PplWare Mobile

Windows da Microsoft – É como uma droga…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Numa coisa concordo, as escolas podiam começar a ensinar software livre aos seus alunos, pois o mundo não é só Windows, isto já está a acontecer com o Magalhães que já tras caixa mágica e com um computador do e-escolas o Insys que também vem com caixa magica.

  2. Patrick says:

    Concordo plenamente… as escolas deveriam abolir os softwares pagos (economizando alem de tudo tambem) e começar a colocar softwares livres. Muitas vezes os livres se mostras ate melhores que o da Microsoft, no caso comparaçao Mozila X IE, todos sabemos que o mozila é muito mais rapido. Porem creio que isso ainda vai demorar a acontecer infelizmente…

  3. Gota says:

    Eu admito… Uso o Windows 7 actualmente (nunca usei Vista) e usei durante muitos anos o xp. Porquê? Porque na escola os (poucos) pc’s que haviam tinham o Windows 95. Quando comprei o meu primeiro pc vinha com o Windows ME. Acho bem que se ensine software livre nas escolas porque para além do estado poupar uns valentes milhões, já ninguém fica dependente do Windows. E isso não impedirá de, no futuro, comprar o Windows ou Mac ou o que quer que seja… Privados na educação grátis? Não obrigado…

    • Bruno Andrade says:

      Precisa mente o que noto / penso. Pessoalmente continuo “agarrado” ao windows porque desde sempre o usei (98, Me no meu primeiro pc, XP passado uns meses, Vista no portátil e actualmente o 7 no portátil, visto que é muito melhor que o vista). Sem contar com os sistemas operativos de servidores…
      É um pouco “useless” dedicar me ao linux visto que tudo o que uso é em windows e da experiência profissional que tenho, tenho que ser capaz de responder a todos os eventuais problemas, problemas estes sempre baseados em windows, nunca em linux.

      Contudo acho que o estado deveria repensar os seus investimentos, pois para além de pouparem uns milhões largos, seria importante habituar esta juventude a utilizar linux e habituarem ao software livre.

  4. rui silva says:

    “Primeira dose é grátis e as seguintes são pagas a preços elevados”

    Por exemplo????
    Existem alguns produtos que são gratis e depois pagam-se tipo 30 dias de trial… Pois de facto só mesmo o windows é k faz isso… o windows as operadoras de telemoveis, as revistas com assinatura, ginásios, clubes de futebol… sim o mundo é só drogas mesmo…

    • Gota says:

      mas há umas drogas melhores que outras 😉

    • Bruno says:

      O que ele queria dizer em relação a “Primeira dose é grátis e as seguintes são pagas a preços elevados” era:

      Compras um computador e já vem com o windows… (windows este virtualmente grátis (pois, porque cá em PT o win está incluido no preço) ) e se queres fazer um upgrade para um novo windows que saia, tens obrigatoriamente que pagar!!

      O primeiro é grátis, os outros pagas… (supostamente)…. Esses produtos que são grátis e que depois tens que pagar, os trials, não passam de demos, coisas totalmente a parte…

  5. FNP.PT says:

    Eu também preciso de “money” for a car! E muitos mais precisam de “cash” 4 eat… Coisas de borla? Quem as quer que as façam.

  6. Yuy says:

    Devem querer que o pessoal use os outros sistemas operativos só porque é grátis… é grátis mas o pessoal quer ver sites, messenger, mandar mails, fazer programas, jogar um montão de jogos, ligar a webcam, a câmara digital, etc. e.. não sabe! Se não ensinam na escola, tem de ser auto-didatas… alguns são, mas outros tem outras prioridades onde não se incluí ter de aprender tudo de novo.
    O Windows tem sucesso por causa do markting (claro!), porque tenta forçar tudo e todos a enfiar lá o Windows (claro!), porque o Windows está nas escolas, e porque o Windows até é intuitivo! Ubunto é intuitivo(?), já experimentei e não acho muito intuitivo (apesar de não ser mau) nem tão pouco muito apelativo a nível de visual (claro que deve haver add-ons para torná-lo mais XPTO… mas já devia vir assim… e se para a comunidade Ubunto isso não interessa porque ei de eu ou outras pessoas se interessar pelo Ubunto? ah! porque é grátis… tudo bem, mas devia ser ainda mais intuitivo e em especial ter melhor grafia… mesmo que achem isso uma mariquice, tem realmente de fazer isso… é assim que o Windows vende, mudam a capa, alteram umas coisinhas aqui e ali e temos aí um novo sistema operativo, agora o Windows 7, daqui a 2 ou 3 anos logo se vê o que inventam)… e quem diz Ubunto diz outros.

    • Nuno Amaral says:

      Falaste bem. Parece que os fanboy do linux querem obrigar a usar ubunto e outras distros só porque é gratis.

      • Oxxy says:

        Só porque é grátis não, porque são livres, você pode garantir que o Windows que você utiliza não coleta seus dados? Várias pessoas falam que compram o Windows, porém na verdade é apenas um aluguel, você paga apenas para usá-lo, não pode modificar o sistema ou adequá-lo segundo sua vontade (ainda bem que deixam alterar o papel de parede). Dizem que o GNU/Linux não é amigável, porém a verdade é que ele apenas é mais seletivo com quem são seus amigos…

    • zeguel says:

      first…

      é UBUNTU!!! nao ubunto…

      Hoje em dia usar Ubuntu é tão simples como o windows, nao venham com histórias… perder 10 min a configurar,(o pplware tem um tutorial altamente), depois para os erros + comuns á sempre informações na net,ubuntu foruns etc…
      agora é obvio que pedir a um utilizador comum que perca 10 min em configurações, prontos, compreendo que aqueles que usam o pc pa jogar e ver filmes, e d vez em quando uns trabalhinhos pa escola, nao seja o mais agradável, concordo!!
      Agora os teus exemplos tao mal formulados, messenger? ->pidgin, amsn , emesene, etc… ver sites? tipo,Mozilla? chrome agora?…
      falas em hardware, camaras fotograficas e webcams, hoje em dia a maior parte funciona em 2 cliques, alias é mais fácil colocar uma impressora a funcar em linux do que em windows…
      Mas pra mim o melhor é…”fazer programas”, eu ando a tirar a licenciatura em Eng Informática, em 120 inscritos devem haver 10 que programem em windows… programar->linux…

      tenho dualboot por causa dos jogos, apenas…

      • kekes says:

        Mas pensa muita boa gente nao sabe sequer ter 10 minutos para pesquisar e resolver esses problemas faceis, que por vezes sao faceis de resolver mas complicados ao mesmo tempo, não concordas comigo?

        Agora vamos falar em qualidade de programas, o pidgin, amsn são muito bons mas batem o Windows live messenger? Só se for pelo numeor de protocolos usado, mas quando muita da gente so usa um protocolo, é completamente inutil essa façanha.

        Andas em engenehria informatica, tas a ver a diferença entre ti e muita boa gente? Mas só uma coisinha, conheço muita gente que anda em engenheria informatica, aprendeu a trabalhar com linux, abusou dele, mas agora nao deixa o windows, mas porque? Porque as empresas percisam de programadores para windows, e tu como engenheiro informatico conheces as qualidades do .net não?

        • point says:

          Isso de as empresas precisarem de programadores windows é relativo. As empresas precisam de programadores em vários ambientes. E um boa fatia do mercado nem sequer é Windows ou Linux.

          • point says:

            já agora, tb sou programador, e tb sei programar em .net, e muito dificilmente optaria por programar em .net profissionalmente.

        • Filipe Silva says:

          Sinceramente a única ‘vantagem’ do Live messenger são os efeitos especiais irritantes que aquilo tem. Não sei como a maioria das pessoas consegue aturar aquilo e muito menos como algumas pessoas conseguem adorar isso….

        • zeguel says:

          Ta tdo…concordo, é impossivel pensar no mundo tecnológico sem o windows, mas é tempo de evolução, eu acho…

          yha, msn é melhor que o pidgin e amns, mas pra mim o pidgin bate o msn num aspecto, nao tem tantas mariquices, é mais limpo…

          Para programar prefiro linux…

    • darkblonde says:

      Para quem gosta dessa mariquices, no UbuntU é só customizar, instalar novos temas, mudar cores, icons,sons, nao precisa de addons. Ao contrário do Windows. Se queres um tema diferente daquele que o SO tras por defeito tens que pacthar dll’s, e para quem não sabe, fazer isso segundo a EULA do Windows é crime. O windows muda a capa, sim, mas e por baixo da capa? O “motor” não será igual/parecido ao do Windows 9xx?? secalhar…

    • Filipe Silva says:

      Que o Ubuntu tem um aspecto ‘mono’ como predefinição é verdade, mas se calhar isso tem um motivo. Ora pensa, mono (simples) é igual a poucos detalhes e efeitos visuais, o que por sua vez é igual a um menor processamento gráfico.
      Para além disso, é um (grande) incentivo a cada utilizador para configurar o seu ambiente de trabalho a sua maneira. Quantos pc’s com Windows vês por aí com um ambiente de trabalho personalizado (excluindo a organização dos ícones)? São muito poucos. E vais dizer tu ou outra pessoa que personalizar o ambiente de trabalho é uma tarefa extremamente chata e demorada. A isso eu respondo-te que personalizo o ambiente de trabalho do meu Ubuntu em menos de 5 minutos e sem instalar qualquer tipo de add-on, e olha que não está nenhum mono e até te arranjo um print se quiseres. E agora desafio-te a fazer o mesmo numa versão do Windows à tua escolha. Tudo bem que o aspecto padrão do Windows até é agradável mas não deixa de ser padrão!
      E já agora, ver sites, utilizar um IM, ver e enviar mails, e programar é tão ‘complexo’ no Ubuntu como no Windows…

      Eu não sou um extremista do Ubuntu, mas que este tem muitas vantagens tem. E na minha opinião quem o rotula como complexo tem apenas preguiça de o explorar.

      • Wolfy Tuga says:

        Olá!

        Concordo plenamente com as tuas ideias. Aliás o Ubuntu pode ter este aspecto “mono” (como referiste), mas é pensado para correr em qualquer máquina. Tenho um exemplo que comprova isso mesmo. Um pc cá de casa com Windows XP, de vez em quando apresenta erros por isto ou por aquilo, problemas disto ou daquilo. Mas com o Ubuntu, qualquer que seja a versão, fica muito tranquilo, consegue inclusivé trabalhar com a resolução normal do monitor. Em Windows só por ter a resolução um pouco mais acima de 1024×768, começa a empancar, o movimento das janelas (uma tarefa aparentemente simples) fica lento.
        E ainda outro aspecto importante a referir, para teres o Windows Vista com transparência é preciso o quê? Placa gráfica com DirectX quê? 10 se não me engano, quais são os requesitos?
        Em Ubuntu um pc mais velho também consegue ter a barra transparente tipo a do Windows 7. Não sou um “fanboy” do Linux, pois ainda só à coisa de um ano me mudei para este sistema operativo. Até chegar a este já usei Windows 95/98/ME/XP e até já usei o Vista. Inclusivé tive de abandonar o WinXP devido ao SP3, pois a partir do momento que instalou essa actualização tenho tido alguns problemas com o pc, que com o Ubuntu não tenho (memória RAM sempre cheia).

        A ideia que o homem defende, é louvável, é que a Microsoft pede aos utilizadores que não só comprem o Sistema Operativo, como também que comprem hardware acessório… E o que se faz aos pc’s velhinhos? Olha e que tal uma NAS? 😛
        Também deviam incentivar isto nas escolas…

        Cumprimentos,
        Wolfy Tuga

    • Cláudio says:

      Concordo completamente, menos com o ubunto (é ubuntu). Mas mesmo co tudo disso, estes gajos aqui em baixo continuam a entoar as suas extremamente fáceis facilidades falsas do ubuntu. Tudo é treta. Windows sim, Linux jamais!

      • zeguel says:

        opinioes… jamais é uma palavra muito forte…

      • Filipe Silva says:

        Não é por nada mas por esse comentário parece que não utilizaste o Ubuntu ou se o utilizaste foi não foi por mais do que algumas horas…

        A grande diferença entre os ‘fanboys’ do linux e do windows é que a grande maioria dos fãs do linux já utilizaram o windows como SO principal durante pelo menos 1 ano enquanto que a maioria dos fãs do Windows falam do linux sem de facto o conhecerem… (e não me venham dizer que por ‘utilizarem’ o Ubuntu durante uma hora, contando com o tempo de instalação, o ficam a conhecer…)

    • Bruno says:

      Windows não é nada de especial… Apenas o uso para jogos e pouco mais…

      Ubuntu já o experimentei ainda nos primórdios e ADOREI! a pouco experimentei uma distro mais recente e devo dizer que está com um ambiente gráfico DO MELHOR!

      Quanto ao que disseste do “grafismo” vê o vista, tudo muito lindo, muito catita mas o mais importante, o sistema em si, não vale um chavelho! Foi preciso a Micro$oft começar a perder clientela, para criarem um VIsta 2.0 (atenção que gostei batante do Windows 7… estável, com boa compatibilidade, rápido!!!) para voltar a reaver os “clientes” perdidos.

      Ubuntu é LINUX e só por isso já diz TUDO! LINUX é o melhor SO no mercado! é estável, rápido, começa a ser intuitivo… mas é como tudo, cada SO no seu ramo…

      windows = Jogos
      Linux = Servidores
      MaxOs = Edição de imagens..

      😀

  7. gocho says:

    Baaah, deixem o windows ser pago, se nao ainda vou morar para debaixo de uma ponte 😛

  8. João Matos says:

    ain tanta gente a atirar pedras!!!
    recordo pelo que este senhor esta a lutar e cito do texto:

    os sistemas operativos privados são «malévolos» porque «só contêm medidas de segurança impostas» e «restringem os direitos do utilizador».

  9. Malamen says:

    Vamos contratar um exorcista…

    Tanta dor de cotovelo pelo êxito dos outros… é incrível.

  10. Gota says:

    eu só acho que as escolas deveriam ter software grátis. Assim com o dinheiro que poupavam investiam noutras coisas para a escola…

  11. kekes says:

    Esse movimento já tem mais tempo que sei lá o quê, será que nao conseguira usar sequer isso em seu proprio beneficio? Secalhar existem motivos, foram incompetentes quando deveria ter-se afirmado, agora custa mais mudar o rumo a coisa.

    PS. o windows ja foi gratis? muita weed não?

  12. vis says:

    Afirmações ridículas, ditas por fanaticos….
    Temos que separar factos de afirmaçoes pessoais e fanáticas, muitas vezes ridicularmente estupidas…

    «as escolas devem deixar de usar programas que necessitam de uma licença e começar a ensinar software livre»

    – isso sim podia-se aplicar para poupar uns milhões de euros… e aplicar o dinheiro em outras coisas mais importantes… assim a cultura geral aumentava mais…
    E se windows não pensar numa nova estratégia, vai perder muito mercado, nesta área e empresarial…

    Agora windows droga… por amor de deus que comparação mais ridícula… de borla é bom, mas não esqueceremos também a pirataria… mas ele não tem mais nada para fazer??? não gosta, não compra e pronto… usa o linux e faz melhor que windows, pois linux ainda perde em muitos aspectos ao windows…
    Ao pessoal do linux, pesso menos fanatismo, mais factos… e usem os 3 sistemas operativos mais populares (Windows/Mac/Linux)…. para não falarem a toa… 🙂

    Já agora quem sabe como instalar mac no pc??? é que gostava imenso instalar mac no pc… peço uma ajuda… 🙂

    • point says:

      ”Já agora quem sabe como instalar mac no pc??? é que gostava imenso instalar mac no pc… peço uma ajuda… :)”

      Já agora quem sabe como instalar windows no mac??? é que gostava imenso instalar windows no mac… peço uma ajuda… 🙂

      (estou a falar nos mac mais velnhinhos, com CPU IBM)

    • kekes says:

      Deves ter na net alguns toturiais sobre hackintosh, mas infelizmente muitos trazem problemas de incompatibilidade de hardware, mas faz uma googlada por hackitosh que te deve aparecer muita coisa precisas e de ter sorte e ter o hardware correcto 😛

    • vis says:

      Obrigado… esperava ter a vida um pouco facilitada, com algum tutorial magico…. loool… mas tou a ver que vou ter que procurar… 🙁 Mas se alguém souber qualquer coisa que diga… Desde já obrigado… 🙂

    • R o B says:

      “Ao pessoal do linux, pesso menos fanatismo, mais factos… e usem os 3 sistemas operativos mais populares (Windows/Mac/Linux)…. para não falarem a toa…”
      Já agora quem sabe como instalar mac no pc??? é que gostava imenso instalar mac no pc… peço uma ajuda…

      Que sabes tu sobre o “pessoal do linux” (que acredito terem um QI superior ao pessoal do windows), tu que nem sequer sabes controlar o que supostamente sugeres que o pessoal use!

      Não uses Mac no PC, usa manteiga de amendoim! o Windows está muito bem para ti! 🙂

      • vis says:

        loool…. Bom comentário… (Ironia) pena não houver nenhum facto….
        eu ainda não tive um bom contacto com mac, por isso não comentei nada sobre este sistema operativo…
        E depois gente como tu pergunta e estranha, mas onde esta o fanatismo e tal???? Mas hoje já as pessoas repartem-se em grupos pelo sistema operativo que usa??? mas que barbaridade…

        “Que sabes tu sobre o “pessoal do linux” (que acredito terem um QI superior ao pessoal do windows), tu que nem sequer sabes controlar o que supostamente sugeres que o pessoal use!”

        E a classificação de QI pelo sistema operativo matou…
        Argumentos?????????
        FACTOS??????
        EXEMPLOS???
        falar por falar é fácil…

  13. Pedro Ribeiro says:

    Só posso dizer que concordo a 200% com o que disse Richard Stallman. E acho que o software livre aos poucos será adoptado inevitavelmente por todos, não tenho dúvidas disso.

  14. kalas says:

    Se o linux perde em muito para windows, como se justifica que a maioria dos servidores pela web fora usem linux?

    Uso linux mas não sou nenhum extremista. Mas não venham dizer que linux perde muito para windows. É complicado de aprender, mas quando se entra esquema… é como mudar de fiat para ferrari.

    Quem trabalha em administração de sistemas pode dizer aqui qual dos sistemas prefere… quem programa (tirando em .net) também pode dizer qual dos sistemas prefere… não são coincidencias.

    • kekes says:

      Acredita e complicadissimos linux, é que voces não se poem no lugar de pessoas leigas, que nao sabem resolver nada, nem um winrar sabem instalar, pessoas qeu nao têm quem perceba de computadores em casa. Pessoas que estão por conta propria, e no caso de windows existe sempre um amigo que resolve a situação, em linux não é assim tão facil, alem do mais muita boa gente que sua linux quando se vê com um problema maior, não se sabe onde se vai meter.

      Muitos servidores usam linux é verdade, mas pensa numa coisa, o preço astronomico de uma licença windows para servidores. Penso que não perciso de dizer mais nada.

      Agora quando falas em administraçao de sistemas já nao digo nada, mas em relação ao restante, lembra-te so uma «minoria» programa.

      Dou um exemplo, na minha antiga escola secundaria a 2 anos decidiram colocar em todos os computadores linux, assim com os seus repectivos programas, open office e tal e coiso, durou meio ano a coisa, ninguem usava os computadores, simplesmente achavam dificel, sinceramente nao vejo a razão do porque mas acredita é complicado para pessoas que so querem ir para a net, para pessoas que so querem escrever textos no word, e terem tudo alterado, tudo diferente do que estão habituados.

      Na universidade muita gente agora tem netbooks que os usa para escrever nas aulas, acreditas que metade usa linux, pois quando o comprou era mais barato, mas nem sabiam que dava para intalar programas, pensavam que era um SO estatico, pior que um telemovel.
      Isto e o que acontece para as pessoas que estão longe do mundo da informatica, acredita nao e como mudar de um fiat para um ferrari, e como mudar de um fiat para um tata, pois retrocedem na capacidade de usar o computador.

      Só para finalizar, para muitas pessoas e complicado perceber o basico do windows, imaginem se tivesse que usar o MS-DOS para fazer tarefas simples.

    • Ecchin says:

      Epah… mas todos os utilizadores de Linux têm de ser tão cabeças duras? Eu sou utilizador de Linux, mas ainda assim consigo entender as pessoas que não o usam. Por exemplo, Kalas, relê o teu post. «administração de sistemas»… «quem programa (tirando em .net)»… Os informáticos estão num nível completamente diferente!!

      É como mudar de fiat para ferrari.. não acho. É mais como mudar de um forno comum para um forno industrial – dá-te possibilidade de criares coisas maiores e poupas esforço a fazê-las.

    • R o B says:

      A comunidade digital não suportaria a ideia de ficar sem Internet ou muitos dos seus serviços, as empresas não suportam a ideia de poderem ficar sem os seus serviços indisponiveis por alguns minutos e perderem biliões de guito, por isso os responsáveis por manter tudo de pé seleccionam um sistema menos capaz de falhar.
      Ok, é linux mas não é nada bonito como o windows nem precisa de muitos reboots para se manter estável em 24h/365, mas o que é que isso interessa se ninguém vai ver o que está por traz de tão bons serviços de internet.

  15. viperbruno says:

    Esse senhor é que deve de ser drogado…

  16. inside says:

    bom pessoal falar é fácil mas ah muitos factores nessa matéria, a Microsoft tem muito pessoal a trabalhar num sistema operativo duvido que o dinheiro sai do bolso do Bill Gates para pagar os funcionários apesar de ele ter dinheiro para isso..

    não é má ideia que as escolas fizessem uso de software grátis mas o problema é que á muita corrupção, não duvido que esse dinheiro em vez de melhorar os ensinos que vá parar ao bolso de alguém

    eu uso ubuntu,vista e seven,e neste momento não consigo viver sem ubunto mas digo o mesmo para o Windows…para mim o Linux juntamente com o Windows é chave de todos os problemas do Windows

    • Gota says:

      Peço desculpa mas na tua primeira frase “ah” é uma exclamação (ou interjeição). O que tu querias ter usado era há (do verbo haver). Desculpa ser assim mas gosto da língua portuguesa!

  17. Mr. Ubuntu says:

    Ubuntu: Primeiro estranha-se depois entranha-se!

    Não vou dizer que Ubuntu é perfeito, não é S.O. perfeitos, mas Linux e no caso Ubuntu pois é o sitema operativo que maioritariamente utilizo para programar está de longe cada vez mais evoluido, mais user-frienldy.

    É tudo uma questão de mentalidades, experimentem usar e não desistir ao primeiro problema que vos aparecer e acreditem que vao disfrutar deste SO.

    Precisam de Messenger? Usem eMesene. Precisam de trabalhar imagens, usem Picassa, o Gimp. Querem enviar mails? Usem o Evolution. Querem musica? Usem o Amarok. Querem Emules e uTorrent? Usem aMule e KTorrent. Documentos de Texto, PowerPoints e Excel? Usem OpenOffice.

    Mudem as mentalidades! As empresas portuguesas pagam fortunas em licenciamentos todos os anos, para que? Se pensarem bem, muitas tem Windows, apenas para ter o Office instalado e fazer mapas em Excel e jogar Solitario nas horas vagas… é triste mas é verdade.

    Linux rullez!

    • Antonio Tavares says:

      Olá amigo…
      Há muito tempo que sou utilizador do “Janelas” e,há muito tempo que já faço várias tentativas para mudar para Linux,porque sou curioso,porque queria explorar e porque gosto de software livre.Na verdade,desisti sempre,porque nunca me entendi muito bem com o Linux…Por ignorância,preguiça talvez,não sei!Tenho um desktop e um portátil e,não me importaria de instalar o Ubuntu no portátil,mas a minha vontade,esbarra na complexidade(para mim,claro!) que é sair do janelas para o Ubuntu e como eu,muitos com certeza haverão que penso como eu…
      Pergunto: O que tenho ou devo fazer para instalar o Ubuntu no meu portátil?
      -Por que razão (razões) me aconselham a mudar?
      -Que vou ganhar com isso?
      – O que vou perder?
      Portanto,o que me sobra em vontade,falta-me em sabedoria e,reconheço que para minha sabedoria,o Janelas,é muito mais intuitivo…
      Um abraço e espero que um dia,esteja neste forum a teclar em Ubuntu 😉

  18. Nazgulled says:

    Uma coisa é certa, 80% do pessoal que cá vem comentar este tipo de artigos só sabe mandar postas de pescada…

    A sério, o que é que ganham com isso? O que é que vos custa parar para pensar naquilo que vão dizer antes de o dizerem e aproveitarem para dizer alguma coisa de jeito, objectiva e com alguma lógica? Eu pelo menos vou tentando, vocês nem se dão ao esforço…

    É cada comparação mais ridícula que eu até fico parvo ao ler certos comentários, é só iluminados…

    E quanto ao Linux, a sua maior vantagem (open-source) é também o seu calcanhar de Aquiles. Quem tiver dois dedos de testa percebe o que estou a dizer.

    • Vítor M. says:

      Essas postas de pescada, servem de reflexão. Os visitantes a comentar pensam e lêem as opiniões dos restantes leitores e comentadores, isso faz melhorar o pensamento em torno destas discussões. O discurso melhorou muito de há uns anos para cá e muitos sentiram-se impelidos a experimentar, hoje ou são utilizadores Linux ou têm um dualboot, ou… ficaram no ambiente Windows da mesma forma, mas experimentaram… é pedagógico o trocar de argumentos (se for de forma salutar), aprende-se sempre.

      Penso que se deveria comentar mais, principalmente os milhares de visitantes que apenas visitam mas que têm também opiniões muito válidas.

      É a conversar que o povo se entende 😀

      • Nazgulled says:

        Podem continuar haver reflexões sem postas de pescada. Eu venho aqui e a única coisa que vejo é uma peixeirada.

        Qual é a dificuldade em se discutir um assunto destes em condições? Com argumentos objectivos, apresentação de factos, justificações do que se diz e etc… A sério que não entendo.

        Acho que nunca vi uma discussão saudável quando se trata de debater sistemas operativos e sinceramente não vejo porquê que uma discussão destas não há-de ser saudável. Eu só vejo uma discussão de quem tem a pila maior e certas pessoas dizem que a pila deles é maior que a dos outros só porque sim.

        Isso não é reflectir sobre o que quer que seja…

    • VelvetBoy says:

      Concordo perfeitamente Nazgulled.
      Comparações à parte, acho que não deixa de ser uma mais valia podermos ter a oportunidade de escolher o que podemos fazer com o melhor dos dois mundos (open-source vs software restrito).
      Recentemente vi-me forçado a ver essa realidade por motivos de força maior, e reitero a opinião que existem coisas fantásticas que podemos retirar desses dois mundos.
      Obviamente que dependendo do objectivo que queremos atingir, podemos aprender muito e deixar de mandar postas de pescada a torto e a direito!

  19. Vítor M. says:

    Confesso que quando li estas declarações do Sr. Stallman (altura que o Windows 7 faz furor) achei que era um pouco “a pedido”. Isto é, o Windows 7 está mesmo a incomodar e a deixar o futuro ligeiramente mais negro para as soluções “gratuitas” principalmente pelo facto de terem florescido no tempo do Vista. parece-me que está a murchar um pouco o movimento, pelo que a ultima versão do Ubuntu já não foi tão “brilhante” como as anteriores.

    Na minha humilde opinião, haverá espaço para todos, sim mesmo para o MAC 😉 temos de ser nós a descobrir onde cada um facilita a nossa vida.

    Quero lembrar que o Ubuntu está cada vez mais gráfico e o MAC cada vez mais “bootcamp”.

    No entanto, é graças à pressão exercida por esses fantásticos sistemas operativos que a Microsoft se digna a ouvir os utilizadores e a criar um sistema operativo “decente”.

    Em relação ao preço…. o Sr. Stallman sabe bem que a pirataria foi, é e será o tónico e o elixir da juventude desses sistemas operativos, o fruto proibido sempre foi o mais apetecido… a Eva que o diga :d

  20. Ruyter says:

    Bom ate agora vi muita gente falando em windows linux e porque windows e porque linux?
    Bom o futuro dos dois sistemas estao contados e quando digo isso incluo MAC na lista, pois o mundo esta a se virtualizar, nao haveram sistemas operacionais em maquinas apenas pequenos browsers capaeze de rodar aplicações em grandes servidores pela net a fora. Alguns devem pensar que isso seria um absurdo, mas e um facto, e posso provar isso a vocês!
    Com o advento da Banda Larga e da Banda Extra larga chegando esta ate cerca de 1Gbps, e possivel baixar um filme em HD em cerca de 9 minutos, entao pensem comigo, 9 minutos para baixar mais de 15GB de informacao e mais que o suficiente para rodar aprlicativos em servidores externos em tempo real, as maquinas domesticas estão a virar o famoso All in One tudo em um so hardware como a MAC ja o faz hoje, mas com uma pequena diferenca, nao necessitara mais de muitos GB´s para armazenar informacoes, vc tera tudo o que precisa virtualizado! Plataforma sera unica nao ser se sera windows nem linux nem MAC mas apenas uma viabilizando um serviiço global de armazenamento de informações, e as poucas informações confidenciais, poderam ser salvas em seus pen drivers e afins!

    • viperbruno says:

      Isso se for como pintas sera daqui a 10 anos ou mais. Tens que pensar que o mundo nao anda tudo ao mesmo ritmo. As aldeias que muitas so teem acesso a 512 kb/s pois a cobertura é pessima. E na minha opiniao esse conceito, sinceramente, assusta-me. Por o que é nosso em servidores que nem sabemos onde estao? Para mim nao. Se ja com Linux existe a possiblidade de seres invadido(existe raros casos mas acontece) entao imagina em servidores que estao a ser usados por muitas pessoas.
      Para mim esse conceito nao vai pegar. E nao serei so eu a pensar assim.

    • Nazgulled says:

      Eu sou outro que pensa igual, a mim ninguém me tira o meu computador e sistema operativo físico na MINHA máquina. O dia em que me tirarem isso, dedico-me à pesca. (eu muito falo em peixe ultimamente)

      Mas eu nem diria 10 anos, isso é pouco, eu não vejo tal acontecer nas próximas décadas, se é que algum dia vai acontecer… Mas é só o que eu acho.

      De qualquer forma, isso a acontecer, não vai acontecer no ar pois não? Pode ser virtual para nós mas nos servidores, algum sistema vai estar a correr e duvido muito que Mac, Linux ou Windows deixem de existir só por causa disso… Um deles vai ter de fazer o servidor ou até mesmo todos (tal como eles o fazem hoje em dia para servidores de outras coisas) ou se calhava vão-se juntar todos e fazem um único SO para esses servidores…

      Esta última parte era mesmo a gozar, não vejo isso a acontecer…

    • Yuy says:

      Isso em teoria era concebível… contudo existe um problemazinho: controlo, fiabilidade & segurança.

      Com milhares de servidores atacados todos os dias (cartões de crédito roubados, entre outros), com os governos a quererem meter-se cada vez mais na vida das pessoas em vez de apenas gerirem, e com os constantes problemas de conectividade que nunca irão desaparecer não prevejo que tal possa acontecer pelo simples facto de que as pessoas precisam de ter a certeza que tem acesso a certas funcionalidades quer tenham Internet quer não.

      Além do mais alguns países como a França e outros já estão a proibir o acesso a alguns utilizadores que descarregam coisas ilegais, e quem diz coisas ilegais diz ver conteúdos que o governo desse país considere ilegal… a pessoa a partir desse momento deixaria de usar computadores por completo.

      Já para não falar que até o famoso Google de vez em quando tem problemas, seja erro deles, necessidade de manutenção ou ataques à rede deles o certo é que ter tudo na net não é muito benéfico para a segurança, já para não falar que ficas agarrado aquele serviço com bastante mais facilidade.

      Mas terá um nicho de mercado como de resto tem todas as novas tecnologias, e todas as novidades… apenas não irá implementar-se de pedra e cal em todo o lado, por todas estas razões e mais algumas.

    • Filipe Silva says:

      Sim de facto já existem empresas a oferecer serviços deste género, mas tendo como alvo empresas claro. Um exemplo de um produto deste género é a AuraPortal que é um software desenvolvido por uma empresa espanhola destinado a suportar todas as actividades de empresas (stocks, contabilidade, gestão dos clientes, vendas, ….) e basicamente uma empresa que adquira este produto não precisa de um servidor, apenas de pc’s com browser. Isto torna o produto muito mais em barato para as empresas (não precisam de comprar, gerir nem actualizar servidores), razão pela qual está a ter um enorme êxito.

      Se a moda pegar, este tipo de serviços chegará aos utilizadores individuais num instante.

    • kekes says:

      So uma coisa mais, já estao a criar um mecanismo para se poder jogar o que queiras pela internet sem ter hardware suficiente, tudo apartir de servidores, e tudo passa no teu computador como de um video se trata-se, um video interactivo, o grande problema é o ping.

    • zeguel says:

      Só pa reforçar a tua ideia, na UM no departamento de informática, em cada pc nao existe nenhum SO, quando ligas o pc, escolhes qual o SO que queres utilizar e assim é automaticamente carregado do servidor o que escolheste…

  21. KOISO says:

    Enquanto o Sócrates e Companhia continuarem a fazer contratozinhos 😯 com a Microsoft os magalhaes e pcs do genero vão continuar a vir em grande massa com o windows XP .. dps com W7 …e assim sucessivamente.

    Não se esqueçam k é de pequenos k devemos começar mentalizar os garotos…não são os grandes k agora vão começar a aprender em grande escala neutral 😐 ❗

    • viperbruno says:

      Acho piada a todos os que defendem Linux nao querem que as criancas vejam Windows. O ideal era poderem ver todos mas como nao é possivel, tem de ser ir ao encontro de standarts. E ou por perguiça ou por falta de vontade o standart é Windows. Imagina isto desta maneira:

      -Vai para um emprego e usam Linux. Tudo bem, essa pessoa sabia trabalhar. Depois mudou de emprego e ja usam MAC OS e como nunca trabalhou vai ter de aprender todo. Depois disso tudo a empresa decide mudar para Windows, e la vai ter de aprender outra vez.

      Nem todas as pessoas teem essa facilidade, como tal convem simplicar a informatica ao publico em geral. E depois vens com esta pergunta:
      -Entao mas porque o Windows e nao o Linux? E ai digo-te, e porque nao o MAC OS? Tinha de haver 1 mais utilizado é a logica das coisas. Isso e o Google. É o mais conhecido e por isso o mais usado. Pergunta a alguem se conhece outro. Outro exemplo é o IE. Quando lhes instalo o Opera ou o Firefox e gostaram sabes o que me dizem? “É a nova internet.” E a primeira vez que ouvi isto desatei a rir…

      O que foi feito no magalhaes ate teve pes e cabeça em termos do ambiente grafico pois assim tem um bocado dos dois. Tanto caixa magica como Windows.

  22. Marcelo Ribeiro says:

    Concordo com a parte das escolas terem software livre. Se não para utilizaçao comum, pelo menos, em aulas de TIC, deveriam funcionar sempre com software livre. Não é obrigar, é dar a conhecer uma nova “filosofia”.

    Discussões Windows vs Linux vs MacOS não me meto muito nisso.
    Os anos passam e as discussões continuam. Mas as coisas pouco mudam.
    Mas acho bem. Se só usassem um, ainda estávamos mais atrasados tecnologicamente do que agora

  23. =) says:

    Os produtores de jogos que comecem a fazer jogo para os Linux (Etc) e vêem todos os jovens a mudar para o Linux

    Uma grande medida 😀

  24. Isto não tem propriamente a ver com o que o RMS diz, e esta frase ele já a diz há muito tempo.m
    Apesar de concordar com ele, afasto-me normalmente destas guerras de SOs sem sentido. O que é preciso é que se saiba utilizar, mas por exemplo, que quisermos ensinar alguém a trabalhar com um processador de texto, não lhe deveríamos ensinar exclusivamente o Word, ou o Writer ou o Staroffice ou outro qualquer, ensinávamos sim a utilizar um processador de texto, pois mais menu, menos menu, mais gráfico menos gráfico todos fazem o mesmo – processam texto – e depois sim pode-se dar liberdade de escolha, mas ensina-se o conceito base e não uma única ferramenta.

  25. Hugo Anthónio Guerra says:

    Também temos de pensar numa coisa… Os senhores e senhoras da microsoft precisam de comer e têm filhos certamente… Ambos sabemos que as licenças e isso costumam, parte delas claro, ir para os salários dos nossos amigos… É um facto.

    E os senhores e senhoras do software livre, que de certeza, vivem dum fundo das empresas? Visto que as empresas de software livre não cobram licenças para os seus produtos… Como vivem as pessoas de lá? Outro facto 🙂

    • ls says:

      Patrocínios? Publicidade?

      Se o open-source desse assim tanto prejuízo, não existiria, não achas?

      Olha para a Canonical, a empresa por detrás do Ubuntu que tem escritórios por todo o mundo.

      • Hugo Anthónio Guerra says:

        Não digo que dá prejuízo…
        Mas acho que dalgum lado o open-source tem de ser baseado (€) e lado fidedigno não acredito.

        Eu tanto gosto de um como de outro… Mas imaginemos que um pacote de aplicações Adobe CS4 fosse free… Eu por um lado gostava mas por outro não, porque estas ferramentas de certeza que dão trababalho a desenvolver… e se fosse um dos desenvolvedores, gostava de ser bem pago…

        Enfim.

        • Marco Silva says:

          LOL.. por um lado ficarias triste se fosse free? opa sabes que existe uma coisa chamada doação? Quando acreditas que o trabalho open source de um programador deve ser valorizado monetariamente podes doar-lhe dinheiro… Cada programador é livre de escolher como quer trabalhar… Eu prefiro deixar o código fonte em aberto e nao cobrar nada, ficas triste por mim? Oh god…

    • KaiserSoze says:

      E fácl.. o que se paga é o suporte, contratos de manutenção, instalação etc…

      Olha a Novell com o Suse… O Suse empresarial é bem pago como o seu suporte.

      Os utilizadores em casa podem usar e testar a sua tecnologia… é o esquema das leaks so que de forma aberta.

  26. Nelson N says:

    @Nazgulled
    200% de acordo!
    e quando o Vitor diz que “Essas postas de pescada, servem de reflexão.”, é verdade! quando alguém diz que: “alias é mais fácil colocar uma impressora a funcar em linux do que em windows…” nem sabe o que diz nem diz o que sabe; das duas uma: ou não percebe absolutamente nada disto, ou fala só para dizer mal dos outros SO’s

    • zeguel says:

      LOL… tu é que nao sabes o que dizes, a minha HP em Vista necessita dos drivers, eu em linux é plugnplay, desculpa lá o reparo … lol, se lê-ses os meus comentários vias que eu claramente prefiro o Linux, mas compreendo que nao o usem agora, expresso me dizendo que muitos argumentos que são usados hoje em dia pa nao aderir já nao são válidos…

  27. ls says:

    Eu não sei quanto a vós, mas em todos os PC’s que instalei Ubuntu em Windows, foi-me muito mais fácil instalar Ubuntu.

    O hardware era quase sempre reconhecido out-of-the-box pelo Ubuntu, mesmo a impressoa HP wireless. No Windows tinha que andar com não sei quantos CD’s de drivers e reboot’s até ter o sistema pronto a usar.

    E no Ubuntu já me trazia grande parte do software instalado por defeito, já o Windows tinha que andar a instalar.

    No Ubuntu posso instalar software pelo gestor de pacotes que é muito mais prático, no Windows tenho que andar atrás dos instaladores.

    Ubuntu é mas fácil de usar que Windows? Talvez, pode ser um assunto em que as respostas variem de boca para boca, mas que é mais difícil? Mentira. Podem achar a interface feia, isso já são “mariquices”. E para além disso têm ainda o Kubuntu e Xubuntu que vêm com outros ambientes gráficos diferentes.

    • Joratis says:

      Então não é difícil? Já viste o trabalho de ter que andar a procura no gestor de pacotes? É muito mais fácil andar no google à procura dos instaladores… (not)
      <— NOTA: Estava a ser irónico OK?

  28. A mim faz-me muita confusão este fanatismo, sejam apoiantes de windows ou linux, no final esta competição so beneficia o utilizador. Quem já experimentou o windows 7 sabe que a microsoft fez finalmente um esforço para ter um sistema operativo que “Funcione”.

    Outro aspecto importante é que muita gente se esquece é que o dinheiro que pagam pelo windows é o mesmo que muitos recebem como ordenado no final do mês. É pena não sermos todos milionários e não precisarmos de trabalhar, mas a verdade é que precisamos. A Microsoft Portugal é uma sucursal exemplar, tendo sido distinguida várias vezes pelo seu mérito e profissionalismo. Se todos utilizarmos linux o que fazemos com os milhares de trabalhadores da microsoft ? vão para casa programar o novo kernel do linux ? lol

    Como o Vitor disse há mercado para todos, e para os que querem alternativas ao windows experimente o Mac OS X, esse sim é um excelente sistema operativo. Na minha opinião dá 10-0 a Windows e Linux’s em termos de experiência de utilizador.

    Cumprimentos!

  29. fernando martini says:

    windows e linux é uma guerra eterna, o Linux atualmente ta mais facil de usar, mas é questao de visao, empresas, empresarios, locais grandes usam windows, alguem da suporte, quem te da suporte em linux um forum? linux é p\ quem curte algo mais em informatica, explorar, descobrir e tem tempo, quem ganha dinheiro em milhoes compra windows ou ja tem servidores e pc´s com windows, linux eu uso em dual Booot c\ Vista o Ubuntu, p\ mim é simples, usual, instalei td desde a impressora, ate codec´s funciona igual, mas c\ 90% do mundo conhece e ensina window é mais comodo, e na pior das hipoteses qualquer pessoa que vc pergunte e saiba um minimo de informatica, pode te ajudar,, o linux é um nicho mais especifico, geralmente atuando om celular, e afins, windows é como calça jeans todo mundo tem e sabe usar, ja linux bom é calça mas de veludo, nem todo mundo tem

    • darkblonde says:

      Queres suporte profissional ao Ubuntu? Paga-lo, grande parte da fatia de lucros da Canonical advém de suporte profissional pago.
      Formatar uma partição windows, repor icons no ambiente de trabalho, instalar um programa qualquer, usar um programa para repor/”arranjar” o SO (…), para mim, não é perceber de informática. Isso já eu fazia antes de ir para a universidade…

      • kekes says:

        [ironicmode]…mas espera linux paga-se?[/ironicmode]

        Ora ai está uma coisa que as empresas sabem muito bem, usar linux não é gratis, principalmente quando é necessario suporte. Afinal está ao mesmo nivel que windows, também se paga, e um utilizador comum tambem não percisa de pagar pelo windows, a maior parte não paga.

        • Marco Silva says:

          e quando esse “utilizador comum” que “tambem não percisa de pagar pelo windows” precisa de suporte? Liga à Microsoft?
          Oh god…

          • kekes says:

            Quem liga para a microsoft? Quem liga para a microsoft? Quase niguem, quem percisa compra. A maior parte nem sabe o que é suporte. Tas a complicar para quê? Tas a dizer que todos ligam par aa canonical a pedir suporte para Ubuntu por exemplo?

        • darkblonde says:

          pois não. É melhor sacar o windows da net já com uma carrada de trojans e backdoors abertas… Ou então comprar um pc cujo preço é inflacionado com as licenças OEM. Uma coisa não o posso negar, a Microsoft foi extremamente esperta/matreira ao longo dos anos, ao negociar contratos, publicidade… Porque se estivermos minimamente atentos à história da informatica facilmente percebemos que nem todos os produtos Microsoft “mereciam” ter o sucesso que tiveram.

          • kekes says:

            Inflacionadissimo, de uma maneira louca, pá quase nem das conta do preço que pagas pela licença Windows, lembras-te dos eeePC? Deferença entre o modelo surf com linux ou windows 20€… Agora imagina isso num pc caro.

            Agora diz-me que SO, é melhor que windows? bahhh Pensa em 2000, o que era linux nesse tempo? É apenas uma questao de continuidade, e não digam que windows é mau, WINDOWS É BOM, se nao fosse ele, onde estaria o linux, com apenas consola? Foi a ganancia de tentar fazer algo bom que tem fornecido boas distribuições ao fim deste tempo todo, e nem penses duas vezes.

  30. Cesar Oliveira says:

    Olá a todos,

    A minha filosofia em relação ao Software é simples
    Nem defendo o software livre nem o pago. Até porque utilizo os dois

    Espero que os defensores tanto de um softwere como de outro não me queimem em praça pública. hehehehe

    Cumprimentos
    César Oliveira

  31. aver says:

    Parece-me que nas respostas as questões andam à volta da Microsoft e do Linux e do software pago e não pago.

    Na verdade Stallman põe a principal distinção entre “software proprietário” e “não proprietário”. Então é assim. Se usam Linux e têm uma placa gráfica ATI AMD e o melhor driver para ela é da própria ATI AMD e não um driver open source:
    – se usam o driver da ATI AMD(software proprietário)já mandaram o purismo / fundamentalismo do Stallman às urtigas;
    – se usam o driver open source, apesar de ter pior desempenho … então,com a benção de Stallman têm que esperar, mais mês menos mês, que haja um driver open source melhor.

    Um utilizador habitual do Windows, se lhe pusessem a questão, nem hesitava. Queria o melhor desempenho em Linux, queria lá saber se o driver era software proprietário ou open source(questão diferente é saber quanto custa). Como os futuros utilizadores do Linux vêm do Windows – a menos que, em criancinhas, os Governos os mandem aprender Linux, como considera Stallman – o Linux tem que se orientar para o melhor desempenho, sabendo combinar o open source e o proprietário. Sem isso não sai da cepa torta.

  32. A friend says:

    Bom enquanto se perde tempo a falar desta “droga”
    deixo aqui um video que acabei de rever, da morte do Mac Os9 em 2002
    vale a pena ver… 😉 ou rever…

    https://www.youtube.com/watch?v=Cl7xQ8i3fc0

  33. Rrxx69 says:

    Quando o grátis fica caro, muito caro!

  34. Ricardo says:

    Se o linux se massificar vai ser uma droga muito pior que o windows!!
    Porque ta uma corja de fanboys e arrogantes estilo bloco de esquerda!! A unica coisa querem é xupar dinheiro como os outros outros?

    Se acreditam k se pode massificar um sistema operativo continuando ele a ser gratis, ou das duas umas ou são fanáticos cegos e n vêm mais nada a frente, ou são burrinhos da cabeça so pode!

    O mundo anda com dinheiro, o linux gratis ao contrario do k as pessoas pensam ainda serve para criar mais crise e mais miseria no mundo! Agora o linux é bom, é preciso, e o windows é um bocadinho caro, mas tambem nunca ninguem perguntou quanto é que cobra de imposto o SOCRAs, kuanto tem a loja de lucro, o distribuior, as transportadoras, fassam as contas e vejam a que preço ele sai da microsoft!

    • ColdSpirit says:

      ???????? estás parvo? lol

      Sim, o mundo anda com dinheiro e é por isso que o software livre vai ser o futuro… Quem quer fazer donativos que o faça, seja de que quantia for… Está mais que provado que donativos rendem mais que software pago. Não te esqueças que os impostos que para aí andas a falar, são cá em PT porque cá paga-se tudo e mais alguma coisa e os SO’s não são só para cá, é “worldwide” (mundialmente)…

      Tanto querias dizer algo de jeito que meteste os pés pelas mãos….

      Eu uso Win, mas gosto muito de Linux, trabalho com ele no trabalho e é simplesmente um SO QUASE perfeito! E uma coisa boa é que está constantemente a ser actualizado…

      • Nazgulled says:

        Não há SOs perfeitos… E o Linux está longe de andar lá perto.

        O problema do Linux como já disse, é o seu maior trunfo. Open-source… O problema é que dessa forma cada um rema para o seu lado.

        Querem um exemplo? ALSA, OSS e PulseAudio. PARA QUÊ? Uns não gostam de uma implementação, ou os programadores originais perderam o interesse, começa a ficar para trás, bora criar uma nova implementação.

        O Linux não tem organização em quase nada, é tudo ao molho e fé em deus.

        O post do 3biz mais abaixo explica o que estou a dizer de muito melhor forma.

        Alguem acompanhou o blog da equipa de desenvolvimento do Windows 7? Quem acompanhou sabe bem o quanto eles se preocuparam com todos os pormenores, não é mudar umas linhas de código a ver se cola, é tudo pensado, discutido e testado antes de ser totalmente implementado.

        Enquanto o Linux for desenvolvido nos moldes que é, nunca será mainstream.

    • zeguel says:

      se te deres ao trabalho o Nome UBUNTU é de origem africana e significa “humanidade para todos”, além de que é bem visivel na pág oficial PT que o ubuntu será SEMPRE gratuito…

      o fanatismo de muitos contrasta com a ignorância de alguns…

      já agora, pede um cdzito á canonical, é de borla… 😉

  35. Tipsy says:

    Sou a favor do open source, apesar de andar agarrado a windows por causa das suas aplicações, mas se houver aplicações semelhantes em linux e que eu possa fazer o mesmo trabalho, não hesito em mudar 🙂

    • ColdSpirit says:

      Eu no meu portátil é só Software Open-Source…. ) à excepção do SO que é Win. E tenho-me safado bastante bem… sem stresses e bem mais rápido!!!

  36. 3biz says:

    Windows ou Linux para uma empresa?
    Escolho Windows, sem qualquer duvida! Eu explico porque:

    – Desenvolvimento estratégico! O desenvolvimento do software é feito num rumo estudado e responsável. Não é feito como no mundo linux em que cada um rema para o seu lado. Exemplos? Os atrasos das saias do xorg, (kmess, amsn, mercury, etc – tantos e nenhum bom), quebra de APIs a cada nova versão..

    – Suporte. Tudo o que se pode fazer no linux é ir reclamar para os bugzillas e esperar que alguem nos ouça.

    – Virus. Tretas. Um bom antivirus (GDATA, Avira) resolvem o problema de qualquer um. E se ainda há duvidas é usar contas não Admnistrador?

    – Responsabilidade. O Windows tem que funcionar. E funciona. Não é aceitavel que uma actualizacao ao kernel passe a dar panic em 5 computadores de uma empresa. Ou que simplesmente uma biblioteca pare de funcionar.

    – Suporte e Compatibilidade. Há duvidas? Se há coisas que não funcionam é no linux!

    Já para brincar, testar e outras coisas engraçadas o linux é bem aceitavel…

    • ls says:

      Desenvolvimento estratégico? Já ouviste falar de roadmaps?

      Suporte? Do melhor que pode haver. Em Linux a maior parte das vezes resolve-se mesmo o problema. No Windows indicam-te meia-dúzia de programas que supostamente limpam a “tralha” e optimizam o sistema operativo, mesmo não sabendo o que fazem na verdade, e rezas para que funcione.

      Kernel Panic’s em 5 PC’s de um empresa? Podias fornecer detalhes, agora fiquei curioso desta situação. Já uso Linux há uns anos e Kernel Panic’s assim sem mais nem menos nunca vi.

      Gostava era de saber o que é que tu viste para dizer que se há coisas que não funcionam é no Linux…

      Cheira-me a posta de pescada de quem não percebe minimamente do assunto.

    • ColdSpirit says:

      Esqueceste-te de uma coisa fundamental… uma empresa não usa só computadores para secretariado, usa-os para servidores também e hoje em dia, numa empresa, não há nada mais importante que os servidores… E.. LINUX? bem.. LINUX é do melhor para servidores.. sem BSOD’s, sem lentidões em rede, sem tretas e mais tretas que o win tem!!!

      Software? existe sofware em linux bem melhor que os pagos para windows….

      Virus? Os virus não são os únicos problemas… existe malware, adware, trojans, backdoors, etc.. e um anti-virus por si só não dá conta do recado e todos sabemos que numa empresa, essas “tretas” são muito fáceis de se propagar.. e eu que o diga, que andei a limpar dezenas de pcs por causa de malwares e adwares… e os únicos que resistiram adivinhem quais foram… LINUX, pois está claro!!!

      Suporte e compatibilidade? Com tuturiais arranjas suporte e compatibilidade… para quase tudo..

      Anda-me dizer aonde anda o suporte e compatibilidade do windows ME e do windows Vista!!

      • Nazgulled says:

        Os vosso argumentos dos costume já começam a ficar gastos… A culpa é sempre dos vírus, o Windows não presta por causa dos vírus… Um SO é muito mais que um simples sistema seguro, não é por ai que o Linux é melhor em TUDO como tu o estas a tentar insinuar.

        Melhor software em Linux que em Windows? CACACACACACACA! Se ainda me dissesses Mac em vez de Linux, dava-te [alguma] razão, agora Linux com melhor software que Windows? É como tudo, não digo que não haja software bom no Linux melhor que outros sistemas, mas no geral? Um dia talvez…

        Ou vais-me dizer que é só gente que não tem mais nada que fazer ao dinheiro e compra o software da Adobe (Windows ou Mac) só porque lhe apetece em vez de ir usar à BORLA as maravilhas do software que existe para o Linux?

        És tão cómico…

    • 3biz says:

      Claramente nunca administraram ou tentaram meter linux numa empresa. Eu já.

      Enfreitei dificuldades como:
      – Partilha de ficheiros defeciente e complicada. Muitas vezes o samba simplesmente passava-se.

      – Documentos Word que ficavam completamente errados no OpenOffice

      – Suporte a DWG?

      @ls:
      roadmaps? que funcionam no gnome e kde e no kernel. Pouco mais. Indica-me um BOM mas BOM cliente de msn para linux. Que suporte tudo o que o nativo de windows suporta: voice clips, webcam, grupos e processamento de cores etc. fala-me mais sobre os roadmaps do xorg.org que adiam uma versao mes apos mes. Ou entao dos problemas do glibc que nem patch para bugs aceitam? Diz-me, mas diz-me que o teu painel de gnome nao rebenta ou usar os widgets no kde 4.2.2 por vezes nao faz tudo ir abaixo.

      Ou entao o belo suporte para ATI.
      Kernel panics ja tive ate pelo simplesmente do uso do ‘route’

  37. UKN says:

    Esse mister também é suspeito … vende o peixe dele como os outros … com certeza que se não encaixasse dinheiro com isso não andava a dizer bem de x ou y …

    É como tudo.

    Em todo o caso é sabido que é verdade que se as escolas não utilizassem software x ou y de raíz, o mercado empresarial provavelmente mudaria …

  38. hugo says:

    “Windows da Microsoft – É como uma droga…”, se ficas viciado é porque alguma coisa de bom tem…ahahah. E já agora, onde existe droga de graça? Se a “coisa de que se fala fosse assim tão má, ninguém quereria repetir (como me aconteceu com o Linux – GRANDE BOSTA). Sim sim é mesmo isso..blá blá blá…dor de coto…

    • ColdSpirit says:

      Linux tem muitas distros… provavelmente usaste uma em que não era para ti e, ou não seguiste tuturiais, que existem centenas na net ou então fizeste asneira e desististe a primeira 😀

  39. luis says:

    Desculpem lá, mas para vocês são todos informáticos ( profissionais e amadores ) de meia tigela, nenhum informático decente vem para aqui dizer que um é melhor que o outro!! Eh pah.. parecem os putos!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.