Virtualização – O que é e para que serve?
Por Bruno Silva para o Pplware Todos os dias quando procuro novidades tecnológicas tenho visto cada vez mais a palavra “virtualização” a aparecer nos títulos das notícias. Alguma vez se perguntaram exactamente o que é “virtualizar um SO” ou mesmo uma aplicação?
Tentarei no artigo seguinte dar uma ideia geral sobre os vários tipos de virtualização e que objectivos se podem obter.
A virtualização não é mais do que a partilha de recursos físicos de uma máquina (CPU, RAM, Disco Rígido) entre várias máquinas virtuais, ou seja, a ocupação de recursos que estejam livres na máquina física.
Vejamos um exemplo prático: Em várias empresas é normal a existência de vários servidores físicos para os mais distintos serviços: um para partilhar ficheiros, outro para armazenar base de dados, outro para partilhar impressoras. Traduzindo por miúdos todos estes servidores têm um custo quer a nível de manutenção do hardware para cada um deles, como a nível de electricidade e espaço.
E se pudéssemos juntar tudo numa só máquina?
Foi para responder a esta questão que surgiu a necessidade de virtualização. A poupança de recursos mantendo sempre o bom funcionamento da plataforma tecnológica!
Para tal apenas necessitamos de um servidor de máquinas virtuais, que pode ir de equipamento extremamente caro construído apenas para o efeito tal como um Vmware ESX Server até ao mais simples dos computadores. Claro que as diferenças entre estes dois equipamentos estarão sempre em causa mas esse não é o objectivo deste artigo.
Já sabemos que podemos criar vários “computadores” dentro de um, mas que precisamos para tal?
Neste momento as plataformas empresariais mais conhecidas são VMware, Hyper-V e XEN.
As diferenças entre eles são imensas e serão apresentadas num próximo artigo. Para exemplo utilizo para exemplificação a plataforma Hyper-V da Microsoft.
Tal como podemos ver tenho várias “máquinas virtuais” criadas, máquinas estas às quais podemos definir características como, nº de discos, capacidade da ram, unidades de cdrom, portas COM, LPT, Placas de Rede… bem tudo o quanto podemos escolher quando compramos um pc novo…
O grande benefício da virtualização, e esta sim é a resposta central ao porquê do “boom” que esta tecnologia está a obter a cada dia que passa, é que ao invés de termos 4 servidores a utilizar 10% de recursos de cada um e a gastar 100% de electricidade e manutenção, podemos eventualmente juntá-los todos num só hardware ao que iremos gastar exactamente as percentagens de recursos que desejamos. Queremos uma máquina com 1024mb de ram, outra com 256 e outra com 2048?
Perfeitamente… desde claro tenhamos hardware físico, neste caso 3328Mb de ram para alocar as diferentes máquinas. Ou seja, no final teríamos apenas uma máquina física a gastar electricidade e a performance praticamente a mesma.
No entanto nem tudo é um mar de rosas, existem cuidados a ter com este tipo de situações, cuidados esses que irão depender de cada implementação.
A própria Microsoft já tem aplicações para o “utilizador comum” virtualizar algumas máquinas, neste caso o Virtual PC o qual nos permite no nosso próprio computador, sem ter necessidade de termos qualquer tipo de requisito mínimo um outro sistema operativo a correr.
Certamente se lembram das complicações que houve em migração de aplicações do Windows XP para o Windows Vista. Mesmo após estes anos todos tenho certeza que ainda existem muitas aplicações que não funcionam e que requerem o velhinho XP!
Com a saída do Windows 7 a Microsoft sabia que isto ainda iria acontecer, daí que lançou um “actualização opcional” denominado “Windows XP Mode” (actualmente ainda em versão Release Candidate) que admirem-se ou não , nada mais faz do que correr uma máquina virtual no nosso próprio computador com o Windows XP instalado. Ou seja, o comum utilizador pode usufruir de todos os benefícios que o Windows 7 traz, como ainda pode trabalhar naquela aplicação que ainda requer um MS-DOS ou que apenas funciona em XP.
Para mim o perfeito exemplo de uma grande vantagem da virtualização. À semelhança do slogan “Vá para fora cá dentro” podemos quase dizer que “Utilize o Windows XP com o Windows 7 instalado”
Este artigo tem mais de um ano
No ponto de vista empresarial… a virtualização é claramente um chavão, uma vez que permite sempre associar-se aos dois musts das finanças.. OPEX e CAPEX.
Sempre vi a virtualização numa técnica que me permite acima de tudo poupar em recursos de hardware, já que numa mesma máquina consigo correr duas aplicações que por si só necessitariam de ser instaladas em ambientes diferentes.
PS: velhinho XP?? eheh ainda cá está a andar para as curvas, mas claramente tenho de me actualizar :X
———-
http://www.sounatural.com
já utilizo virtualização há algum tempo, principalmente na minha formação em redes, pois permite simular uma rede de computadores. O grande problema que tinha era como como formatar uma maquina com vários servidores virtuais sem os perder. Mas agora com o vmware, é possível importar os “servidores” para outra maquina, enquanto procedemos a manutenção da maquina física. A virtualização é o futuro, quem não vai gostar muito são os fabricantes de hardware lol
Não concordo com o que dizes na tua ultima frase
“…quem não vai gostar muito são os fabricantes de hardware lol”
pois se pensarmos um pouco cada vez mais utiliza-se a virtualização e cada vez mais a tendência é substituir pequenos e médios servidores por servidores mais high-end e depois virtualizar os vários servidores necessários, desta forma os fabricantes de hardware serão até mais “forçados” a desenvolver mais e melhor hardware para que se possa continuar a usar mais maquinas virtuais num mesmo conjunto de hardware, desta forma até já vimos a assistir a um desenvolvimento mais assíduo de produtos mais dedicados ao sector empresarial, pois ao contrário do que se dizia à uns anos os jogos eram a única razão para mais e melhor hardware, posto isto a virtualização é mais uma razão!
Talvez num futuro em vez de termos vários computadores: Desktop + Laptop + Consola-de-Jogos + Média-Center + Etc…
Venhamos a ter um “todo-poderoso-servidor” seja no trabalho, em casa, etc… e depois ‘simples’ terminais onde estes poderão ser o que quiser-mos pois os reais recursos estarão no servidor e não nos terminais! Como é óbvio para já não passa de teoria, mas quem sabe. 🙂
por outro lado, vão vender menos… pois em vez de vender 4 servidores vendem apenas 1. “que ao invés de termos 4 servidores a utilizar 10% de recursos de cada um e a gastar 100% de electricidade e manutenção, podemos eventualmente junta-los todos num só hardware ao que iremos gastar exactamente as percentagens de recursos que desejarmos”. isto é a mais pura das verdade. O principal objectivo das empresas que fabricam hardware é vender mais, ter mais margem de lucro. Claro que respeito a tua opinião, mas acho que se fossem pensar como tu, o preço do hardware irá aumentar em flecha, pois uma empresa que vende 4 servidores só começar a vender 1 terá de aumentar o preço ou não vai conseguir subsistir. Será que que o melhor hardware valerá o aumento de preço?
um abraço
“por outro lado, vão vender menos… pois em vez de vender 4 servidores vendem apenas 1”
Sim isso até pode ser verdade, mas pensa assim…
Antes as empresas faziam o seguinte;
-1- Necessitavam de melhorar o servidor principal
-2- Compravam um novo servidor
-3- O servidor antigo ficava para as coisas “secundárias”
isto é resumido para não escrever muito, desta forma compravam na mesma apenas 1 servidor de cada vez mas esse servidor servia só uma ou duas coisas e os antigos serviam para o resto, com a virtualização passam a comprar um servidor de cada x na mesma e até podem gastar o mesmo ou um pouco mais, mas o que poupam em manutenção a nível de SW é mais que suficiente para investirem mais frequentemente em novo HW, como é óbvio isto são pontos de vista, pois na realidade cada caso é um caso! 😉
Em relação ao resto não vou responder à letra, pois não acredito que vá existir a necessidade dos preços subirem por ai além!… Mas não excluo nenhuma hipótese é claro! 🙂
Para mim mesmo assim a grande vantagem é podermos ter varios sistemas operativos na mesma maquina sem grande dificuldade.
http://www.infordeal.net
Eu vejo a virtualização como o futuro. Virtualizar eu vejo como uma forma de fazermos tudo o que sempre queriamos com uma máquina e não podiamos. Você pode testar seu software, entrar naquele site que você sabe que esta infectado, simular ambientes, instalar softwares piratas em ambiente corporativos (hehehehe), etc, depois, se der errado, basta formatar, utilizar snapshot, simples e rápido.
Como o mundo gira, quase todo, em torno do capitalismo, a tendência é que todas as grandes empresas aderirem a virutalização, por uma série de motivos entre eles, economia de espaço, gastos com eletricidade, até redução do quadro de profissionais,… e assim que a tecnologia começar a ficar mais acessível a empresas menores, o mercado estará voltado a virtualização.
Faltou referir o Virtualbox, na minha opinião uma das melhores aplicações para Virtualização, com a vantagem de ser a custo 0€.
http://www.virtualbox.org/
1abraço
Caro Mezulig, não referi o VirtualBox pois a minha experiencia com o mesmo é nula.
Apenas conheço a existencia do mesmo, mas capacidades de virtualização não, e poderia pois estar a cometer um erro ao dar informações erradas.
Artigo interessante e actual, no entanto, como disse mezulig, faltou a referência ao VirtualBox que por ter custo zero, mas talvez ainda mais importante, por ser possível transportar máquinas virtuais entre SOs diferentes (Windows, Linux, OS X, Solaris), não deveria (poderia) ter sido esquecido. Ainda por cima, o número de sistemas operativos que podem ser instalados numa máquina virtual é claramente superior (Windows, Linux, Solaris, BSD, OS2).
Por fim, o desempenho é excelente.
Off-Topic:
PT notificada para acabar com sites de pirataria
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=8194ED64-9103-42F2-B85E-78FAE64FEB3D#comentarios
[OFF-TOPIC]
PT notificada para acabar com sites de pirataria
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=8194ED64-9103-42F2-B85E-78FAE64FEB3D#comentarios
É muito bom a virtualização, mas é duro deixar vários servidores de uma empresa focado apenas em uma maquina, se parar uma para tudo.
As coisas também não sao assim, quer tenhas ESX, Hyper-V, Xen Source, Xen Citrix, KVM, Virtual Iron…. todas estas soluções suportam HA, “VMotion”… que nos facilitam a vida, nas tarefas diárias e nos permitem ter alta disponibilidade. Claro que se tivermos virtualização, no portátil com VPC, VMware Server/Workstation/Player, Virtual Box… essas features deixam de existir e até de fazer sentido.
Bom isto que eu falo aqui nada tem a ver com este post, mas esta noticia tem alguma importância, vão fechar sites em Portugal http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1395969&idCanal=4870
@mezulig
O Virtual não é gratuito para empresas.
Além disso o Virtualbox ainda não é suficientemente estável para se usar em ambientes de produção.
Boas a todos,
Relativamente a este tópico, penso que será util apenas relembrar que o Virtual Box é um excelente software de virtualização de máquinas mas apenas para uso domestico, para uso empresarial e deixando aqui uma dica ao Marcio, as empresas podem/devem utilizar soluções de virtualização dimensionadas de forma a garantir que em caso de falha de um servidor fisico, os diversos servidores virtuais continuem a funcionar, para tal existem Clusters de Hipervisores(ESX,XEN,Hyper-V).
boa noite
eu tambem uso o vpc para virtualizar xp sp3, mas queria fazer o memso com o ubuntu, mas da-me sempre erro, alguem me pode ajudar??
obrigado
cumps
http://arcanecode.com/2008/04/24/installing-ubuntu-804-under-microsoft-virtual-pc-2007/
deve resultar
fazes um cluster, utilizas 2 máquinas
Uso o Virtual PC e o VMWare há anos. Mas vejo que nessa nova versão para o Windows 7 ele tem como requerimento a tecnologia de virtualização via hardware (Intel Virtualization Technology ou AMD-V), qual a vantagem disso? Ainda existem vários processadores novos sem esta tecnologia como eles ficarão? Seria isso mais um motivo para atualizarmos nossos hardware?
abs a todos.
obrigado Paulo e hsantos, vou experimentar 😉
gostei, me ajudou muito