Windows 10, porque razão usou a Microsoft este nome?
A chegada do Windows 10 esta semana veio abrir as portas a todos os que tanto esperaram pelas novidades da Microsoft. Se a maioria delas era já conhecida, algumas surgiram como novidades.
Mas a maior das novidades, e que apanhou todos de surpresa foi a mudança do nome do Windows. Todos esperavam que esta versão seguisse a mesma linha de numeração e a Microsoft mudou, saltando o 9 e passando para o 10.
Mas qual terá sido a verdadeira razão pela qual o nome mudou? De acordo com um utilizador do Reddit este poderá ser um simples problema técnico.
A mudança de nome do Windows não foi justificada pela Microsoft no evento da sua apresentação e o nome Windows 10 surgiu de forma natural e sem qualquer problema para a equipa de Joe Belfiore.
A teoria que justifica esta mudança de numeração do Windows foi apresentada pelo utilizador Cranbourne do Reddit. Segundo Cranbourne o problema estará numa simples e muito antiga forma de validação da versão do Windows.
Cranbourne identificou-se como um programador da Microsoft e mostrou iria surgir um grave problema caso o Windows adoptasse a numeração esperada, o 9.
O problema está numa rotina de verificação criada há alguns anos, na altura em que estavam apenas disponíveis o Windows 95 e o 98.
Esta verificação assentava na pergunta ao sistema pela versão do Windows que estava a ser usada, sendo obtida uma resposta, Windows 9, que na altura se julgava ser suficiente e que no futuro não traria problemas.
A verdade é que se a nova versão do Windows tivesse adoptado esse nome vários programas poderiam ter problemas ao ser executados pois seriam associados a versões já descontinuadas do Windows.
if(version.StartsWith("Windows 9")) { /* 95 and 98 */ } else { |
Claro que existem várias outras formas de fazer esta validação, a maioria correcta e sem depender de artifícios. O problema mesmo está na disseminação que esta função teve e que ainda hoje esta presente em muito software ainda em utilização.
Ao não ter uma forma de contornar o problema, a Microsoft optou por mudar simplesmente o nome do Windows, saltando a versão 9 e assumindo a versão 10.
Claro que é apenas pura especulação e não existe qualquer confirmação oficial, mas não deixa de ser caricata a razão para esta mudança de nome e a solução arranjada pela Microsoft.
A Microsoft não comentou esta hipótese apresentada no Reddit para a mudança de nome no Windows, mas indicou que a mudança de nome se deve à evolução e ao salto qualitativo que esta nova versão traz.
Terá sido esta a verdadeira razão para a mudança de nome do Windows?
Este artigo tem mais de um ano
Microsoft amigos
Quando chegar ao 20 vai passar para o 30
Quando vai estar desponivel para por no pc ?
Já tinha lido essa “explicação” em outro site e parece-me bastante plausível.Para que se vai “complicar” ou arranjar um problema em algo de resolução fácil?? Para o utilizador não faz qualquer diferença que a versão do SO de chame “Rita” ou “Etelvina”…é preciso é que funcione e tenha qualidade.
O verdadeiro motivo…
xD
http://9gag.com/gag/a5NMrRV
finalmente explicado 🙂
nah, a verdadeira razão é esta:
https://www.youtube.com/watch?v=QRyIJ221tZg
Incrível como uma piada já não sei quantas vezes descredibilizada continua a ser usada constantemente …
(Tenho sentido de humor e sei que foi uma piada, mas detesto ver mentiras a se tornarem verdades devido ao número de vezes que são repetidas)
Exacto… comparar um Vista ou um Me ao 8… é mesmo de quem não percebe muito disto.
E infelizmente, o 8 tornou-se mau… por causa disto (mentira dita várias vezes torna-se verdade), apesar de não o ser! 🙂
É um caso de onde mentir, mentir sempre ate ser verdade se tornou a realidade! Um grande S.O. como o W8, melhor como o 8.1, “estragado” por meia dúzia de cromos cujo grande defeito que apontavam era um menu iniciar, que raramente usavam e sempre esteve lá! Nunca perdeu funções, pelo contrario, é um dos sistemas operativos mais ricos e completos de sempre.
Questões de usabilidade/design/gostos à parte, o 8/8.1 under the hood é o melhor que a MS já apresentou na minha opinião (risos ao fundo da sala).
Engraçado é também verificar como nessas imagens do bom/mau ora saltam um ou outro, ora consideram o 2000 mau, etc …
Relativamente ao nome, pessoalmente gostaria mais de ter visto “Windows” apenas ou “Windows One”.
O windows 98 bom bom, foi mesmo o Windows 98 SE (o original era muito instável.. e o suporte para drives USB/DVD era reduzido).
O windows 2000 era mais destinado a empresas, para servidores.
O Windows Me (ou Millenium) foi um dos primeiros fiascos na história da Microsoft.
O win XP todos o conhecemos e quase todos o amamos.
O Vista foi um dos maiores fiascos da História de SO’s da Microsoft a par do windows millenium (ME) Tendo Balmer afirmado que o VISTA foi o seu maior arrependimento.
O Windows 7 quase que se comparava ao Windows 98SE e ao windows XP, com grandes mudanças, excelente suporte, muito boa estabilidade.
Windows 8 até está bom, razoávelmente bom.. O 8.1 resolveu alguns problemas e trouxe outros, não muito importantes, mas longe de ser um SO perfeito, ainda assim, na minha opinião fica atrás do Windows 7, em termos se usabilidade. Na rapidez e estabilidade, é o melhor até agora.
O windows 9 é um fantasma.
O Windows 10 vamos a ver o que a Microsoft nos trás. Será um Vista
talvez não se considerar-mos o Windows 8.1 como um SO independente 😉
Na conferencia não foi o motivo apresentado… mas pode este ter sido um a adicionar…
Trata-se de uma questão existencial relevante.
Por mim acho que foi
– seguindo a numeração da série – “naaine” fica muito nasalado
– seguindo a numenação do ano – “fif-teen” também.
“Ten” é mais curto e um número redondo e de que toda a gente gosta.
O OS ia ser o mesmo, quero la saber se nayneiiinn! é muito nasal, até se podia chamar Pi, quero é os virus e o adware dali para fora.
Se não queres vírus nem adware tem cuidado com o que fazes e por onde andas que isso já não te acontece.
Será que alguém acredita nesta treta? Rica notícia…
Acho que não será por ai.
Se vermos bem a forma como a microsoft tem lancçado os seus SO e atualizações vemos que houve service pack para corrigir falas ou adicionar funcionalidades e o windows 8.1 não foi apenas mais um update, o windows 8.1 veio alterar muita coisa que estava mal ou que falatava no windows 8.
Por isso na minha opinião o windows 9 foi o nome de código do windows 8.1 pk ficava muito mal para a MS lancar um “novo” sistema operativo meses depois do windows 8.
Para mim esta é a razão de um windows 10
Não me acredito.
Repara nas builds criadas para o Windows:
Product progression[edit]
Original line[edit]
Windows 1.0
Windows 2.0
Windows 2.1 (Windows/286 and Windows/386)
Windows 3.0
Windows 3.1 (with a respective Windows for Workgroups release)
Windows 3.11 (also with a respective Windows for Workgroups release)
Windows 3.2 (a minor update to 3.1 for Simplified Chinese support)
Windows 9x[edit]
Windows 95 (version 4.0)
Windows 98 and Windows 98 SE (version 4.1)
Windows ME (version 4.9)
Windows NT[edit]
Windows NT 3.1
Windows NT 3.5
Windows NT 3.51
Windows NT 4.0
Windows 2000 (NT version 5.0)
Windows XP and Windows Fundamentals for Legacy PCs (NT version 5.1)
Windows Server 2003 and Windows XP Professional x64 Edition (NT version 5.2)
Windows Vista and Windows Server 2008 (NT version 6.0)
Windows 7 and Windows Server 2008 R2 (NT version 6.1)
Windows 8, Windows RT and Windows Server 2012 (NT version 6.2)[35]
Windows 8.1, Windows RT 8.1, and Windows Server 2012 R2 (NT version 6.3)
Windows 10 (NT version 6.4)
Repara nas versões NT e a versão que foi…
Não me acredito que tenha sido sem mais nem porquê.
Cheira-me que estavam a planear alguma coisa para o próximo windows e saiu falhada…
Aposto que se correr tudo bem com o win10 a Microsoft vá lançando uns patches, uns Service Packs e até um Windows 10.x até ao próximo nr.
A Microsoft queria revolucionar com o vista e siu-se mal, não vemos até agora a Microsoft a dizer que quer revolucionar com o 10. Vai parecer mais um updare ao 8 que outra coisa.
Provavelmnente estão em segredo, a seguir os trabalhos do que seria o windows 9, passando para o 11 e quiçá, revolucionando ou tentando o SO.
A ver vamos.
P.S.:
retirado da wikipedia.
Se isto fosse verdade, a próxima versão do Windows, teria de ser a 20. É que, a mesma função que agora iria devolver “9” e levar à confusão com o Win 95/98, devolveria “1” para uma versão 11, o que provocaria confusão com o Win 10. O problema teria sido adiado por uma versão apenas. Pessoalmente, não acredito nesta explicação.
Eu na implementação de software tive um problema similar. Tinha a versão 2 e versão 2.1. Numa determinada funcionalidade precisei de saber se era alguma dessas versões. Utilizei esta tecnica. inicialmente estava reticente, por causa exatamente deste problema. Mas depois segui em frente porque só teria este problema na versão 20.
Qualquer programador que se prese não irá implementar código utilizando esta tecnica agora, pois sabe que correrá um risco grande num futuro proximo. Pode não ter sido esta a razão (acredito que não), mas efectivamente isto era um problema
Ninguém nos dias de hoje vai usar aquela rotina de verificação nos dias de hoje…
Ups, tem uns “dias de hoje” a mais… 😀
A verdadeira razão é esta: 7 8 9
Só os fortes entenderão!
Supernatural?
Because seven eight (ate) nine!
Porque ha de haver motivos?! sim este ‘e um motive plausivel, mas a MS nao tem que dar motivos a ninguem! Ela tem e pode usar o nome que ela quiser! Claro tendo em conta que nao atrapalha os outros como moogle e outros! Quando o android selecciona nomes de chocolates e por ai para o android ninguem briga, agora quando ‘e windows, tem que ter opcao para escolher o browser que quer, tem que dar explicacao porque uso aquele nome e nao aquele…
E versão mobile também será Windows Phone 10 e não 9.
Eles no stream dizeram que era porque queriam chamar-lo Windows One (como a xbox) mas o windows 1 já estava registrado pelo Bill Gates.
também há outros a chamar o sistema operativo de feminino como no mundo Linux.
Ja são muitas as razoes apresentadas. O 9 (nine) é tipo uma negação e o nr é curvo e retraido. A Apple vai no OS X (10) assim com o 10 a Ms nao fica atras…. É o primeiro OS a funcionar em todas as plataformas (1 primeiro + 0 universo)…..
Até já estava a achar estranho ainda não haver nenhum funboy da apple a fazer comentários deste género…
Ja’ o testei…basicamente:
Windows 10 = Windows 8.2
…e nao digo mais nada.
Não é bem assim 🙂
http://www.wpcentral.com/windows-81-update-2-references-found-windows-10-technical-preview
já fiz o mesmo e cheguei à mesma conclusão
A palavra preview diz-te alguma coisa? Espera é pelo W10 para Windows Phone… Isso e que será grande, ainda maior junto ao W10 desktop.
realmente parecem iguais…até se usar. Depois vemos que há muitas diferenças. até sombras tem 🙂 e finalmente podemos usar bem as metro apps……tudo é diferente para melhor.
Primeiro deixem se de conversa fiada, quando estão com elas na cama voces por acaso perguntam lhes o nome ? SO interessa fazer upgrades e se possivel que fique melhor.
A verdadeira razão para a mudança foi o mercado alemão. Windows? NEIN!
9 em alemao nao ‘e nein lol nem nada a ver mas sim percebi o que tentaste dizer xD,’e 9 = neun
Parece que nao percebeste, o nein e para nao pois se reparares ha uma pergunta antes. Windows? Nein (nao)! 😉
Realmente não me interessa o numero de janelas que o prédio tem, desde que não tenha de pagar mais por isso… O que eu acho mal é termos de comprar um PC com Win Instalado! (e pagar por isso). Há mais SO,s. Cada um deveria ser livre de o poder escolher.
O mesmo digo dos smartphones com android, queria comprar um modelo mas pronto la tem o bugdroid tambem queria instalar o que eu queria mas o telemovel ‘e vendido com o que eles querem portanto…
Não entendi lá muito bem o post (sou estúpido por natureza) mas em termos de smarts as escolhas podem recair em Android, Windows Phone e iCasadaFruta (deixande de parte outros SO’s mobile antigos). E quer no Android, quer no WP, instalo o que existe disponível para qualquer desses sistemas. Não vejo qual a dificuldade…
Para a microsoft é um baralha e dá o mesmo…
é só filosofos….não percebem nada disto.
Nem nome nem o SO não interessam nada, só têm é quer ser rapidos, funcionais e com o maximo de compatibildade. Os outros programas é que interessam realmente, OFFICE, AUTOCAD, CS5, PHC, …etc, etc, etc, dependendo das areas de trabalho. Por mim até podiam correr sobre o velhinho DOS.
Felizmente uso OSX 😉 Depois piada, desconfio que alguns acharão de mau gosto, acredito que a alteração da nomenclatura da versão pode mesmo ter a explicação descrita no artigo… porque não mitigar desde o início potenciais problemas?!
Para os que não gostaram da piadola inicial cumpre-me complementar que também uso o Windows 7, 8, 8.1, 2003, 2008 e 2012 frequentemente (em VM) e que lhes reconheço muitos méritos.
Se a verdadeira razão for o problema do nome entao poderiam ter optado por “Windows Nine”.
🙂
Problem solved and the same number there xD
será que vai dar para remover o “famoso” start menu?
a microsoft tem 10 dispositivos em que vai implementar o novo windows, dai a chamar-se windows 10.
Isto é uma justificação cheia de ignorância.
Windows … é o nome dos sistemas operativos e não as versões…
As versões são estas:
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/ms724832(v=vs.85).aspx
Já era de estranhar não existir polémica, mas a meu ver, ainda bem que há. Esse era o ponto principal da MS por o 10 na boca do mundo e conseguiu de forma um pouco controversa mas conseguiu. Muitos podem achar estranho mas eu pessoalmente não acho, era previsível que o próximo Windows fosse o 10. Porquê?
Pois bem, teoricamente o 8.1 é um update, mas no entanto praticamente é um OS por si só. A MS disse publicamente que iam evitar o uso da palavra “upgrade” com o 8.1 e que defendia a política de que o 8.1 fazia parte da família do 8. No entanto quem percebe mais um bocadinho da coisa, pôde e pode verificar que o 8 e o 8.1 são bem diferentes. Tanto a nível de programação, como a nível de estrutura. Se pensarem bem, faz sentido um update receber um update? Eu não acho, melhor faz sentido o 8.1 ter tantas versões como o 8? Enterprise, Pro etc? Também não e muito menos faz sentido que algumas versões do 8 como o enterprise tenha que proceder à instalação do 8.1 de raiz e não por update.
Portanto….que a MS pretenda que não se passou nada com o 8 e que o 8.1 foi um update essencial é uma coisa, mas para muita gente e para mim também, o 8.1 é o nono Windows da MS seguido dos ultimos updates (e mais virão). Mas como já pude ler e bem, o nome pouco importa, se for um 8.1 ainda melhor, que venha ele que me vai fazer muita companhia. Cumps
O windows ( foi uma boa opção da parte deles eu gosto bastante, Espero que o 10 esteja ainda melhor…
7 8 9 = 10
Because 7 (Hate) Nine.
windows 10