Quantcast
PplWare Mobile

Vêm aí medidas obrigatórias para poupança de energia! Haverá coimas…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Paulo says:

    7%… É preciso assim tanto esforço?!

  2. SPr says:

    “Aconselha a que o vestuário seja o mais adequando à época”

    Então era isso! Mas anda tudo maluco? Vão fazer isso vão..

  3. mamba says:

    Fala-se da questão ambiental há décadas, nunca ninguém quis saber.
    Agora ficaram com medo que o Czar feche a torneira, acordaram todos para a vida.

  4. Joao says:

    Vou jantar as velas e aproveitar a luz do dia para fazer a barba e tomar banho

    • Grunho says:

      Duche de campismo (com êmbolo para a água ter pressão) enchido com saco solar ou cafeteira ou chaleira à mistura com a água fria. A poupança de energia é assombrosa.

      • Pedro says:

        Quando acampo com os meus sogros metemos garrafões de 5L /6L de agua ao sol durante o dia e toma-se banho um pouco antes do cair da noite. Se há coisa que aprendi, é que não são precisos 100L de agua para tomar banho…
        Vou pensar nisso de arranjar um sistema para dar pressão sem grandes tecnologias, obrigado pela dica!

  5. Luisa12 says:

    O nosso gás não é russo!! Não sei onde é que foram buscar a ideia que usamos gás russo em Portugal!!

    • Castro says:

      uma pequena parte estava a ser importada da Russia… tanto que há uns meses atrás houve uma polémica por um navio ter “descarregado” gás russo em Sines.

    • k says:

      Não percebeste pá. O nosso gas não é russo mas se conseguires economizar podes mandar por meios que não canalização (porque isso não podemos ter que eles não querem) o que não gastarmos para a Alemanha poder gastar a vontade.
      Que foi o que eles nos pediram, não vai a muito tempo. Pediram-nos para reduir por 15% o nosso consumo de 22% de gás. E aqui os tugas que se fo***, podem congelar o cú no inverno.

      A segurança social dá um like por cada velho que morre.

  6. Zé Manel says:

    Pelas críticas ainda não percebi o porquê de se levar a mal de poupar…..

    • Grunho says:

      O gasto de uns é o ganho de outros. O desperdício dos carros nas cidades a marcar passo nas filas é o ganho de alguns, o não gasto das bicicletas é o não ganho deles. Daí aquela raiva toda aos ciclistas que por aí se tem visto.

    • k says:

      De uma forma geral? Nada, poupar é sempre boa ideia.

      Mas neste caso estamos de boa amarga por causa do que a Alemanha e o resto da europa nos pediu estes dias.

      A questão é esta, a Alemanha tomou a decisão de apostar no gas russo barato como base energética. Fecharam centrais nucleares, e decidiram fiarem-se no nordstream1 (canal de gás russo). De tal maneira que até fizeram um nordstream2 que acho que ainda nao chegou a funcionar. Enquanto deu, eles estavam zero preocupados com energia, poupar que se fod*, há gás para dar e vender e, como a Ministra espanhola lhes mandou a boca recentemente e bem, estavam a viver acima das possibilidades energéticas deles sem qualquer tipo de cuidado. E com eles estão mais paises europeus.

      Entretanto, aqui na peninsula iberica estamos fartos de pedir à europa que ligue a estrutura canalizada deles do gas russo à nossa para podermos tirar partido disso, como o resto da europa já tem, mas a proposta nunca foi aprovada. Tinhamos poupado imenso dinheiro porque o gás seria mais barato. Mas como nunca nos aprovaram, portugal e espanha tiveram que se virar pra outro lado e fomos comprar o nosso gás na Argélia, África. O problema é que sai muito mais caro do que poderia ser se viesse da Russia. Nós praticamente não consumimos do mesmo gás russo que a europa consome e a culpa é da europa.

      Voltando a atualidade, por causa da situação com a Ucrania, a Russia cortou (acho que desde abril) o fornecimento de gás para metade (alegaram “manutenção”) e ameaça cortar definitivo (nem sei se já cortou). Obviamente que perante isto, a Alemanha bateu no teto porque eles estão super dependendes do gás russo e o resto da Europa também. Não haver gás é extremamente grave.
      Mas sabes quem não está? Nós e os nuestros hermanos que agora de repente são super interessantes para a europa. Agora vêm pedir a portugal e a espanha que baixemos o nosso consumo de gás e que temos que poupar para os ajudar porque fazemos todos parte do mesmo e somos todos amigos.

      Excepto que:
      – o argumento de sermos todos amigos era muito mais convincente se tivesse havido boa vontade dos nossos “amigos” e nos tivessem ligado a rede de gás deles já à muito tempo.

      – ao contrário deles, nós e a espanha, não vivemos acima das nossas possibilidades energéticas. Produzimos +/- de acordo com o que precisamos sem esbanjar. A ministra espanhola mandou-lhe esta boca.

      – eles pediram uma redução de 15% de gás natural a portugal. Cerca de 22% da nossa energia provem de gás que nem vem dos lados deles. Pedir uma redução de 15% é brutal e incomportável para Portugal, como os nossos políticos referiram e recusaram. Estamos a falar de pessoal a passar frio por falta de combustivel no inverno, pessoal já morre por causa disso e ainda ia morrer muito mais. Eles têm noção disto e é indecente sequer fazerem este pedido. Depois de ouvir a recusa, eles estão a tentar pressionar nos mais agressivamente. São uns amigos do caral**.

      – Repara que o que eles estão realmente a pedir é para enviar o novo “excedente” que vamos “poupar” para eles porque agora estão à rasca. Mas mesmo assim, a precisar de algo nosso, ainda não se mostram flexiveis para nos ligar via canalização que faria o transporte muito mais barato. Supõe se que seria enviado por transportes terrestres e maritimos, muito mais dispendioso de todas as maneiras (financeira, poluente, etc.)

      Ou seja, tomaram decisões de merda, estão a viver as consequências disso e agora querem passa-las para nós. De forma grossa, querem que os portugueses morram para que eles tenham energia, e nem sequer têm a decencia de deixarem de nos fo** com a canalização do gás. Isto nem sequer é negociar, é mais parecido com extorção.

      Haja lata.

      Sou a favor de uma europa unida mas é dificil comprar boa vontade com exigências ridículas, irracionais e unilaterais.

      • Ze Manel says:

        @k desse ponto subscrevo! Quando precisámos de solidariedade europeia, também não a tivemos! Agora que a Alemanhã está apertadinha é que vêm pedir solidariedade… enfim.

        • Realista says:

          Não tivemos solidariedade europeia?
          O BCE andou a comprar os nossos títulos de dívida quando nem os portugueses a compravam…

          • Rui says:

            Muitos não sabem o que é solidariedade (se é que alguém sabe…). Os Alemães não souberam no passado e nós reclámamos isso este tempo todo, tendo negociado a dívida, pacotes de apoio Europeu que deviam ter terminado em 2014 e que foram prorrogados até ao “20-20” e que a pandemia fez o favor de dilatar…

            Agora que temos uma situação invertida, nós somos os arrogantes e fazemos – que nem gente mesquinha – o que nos fizeram os alemães e os franceses…

            A situação é demasiado grave para ficarmos a olhar os umbigos e andarmos armados em “gente importante”.

            No meu entender, tão mal estão uns, como os outros, mas quem se lixa, como sempre, é o bivalve!

      • Ze Manel says:

        Quando foi da crise da divida a Alemanha também apontou o dedo aos países do sul que andavam a gastar de mais e agora estão caladinhos, porque também a nivel de gás andaram a gastar o que não deviam.

      • Realista says:

        Reduzir o consumo 15% de um total de 22% não é reduzir para 7% mas reduzir o consumo em 3.3% ou seja de 22% reduzir para 18.7%…

        • Anoy says:

          Muito se fala no ambiente, mas atitudes e resultados palpaveis apenas de um modo reativo. Acho exagerado dizer, que Portugal vai morrer de frio, sem pensar como será o inverno nos outros paises como na Polónia sem gás.

          O foco aqui, parece-me que se chama gratidão, no passado fomos duplamente penalizados, e apesar de ser português, eles tinham razão. Casa, carro, férias, créditos, com ordenados baixos e precários. Gastos das empresas do nosso zé povinho, para proveito próprio. A nossa Dívida publica reflete bem o nosso estado. Qualquer das formas, neste caso a Alemanha colocou os ovos todos no mesmo cesto (da Rússia), e na teoria poderia ter corrido bem se do outro lado não tivesse um “regime” diferente do nosso (UE), com um vizinho que se lembra e invade o nosso quintal por tuta e meia (haveria outras formas de resolver o problema).

          Neste momento UE tem que agir como um bloco, como com a Ucrânia, e neste caso temos que ser nós a ajudar apesar do histórico de no passado não terem sido afáveis para connosco, mas estar na UE também tem benesses como os fundos e juros de saldo do BCE. Os paises estão interligados, e a cade uma peça do dominó poderá ter repercuções até ao nosso Portugal (seja exportações, turismo, etc.).

          Independentemente da ajuda, a UE devia ir mais além na poupança energética, devia ser um lifestyle, um modo de vida. Só não o é, porque damos tudo como garantido como paises desenvolvidos. Os incentivos seriam muito mais eficientes se fossem realmente supervisionados (não o teatro que existe), e aplicados projetos que cruciais (não comboios de alta velocidade e autoestradas em duplicado).

          Este estilo de vida não se aplicaria só à energia, porque em breve, nós portugueses, iremos começar a falar de água. E as medidas terão de se começar hoje, na escola, no dia-a-dia, nos investimentos. Apesar do tom pesado, o ter de ser leva-nos no caminho certo, e os próximos anos serão reflexo disso mesmo.

      • Gazes says:

        Meu deus, digo-te quem não estava a par do que se passava, tem aqui um belo resumo….
        e digo mais a peninsula iberica não devia ceder

      • Ó que catano... says:

        Dos pouquíssimos comentários com pés e cabeça.
        +1

      • John Rambo says:

        37 anos com um Euroduto da comissão para este país de corruptos… somos um país subsidiodependente da europa. Pagámos auto estradas com dinheiro da europa, entre outras coisas que como era mais novo, passaram por mim e nem tinha noção, e não vou agora procurar. Mais recentemente tivemos os Portugais 20-20 desta vida, agora vem a bazooca. Tivemos o BCE a comprar divida publica para controlar o preço dos juros… e não houve solidariedade? Pois não! O que tem havido é paternalidade e por isso esta maioria absoluta dos xuxas! Pq há sempre uma injecçãozinha de dinheiro da europa para segurar o voto dos subsidiodependentes desta vida… e quando mesmo assim o dinheiro não chega para manter maternidades abertas, há sempre uma desculpa, ora é a guerra, ora é a troika… nunca é incompetência do Português que não vota, ou que vota nos mesmos a espera que isto mude. 7% não é assim tanto e está na hora de retribuir. Vai custar, vai, mas se a Europa tem sustentado os PIGS, não percebo agora esta crispação toda pq chegou a nossa vez de contribuir e ajuda… é mesmo à tuga… vergonhoso

        • João Silva says:

          Pare de dizer disparates.
          O problema não é de agora… procure informaçao credível sobre o assunto que já tem muuuuuito tempo. Foi proposto á muito tempo ligar o gás da Europa á península Ibérica..
          Não quiseram…e agora??
          Agora estão f@€##&,se existisse um ramal de gás, não haveria grande problema, mas não quiseram..
          Já agora, votar sempre nos mesmos??? O que sugere?
          O Iniciativa Liberal, com as suas ideias escravocratas?
          Ou Chega? Esse partido que fomenta a segregação social? Que tem ideias da idade média? Não, obrigado.

          • Luis Santos says:

            O PS e o PSD é que são bons .São tão bons que estamos a 2 ou 3 lugares da cauda da Europa .Em relação ao CHEGA , defender direitos iguais ,deveres iguais ,é segregação social ? Defender um controle maior de quem entra no pais ,é segregação social ? .Ou é melhor deixar entrar tudo ao molho e fé em Deus , e depois logo se vê o que se faz com eles ?Só para sua informação , a Suiça ,aquele pais miserável no centro da Europa , é governado por um partido idêntico ao CHEGA .

          • John Rambo says:

            Vá ler uns livros de economia e procure um emprego. Esse subsidio não vai durar p sempre.

  7. Há cada gajo says:

    O mais interessante desta notícia é a ênfase dada às multas. Mentalidade tuga.

    • CM says:

      É a lógica da chamada “Prevenção Rodoviária” com radares escondidos atrás das moitas.

      • Realista says:

        Exatamente!
        Prevenção o tanas.

        • David says:

          o Tuga ia arranjar desculpas…
          Ele sabe o limite, mas saiu tarde e ia atrasado! o o radar escondido! Sacana de radar! Cabrao está ali mesmo para caçar multas… logo hoje… ainda ontem o vi no outro lado… e hoje já aqui está…maldito sejas…

        • David says:

          Prevenção começa com Educacao em casa, coisa que a maioria não tem tempo nem para se auto educar… passam horas e dias nas redes… mas para educar a nova geração, não há tempo…

      • David says:

        Circulam datas e horas de radares, há mensagens a rodar de onde andam radares etc e mesmo assim os radares conseguiram em 6 meses uma grande pipa de massa… mas a culpa é do polícia militar je colocou o radar no sítio x!

        Eu se fosse polícia, não precisava me cansar mto para passar multas… todos os dias carros estacionados indevidamente no mm sítio… faz anos… mudou alguma coisa? Não… mas o polícia é que está mal, pq é que para la todos os dias?

  8. TiagoC says:

    Neste Natal bem poder poupar nas iluminações. Já é uma forma de gastar menos dinheiro na luz ao fim do mês.

  9. irritadiço says:

    18º? Isso é FRIO crl..

  10. Limovsky says:

    https ://sicnoticias.pt/economia/2022-08-03-Carros-eletricos-sao-ja-os-segundos-mais-vendidos-em-Portugal-46f75348

    Será que também vão ter algum tipo de restrições?

    • PTO says:

      “Carros elétricos são já os segundos mais vendidos em Portugal.”

      “São já”? Sempre foram, desde que começaram a ser comercializados.

      Sendo os carros a combustão os mais vendidos quais poderiam ser os segundos mais vendidos?

      Os carrinhos de rolamentos, querem ver.

    • Yamahia says:

      O que dá vontade de rir é que para atingirem esse 2º lugar, eles somam os BEV’s aos plug-in e aos híbridos, obtendo desta forma 38% das vendas de carros novos. Sabendo que plug-in e híbridos têm motores a combustão e muito provavelmente até fazem mais kms com esse recurso, porque não considerá-los a gasóleo ou gasolina, consoante o tipo de motor? Nããã para o hype são tb elétricos e “prontes” ahahah
      Já os a combustão não são contabilizados como um todo; Gasolina para um lado, gasóleo para o outro! Será uma análise coerente?
      Finalmente referir que no incremento verificado nas vendas em 2022 comparativamente a 2021, os 100% electricos foram os que menos cresceram. (apenas 16%) E o mercado no geral praticamente atingiu os 70% de crescimento. Isso é que seria uma informação isenta e elucidativa!

    • MR says:

      Os carros elétricos consomem gás de forma indireta, uma vez que parte da eletricidade é produzida com gás…

  11. Theboice says:

    Tanta treta e não reparam a “c@%ada” que fazem com a mudança da hora…

  12. Luis Henrique Silva says:

    Desculpem a minha ignorãncia, não é que esteja contra o poupar, mas não entendo porque temos de apertar tanto se aqui em portugal uma boa fatia já vem de energia renováveis e o restante nem gastamos gás russo, não entendo tanta paranóia, noutros pais entendo agora nós aqui….

  13. 1984 says:

    Está tudo maluco !

  14. Pedocas says:

    Ok
    Mas no que é que se aplicam as multas??
    Tanto ênfase às multas, mas informação não tem nenhuma.

  15. Werner says:

    Também vão proibir o uso de viaturas elétricas?

  16. Antonio Santos says:

    Anda tudo doido! Só pode!… Bem, uns anos atrás, um certo homemzinho cor de laranja, e com cabelo um pouco duvidoso, avisou a Europa, principalmente a Alemanha, da dependência que tinham do gás proveniente da Rússia. Todos na altura gozaram e até se riram do tal homemzinho cor de laranja. Agora é o que se vê, o Zé povinho é que paga as favas.

    • irritadiço says:

      Deixa lá estar o homenzinho cor de laranja sossegado que se disse isso foi a única coisa boa que disse enquanto lá esteve.

      E temos bom remédio, se começam a tirar coisas aqui ao ponto de ficarmos pior do que se vivêssemos na Rússia acho que vamos começar a ver pessoal a aceitar ir viver para a Rússia, ainda que antes de lá entrarem tenham de ser interrogados pelo KGB para saberem se vão para Moscovo, São Petersburgo ou Siberia…

      • PTO says:

        Há por cá muitos que se fossem para a Russia não se perdia nadinha, principalmente aqueles que andam sempre por aqui só para dizer mal de Portugal e dos portugueses.

  17. irritadiço says:

    Se apelam ao teletrabalho, os particulares vão ter de gastar mais e nunca menos. Que tretas…

  18. Juvenal says:

    O que precisamos é de Governantes que não sejam lacaios dos EUA…

    • PTO says:

      Sim, claro, porque se fossemos lacaios da Rússia tinhamos uma vida de sonho.

      Não tires a cabeça da areia, não.

      • Profeta says:

        muitos governos de todo o mundo sao umas autenticas prostitutas. O mal disto e termos uma UE que arrasta tudo e todos para os seus interesses, e tambem o problema do comercio. Se nao fizeres o que te mandamos cortamos-te no comercio. E esta feito o controle por apenas uma pessoa, nao e preciso muito.

      • Olaf says:

        Pensamento de escravo…
        E que tal não sermos lacaios de ninguém? (Agora faz-se um “bum de iluminação” nessa cabeça)

        • Ze Manel says:

          mas alguém tem dúvidas que somos os lacaios dos EUA? só falta dizer rebola e dá a patinha. Ou fazemos o que os EUA querem ou então fazemos o que eles querem. Não há alternativa porque não há diplomacia europeia que bata o pé.

  19. Samuel MGor says:

    A UE têm tantas contradições que já não se sabe se eles querem que andemos de carros elétricos ou de carros térmicos. O que se sabe é que é a Alemanha que manda na UE.

  20. informado says:

    VEJAM LÁ SE PERCEBEM… A SECA É EXTREMA . A ENERGIA ELÉCTRICA ESTÁ A SER PRODUZIDA ATRAVÉS DE GÁS… É PRECISO EXPLICAR PQ É PRECISO POUPAR ? SE A UNIÃO EUROPEIA E OS POLITIQUEIROS DECIDEM FECHAR O GÁS RUSSO VÃO TER DE IR BUSCÁ-LO ONDE PORTUGAL VAI BUSCAR. NOUTROS PAÍSES QUE VÃO VENDER MAIS CARO PQ TEM MAIS PROCURA.

    • Antonio Santos says:

      Se decidirem fechar a torneira do gás, problema deles. Como já disse aqui algures, uns anos atrás, houve um certo homemzinho cor de laranja com cabelo duvidoso que avisou a tal UE sobre a dependência do gás Russo, mas em vez de tomarem atenção, riram-se e até gozaram!

  21. informado says:

    Não passar a roupa a ferro. Já dá uma grande poupança

  22. PorcoDoPunjab says:

    Mas mas, mau, afinal já não percebo nada
    Então não diziam que as sanções não.nos iam afectar?
    Ai que fui enganado.
    Tenho que deixar de acreditar em políticos, pá…
    Mas o nosso gás, que é tão barato quando comparado com Espanha, não vem da Argélia?
    Se não somos dependentes da Rússia porquê cortar no consumo?
    Ai que me dão cabo da cabeça…

    Pois é, isto não é nada, deixa vir o Inverno e ver os alemães a baterem o dente de frio e vamos ver como isto termina.
    Raio do Putin, que raio lhe passou pela cabeça para nos cortar o gás?
    Ninguém lhe disse que nós podemos fazer sanções mas ele não?
    Mania de complicarem, pá…

  23. Olaf says:

    As sanções sempre foram para “nós”, a Rússia só se ri com isto…

  24. TugAzeiteiro says:

    Comecem é a taxar os lucros abismais das grandes produtoras de energia! Façam como já vários países fizeram… O aproveitamento por parte destas empresas é enorme e quem paga sempre é o Zé povinho!

    • PorcoDoPunjab says:

      Oh Azeiteiro, e quem vai taxar os recordes absolutos de recolha de impostos pelo estado devido á inflacção?
      Hein? Hein? Para onde vai esse dinheiro? Eu digo lhe para onde vai… Corrupção! Conhece o termo?
      O estado em vez de ir chupar privados, que dê mas é o exemplo e baixe os impostos porque está a cobrar demais.
      Sai mais um encantamento.

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros

      • Daniel Oliveira says:

        Mesmo que quisesse, o estado não pode mexer nos impostos sem autorização da UE na grande maioria dos setores! o que poderia fazer, é devolver logo parte do iva cobrado no momento do pagamento como faz o estado espanhol no abastecimento de combustível .

        • John Rambo says:

          Ahahahahaha! Então, e a dupla tributação pela qual portugal paga multa à CE no caso do IVA e ISV? O Sr. Daniel já viu algum OGE ser enviado para discussão da CE? Tenha juizo….

  25. Daniel Oliveira says:

    Outra coisa que pode fazer é travar o abuso das gasolineiras, que no principio de fevereiro tinham um lucro de 0,06€/litro e agora é de 0.42€/litro conforme mostra o gráfico da ERSE da evolução dos preços!

  26. PorcoDoPunjab says:

    Fico muito contente por saber, ao ler estes comentários, que a maioria do pessoal está super disposta a viver pior.
    Admirável mundo novo.
    Vejamos se é só da garganta para fora ou se há algo mais…

  27. AJMS says:

    Essas regras já eu implementei à muito na minha habitação, poupança sem perda de conforto, nas torneiras troquei os filtros delas por arejadores provocando mais de 50% de poupança de água, eletricidade 50% do meu consumo anual vem dos meus painéis fotovoltaicos, agua é aquecida praticamente de borla, Com a Shelly também ajuda a gerir todas estas atividades criando cenários de atividade de maquinas para gerar poupança em função doa produção fotovoltaica, as ferramentas existem mas a iliteracia também é abismal, mas nunca é tarde para aprender e evoluir e a nossa carteira agradece.

  28. Luis Santos says:

    Por muito que não se goste , a europa tem é de apostar no nuclear e no geotérmico . O resto é conversa da maltinha do ambiente ,que criticam tudo e mais um par de botas , mas não abdicam das mordomias(poluentes) do mundo moderno .

    • Joao Ptt says:

      A Europa não tem de apostar no nuclear, e tanto não tem que não aposta.

      Num futuro longínquo, depois das alterações no planeta tal fará sentido, mas nesta altura é mais uma coisa para acrescentar à longa lista de preocupações. Imagine terramotos de grau 15 nas Escala Richter por horas ou dias… vai querer estar próximo de uma central nuclear nessa altura? Pois. Impossível tal acontecer? É só aguardar, e olhe que já não está tão longe esse dia como poderá pensar… é coisa para demorar uns anos, mas vai acontecer e grau 15 é uma perspectiva por baixo tendo em conta que partes de continentes poderão simplesmente afundar-se para debaixo do oceano. Já fizeram alguns filmes que até estão bastante próximos da futura realidade, claro basearam-se talvez em descrições antigas do que irá acontecer, embora normalmente não falem das doenças que ainda precedem tal fase e guerras em larga escala, sem falar na fome e morte dos animais em larga escala.

  29. irritadiço says:

    E os jogos de futebol? Vão deixar de ser à noite? A ver vamos… Se não poupas é o crl!!

    • Profeta says:

      E isso e os hoteis vai deixar de aquecer os corredores que dao acesso aos quartos ? Ha tantos exemplos que e so escolher. Os Hospedes vao passar a sentir frio quando circulam dentro dos hoteis pois pois.

  30. Julio Sousa says:

    Nós poupamos para os alemães gastarem à vontade. A “fuhrer” assim decidiu e os “tugas” como sempre não devem cumprir pk é uma submissão à ideologia nazi desta UE. Fora desta “Babel”, que há-de cair como um baralho de cartas.

  31. Cidália Santos says:

    Por falar de poupança e medidas de energia.
    Quem paga a luz dos candeeiros das ruas que estão 24h durante semanas ligados? Pois porque os servicos responsáveis veem mas não veem nada. Tive que hoje telefonar para os serviços camararios a colocar essa questão, ao que responderam que ia reportar a reclamação. Como é possível acontecer, também vão aplicar essas multas aos servicos responsaveis?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.