PplWare Mobile

Receio em comprar um carro a GPL? Não faz sentido ter medo

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Julinho says:

    Sim, O GPL é uma boa alternativa á Gasolina, e em muitos aspectos ao Gasóleo.
    Em termos de segurança, o Gasóleo é indiscutivelmente rei.
    É que a segurança dos 2 é bastante privisivel.
    E se és capaz de prever, és capaz de prevenir.

    O GPL pode ser arrefecido, para ficar a baixas pressão além de reduzir o processo de reacção.
    Hoje em dia são seguros.

  2. Vasco S. says:

    Tenho GPL desde 2004, desde a grande greve dos camionistas, no segundo carro , 0 problemas.
    Fico em estado de choque por que as pessoas não têm carros a GPL, mas cada um sabe de si, as Gasolineiras Agradecem…
    5 em 5 anos gasto 50 € para a manutenção. Mesmo assim em Portugal o preço do GPL é um roubo, pois o gás para Repsol , Galp etc fica ao preço da chuva… É só mesmo a instalação inicial que custa, de resto, só vantagens

    • says:

      Tive vários anos e houveram vários na família. Zero problemas. O meu, ao fim de 35/40 mil kms tinha a instalação paga. E com poupanças na casa dos 40/50%.
      Arrependi-me de largar os GPL.

  3. Yamahia says:

    Se é assim tão bom e tão mais económico, o q raio está lá a fazer o depósito da gasolina?

    • lunatic says:

      Porque por questões técnicas o carro necessita de ser ligado primeiro com gasolina e só depois passa a GPL.

    • Gonçalo says:

      Porque o carro tem de arrancar a gasolina? mas é por isso que passae a ser mau? Meu deus que argumento da treta.
      Mas olhem na realidade é péssimo não comprem quanto menos houver melhor

    • Toni da Adega says:

      +1 compensa mais gasolina a 2€. Combustíveis mais baratos é coisa de pobre.

      • Yamahia says:

        Na verdade e vale para os 3:
        1 e 2-se assim fosse, aos BiFuel bastaria um pequeno depósito a gasolina para dar ao arranque a frio. No entanto não é assim tão simples pq quando se diz que um bifuel “consome apenas 10% a 20% mais GPL”, muitas vezes está-se a olhar apenas para o consumo de GPL e a ignorar os litros de gasolina gastos não só nos arranques a frio, mas tb na fase de aquecimento (e é aqui que um combustão gasta mais) e nas pequenas injeções de proteção (por ex.arrefecimento) e solicitação repentina de potência ( por ex ultrapassagens, subidas a ripar etc) . Se contabilizarem ambos os combustíveis, a vantagem do GPL é menor do que a publicidade faz parecer.
        É evidente que quanto se comuta para o depósito q gasolina, já uma boa quantidade de litros de gasolina foram gastos nestas funções .
        Portanto, quando dizem que áhhh e tal fiz 400 km com o gás e 480 com a gasolina (20%), é mentira. Se não tivesse que andar permanente a ajudar os 50 lts do gás, os 50 litros do depósito a gasolina fariam fácil 700 kms e o gás ficava-se por 350, se tanto, e o carro não andava um caroço.

        3-O GPL só parece extraordinariamente económico porque beneficia de uma carga fiscal (30%) muito inferior à da gasolina(60%) Se tivesse a mesma tributação, a diferença nunca na vida iria compensar. E quando comparado com um bom diesel, nem sempre fica mais barato por km, especialmente em utilização de estrada..

        Mas voltemos à gasolina.
        Os impostos representam 1,10 / 0,85 = 129,4% do preço antes de impostos

        Já no GPL, os impostos representam 0,35 / 0,60 = 58,3% do preço antes de impostos.

        Em Portugal a carga de impostos sobre a gasolina é simplesmente insana. É só isso.

        • Rui says:

          Não fales do que não sabes sff tu nem sequer fases ideia do que estás a falar, há muitas carros que sim consomem sempre um bocadinho de gasolina mas a maioria deles quando passa a GPL é 100% a GPL muito menos passa para gasolina para fazer uma ultrapassagem ahahahah é bacurada atras de bacurada este gajo por exemplos os renault que se vendem a GPL para alem de passarem muito rapido para GPL depois de estar a GPL até podes tirar a gasolina no carro.
          Eu no meu enchi o deposito de gasolina há mais de 2 anos
          Não fales do que não sabes só te fica mal

        • Gonçalo says:

          “O GPL só parece extraordinariamente económico” não parece É, o motivo pouco me importa até podia ser pelo tio patinhas

        • PTO says:

          Os carros modernos a GPL não utilizam gasolina para ajudar o GPL em nenhuma fase, a não ser para arrancar e circular até o motor aquecer, o que é um minuto ou dois.

          Além disso dizes outra asneira que é do carro não andar um caroço a GPL. A verdade é que quando o carro anda a GPL tem mais potência pelo simples facto de que o GPL tem um valor de octanas superior ao da gasolina.

          Os novos Sandero de 2026 só debitam os 120cv a usar GPL, se estiverem a usar gasolina não dão mais de 115cv.

          Tens de ler mais, pois tens muitos preconceitos baseados em conhecimentos totalmente errados.

    • rui says:

      para lubrificar as valvulas…. os empilhadores das fabricas nao tem deposito de gasolina… podes comprar um para ir para o algarve a fundo…

  4. rui says:

    Eu ja tive 6 carros a GPL desde 2006 ate agora… foi a melhor coisa que fiz ate porque dobra a autonomia em caso de viagem…. o carro arranca a gasolina para lubrificar as valvulas… quem nao meter lubrificante automatico convem de 100 em 100 km mudar para gasolina 1 minuto…. e usar 98 com aditivo porque perde menos qualidade

  5. Sintronics says:

    Para GPL alguns teem um depósito Flashlube, lubrificante para as válvulas, creio eu…..

  6. PTO says:

    Não existe nenhuma perda de potência ao usar GPL, é exatamente o contrário. Um carro que esteja a utilizar GPL tem mais potência do que se estiver a usar gasolina.

    O GPL possui um índice de octanas muito superior (cerca de 102 a 110 RON) ao da gasolina comercial de 95 RON.

    Por isso é que, por exemplo, os sandero de 2026 só debitam os 120cv (197 Nm) se estiverem a usar GPL, se estiverem a usar gasolina só debitam 115cv (190 Nm).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.