Diogo says:

      Concordo com quase tudo o que dizes, só na parte a interface se tornar cansativa é que tenho de discordar, penso que realmente a microsoft arriscou bastante com este tipo de interface e sobretudo com a start page, contudo considero-a bastante interactiva e de todo não é monótona.

      Se olhares para o mercado, ele agora esta recheado de interfaces Iphone style, com os seus ícones dispostos em grelha que permite uma utilização intuitiva e rápida e apesar do Andriod ter introduzido os widgets penso que essa não será a solução, pois é pesa, compromete a fluidez e na minha opinião torna os ecrãs algo confusos.

      Ora então se o mercado actualmente está recheado destas interfaces penso que o caminho a seguir e muito bem visto pela microsoft é tentar desbravar caminho e tirando utilizadores fiés ao IOS ou Andriod, penso que a maioria vai receber bem esta mudança e isto vai ser bom para o mercado, pois existe uma boa alternativa (e vamos ser justos nem todos tem os mesmo gostos) e vai ser bom para as pessoas porque podem escolher aquele que mais se identificam…

      Eu teria ficado muito desiludido se a microsoft tivesse adoptado uma interface do estilo Iphone, e penso que nesse caso não teria qualquer hipótese pois a Apple tem muito experiência nesse campo.

    • a Friend® says:

      @Diogo

      Isso não tenho dúvidas. Gostei da originalidade da Microsoft e focar-se am algo completamente diferente. É sem dúvida uma atitude excelente mesmo.

      Mas continuo mesmo muito reticente quanto ao grafismo/usabilidade. Só posso afirmar isso quando testa-lo, mas algo me diz que a curto prazo essa simplicidade é arriscada, no sentido que a organização está muito imposta pelo sistema não dando grandes asas ao utilizador para organizar como quer.

      O ponto que referes do Android também concordo, eu pelo menos nao gosto de widgets e acho que são muito introsivos e prejudiciais ao sistema (a não ser que sejam mesmo bem optimizados). Mas a mais valia desse sistema é que, só as usam quem quer…e podem ser removidas.. é uma personalização melhor para o utilizador.

      O Windows Phone 7 embora minimalista, está muito personalizado como a Microsoft quer e não como o utilizador quer. No caso do iOS é diferente, são icons e organizamos como queremos… não tem muita interface gráfica “introsiva”, logo não mexe tanto com os gostos pessoais de cada um. São 2 tipos de “minimalismos” diferentes.

      Vamos ver que futuro isto terá. Espero que seja bom. Cheira-me é que o Android e Windows Phone 7 irá ser uma guerra (entre operadoras e marcas) que irá beneficiar o iOS. Porque se já várias versões do Android e diferentes personalizações já dão o que falar e criam certa confusão aos seus utilizadores… as marcas suportando mais sistemas operativos poderá complicar a coisa…

      É algo um pouco arriscado afirmar, mas é meramente a minha opinião. Aparte disso, acredito que a Microsoft desta vez fez um bom trabalho e se forem espertos conseguem arrumar com o Android caso se imponham como sistema e não se deixem endrominar pelas marcas e operadoras que andam a estragar o Android.

      • Manuel Costa says:

        @ a Friend,

        O design minimalista do WM7 é o grande trunfo da Microsoft e sinceramente, pelo que já me foi dado a ver (recomendo os vídeos do Pocketnow.com – passo a publicidade), está no bom caminho.

        Em relação à interface costumizável está ao nível dos outros SO – apenas o Android permite alguma flexibilidade nos ecrãs. Senão vejamos: até ao lançamento do iOS 4 o iPhone apenas permitia ter os ícones das aplicações no ecrã principal (agora é possível tê-los organizados por pastas conforme o nosso gosto). Em relação ao WM7 o ecrã inicial pode ser personalizado com os atalhos que nos dão “mais jeito” no dia-a-dia. Para ter acesso a todas a aplicações do equipamento basta tocar na seta que existe no lado direito (a única diferença para o iPhone reside no facto de termos que fazer scrol vertical em vez de horizontal).

        Mas só desejo que traga (ainda) mais qualidade ao mercado dos smartphones pois quem ganha com isso somos nós, os utilizadores. E também já era tempo de a Microsoft abrir os olhos no que respeita ao mercado dos smartphones. “Mais vale tarde que nunca”…

        Cumprimentos,
        Manuel Costa

        • a Friend® says:

          Eu acredito nesse trunfo mas a minha pespectiva é que será muito pessoal mesmo.

          O exemplo do iOS é igualmente minimalista e as apps sempre puderam mudar a dispoção, só foi acrescentado os “folders” dado que o elevado crescimento de apps teria que ser adicionada essa opção para uma melhor organização.

          Mas são minimalismos diferentes. Acho o iOS menos introsivo e mais simples e prático e penso que uma grande maioria assim pensa. A Apple foca-se apenas nas Apps, fazendo com que o sistema operativo seja oculto e imperceptivel, o mais possível.

          O minimalismo usado pela MS já não é assim tanto, na minha opinião. O sistema está a marcar uma forte imposição no sistema e isso mexe com gostos pessoais, ou seja, acredito muito que há pessoas que o irão adorar, mas uma vasta maioria tenho sérias dúvidas. É apenas nesse sentido que fico reticente quanto ao ambiente gráfico a médio prazo. Eu gosto, e gostei mal o ví a primeira vez, mas já gostei mais… cativou-me pela novidade mas agora ao vê-lo tantas vezes e ao pensar como o usaria no dia a dia.. fico com sérias dúvidas. Mas nesse campo prefiro falar com mais conhecimento mesmo com testes na minha mão. Mas é como disse inicialmente, tem tudo haver com gostos, mas sei que na area de design quanto menos intrusivo for um design, mais apelativo se torna. Minimalista, ele é, sem duvida.. mas falta-lhe esse pequeno pormenor. Algo minimalista, demasiado “cheio” perde a simplicidade/prazer de navegação. 😉

          Cumps

          • Manuel Costa says:

            “(…) acredito muito que há pessoas que o irão adorar, mas uma vasta maioria tenho sérias dúvidas.”

            O Android é mais complexo que o iPhone (e na minha opinião também mais complexo que o WM7) e mesmo assim está a vender que nem “pãezinhos quentes”. E até agora agora ainda não ouvi ninguém a dizer que não gosta.
            Mas é como tu dizes: é tudo uma questão de gosto pessoal. E, na minha opinião, não vejo a hora de poder testar um equipamento com este SO.

            Já agora, estou com uma pequena dúvida no teu comentário. O que querias dizer com “O sistema está a marcar uma forte imposição no sistema” ? A sério que não percebi :S

            PS: já há algum tempo que não trocava comentários contigo de forma tão civilizada 😉 A última vez que comentamos um assunto Apple vs Microsoft andávamos “meio engalfinhados” 🙂

          • pfbatista says:

            o afriend anda a tomar (ou fumar) uns calmantes 😀

          • Vítor M. says:

            Atenção ao respeito. 🙂

          • Ppietra says:

            100% de acordo! Ainda podemos falar na quantidade enorme de espaço morto que este interface cria… em ecrãs pequenos com as pessoas a terem cada vez mais itens para navegar poder-se-à tornar irritante ter que dar tanto ao dedo para chegar onde queremos.

          • Ppietra says:

            @ Manuel Costa
            “O sistema está a marcar uma forte imposição no sistema”
            Se eu percebi bem a ideia do aFriend e é assim que vejo as coisas, o interface do WM7 tem um estilo muito próprio e tem muito mais pormenores e elementos que nos restantes sistemas, o que torna muito mais complexa a sua construção e personalização.
            É de conhecimento geral que a Microsoft não vai deixar os construtores alterar/personalizar a interface e vai controlar bastante a própria interface das aplicações que sejam submetidas de modo a que tudo pareça em harmonia!
            É nesta medida que o sistema se impõe mais do que nos outros, mesmo do iPhone. Já para não falar que em termos de interface nem sempre funciona bem para as várias funções se o comportamento for muito rigido!

          • a Friend® says:

            @Manuel Costa

            É natural que por vezes as discuções acendam… coisa que por vezes acontece por estupidez de todos. (E de facto nem me lembro mas é bastante provável ter acontecido..)

            Mas aparte disso e falando do que interessa.

            Realmente enganhei-me.. quando disse:

            “O sistema está a marcar uma forte imposição no sistema” queria referir-me concretamente à interface gráfica.. my bad. 😉

          • a Friend® says:

            *enganei-me

            (bem isto de estar a trabalhar e escrever à pressa só dá isto.. não apareçam os correctores ortográficos a resmungar…)

          • pfbatista says:

            @Vitor M.

            Sou sempre respeitador 😀

            é simplesmente uma brincadeira… acho que o A Friend não levou a mal!

            Mas confesso que até estava à espera que respondesse 😛

          • Manuel Costa says:

            @ Ppietra

            “É de conhecimento geral que a Microsoft não vai deixar os construtores alterar/personalizar a interface e vai controlar bastante a própria interface das aplicações que sejam submetidas de modo a que tudo pareça em harmonia!”

            Humm…. Isto faz-me lembrar as ideias de uma determinada companhia com uma maçã meia comida como logótipo… 😉

          • a Friend® says:

            @Manuel Rocha

            Eu já essa politica da microsoft agrada-me… deviam fazer no Windows também… acabava com o “crapware” que nos é imposto pelas marcas ou operadoras.

            Por isso é que disse que eles estavam a seguir e bem o modelo adoptado pela Apple no iOS.. mais control.. mais harmonia de sistema… isso dará bons frutos à optimização do sistema e reputação igualmente, porque imaginem quem não conhece Android e mexe num Low cost todo mexido pela Vodafone? Irá dizer.. “O Android é uma merd…” …percebes?.. O Android… e não a marca que fez a porcaria nele… 😉

            A Microsoft está a fazer bem, a meu ver, agora só resta é minimizar ao máximo a personalização do sistema, para ficar mais neutro, naquele sentido que falei de “simplicidade” e “arrumação” … torna-lo num gosto mais neutro e não tão especifico como está… para alargar ainda mais os possíveis compradores. 😉

            @pfbatista

            Eu percebi e por incrivel que pareça não tomei nem fumei rigorosamente nada mesmo. Normalmente quando falo ou critico algo, é com conhecimento e não por “fanboyismos” ou falta de tabaco na mistura… resta é o resto do pessoal perceber isso. 😉

          • Ppietra says:

            @Manuel Costa
            Em termos de interface acabará por ser maior esse controlo do que com a Apple. No iOS tem uma variedade grande de interfaces nas aplicações, embora tb se tenha que dizer que o tamanho não permite muitas imaginações!
            De resto é já há muito notório que o WM7 copia em muito as politicas usadas ou que foram pela Apple: controlo na disponibilização das aplicações, rejeição de certo tipo de aplicações, ausência de multitasking e copy/paste, impedimento na adição de “plugins” ao sistema pelo utilizador e mais algumas que não me lembro! E ainda temos as restrições sobre a programação, mas nisso estou pouco informado

  12. jony_be says:

    como disse o jpng81, nao tenho curiosidade nenhuma no que quer que a microsoft tenha para oferecer a nivel de smartphones. Como se costuma dizer, “gato escaldado de agua fria tem medo”.

    e dito isto, alguem quer um silverbelt com o windows mobile 6.5? só ainda nao foi para o lixo porque a camara tem boa qualidade.

    • messias says:

      já que és um gajo assim tão endinheirado ao ponto de meter um telefone desses para o lixo, faz uma doação a quem nunca tenha tido um smartphone, eu ainda utilizo um nokia 6210, não há dinheiro para luxurias..
      Desculpa a sinceridade…

  13. rdiogo says:

    Boa Tarde,

    Tenho uma duvida, para quem tem um HTC HD2 por exemplo, com WM 6.5, pode actualizar o SO??
    Eu peço desculpa se essa duvida ja foi tirada ou em artigos anteriores ou noutros post’s, mas ainda nao consegui ver tudo.

    Obrigado.

  14. Filipe says:

    que acham do home screen do Windows mobile 7? acham bonito? :s

  15. Dou os parabéns à Microsoft por terem feito um SO com uma interface gráfica original, sem terem copiado o iOS, como a concorrência fez.
    Só por isso, a minha primeira impressão é positiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.