Webtorrent – Uma nova forma de “sacar” torrents
O protocolo Bitorrent é sem dúvida um dos mais populares no segmento dos torrents mas, quando se fala em streaming este protocolo perde predominância. Feross Aboukhadijeh, da Stanford University disponibilizou recentemente o WebTorrent que já despertou inclusive o interesse da Netflix.
Vamos saber como funciona!
Mas afinal o que é o Webtorrent?
Na prática o Webtorrent é um cliente BitTorrent para a Web. Em vez de ser usado com um cliente standalone, o Webtorrent permite que os utilizadores partilhem de imediato os conteúdos, sem a necessidade de instalar ou configurar qualquer aplicação. Este cliente Web é totalmente escrito em JavaScript e usa o protocolo WebRTC para garantir o transporte de dados fiável peer-to-peer.
WebTorrent is the first torrent client built for the web. It’s written completely in JavaScript – the language of the web – and uses WebRTC for true peer-to-peer transport. No browser plugin, extension, or installation is required
Sendo um cliente que funciona através da Web, os utilizadores podem facilmente embeber o código numa webpage. Ver aqui os procedimentos. Ao arrastar o conteúdo a partilhar para a página é de imediato criado o torrent.
Para quem pretender experimentar já o Webtorrent pode fazê-lo através do site instant.io. Basicamente o utilizador só tem de arrastar para a página o conteúdo que pretende partilhar e passar o link, Magnet URI ou .torrent a quem o pretender descarregar.
De salientar ainda que o torrent que é criado pelo "serviço" pode ser usado em qualquer cliente bitorrent tradicional (ex. utorrent). Melhor que ler sobre o Webtorrent é experimentá-lo pois certamente vão ficar surpreendidos tal como nós.
Este artigo tem mais de um ano
Não entendo qual a sua funcionalidade… A não ser nos casos em que não estamos no nosso pc e queremos sacar qualquer coisa ai fica mais pratica. Vou experimentar e depois deixo o meu feedback
Acabaste de explicar… Tudo na informática evolui no sentido de ficar ou mais rápido, ou mais eficiente ou mais prático.
Ou, nos últimos anos, uma melhoria no papel para vender, que na prática não tem uso ou finalidade.
“Tudo” é uma palavra muito forte, mas a ideia está lá 😉
Várias mesmo… desde deixar de ser necessário ter um programa dedicado para torrents, a poder-se aplicar a tecnologia a streaming sem necessidade de plugins adicionais (daí o interesse da netflix).
Tem muita utilidade e é fácil de perceber.
O Youtube, Netflix ou qualquer outra página que faça streaming, poderá disponibilizar os vídeos e os clientes, em vez de os descarregarem dos seus servidores, começam a descarregá-los de outros clientes que estejam por perto.
Tudo isto sem instalar software e dentro da página web. Quem utiliza nem se aperceberá do que está a acontecer.
Mais fácil que isto :)…Não conheço
Bem resumido, contudo não acho piada a usarem o meu upload, e quero ver que consequências trás para a malta que possui contractos com ISPs simpáticos que fazem traffic shapping ao cheirar o mínimo pacote torrent.
Parece interessante
Vou experimentar
Não consigo testar, depois de introduzir o hash, o log indica “Downloading torrent from F6ED96EA43C3523A5BBB6318C7EFACC7CDC0E3D3” mas não acontece nada, mesmo após vários minutos de espera… :/ bummer
Não consigo testar, após colocar o hash, o log indica “Downloading torrent from F6ED96EA43C3523A5BBB6318C7EFACC7CDC0E3D3” mas não acontece nada, mesmo após esperar vários minutos… :/ bummer
Experimentei um ficheiro com 5GB.
A velocidade de DL depende da velocidade de Upload do emissor do ficheiro e o browser tem de se manter ligado na página para fazer o upload.
É uma alternativa para ficheiros grandes.
para quem n sabe, foi feito por este rapaz: http://feross.org/
k teve no ano passado na SINFO
Nice, ele fez umas cenas interessantes.
o strem.io que uma copia do popcorntime também usa um protocolo muito parecido e na pratica até parece a ser melhor que este
a iniciar o filme demora muito pouco 5, 10 segundos (dependendo com computador e da net) e a saltar na time line é quase instantaneo..
Querias… isso depende dos peers que tens na altura, tal como aqui. E não é um protocolo “muito parecido”, é exactamente o mesmo, só que ao contrário do popcorn não é um client dedicado, pode ser incorporado numa página web sem necessidade de mais nenhum software.
Não há ciência alguma no popcorn, é somente uma questão de fazer download dos pacotes iniciais e finais primeiro e depois fazer download dos pacotes sequencialmente a partir do ponto onde se está a ver, o mesmo pode ser replicado por qualquer client. Aliás, o popcorn não foi o primeiro a fazer algo do genero, o Vuze fazia muito antes do popcorn, e tiveste o Joost como pioneiro nos serviços de P2PTV (há quase 10 anos atrás). A diferença entre esses todos e esta solução agora apresentada é que esta solução não necessita de um client dedicado ou de plugins.
se os protocolos sao parecidos ou se sao o mesmo nao sei, agora se depende dos peers, não, nao tem nada a ver, porque se é híbrido tanto faz se tem peers ou nao porque vai fazer stream na mesma por um servidor qualquer e só depois vai se utilizar dos peers para completar
o 2º paragrafo já tem coisas as mais..
Parece muito com o stremio.
Mas isso dos torrents por WebRTC ja tinha sido feito a uns meses atras.
bem semelhante ao stremio.io, rapido, intuitivo, para aplicacoes grandes realmente vale a pena, filmes por enquanto, como eu nao vi a parte que incluiu ou posso unir uma legenda, ficou a desejar nesse requisito
O interesse da Netflix deve ser comprá-lo para evitar que os conteúdos disponibilizados por eles sejam pirateados.
pena n ter um addon para subtitles!!
mas ta fx!!!
Não sei como vai ser quando formos a uma página qualquer aparentemente legal e isto estiver a correr por trás da página sem nos apercebermos, que consequências legais vai ter ao partilharmos alguma coisa (possivelmente com direitos de autor) sem sequer sabermos que o estamos a fazer…
próxima noticia
ahahah alguém na Scene deve estar a arrancar cabelos…..
É pena não terem criado ainda isto como extensão para Chrome. Já existe uma extensão para Chrome que faz download de torrent, mas funciona mal. É o JSTorrent.
Mas David, a ideia é mesmo não ser necessário instalar uma extensão!
Já o WarezTuga pedia para instalar uma instalação… nunca o usei por isso mesmo! E recomendava a toda a gente para não o usar por causa disso.
Já tinha tido essa ideia a uns 3 ou 4 anos arás apenas faltava o conhecimento em programação para o pôr a funcionar. Ainda bem que alguêm conseguiu fazer isso…