VisionX – A Bosch revela como serão os camiões em 2026
O futuro está claramente a "obrigar" a mudanças drásticas no paradigma dos transportes. Isto porque vislumbramos as estradas em breves anos cheias de carros eléctricos, os transportes públicos movidos igualmente a energia eléctrica não poluente e, acima de tudo, a uma nova geração de veículos inteligentes totalmente autónomos a circular pelas estradas deste mundo.
Agora vamos imaginar um dispositivo inteligente de 40 toneladas sobre rodas. A Bosch chamou-lhe “VisionX” e levanta o véu de como serão os camiões em 2026.
Condutor que é mais o gestor da carga
O futuro quer os condutores com maior foco na logística e menos tempo despendido na condução. Com isso, o transporte será mais optimizado poupando nos custos. Além disso, os camiões serão mais seguros e também terão um papel importante na redução do custo do transporte, isto porque serão mais eficientes.
Com os camiões ligados à Internet, o condutor teria um papel primordial no que toca à tarefas-chave do envio de carregamentos, incluindo a verificação do status do transporte através da cloud, responder a e-mails, organizar rotas e ajustá-las para incluir carga adicional.
No futuro os camionistas vão deixar de ser apenas condutores e vão passar a ter um papel importante como gestores de logística."
Refere o Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.
Automatizado, ligado e eléctrico: A visão da Bosch para o ano 2026.
Multitasking ao volante
A Bosch irá apresentar pela primeira vez no 66º IAA o seu estudo "VisionX". A empresa vai divulgar o estudo para demonstrar o que os veículos comerciais serão capazes de fazer em apenas alguns anos. Totalmente conectado e, em alguns casos, oferecendo condução autónoma, serão movidos a diesel altamente eficiente ou mesmo a eletricidade, como a situação exigir. "O camião do futuro será um dispositivo inteligente de 40 toneladas sobre rodas", diz Heyn.
Conectividade inteligente e automação irão permitir andar nas autoestradas sem a intervenção do condutor. Isto vai dar aos condutores tempo para executarem outras tarefas como o planeamento de rotas, processamento de documentos de envio ou simplesmente fazer uma pausa.
Aumentar a eficiência através da tecnologia híbrida e convoying
Aumentar a eficiência ainda mais continuará a ser um grande foco no futuro. É por isso que o estudo Bosch “VisionX” leva o motor a diesel - que é particularmente económico no mundo dos transportes pesados de mercadorias - e o combina com motores elétricos para sistemas auxiliares, como a bomba hidráulica.
Os camiões do futuro irão beneficiar não só desta tecnologia híbrida, mas também das vantagens de convoying, que incluem a melhoria da segurança graças à travagem coordenada, aceleração e direção, bem como uma vantagem económica significativa.
Num convoy, podem-se combinar os ganhos de segurança de condução automatizada com o aumento de eficiência que é tão crucial para o setor de veículos comerciais",
A corrente de condução permite economia de combustível de até 10 por cento. Isso é um argumento forte na indústria de veículos comerciais.
Conclui Heyn.
A inovação está também nos detalhes
Embora o consumo de combustível de um camião desempenhe um papel fundamental no custo total, outros factores também desempenham um papel importante, como as perdas sofridas quando os camiões ficam inactivos.
O Bosch “VisionX” demonstra o espaço que existe para optimizar esta situação no futuro. Por exemplo, a manutenção que é previsível pode monitorizar a condição técnica de um camião em tempo real e informar de cargas de qualquer trabalho de manutenção ou reparos que devem ser realizados. Esta é a melhor maneira de planear pausas na programação de um camião, mantendo, assim, o tempo de inactividade no mínimo e aumentando ainda mais a eficiência dos transportes.
Olhando para o futuro
Um número de fabricantes irão mostrar no IAA como será conduzir o camião do futuro. Mas a Bosch, com o seu estudo " VisionX", está deliberadamente um passo à frente. Os visitantes do stand da Bosch (Pavilhão 17, Stand B 12) podem sentar-se ao volante e assistir a um filme de animação altamente realista que lhes irá permite experimentar o futuro desta condução em primeira mão.
Este artigo tem mais de um ano
parece altamente visionário e tecnológico o futuro para o qual caminhamos
*revejam o texto sfv
Agora entendi o porque dos aumentos da tarifa de energia no planeta todo, esses governos viu, amam seu povo.
No futuro nem é preciso bombas ou atiradores especiaís nada, as armas estão a mão de um transformers.
Paque quem gosta , poderá usar a vontade.
Para quem condução ou um carro não isto, não faço tensões de comprar ou usar.
Vai ser antes ou depois da wwIII?
Transportes autonomos pelas AE são aceitaveis (não há ciclistas, pedestres, carros mal estacionados e etc)
camiões eléctricos vai ser difícil. a hidrogénio será mais provável.