Via Verde vai ficar ainda mais cara! Saiba quanto…
A Via Verde é o sistema de portagens eletrónicas usado em Portugal e uma das principais invenções nacionais. A partir de 2025, a Via Verde vai ter aumentos nos preços nas modalidades “Mobilidade” e “Mobilidade Leve”.
Novos preços para a Via Verde
A Via Verde é um sistema de cobrança eletrónica de portagens em Portugal, criado para facilitar a passagem pelos pórticos de autoestradas e outras infraestruturas que utilizam portagens.
De acordo com as informações mais recentes, em 2025, as mensalidades das modalidades “Mobilidade” e “Mobilidade Leve” vão mudar segundo a nova tabela disponível online aqui.
A Via Verde Mobilidade passa para 1,75 euros por mês, ou 1,25 euros caso opte pelo extrato eletrónico. Se o pagamento for anual o valor passa para 20,49 euros ou então, caso receba o extrato por via digital, passa para 14,49 euros.
No caso da Mobilidade Leve, o valor mensal passa para 2,09 euros ou então 1,59 com desconto promocional com extrato eletrónico.
A modalidade de subscrição “Via Verde Autoestrada” custará em 2025 12,25€ ou 6,25 com desconto.
No que se refere à modalidade de compra do identificador, os preços mantêm-se: 45 euros ou 37,5 euros com desconto promocional por adesão ao extrato eletrónico.
a via verde é mais uma empresa que precisa de concorrência para, de uma vez por todas (isto porque eles ganham muito dinheiro com a “eliminação” dos portageiros) baixem os preços
Tens ideia que quanto dinheiro custam as maquinas automáticas mais a sua manutenção ?
Que mania que a malta tem de confundir a estrada da Beira com a beira da estrada.
O method the pagamento da portagem está mais que fechado, já tens cada vez menos pessoas nos porticos e sim metodos automaticos.
Duvido que o custo esteja a ser influenciado por isso, mas sim por aumentos de custos indiretos…
Eu ainda tenho o aparelho comprado na altura custou-me 20€ e vou mantê-lo até dar mas só por curiosidade alguém sabe o que acontece se passar sempre na via verde sem aparelho ?
tiram uma foto e existe validação manual da matricula, se tiver contrato associado é debitado o valor, se não tiver contrato associado vai para o departamento de cobranças que articula com a AT a cobrança da divida.
se as passagens forem repetidas sem aparelho chegam a um ponto que ficas taggado numa blacklist, 1º recebes notificação na app e email a dizer para corrigires o problema com identificador e depois recebes carta em casa a dizer que te vão suspender o contrato caso não regularizes o problema do identificador no prazo de 1 mês
para mais informações ligue o apoio da via verde 😀
multado, pelo que sei…as sirenes devem disparar pelo menos…
Tenho o meu e já troquei 2x de pilhas e continua a bombar. Se ficares sem via verde nas scuts mandam a conta para a tua casa porque a matricula esta associada à tua via verde mesmo sem pilhas
Penso que pagas o valor total dessa autoestrada.
Descontam-te o valor à mesma… Tenho o da mota em casa (mas tb raramente uso pq quase nem compensa na modalidade leve), e o do carro nem sei dele, é os antigos, (comprado em 2001), à uns anos que passa amarelo, ja recebi varios emails para ir analisar, é para dizerem que tenho de comprar um novo, e vão sempre à conta buscar o valor, o sistema lê a matricula, vê que ha VV associada, e descontam. É o mesmo daqueles que replicam matriculas de outros, e andam a passar nas vias verdes.
Eu baixei a minha para a modalidade que só se paga quando se usa.
Nas autoestradas normais, paro e pago. Simplesmente se usar SCUT é que uso o identificador.
Não ando para pagar um sistema que simplesmente só serve para pagar outro e com zero vantagens.
Ainda não há DIGI nas portagens?
Boas, mas já se pode comprar o identificador? Obrigado.
Porreiro era surgir uma digi das autoestradas