Windows 7 – 51 milhões de licenças já vendidas?
A Microsoft adiantou que já havia vendido 51 milhões de licenças do Windows 7, mas um antigo funcionário da Microsoft, hoje um importante analista do mercado, põe sérias dúvidas sobre este números e deixa o aviso " não se deixem iludir pelos números avançados pela Microsoft sobre a adopção do Windows 7 por parte das empresas".
NA conferência de parceiro mundial a Microsoft avançou com a informação da venda de 51 milhões de licenças já vendidas do seu novo sistema operativo o Windows 7. Segundo a Microsoft já existiam 51 milhões de pc's desktops licenciados para o Windows 7, embora só a partir do passado dia 1 de Setembro fosse possível ter acesso ao programa de licenciamento de volume.
Mas Rob Horowitz, fundador e CEO da consultora Directions on Microsoft e que trabalhou na Microsoft durante 8 anos, refere que muitas dessas licenças corporativas estarão provavelmente ligadas a contratos empresariais (mecanismos de licenciamento de volume da Microsoft bem como os seus acordos empresariais (EA) e a program software Assurance (SA)), já existentes com clientes e não ilustram qualquer interesse novo, dirigido ao Windows 7.
Os clientes recorrer a esses programas SA pois proporcionam actualizações de software e drivers aos clientes que compram software em grandes volumes (corporate customer).
Este tipo de mecanismo é mais confortável para o cliente, pois evita estar permanentemente a informar a Microsoft de quantos postos já estão actualizados e quantos faltam por actualizar ou mesmo licenciar, no entanto, ao adquirirem este programa podem não instalar as actualizações, uma prova desse comportamento foi dada quando as empresas renovaram o SA onde deveriam ter migrado do Windows XP para o Windows Vista e não o fizeram.
Embora o Windows 7 tenha uma nova imagem no mercado, poderá não ser o suficiente para cativar os grandes grupos de consumo de software corporativo a mudarem-se para o Windows 7. Assim, não estaremos seguramente a incluí-los nos 51 milhões de licenças inicialmente avançadas mas sim um número bastante inferior.
Este artigo tem mais de um ano
Não deixam de ser licenças vendidas…acho que ja começa a ser uma perseguição à Microsoft.
Cumprimentos
O W7 desde o inicio que ameaca fazer um boom de upgrades. E, sinceramente, é bom.
Se fez bom trabalho que recolha os lucros.
“seriam provavelmente muitas menos máquinas migradas para o Windows 7.” muitas menos? :-p
resumindo a MS continua com as tretas do costume…
é que segundo consta o 7 só vai estar à venda em outubro por isso vender uma cópia que seja antes disso cheira a esturro… os contratos com empresas são uma coisa os clientes privados são outra coisa completamente diferente…
enfim o que importa é que o sistema até parece ser bom mas não o irei comprar não há necessidade de esbanjar 300 euros.
O W7 so vai estar a venda em Outubro mas ja muita gente fez a pre-compra. Incluido os fabricantes e Partners que já tem acesso ao sistema operativo ha algum tempo (versões finais). De forma que é possivel ja estarem vendidas alguns milhões de copias.
sim lembrei-me disso mas chiça 51 milhões…. acho um valente exagero…
Sinceramente acredito que já tenham bons acordos…como é obvio… mas 51 milhões é algo puxado… especialmente as empresas que levam tempo a adoptar novos Windows, e muitas não adoptaram o Vista, talvez ainda vão aguardar até faze-lo com o Win7…
Como diz a notícia, o W7 já está disponível para LICENCIAMENTOS EM VOLUME. Tenho vários clientes meus já a trabalhar com o W7 em PT, pois para os que têm Software Assurance já o podem instalar.
E quem tem Action Packs também… Logo, se contarem em todo o Mundo os milhares ou milhões de empresas de IT e os seus clientes… é possível.
Só na empresa e nossos clientes posso contar à vontade já mais de 100 instalações de W7.
Os gajos estão a contar o número de licenças que já imprimiram …
Fazem lembrar certas marcas de carros cá em PT que quando querem aumentar as vendas, distribuem carros pelas sucursais para ficarem parados e registam …
vendem no ano seguinte mais barato, mas o prémio já lá canta
Isto é marketing à descarada, iludem ao fazer parecer que são 51 milhões de licenças compradas pessoalmente por clientes individuais. A maior fatia trata-se sim, das licenças OEM compradas pelos fabricantes que desejam integrar o Windows 7 nos seus produtos (fixos, portáteis, netbooks) que são produtos para o utilizador comum e não destinados especialmente a empresas.
Eu já comprei o W7 😀 assim como eu conheço mais uma duzia de pessoal que o fez, coisa que noutras versoes ninguem fez. Por isso nao me admirava assim tanto que consigam um grande volume de vendas, alias, penso que este novo Windows vai ser um grande sucesso.
PS: Comprei por upgrade 😉 nao se esqueçam que muita gente agora pode fazer isso e o está a fazer.
Se custasse 50€ ainda comprava…
Por acaso, para estudantes nos estados unidos e reino unido, estão tentando acertar um valor do seven para os 30$ (dolares). Já é um bom começo. Outra coisa, que descobri da microsoft, é o microsoft dreamspark, onde tem uma série de serviço/aplicações para developers, designers, web-designers gratuitamente (estudantes).
A adobe também tem planos que variam até 80% de desconto nos packs CS4, para estudantes, professores e desempregados.
ADOBE: https://store1.adobe.com/cfusion/store/index.cfm?store=OLS-EDU&view=ols_cat&catType=STUDENTS&catID=STUDENTS&nr=1#loc=en_us&view=ols_cat&store=OLS-EDU&catID=STUDENTS
MICROSOFT: http://www.dreamspark.com
Abraços.
Bruno Santos
Cordelima.com
Melhor que o DreamSpark é o MSDN Academic Alliance. A maioria dos estudantes de uma universidade têm acesso a este serviço gratuitamente, mas não o sabem.
O windows 7, versão OEM, deve rondar os 100€.
Há utilizadores que não se contentam com o Basico e gostariam de investir no Ultimate…mas o preço não é nada apelativo.
100 euros deveria ser o Ultimate….no maximo.
sim concorplenamente … penso até que a MS só deveria disponibilizar o ultimate em vez de vender 4 ou 5 versões do mesmo SO… ams enfim
Parece que não sou o único a partilhar esta opinião. 😀
De facto, a Microsoft deveria no máximo aceitável lançar duas versões: a Starter para os países em desenvolvimento e cujas maior parte das máquinas não será muito potente e a Ultimate (entitulada simplesmente de Windows 7, IMO). 😉
Pois, eu também queria um Mercedes ou um BMW, mas o custo de produção deles é mais caro que um Opel… Logo, tive de comprar um Opel… é a vida!
Revejo essa analogia numa marca que conheço…
Pena esse exemplo para muitos só servir quando se fala de automoveis…
Lol…
Já tou a ver o filme o melhor título para isso seria…
“51 milhões agarrados a Microsoft”
As empresas estão cada vez mais dependentes da MS e são praticamente “obrigadas” a aceitar esse tipo de coisas, não há nada a fazer foi uma boa jogada por parte da MS que desde sempre tem esse sector na palma da mão…
O futuro é cada vez mais multiplataformas…
O dominio e dependência da Microsoft vai acabar..
Os Sistemas Operativos vão ser cada vez mais compativeis uns com os outros e tudo depois dependerá da preferência e exigência de cada utilizador…sistemas para todos os gostos e feitios…
Bem,
é preciso é tê-los no sítio, e ter um planeamento IT decente para fugir a isto.
Posso-te dizer que aquando do lançamento do Windows Vista, o Grupo PSA Peugeot Citroen anunciou a maior implementação de Linux na Europa. Naquele caso SUSE.
É que segundo eles, não se podiam dar ao luxo de pagar os licenciamentos pedidos pela M$.
tudo evolui, não digo que o Windows vai acabar, não só porque não é realista, como não desejo que aconteça, a diversidade fazem bem. Mas acredito que paulatinamente o Linux vá ganhando quota. Acredito ainda que a velocidade a que ganha quota vá aumentando, com os netbooks e alguma mudança de mentalidades no mundo empresarial
Mais uma vez montes de comentários depreciativos para a Microsoft e o seu bebé. Eu gosto do Windows 7 e gosto da Microsoft. Pensem bem, a Microsoft não é assim tão má como dizem.
Ponhamos as coisas neste sentido: Não gostam de Microsoft nem de Windows então têm uma solução simples, deixem de usar, e deixem de criticar.
Por uma vez que seja, admitam que a Microsoft fez um Óptimo trabalho!
Aqui ninguém falou mal da Microsoft nem do Windows…
Não será já isso um bocado mania da perseguição?…
…
Mas julgando pela tua teoria..
“Por uma vez que seja, admitam que a Microsoft fez um Óptimo trabalho!”
Isto já parece o tipico povinho a falar do Socrates… fez merda atras de merda, depois quando oferece medicamentos aos pensionistas já é o melhor do mundo e talvez ganhe as eleições…
“Aqui ninguém falou mal da Microsoft nem do Windows…”
Tens a certeza? Volta a ler os comentários.
“Não será já isso um bocado mania da perseguição?…”
E que não viesse um entusiasta de outro SO com as suas criticas.
“Mas julgando pela tua teoria..”
Desculpa mas a minha teoria não é essa. Usei o XP durante muito tempo, o Vista durante 3 anos, e actualmente o Win7 também. E não considero “merda” os antigos produtos da Microsoft.
Falando em perseguições…
Eu não sou entusiasta de outro SO..
Sou apologista de um mercado multiplataformas…sem qualquer tipo de monopolização..
É assim que o faço em casa, é assim que gostava que fosse em todo o lado…
Vá, verdade seja dita testei o W7 e não me pareceu nada mal. O motor pareceu-me bom. Só é pena não ter uma uma melhor aparência porque o Explorer com o Aero nalgumas coisas bate o Finder mas tem umas foleirices visuais que não gostei. Só fiquei parvo mas foi a perceber que aquilo nao tinha mail incluido! lol
Oh pá não traz mail e muito mais coisas que o Mac OS traz por causa dos processos antitrust na CE. Sabes bem a guerra que foi a inclusão do IE. A Apple pode fazer o que quer com o seu OS porque ninguém liga.
PS- Vais á net e sacas o Live Suite e já tens mail e messenger.
Não é porque ninguém liga, é porque não tem posição dominante e portanto não pode abusar de uma posição que não tem.
não deturpem a realidade ao gosto para poderem fazer os comentários que querem ..
É a tipica comparação entre Windows e MacOsX
O Windows sofre consequencias porque tem acordos e parcerias com outras marcas.. é o preço a pagar por ser um sistema livre…
O MacOSX é um sistema dedicado, feito para os Mac.. dai poderem fazer o que entenderem… se fosse um sistema livre, multiplataformas, teria igualmente que seguir as regras de monopolio..
Mas mesmo assim tudo o que o MacOsX é totalmente removido… não fica tipo “ocultado” se eu apagar o SAFARI por ex…
Não traz mail???? Bolas…
Primeiro espetam multas à Microsoft porque traz o Internet Explorer, agora queixam-se que não traz mail?
Decidam-se!
Mas mesmo assim, se quiseres mail, basta usares o Windows Live Mail… Disponível e também gratuito.
MC, não é essa a questão. É que pelo que me lembro o mail é das ferramentas internet mais velhas que existe e que quase sempre todo sistema operativo teve integrado. Do WIN95 para a frente sempre esteve presente um cliente mail e ninguem se queixou. Eu passei minutos feito parvo pelos menus à procura do express, do live, de algo. Nem nas opçoes de Install lá o vi. Nao era por falta de espaço que nao está lá. Para ferramenta tão essencial ao menos a indicaçao explicita de que está ausente e dar sugestoes de download ou algo assim.
Desculpem-me estar a fazer esta pergunta que não tem nada a ver com o titulo, alguém me sabe dizer quais as características do hardware dos macs essencialmente o tipo de motherboard. é intel ? que modelo alguém sabe?.
Eu utilizo tanto Windows como Linux, mas à menos de 2 meses fui obrigado a comprar o Windows vista e eu não o queria! Paguei para ter um autocolante debaixo do meu netbook colado a dizer “Windows Vista” quando eu queria apenas comprar um netbook! Estes milhões de Windows 7 vendidos antes de ele sair oficialmente só podem ser licenças OEM vendidas a construtores de PC´s para por nas lojas no dia de estreia! E falarem que as empresas vão comprar Windows 7 também é exagero porque nenhuma empresa que comprou o Windows vista vai ganhar algum proveito em mudar para o vista! Ainda para mais com a crise e corte nas despesas!
Não aceitavas o EULA e recebias o dinheiro do Vista de volta.
Quem não sabe é como quem não vê.
Então explica-lhe como se faz 😉
Já que eles não têm certos modelos disponiveis sem o Windows…
Tiram na hora?…descolam o autocolante e formatam o disco?… pois….
“Quem não sabe é como quem não vê.”
e quem sabe, sabe que não é assim tão facil como se diz.. 😉
Eu pedi à loja para dizer ao fabricante para mandar um netbook sem SO mas eles dizem sempre que não dá! Será que vale a pena ir falar à DECO ou um advogado por causa disto? Estas situações já estão previstas pelos regulamentos das lojas ou fabricantes e só se o Governo Aprovar uma Lei nova é que isso é possível! Dantes até existia netbookes com Linux como os Asus eee e os acer one mas agora parece quem nem esses!
Estou a espera que chegue aqui a versão 30€ para estudantes.
Caso contrário recorro a licença “emprestada” pela universidade.
Nao é por nada mas tudo fala no preço e no final muita dessa gente vai usar uma copia pirata. Eu nao porque a minha copia virá a quando a saida do W7 mas a maior parte do pessoal nao vai gastar nem um tostao… Estarei errado?
é por isso que eu digo que gostava que a M$ fizesse um sistema á prova de pirataria.
Depois íamos ver qual a quota de mercado do windows…
muitos dos defensores do windows usam cópias piratas e depois vêm dizer coisas como “linux é lixo”, gostava de os ver ficar agarrados mais a porra das cópias piratas, era tudo formatado …
Bom ponto de vista…
Se os Mac’s fossem baratos, os computadores sem Windows mais vulgares, e as copias impossiveis… queria mesmo ver se o Windows era assim tão usado e tão “amado” pela grande maioria dos utilizadores…
Queria ver quantos utilizadores iam correr a uma Fnac a fazer fila para comprar o ultimo Windows…
O Windows sobrevive porque teve a sorte e esperteza de a muitos anos atrás virar standard em escolas e trabalhos…é só nisso que lhe dou um grande mérito…
😀 isso é um pouco desviado da verdade, se não vejamos: Os estudantes universitários podem solicitar a sua cópia legal ao abrigo de vários programas de cooperação. Logo não precisam de ter cópias piratas. Os utilizadores que adquirem portáteis e desktops em locais certificados, têm o Windows genuíno. Não necessitam de ter SO’s Windows Piratas. As empresas têm licenças de todas as máquinas (pode e claro que há os que prevaricam, mas acabam mais tarde ou mais cedo por receber a visita da ASoft).
Os utilizadores do Magalhães têm o Windows genuíno, os alunos do e-escolas têm o Windows genuíno, as empresas estatais e escolas têm o Windows genuíno… depois há quem compre o Windows… depois há os outros.
Mesmo assim há muita pirataria, mas há muita mais cópia genuína.
Não te centres apenas na realidade Portuguesa.
Além disso,
quantos e quantos portáteis eram vendidos com XP Home e passavam a Pro …
É verdade que o aumento de vendas de portáteis veio talvez reduzir o número de cópias piratas, porque trazem e licença agarrada, nos desktop a malta fugia mais.
E olha que há muito boa gente a usar em casa as VLK’s do trabalho … teoricamente isso é legal, na prática não é, porque a utilização não está no âmbito da VLK.
e nem falei das máquinas virtuais, isso então é um ninho de cópias ilegais que só visto … 😉
e deviam pagar licença como as outras.
Sei que nos somos um grão pequeno para se poder generalizar, mas isto é apenas um exemplo que vejo muito. Nas empresas é os unicos sitios que vejo Windows originais…(por motivos obvios)
e-escolas, etc.. vejo muita gente com computadores que mais tarde o Windows lhes força a uma instação nova e raramente instalam a que o computador já tras… Arranjam sempre um DVD emprestado (copia) para instalar o Windows Ultimate, e depois vamos ver o selo e é do Windows Vista Home ou do antigo XP…
Quantos e quantos não compram portateis com a Caixa Mágica, porque são os que melhor hardware têm então poupam no SO, não gostam porque conhecem aquela treta de distro e pedem um Windows “emprestado” …?
Já não me lembro mas lembro terem feito umas estatisticas interessantes entre Windows Genuino e Pirata e era assustador… O que vale é que eles têm sempre receita nos computadores vendidos e a bem ou mal todos nós já compramos mais do que um Windows, à vontade…
Agora finalmente é que já se começa a ver um mercado bem mais variado e é isso que finalmente se esperava… total liberdade de escolha ao utilizador… acho que todos os sistemas têm o seu lugar, para preencher os gostos de cada utilizador… Windows sempre haverá, mas cada vez mais ve-se mais Mac’s e pessoal a usar Linux… ha-de chegar a um ponto que os programas serão compativeis em todos os sistemas, sem qualquer monopolio e a guerra dos SO’s deixara de fazer sentido e apenas será um gosto do utilizador…
queria dizer “já não me lembro onde.. lol..”
Claro! Muitas milhoes de pessoas recebem “gratuitamete” via OEM o seu windows nos seus pc e portateis novos! 🙂
…podias dizer antes que são obrigados a comprar! Agora toda a gente usa portáteis que custam muito mais que um desktop e no fim o uso é o mesmo. Fica parado o ano inteiro em cima da secretária e serve apenas para ocupar menos espaço! Num desktop “se não for comprado nos hipers” ainda podemos escolher o SO a comprar!
Só para avisar que quem compre um computador entre 1 de Junho e 31 de Dezembro pode fazer upgrade para o win7 por 24€…
Então supostamente esses não teriam direito ao update gratuito?
Lembro quando comprei a minha treta de ACER, tinha o Vista acabado de sair, e tinha direito a uma copia gratuita… so tinha que preencher um formulário no site da Acer…e eles enviavam-me o DVD para casa… isto por um periodo de tempo limitado.
Os 24€ são despesas de transporte.
Ui.. valentes portes..! 🙂
O Windows pesa assim tanto?..
(Refiro-me ao peso do Correio..)
So me apetece dizer: tanto criticam a microsoft, que ate mete nojo. ALguem comparou a microsoft com o socrates… Tipo, o que e que tem a haver? Tanto um como outro, tal como toda a gente no mundo, falharam. Estes filosofos de bolso julgam-se intelectuais… Coitados.
Uma revisão ortográfica nesse texto seria bem vinda, antes do mesmo ter ido a publicação final. #ficadica
O que tem o texto de especial que mereça este comment? Assim numa primeira análise não vejo nenhum erro. #cucurbita
Com certeza já fizeram a correção.
{}
Eu ainda sou novo neste aspecto até porque so tenho 16 anos, mas eu tenho os três OS mais utilizados (XP, Vista e Seven) e no entanto o que me responde com maior rapidez, qualidade e que pesa menos em todo o hardware é o seven por isso acho que quem quer um OS atualizado e de boa compatibilidade e qualidade o Windows Seven está a frente.
Acho que aquilo deve ser 51 milhoes é de licenças roubadas na net looooool hummmm muito duvidoso comprim.
Em portugal ja vi uma estação televisiva com o windows 7 …. A sic ontem nas eleiçoes.