Vem aí os Certificados de Aforro Série F… mas pagam menos
Uma informação no portal AforroNet da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, E.P.E. - lançou várias dúvidas sobre os Certificados de Aforro. Sabe-se agora que segunda-feira serão apresentados os novos Certificados de Aforro que pagam menos, até 2,5%.
Certificados de Aforro Série F: taxa máxima de 2,5% e duração de 15 anos
Os CA são instrumentos de dívida criados com o objetivo de captar a poupança das famílias. Têm como característica principal: serem distribuídos a retalho, isto é, serem colocados diretamente junto dos aforradores e terem montantes mínimos de subscrição reduzidos.
Depois de suspensa a subscrição de Certificados de Aforro série E, segunda-feira serão apresentados os Série F. Esta nova série terá a duração de 15 anos, no entanto, a taxa máxima será de 2,5%, inferior aos 3,5% praticados na série E. Também não haverá um prémio inicial de subscrição de 1%.
O valor mínimo para subscrição dos Certificados de Aforro mantém-se nos 100 euros, com o valor máximo a ser de 250.000 euros. Cada euro corresponde a uma unidade.
Segundo o comunicado do Ministério das Finanças, "os limites de subscrição da nova série têm por fim contribuir para a eficiência e sustentabilidade da dívida pública portuguesa, podendo ser ajustados, caso tal venha a revelar-se compatível com o objetivo de gestão prudente da dívida pública. O limite máximo de subscrição não deverá constituir uma restrição para a larga maioria dos aforristas".
A subscrição dos novos Certificados de Aforro pode ser realizada através do portal AforroNet ou nas lojas dos CTT, Espaços Cidadão ou “nas redes físicas ou digitais de qualquer instituição financeira ou de pagamento inscrita no Banco de Portugal e indicadas para o efeito pelo IGCP”.
Este artigo tem mais de um ano
Série F de vão-se se F, ns minha opinião os bancos é que são os donos disto tudo.
Um estado sujeito ao lobby usurario dos bancos, as mesmas medidas levadas a cabo por o banca rotas sr Sócrates
Deixem-se de séries E-F e qualquer outras que venham, façam como eu fiz mandem os governantes todos pastar e desloquem seus investimentos para fora do País.
Eu abri conta aqui: https://wise.com/invite/u/anterod13
e passei a receber juro todos os meses dos depósitos à ordem a uma taxa bruta de 3,85% que nem sequer sabia que eles pagavam juros, apenas quando abri lá conta pensei tratar-se de uma plataforma de pagamentos tipo PayPal.
Só tem um senão, os juros em euros andam por volta de 1,75% e para receber melhor remuneração após ter lá o dinheiro tem de se cambiar para dólar Americano que é a melhor taxa de juro que pagam.
A partir daí não é necessário fazer mais nada, é só esperar pelo fim de cada Mês e o juro cai direitinho no saldo, de notar que como em qualquer banco também tem a retenção de imposto na fonte e o valor que se recebe é aproximadamente 2,70/80% limpo depois da retenção, mas mesmo assim é muito melhor negócio porque o que se recebe neste Mês já vai render juro no Mês seguinte !!!
existe um banco português que paga juros de 2.25% por 1 ano, e em dollar EUA a 4% , por1 ano. E não existe outros, so os tradicionais, santander, CGD e amigos é que são para esquecer. faça pesquisa de todos os bancos em portugal e vai encontrar o que eu digo,
Banco invest 2,75% a 3/6/12 meses
banco BNI Europa, 3.20% a 12 meses. o banco BiG também começa a dar bons juros, depois existe o Openbank do grupo santander que também é uma boa opção.
@AJ:
*A taxa de 3,40% (TANB) é válida para um depósito a prazo a 5 anos não mobilizável..
Tem de ficar la os 5 anos e n pode tirar
Eu sei que há bancos Portugueses que também pagam e/ou prometem que pagam bons juros, mas depois de analisar tudo muito bem existem sempre taxas, prazos e manutenções escondidas que tem de se cumprir.
Na Wise não existe nada disso, o que se paga é o cartão de débito quando se faz o pedido, custa apenas 7,00€ uma única vez e não paga mais nada, não tem anuidades a pagar nem manutenções de conta.
Resumindo, trata-se de uma conta à ordem remunerada sem qualquer custo associado onde se pode ter variadíssimas moedas em simultâneo com a vantagem de ter sempre o dinheiro disponível para o utilizar a qualquer momento e em qualquer País sem as malfadas taxas de utilização no estrangeiro.
LU1190417599 e sobe 3.25% ano por agora, 3.5% daqui a umas semanas. Isto segue o BCE, portanto será sempre o valor mais alto possível (nenhum banco passa a rate do BCE sem roubar alguma coisa).
De certa maneira dá para perceber. Continuam a pagar acima da média e diminuem a compra de dívida que está em níveis muito altos em relação a outros produtos de financiamento da dívida portuguesa. Ao mesmo tempo reduzem a futura transferência de dinheiro de todos os contribuintes que será necessária para pagar esses empréstimos. Nada de mais, apenas ajustar a oferta ao mercado. Parece me correto.
Não acham relevante referir a nova estrutura de prémio, já que mencionam que não vai ser 1%?
Mais uma medida socialista, igual à tomada no tempo do Sócrates, no qual os certificados de aforro foram seriamente afectados, o qual muitos aforristas retiraram do estado elevados montantes, algo similar está acontecendo agora devido ao forte pressing do lobbys bancário. Porém este estado socialista pouco se incomoda com os elevados juros que paga ao exterior e saída das divisas.
E quais são esses elevados juros?
Verifique nos dados económicos quanto paga o estado português no exterior, e compare quanto paga aos depositantes ou aforristas em Portugal…Com a agravante da saída de divisas do País.
Uma medida socialista engendrada para beneficiar capitalistas? Não parece. Uma coisa são medidas de governo PS, outra muito diferente são medidas socialistas.
Ora,ora, quem tem dinheiro para lá colocar não é capitalista? Claro que sim , portanto estão é a combater o capitalismo eheh.
Toca a colocar o dinheiro cá fora, para acelerar a economia
………a banca usuária tuga não dá hipótese ……….
Não querendo estar a fazer publicidade a ninguém e ainda pra mais de borla, mas se como eu não gostarem que lhes atirem areia pros olhinhos, fica aqui uma dica pra quem quiser; para depósitos superiores a USD 10000 (tem que ser conta pro e em dolares) a Interactive Brokers – que é um dos maiores brokers e oferece garantias solidas) está neste momento a remunerar as contas a 4.58%…
PS – convém e informar-se acerca da dupla tributação, há uns formulários a preencher para evitar isso…
Tanto re-nhe-nhó com a serie F – em relação à E, baixa o juro máximo de 3,5% para 2,5% (juros brutos), mas estende o prazo para 15 anos. Continua acima dos juros da banca que alguns podem oferecer – agora – uns
pós acima, mas não é por 15 anos.
Isto é assim – enquanto aforrador, prefiro a série E, enquanto contribuinte prefiro a F (ou seja, que o Estado pague os menores juros possível). Mas os 15 anos também é boa para o aforrador. Não é previsível que os juros subam acima disso – se subirem, resgatam-se os certificados de aforro e aplicam-se num produto diferente.
E já contou com a possibilidade das taxas de juros de referência euribor entretanto baixarem.!
Exatamente, acho que não deve ter entendido que o juro dos CA está indexado à Euribor, logo se a Euribor desce, o juro pago também. Neste momento é 2.5% porque a Euribor está muito acima disso, mas daqui a 10 anos quase de certeza que vai ser diferente. Obviamente que dá sempre para resgatar e aplicar noutros investimentos, mas acho inocente pensar-se que vai lá ter o capital durante 15 anos a render 2.5%.
alguns exclarecimentos. o prazo é 15 anos mas a taxa varia todos os 3 meses, pelo que ser a 10 ou 15 anos é quase igual, excepto pelo facto de que para se ter a bonificação máxima tem de se estar mais tempo o que é negativo para o aforrador. Para ter estes valores durante 15 anos a solução e´comprar obrigações do tesouro, mas tem de se fazer contas a comissões e a mínimos de investimento.
É verdade que esta taxa é semelhante à taxa a 15 anos da dívida pública, mas também é verdade que nos certificados a maior parte dos aforradores paga 28% de imposto pelo que a taxa efetiva para o estado é bem menor. Nas obrigações do tesouro parte da dívida é está no estrangeiro pelo que o estado não recebe imposto.
Claramente que os principais beneficiários são os bancos nacionais.
Quanto a depósitos em dólares, muitos bancos portugueses permitem. É verdade que a taxa é superior, mas também é verdade que existe risco cambial pelo que até pode render menos que em euros.
No banco invest pagam mais.
Depósito a prazo 2,750%
Mandem série F(oder) xP
Vamos ser corretos 2,75% para novos montantes em DP-Invest Choice, isto é , para clientes que reforcem o capital exixtente.
Novos montantes após a data de observação, quem tiver 2 dedos de testa percebe como se faz.
quando leio estas noticias tenho cada vez mais certeza que bitcoin vai vingar!!
Oh claro, hoje pode valer 10 amanhã zero. Ao menos nos CA não perdes capital.
Talvez valha algum em troca de papel comercial do BES.
Esse esquema pirâmide de ultima geração? Qdo ninguem comprar bitcoins o que acontece?!?
Acho que bem que baixe os juros porque isso é pago com os meus impostos. E, eu que vivo do trabalho, não tenho que andar a pagar os excedentes dos outros.
Há cada gajo, vamoláver, quanto paga o Estado aos antigos CA? 3.5% menos os 28%, correcto?
Quanto paga o Estado aos credores internacionais pelo mesmo montante pedido aos portugueses?
Já para não falar noutros encargos, como comissões e etc.
Muita gente mama com estes leilões.
Ora pense lá melhor agora..
Bom, não querendo fazer figura de adivinho, tudo se resume ao seguinte, por ordem cronológica…
Responsáveis bancários dão 2 ou 3 entrevistas a dizer que os CA são uma concorrência do Estado aos bancos e que os depósitos estão a desaparecer dos bancos para os CA.
Ministro acaba com os CA e começa com outros menos aliciantes.
2 coisas básicas saem daqui e quem não vê isto precisa de ir ao oculista
1… os bancos mandam no governo ou desgoverno
2… o ministro responsável por esta decisão acabou de garantir o seu futuro como CEO de um banco qualquer quando sair da política
Eles sabem que no meio de tanto burro há espertos com dois olhos na cara que vêm a tramoia facilmente, só que já nem querem saber, o povo é manso, ou corno manso, como quiserem.
Fazem tudo às descaradas, total impunidade…
Por mim podem ir vender a banha-da-cobra para outro lado. A poupança que faço invisto-a em ações líquidas de 0,75. Tenho tido grandes retornos de prazer.