Windows 10: Bug reduz autonomia das baterias em 10%
Bug reduz em 10% a capacidade da bateria
A poucos dias do lançamento oficial da versão do Windows 10, a Microsoft ainda tem alguns problemas por resolver. Segundo alguns testes realizados com a última build, existe um bug que reduz a autonomia das baterias em cerca de 10%. O bug só é verificado em determinados equipamentos com chipset Intel.
A autonomia é um dos problemas que afecta a grande maioria dos dispositivos que requer uma bateria como fonte de energia. Apesar de ser um sistema “novo”, foi detectado um problema no Windows 10 que reduz a autonomia das baterias em cerca de 10%. Segundo as informações, este bug só afecta equipamentos com chipset Intel.
A Microsoft e a Intel estão já a trabalhar na resolução do problema. Segundo a Intel, depois de resolvido o bug, a autonomia com o Windows 10 será semelhante à do Windows 8.
Intel and Microsoft are working to optimize drivers for battery performance on Windows 10 across Intel platforms. While we are working on technical optimizations, we have seen very minor hits to battery life but even the upper end of what we have seen is below 10 percent. Do know that we expect battery life on Windows 10 systems to be nearly the same as on Windows 8.1 systems once the final Windows 10 drivers have been updated and released.
Sabe-se ainda que há outras empresas como a HP, Lenovo, Acer, Dell que estão já a optimizar o Windows 10 para o seu hardware.
E a Cortana também consome muita energia?
Alguns fabricantes têm vindo a alertar para o facto da Cortana influenciar negativamente também a autonomia das baterias. A Microsoft ainda não se pronunciou sobre tal facto mas, ao que se sabe, a Cortana funciona em segundo plano e apenas necessita de alguns recursos quando o utilizador invoca a função “Hey Cortana”.
Pelos testes realizados com um PC com um Intel Core i5, o consumo de memória RAM deste processo é cerca de 1 MB e a utilização do CPU é quase nula. Quando a função “Hey Cortana” é activada, a utilização do CPU sobre para os 6%.
Este artigo tem mais de um ano
É pôr uma opção para desativar o hey cortana quando a func com bateria e solved mai nda!
Espero é que permitam desactivar a Cortana. Não tenho o PC ligado à internet, por defeito. Só o ligo quando preciso de navegar. Por isso, funções online não me servem para nada… a não ser ocupar espaço e consumir recursos.
Se vais usar a versão pt-PT, nem sequer está ainda disponível em Protugal. Mas sim, dá para estar desativar, até porque só aceitas os termos de utilização da Cortana se quiseres.
estar desativada*
século 20
“we expect battery life on Windows 10 systems to be nearly the same as on Windows 8.1” – Esperam que a autonomia seja próxima ao do Win8.1… Ou seja: não será igual e muito menos superior ao Win8.1. Excelente, Mike…. 🙁
Para mim tem sido uma desilusão, completa. Era isto que seria superior ao 8.1? Afinal a “Charm Bar” lateral dá imenso jeito é mais simples encostar ao lado esquerdo para desligar. Não se pode ter o menu “modern” sem estar “espetado e ainda por cima com navegação vertical em vez de horizontal em ambiente própria não ser que seja um tablet. Um Pc , mais antigo que tenho onde o W7 e o 8.1 corriam bem, agora com este, arrasta-se e não tem o “drive” para gráficas abaixo da série ATI RAdeon 6000, como tenho uma da série 4000, estou com a resolução aldrabada e já fiz de tudo para colocar na ordem (não adianta fica o ecrã negro). Se isto é evolução SÓ porque tem o menu iniciar relativamente parecido com o clássico, para mim foi um desgosto. Vou voltar para o W8.1, sem dúvida o melhor, mais rápido e fluido à espera de melhores dias.
Há vários controladores “driver” (e näo “drive”) que só iräo estar disponíveis na versäo final do W10 e alguns estaräo na página do fabricante (ATI) e/ou na central da Microsoft. Alguns exemplos säo vários tablet com chip Intel que muitas funcöes näo funcionam, e só estaräo disponíveis quando sair o W10 final esta semana (muitos drivers estäo online na Microsoft, e ainda nem sequer a Intel/Fabricantes têm uma versäo em ficheiro descarregável).
Daí que estares desiludido com uma versäo NÄO FINAL… é o mesmo que dares a opiniäo sobre um carro ainda näo de série, antes dele ser posto à venda.
Continuo a dizer: O teu PC funciona bem sem o Win10? Então não estragues!
O Joselito ainda deve ter saudades do Win 3.11
heheh
Para Serie HD 5000 há drivers até no próprio site da AMD para o Windows 10. Por isso é abaixo de 5000. Mas estavas a espera de milagres??? De qualquer das maneiras, tenho PCs, um que rodava de origem o Vista, outro o 7 e ainda um o 8, e correm lindamente o 10. Será que o teu problema é mesmo o SO???
Não há para as séries 4000. Funcionam no w8.1, mas não no 10. Também usei todos os drives que encontrei e fiquei com resolução de um drive da intel, nesse pc com grafica mais antiga não vale a pena. Irá tal como eu ter que esperar.
Também não disse que havia no site oficial para HD 4000 series…. simplesmente estava a corrigir que drivers das gráficas AMD, para Windows 10, há até a HD 5000 series e não até HD 6000.
Mas já experimentaram os drivers modificado (AMD Catalyst 15.7, para Windows 10) http://leshcatlabs.net/ ???
Segundo eles:
ATI Radeon HD 3100 Graphics
ATI Radeon HD 3200 Graphics
ATI Radeon HD 3400 Series
ATI Radeon HD 3430
ATI Radeon HD 3650
ATI Radeon HD 3670
ATI Radeon HD 3850
ATI Radeon HD 3870
ATI Radeon HD 4100
ATI Radeon HD 4200 Series
ATI Radeon HD 4300 Series
ATI Radeon HD 4300/4500 Series
ATI Radeon HD 4500/5100 Series
ATI Radeon HD 4650
ATI Radeon HD 4670
ATI Radeon HD 4830
ATI Radeon HD 4850
ATI Radeon HD 4860
ATI Radeon HD 4870
As pessoas nunca estão satisfeitas…
Com o 8.1 estou muito satisfeito. Tanto que nesse no pc mais antigo tinha- o instalado. Mas tenho problemas com o 10. A interface é para mim mais confusa. Habituei-me bem à suavidade e opções do w8.1. Há quem ache o contrario. Mas eu instalei o 10 por que só lia maravilhas e estou a ver que não é assim, o pc ” aguenta” o w8.1, mas não o 10.
Quando sair a versão final… experimenta!!!
Mais os outros bugs que faltam descobrir… ahahahah. Coitados destes users.
Pois faltam… alias, até irão descobrir vários bugs nos próximas semanas, anos, décadas, etc…
E curiosamente, não vai ser só no Windows… nos outros SOs também vai acontecer o mesmo.