Wikipédia desenvolve ferramenta de voz
Seja para trabalho, escola ou para informações rápidas, todos nós já usamos uma das maiores fontes de informação livre online, a Wikipédia.
Recentemente, a enciclopédia online anunciou que estar a trabalhar numa ferramenta de voz para facilitar o acesso a pessoas invisuais.
A Wikipédia é hoje considerada uma das principais fontes de informação open source ao nível mundial, sendo visitada mensalmente por 500 milhões de utilizadores.
25% dos utilizadores da Wikipédia usarão ferramenta de voz
Mas, de acordo com um estudo da PTS, financiadora do projecto, 25% dos utilizadores da Wikipédia, perto de 125 milhões de visitantes mensais, necessitam ou preferem usar uma ferramenta de voz para aceder à informação.
Defendendo que a informação é um direito global e apercebendo-se desta necessidade dos seus leitores, em conjunto com a KTH Royal Institute of Technology da Suécia, a gigante de informação está a desenvolver uma ferramenta open source de voz, de forma ditar a informação presente na sua plataforma. A ferramenta, com lançamento previsto em 2017, contará inicialmente com três línguas: Inglês, Sueco e Árabe, sendo posteriormente alargada para 280 idiomas.
Leia também: Faça download de todo o conteúdo da Wikipédia
Esta plataforma será optimizada para a Wikipédia, mas estará também disponível para outros sites baseados em MediaWiki. Mantendo a sua política open-source, a ferramenta estará disponível para todos gratuitamente, seguindo os termos da Wikipedia commons.
Com esta ação, a Wikipédia prepara-se para, realmente, levar a informação a todas as pessoas, não se esquecendo das pessoas invisuais ou com problemas de visão.
Este artigo tem mais de um ano
Hora cá está mais uma palhaçada daquelas que só os leigos entendem!
As Pessoas que se dizem perfeitinhas e normais e que gostam de fazer de vez em quando umas boas acções, tal como mandava o outro senhor “António”, adoram perder tempo e dinheiro com mariquices que em boa verdade não beneficiam nada nem ninguém. Vamos lá então desmitificar esta cegada:
Como vão então os deficientes visuais aceder a esta funcionalidade? Vão pela mãozinha da mamã? Ou do papá? Desculpem! Não irão faltar mecenas disponíveis para mostrarem à humanidade que são bonzinhos e que ajudaram o ceguinho a aceder à aplicação que lê os conteúdos.
Desculpem a minha ironia, mas tudo isto é simplesmente ridículo. As pessoas portadoras de cegueira já dispõem de aplicações com as funcionalidades suficientes para aceder à informação digital.
Penso que a grande preocupação que deveriam ter, o que deveria preocupar mesmo aqueles que realmente querem ser os falsos mecenas da sociedade, era torna as aplicações já existentes mais baratas e acessíveis ao bolso de todos.
Pobres hipócritas….