Wikipedia pronta para receber vídeos
É do conhecimento comum, que a Wikipedia é hoje um centro de informação privilegiada. É um onde muitos recorrem para dominar o conhecimento, tudo isto de forma gratuita ao alcance de um clique. Uma das poucas criticas que lhe faço, é a não permissão para agregar vídeo às preciosas informações que disponibiliza, sou acérrimo adepto do adágio popular "uma imagem vale por mil palavras".
Mas essa pequena mácula da estrutura da Wikipedia estará por dias. Supostamente, dentro de 3 meses aparecerá a opção "Add Media" nas páginas da Wikipedia. Poderá ser aqui adicionado uma série de vídeos que ajudarão a complementar a informação prestada. Será um incentivo a que se escreva mais na enciclopédia mundial, visto as entradas de informação, estarem a cair no número.
Numa primeira fase, apenas poderão ser colocados os vídeos que a Wikipedia seleccionou e disponibilizará para uso, no entanto está prometida para uma fase mais madura a inserção de vídeos que o editor de determinado artigo ache pertinente colocar.
Os vídeos que a Wikipedia disponibilizará, serão os que existem no "Internet Archive", que aloja uns 200 mil vídeos de entrevistas e documentários. Além desta fonte, os responsáveis da Wikipedia, deverão contar com o material da Wikimedia Commons e de um serviços de terceiros a Metavid.
Pessoalmente e tendo em conta o que de melhor se faz no âmbito informativo, a não utilização do suporte de imagens são passos para trás e afasta o utilizador. Os mais modernos serviços informativos não dispensam o vídeo, ampliando tanto o canal informativo como o canal publicitário, motivo tantas vezes apontado para a subsistência da Wikipedia.
Fonte: Technology Review
Este artigo tem mais de um ano
Cada vez mais as pessoas gostam de ir buscar informacao à wikipedia mas cada vez menos gostam de a corrigir ou adicionar novos conteudos…
Por acaso é verdade. Já eu no meu 1º ano de faculdade ia lá buscar conteúdos mas gostava de corrigir e adicionar novas páginas. Hoje em dia só tenho tempo mesmo de ir lá, e vou logo à inglesa por estar mais completa. É pena, quando tenha tempo talvez volte à wiki tuga dar uma ajudinha.
O vídeo é bom, e a imagem vale por mil palavras, sim senhor. Mas quando ao conceito wiki, de corrigir o já existente, não é fácil corrigir um vídeo que tenha uma imprecisão. De qualquer forma, não sou contra a ideia, obviamente.
É mesmo necessário os artigos do pplware terem um inicio dramático??
antonio… “inicio dramático”? Sim é segunda feira de manhã mas…
Uma segunda-feira de manhã após fim de semana terrivelmente quente… é muito difícil 😀 eu diria mais, é dramático!
Boa semana meu caro 😀
lol….(lol não dramático). É impossível agradar a gregos, troianos, romanos, barbaros,visigodos e celtas…não é? Nao vejo onde está o dramatismo do artigo, nem no fim nem no principo. Segunda-feira de manhã é dramático para alguns…Boa semana para todos.
Ah, o fim-de-semana… Essa palavra proibida à 2ª-feira… 🙂
Quanto drama 😀
Como se chamava a enciclopédia online criada pelo Google, com artigos escritos em grande parte por especialistas, e que iria fazer esquecer a Wikipedia ?
Foi ao contrário.
A questão passa sempre pelos mesmos factores: quantidade, qualidade e divulgação. O Google poderá tentar mas não será numa década que o conseguirá.
A Wikipedia é hoje um centro de informação amplamente utilizado pelo mundo estudantil e por muitos dos cibernautas que procuram conteúdos na Internet.
Nisso a Wikipédia está muito atrasada. Mesmo que não fosse um suporte de raiz para a divulgação de audiovisual, existem já várias extensões que permitem embutir a partir de variados sites, como o Youtube.
Alias, até nisso a http://www.forumscp.com/wiki vai mais avançada 😀
Sobre a wikipédia há muito que ler no The Register – http://www.theregister.co.uk/
e no The Inquirer – http://www.theinquirer.net/
É bem =)
Já o wiki how-to tem vídeos e realmente faz diferença!