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Volkswagen “manipulou” o software de 11 milhões de carros

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. pph says:

    Podiam acrescentar ao artigo em que consistiam os testes e como contornaram o problema.
    Ilegalidades a parte, ate foram bastante engenhosos.

    Num blog de tecnologias, caia bem, digo eu.

  2. Fernando says:

    Velha história… Mais vale contar a verdade, senão depois é bem pior… Já a avózinha dizia…

  3. BM says:

    Será que é só a Volkswagen!!? hummm
    Agora é que vai começar a caça…

    • Xico Fininho says:

      Logo a 1ª coisa que pensei. Apenas devem ter sido os primeiros a serem apanhados

    • Scrublord says:

      Mais engraçado foi terem sido os americanos a descobrirem isto, quando eles lá têm os seus famosos V8 fumarolas a rolar a fundo.
      Vai ser mais uma história do estilo da protecção da Apple, mas agora deve envolver Ford, Chevrolet, etc…

      • Scrublord says:

        Não estou a defender VAG, não gosto do grupo VAG.

        Só estou a fazer uma comparação do que poderá vir a acontecer em casos de tribunal de marca europeia vs americana.

      • pedrostrik says:

        pois mas em compostos poluentes e cancerigenos os carros a gasolina emitem menos 7 vezes e meia do que os de gasóleo, o gásoleo emite muitas particulas (aerossois primários e secundários), que são muito nocivas para a saude publica.

      • Anti-VW says:

        Os americanos não enganam ninguem com os seus fumarolas, já sabemos que é assim agora este andam a enganar o povo…..

    • lmx says:

      A Volkswagen é das empresas que mais mente, nos comsumos e na poluição…

      Nos testes que se realizam ha muito que se sabe isso…mas o resultado dessas mentirs vende, e como ninguém os tinha até agora criminalizado…para que mudar??

      Os outros fabricantes é que estavam na mó de baixo…ha muito que deveria ter sido fiscalizado isto pois não é novidade!

    • pedrostrik says:

      pensei no mesmo, e vindo da germany tudo é possivel

  4. David Guerreiro says:

    É bom para aqueles que têm a mania que a tecnologia alemã é muito boa. É uma forma de pedir caro, por coisas que não valem o que custam, com a fama. Aqui na Europa ninguém vê nada, foi preciso os americanos descobrirem isso. A VW cá na Europa é sagrada e ninguém pode falar mal.

    • Manuel Silva says:

      Nos EUA também há mais concorrência… E com melhores relações com o poder.

      Na Europa as marcas contam-se pelos dedos, e muitas ou fazem parte do grupo VAG ou consomem peças ou motores.

    • D! says:

      Sabes ao menos no que consistiu a falsificação do teste? Só traz vantagens para o utilizador final…

    • Fabio says:

      +1
      Empresas como a VW e Nestle ninguem lhes toca aqui na europa, se gastarem 100M € anuais para subornar deputados europeus, jornalistas, não é nada comparado aos lucros de biliões que eles têm.
      E isto de ser descoberto na america dá bastante jeito aos americanos, já estavam a tirar vendas ás marcas americanas.

      • David Guerreiro says:

        Nos EUA também existem bastantes lobbies, mas ao menos lá são rígidos com as aldrabices. É só ver o Madoff que nunca mais sai da cadeia, se fosse em Portugal era prisão domiciliária com polícia à porta e entrega de comida de restaurante a casa.

    • paulo says:

      Calado tinhas feito um discurso… permitiu aos consumidores poupar umas boas centenas de euros em impostos, e a tecnologia é má!!!!

      • Joaquim Xavier Lopes says:

        Qual o custo ecológico dessa poupança? Ah, isso não interessa…
        O que foi feito foi aumentar a potência dos motores TDI falseando os resultados das emissões.
        E nem seriam precisos muitos testes para perceber isso: basta olhar para as traseiras desses carros. Em aceleração é notória a emissão de partículas e quando se olha para a “chaparia” as marcas estão lá bem visiveis. Diria que para lá das 2500 ou 3000 rpm parecem bufadeiras com vários anos.
        Pelos vistos para ti a poluição que daí advém é um factor de somenos importância

  5. Jorge says:

    Nos próximos dias vamos ser surpreendidos com mais novidades de outras marcas…

  6. halnaweb says:

    eu pergunto o seguinte. até porque tenho um VW TDI, sempre que vou à inspecção anual, eles medem o CO2. Pôe lá o tubo dentro do escape, pedem-me para dar umas sapatadas no acelerador e depois ouço alguém gritar…. – Tá booooom! E pelos vistos fica, porque nunca houve problemas neste campo. Esta situação foi em VW de que ano?

  7. Prim says:

    Isto faz-me lembrar dos crentes que acham que uma empresa do tamanho da Apple nunca ia aldrabar, nomeadamente em questões de segurança/espionagem.

  8. Luís Sá says:

    Infelizmente tive um Polo 1.6tdi do novo modelo que aos 38000km teve que ir á oficina devido a um problema de gases do escape.
    Espanto o meu quando me disseram que tinha que mudar entre o filtro e particulas uma coisa muito estranha chamada : Radiador de gases do escape.
    Fui pesquisar o que era e a funcionalidade do mesmo e deparei que apenas era mais entrocho no sistema do carro.
    Esta coisa apenas filtra os gases de escape depois da valvula egr e so depois é que o filtro de particulas actua.
    Melhor ainda foi quando me disseram que disseram que o carro precisava de andar na autoestrada!
    Tipo só não perguntaram qual o meu percurso diário! Se num ano o carro faz 36000km e quase todos eles de sines para viseu não sei qual era o problema.
    O único remédio que tive foi vender o carro porque já começava a ver e saber ee outros problemas do mesmo.
    Posso dizer que infelizmente que a pessoa que o comprou passado um ano a caixa de velocidades partiu. Não sei se a garantiu cobriu a caixa,porque todo o resto que se passou puseram-se so fresco e só com tribunal é que ainda fui buscar alguma coisa.
    Desde esse dia ,que grupo VAG nunca mais.
    São bonitos mas não obrigado.

    • gemario says:

      Existem muitos iludidos quando compram os novos Diesel aquilo já não é que era, um diesel actualmente são mecânicas muito complexas e caras de manter

    • kekes says:

      Por esse motivo é que a Toyota agora não faz motores diesel, não compensam.
      Um carro diesel actual só compensa se fizeres viagens largas, por autoestrada, caso contrario melhor um hibrido, pois a manutenção de um diesel agora é carissima.
      Esse problema que falas é um problema comum a muitas marcas.

  9. António says:

    se tiverem de pagar $30.000 por cada carro vendido com esse sistema, abrem falência com certeza.
    já li por aí que são cerca de 6,5 mil milhões de euros.

  10. Marcos says:

    Não acredito. Os alemães fazerem isso? Nah, não acredito. Esses não são os bonitos da Europa?

  11. Nuno Fernandes says:

    Oh, descobriram o princípio das repros.. Anos depois.

  12. Cardoso says:

    Qualquer pessoa que entenda bem de tecnologia e afins consegue tratar disso e muito ➕, não há nada de novo.
    O detalhe aqui é:
    Se isto não for “polificagem”, então, as coisas estão mesmo “pretas” para o grupo.
    Entretanto, como eles é que fizeram o serviço, ao menos os compradores não poderão ser responsabilizados na hora ⏰ da vistoria ✔.
    Eis a questão! hihi

  13. Joao says:

    Nada me surpreende Vindo da VW. Tenho um Golf TDI que ja levou injectores Duas vezes. A VW sabe que ha um problema grave com so injectores dos motores 1.6tdi e nada faz para ajudar o cliente. Na oficina do concessionario admitiram-me que sabiam deste problema, que o meu carro “nao era o primeiro nem Seria o ultimo”. Dissertation-me que ate a March admitir o problema nada podem fazer. Arranjo de 2000euros. VW Cambada de ladroes, aldraboes e mentirosos. Is to so Vem demonstrar o tipo de empresa que e a VW. Escondem software para enganar governos, nao admitem um problema serio nos injectores dos motores 1.6tdi. So Tenho Pena de ter que pagar o carro por Mais dois Anos e nao querer enganar ninguem com este monte de me****. Boicote generalizado a VW para else aprenderem a respeitar so clientes combo tambem so governos. Peco desculpa mas estou Tao frustrado com esta empresa…..

    • lmx says:

      Há muito que assim é…

      Antes de comprar convém ler e perceber um pouco…e não ir na cantiga das marcas…

      Os Alemães são tramados…que o diga a Grécia..

  14. rui says:

    Um TDI que faz fumo ? LOl nunca na vida.

  15. Luna Thomas says:

    Deviam ter vergonha e não era pouca. Lamentável ver o que estas empresas nojentas (não) fazem pelo planeta… Como se precisassem de ainda mais dinheiro. Não há remédio, a ganância sempre por cima. O mau karma que acumulam todos os dias há de ensinar-lhes uma lição mais tarde ou mais cedo, assim como o pesar na mente daquilo que fizeram… 6.5 mil milhões é muito pouco comparado com o que merecem.

  16. Rui says:

    A marca corre sérios riscos de fechar. Apesar de que a Merkl não vai deixar caír a marca. Não são só os 18.000 milhões de euros de multas nos Estados Unidos, em quase todos os países do mundo, os impostos são cobrados a mais ou a menos, em função da poluíção registada. É fácil de perceber que não se trata apenas de passar os testes, os motores VW, Audi, etc passaram a pagar muitos menos impostos…… Se todos os países vigarizados caírem-lhes em cima, é o fim!

  17. jouze says:

    É agora que troco o meu VW, devem ficar mais baratos! ahahhah

  18. carlos says:

    Motores TDI? então…. Audi, SEAT, Skoda, huiuiui. Talvez seja por isso que o filtro de partículas destes motores só dá bronca…

  19. Sérgio André says:

    Americanos, até sao exemplo no que se trata de ambiente, ” Estados Unidos são responsáveis por aproximadamente 36%(14) das emissões totais dos países desenvolvidos listados no Anexo 1 do Protocolo de Quioto, tomando por base o ano de 1990. A negação da ratificação pelos Estados Unidos gerou protestos mundo afora.”

  20. Miguel Gomes says:

    Os americanos com os seus hummers gigantes, SUV’s enormes, motores de cilindrada absurda que bebem mais que o Quim Barreiros na queima das fitas devem poluir bem menos que um pequeníssimo e eficiente motor TDi LOOL

    Típico americano, dizem eles que precisam de vender mais Gasolina e dar um bump nas vendas dos seus automóveis. Dizem também que medias de 5 é muito baixo, vai estragar o mercado, precisam é de viaturas a fazer medias de 15!! LOL

    Mas OK, a VW quis ser mais esperta que os outros e deu-se mal, também não tenho pena deles.

    • lmx says:

      A diferença é que os americanos…Vulgo Italianos, especificam a realidade ou algo muito próximo..

      Os Alemães são aldrabões…e é por isso que foram multados a sério…não te esqueças que os EUA está nos 19 triliões de dolares de Défice, e sem petroleo da Siria, etc a coisa ficará ainda mais preta..não podem dar Abébias!

    • António says:

      os Hummer até podem gastar 100X mais, desde que não digam que gastem 100x menos, só têm de pagar o valor estipulado por lei.
      A questão está na mentira”aldrabice” para fugir aos impostos, por forma a que o carro fique mais barato, logo aumento de vendas

      • Miguel Gomes says:

        Então qual é a lógica da lenga lenga “menos emissões para não poluir mais o planeta” ?

        As marcas pagando os impostos podem ter carros a poluir como locomotivas a carvão? Mas então o principal objectivo do controlo de emissões não era controlar os níveis de CO2 ?

        Eu não estou a defender a VW atenção, apenas detesto como a América consegue passar uma imagem distorcida da realidade, eles falam mais em “poluir” do que em “emissões”, fazem a VW passar por inimiga do ambiente quando os carros deles consomem/poluem muito mais que os coitados dos motores TDi.

        Tentam sempre puxar a moral para o lado deles quando são a nação que mais problemas trouxeram ao nosso mundo. A palavra hipocrisia não chega nem de perto nem de longe para descreve-los.

        • MarioM says:

          Só que esqueces-te que a Gasolina é menos poluente do que o diesel

          • Miguel Gomes says:

            Não me esqueci, duvido é muito que a diferença de poluição seja assim tão grande em que um TDi tenha mais emissões que um motor desses SUV’s americanos que bebem que nem animais.

            E se para todo o mundo as emissões são aceitáveis porque é que para eles não? Simples, porque eles não têm um motores a diesel que se comparem sequer ao motores europeus, daí dificultar a sua entrada no país para proteger o mercado interno.

            Mas já disse, não é isso que me chateia, o que não gosto é eles dizerem coisas como “os carros VW poluem até 40X MAIS (wtf!?)” achas se isto se passa-se com a Ford, por exemplo, que iria dar esta balburdia toda?

            Eles distorcem tudo à maneira deles, dizem o que lhes interessa e escondem a realidade para torcer os factos contra os outros, e desconfio que este tipo de situações podem até vir a ter impacto no valor do Euro.

            Se o escalado fosse numa da suas marcas tudo era resolvido internamente, visto que apanharam um “rival” com a cauda de fora aproveitaram ao máximo para degenerar a sua imagem.

          • pedrostrik says:

            muitissimo menos………

        • ilima says:

          O problema é que cada estado tem a sua lei , por exemplo o presidente do grupo fiat até já pediu aos californianos para não comprarem o fiat 500 híbrido , que eles são obrigados a ter no catálogo, porque por cada um vendido têm prejuízo, o valor não me recordo.

        • António says:

          qualquer camião a Diesel, polui + que esses 1.9TDI, a questão é o valor da taxa indexada a essa poluição ser o valor correcto.

  21. Fernando Costa says:

    VW é que é bom!

  22. AlexX says:

    Ainda bem que a VW não é portuguesa! Porque se fosse cá, obviamente que o Estado teria que salvar o grupo e já se sabe quem ia pagar isso tudo. Mas ainda vão a tempo de recalcular o imposto municipal com base nos novos valores medidos…

  23. Nuno Moreira says:

    Quem fez estes testes com os VW pegou num BMW X5 para verificar se também albdrabava, mas os resultados foram exatamente iguais aos oficiais.
    Os motores Diesel são muito poluentes, mas as regras da Europa são brandas para estes porque são de empresas europeias.

  24. André says:

    Já não sei onde li, que os responsáveis iam ser despedidos… Oh que pena tão pesada… Deviam ser é presos…
    Não se trata de um “problema” como é referido no site da RTP (link fornecido pelo António no 3º post) mas sim de uma falcatrua grave…
    Ainda bem que tenho um Corsa B “VanDiesel” 🙂 ao menos não podem dizer que é um “fogareiro” 🙂

  25. Ricardo Vieira says:

    Lá vai o estado Português ganhar mais uns trocos com o imposto de circulação. Se houver atualização no CO2 em todos os automóveis da VW.
    Já estou eu a dar ideias… Cala-te boca, que é bem melhor…

    Eheheheheheh

    • MarioM says:

      Agora é o Costa pode vedar a cidade de Lisboa, a desculpa eram os carros velhos, agora são carros novos
      ahahahahahah

    • Nuno says:

      Não são todos, são apenas os motores 2.0 montados em determinados modelos… isto de falar sobre o que não se sabe é no que dá.

      • Rui says:

        Estás muito enganado. Nos Estados Unidos estão em causa motores TDi de 2.0 porque não vendem motores mais pequenos, mesmo assim venderam 500.000 veículos diesel de 2009 até agora. O Presidente da VW já assumiu que o problema abrange 11 milhões de veículos vendidos em todo o mundo (nos EUA são 500.000, faltam os outros 10,5 milhões……. eles andam por aí). O que te digo é que a sorte da VW é que na Europa não medem o NoX produzido, só o CO2. Mesmo assim, nada vai ficar como antes.

        • Nuno says:

          Em relação aos motores baseio-me no que já li… por isso não sei se sou eu que estou “muito enganado”. Anyway, palpita-me que quando começarem a medir o NoX não é só a VW que vai sofrer… 😉 Ou achas que todas as marcas conseguem “milagres” excepto a VW? Não me parece. mas gosto de ver os EUA preocupados com a poluição 😉

          • Rui says:

            A VW foi preguiçosa! Quando testaram a VW, também testaram o BMW X5 e os valores medidos eram semelhantes aos que o construtor tinha como referência.
            Obviamente que os americanos têem uma aversão grande aos motores diesel e criam todas as barreiras possíveis, por isso limitam bastante a libertação de NoX no ar, porque sabem que os motores a gasolina não têem esse problema, e todos nós sabemos que os americanos quase só produzem motores a gasolina…..
            Mas mesmo isso não é desculpa para enganar as autoridades, esse é que é o problema. Para resolver o problema, a VW apenas precisava de fazer o que já existe à muito tempo na Europa, acrescentar um depósito de Ad Blue que o motor vai consumindo com o diesel. Os pesados já têem esse sistema à muitos anos…… mas preferiram investir em software feito para enganar!!!!

    • Rui says:

      Quem garante que a VW também não aldrabou as medidas de CO2 nos seus carros diesel para pagar menos impostos!? O software que reduz o NoX que sái pelos escapes, reduz a potência do carro para estes produzirem valores amigos do ambiente, quem te garante que não aldraba também o nível de CO2?

  26. int3 says:

    dia 18 às 15h o valor das ações da volkswagen começaram a descer em crash como fossem fosse de doidos. dia 22 sabe-se disto. desvalorizou cerca de 32% em 2 dias. de 160€ para 110€. -50€ diferença…

  27. Joaquim Xavier Lopes says:

    Qual o custo ecológico dessa vigarice? Ah, isso não interessa…

    Deviam ser todos proibidos de circular na Zona I de Lisboa.
    Mas não, a proibição é feita pela idade não pelas emissões reais.

    • MarioM says:

      Os velhos é que saõ os culpados
      Agora o cranio Costa vai ter de fazer o pino,e encher Lisboa de Placars Proibido VW de entrar.
      Assinado xerife nottingham Costa

  28. Nuno says:

    Depois de ler tantos disparates nos comentários, apenas uma pergunta: vocês fazem a mínima ideia do que estão a dizer? 🙂

  29. Ricardo Costa says:

    Nunca tive VW mas se tivesse metia a VW em tribunal, sou cidadão do mundo, e como tal tenho a obrigação e o dever de agir como tal. A ver, irei esperar pelas investigações, e provavelmente irei juntar-me a algum movimento contra contra a VW, ao fim ao cabo, eles andem ai a poluir o nosso planeta.

    e já está na hora de o nosso governo fabricar transportes públicos a electricidade, mete cá uma confusão ver aqueles autocarros a mandar fumo para tudo quanto é lado.

    e o meu carro é um Tazzari Zero Special Edition

  30. Alpha says:

    Isto é o resultado do excesso de regulamentação… Vivam as Ecotretas!
    Quem paga é o consumidor através de impostos (subsidios), preços mais caros e trafulhices porque o custo é tão grande para as empresas que a tentação para dar a volta à legislação é maior.

    As pessoas ainda não acordaram para o grande negócio que é a Ecologia (à conta do chavão do aquecimento global) para alguns que vivem à conta do contribuinte.

    • Nuno says:

      Tanta regulamentação e os EUA continuam a ser os mais poluidores… “olha para o que eu digo mas não olhes para o que eu faço”…

    • Rui says:

      Eu também pensava como tu. Agora repara, graças à actual legislação, os carros passaram a ter catalisador (diesel e a gasolina), a partir de 1992/93. A cada ano que passa a malha ambiental aperta e repara numa coisa, se fores atrás de um carro velho, com 20 anos ou mais por exemplo, o cheiro que larga no escape é tão intenso que deixa os condutores atrás agoniados! Já os carros novos não têem esse cheiro. Imagina porque é que os carros novos não têem esse mau cheiro no escape 🙂

  31. Alpha says:

    Por isso são bem mais produtivos e eficientes…

    E qual é o mal de poluírem? Alguém pode dizer ao certo com medições claras o efeito no ambiente da poluíção que produzimos? Para a natureza o homem não é nada, o mundo continua a rodar, umas espécies desaparecem, outras recuperam ou dominam… O mundo adapta-se!

    Não digo que não se deva ter algum cuidado, mas estamos a chegar ao exagero.

    É um grande negócio para os reguladores e subsidiados!

  32. O toto says:

    Impressionante vejo tantos comentários e ainda nenhum se lembrou de questionar que isto é uma estratégia americana para fazer aumentar as vendas internas… Não é só a VW que está a perder é todo o mercado automóvel que não o Americano, ou ainda não se deram ao trabalho de olhar para a bolsa? Relativamente a alguns comentários sobre os carros não valerem nada e só darem problemas, não devem perceber nada do assunto, é impossível fazer dois carros iguais. As peças tem um alto nível de controlo e mesmo assim há-de existir alguma coisa que falhe. Lembrem-se que apesar da quantidade de engenheiros na NASA e são engenheiros que percebem o que estão a fazer, ouve uma catrefada de vaivéns que caíram. É impossível controlar tudo, problemas irão sempre existir. Não é só na VW é em todas. Até nos vossos preciosos ferraris…

  33. Filipe Viola says:

    A Audi até ia deixar o DTM e WEC para comprar a Red Bull F1 e em 2017/8 surgir como marca propria na Formula 1. Isto foi a golpada final.

  34. Filipe says:

    Eu só chego a uma conclusão, é que a VW não consegue fazer motores eficientes e teve de aldrabar nos testes para passar. Agora só resta saber o que vai acontecer aos veículos em questão ou reduzem a potencia para baixar as emissões ou actualizam o IUC e passam a pagar o mesmo que os camiões do lixo ´ah e deixam de circular na baixa lisboeta 🙂

  35. andre raposeira says:

    Boa tarde
    Alguem me consegue dizer se o escandalo so abrange carros a gasoleo ou se podera alastrar a carros a gasolina

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