Vaticano vai “cortar” rede móvel para isolar Conclave
No próximo dia 7 de maio de 2025 (quarta-feira), o conclave responsável pela eleição do novo Papa irá reunir-se e nesse sentido irão ser aplicadas medidas de segurança. Uma dessas medidas é o corte da rede móvel no Vaticano para isolar Conclave.
Conclave é o processo formal e secreto pela qual a Igreja Católica elege um novo Papa. O termo vem do latim cum clavis (“com chave”), referindo-se ao isolamento dos cardeais eleitores durante a votação, fechados à chave na Capela Sistina até que um novo pontífice seja escolhido.
Vaticano sem rede móvel a partir das 15h (hora de Roma
O Vaticano anunciou recentemente que irá desativar toda a rede de cobertura de telefonia móvel no seu território a partir das 15h (hora de Roma) do dia 7 de maio de 2025, como medida para isolar o conclave responsável pela eleição do novo Papa.
Esta decisão implica o desligar de todas as instalações de transmissão de sinais de telecomunicações GMS e de rádio dentro do Estado da Cidade do Vaticano, com o objetivo de garantir o sigilo absoluto do processo e evitar qualquer comunicação externa dos 133 cardeais eleitores.
Além do corte das redes móveis, os smartphones dos cardeais serão confiscados no início do conclave e apenas devolvidos após a escolha do novo pontífice, momento em que o sinal de comunicações será restabelecido. As autoridades do Vaticano também vão desligar câmaras e sensores de vigilância na Capela Sistina, certificando-se de que nenhum dispositivo capaz de gravar ou transmitir informação permanece no local.
até os padres usam jammers, falta só nas prisões portuguesas é que não está fácil
Falar é sempre mais fácil do que fazer.
Não se esqueçam que ao cortar a rede nas prisões portuguesas para os detidos tambem estão a cortar para todos os que lá trabalham e muitas vezes precisar de comunicações móveis para a sua própria segurança.
Pode ser que um dia inventem telefones que precisem de rede móvel. Tipo utilizar um cabo ou algo do género
Essa tecnologia ainda vai ter que melhorar muito, é recente e nao garante um bom serviço, ainda por cima os preços sao proibitivos.
E desde quando faz falta isso nas prisões? É preciso é garantir que n tem telemoveis lá dentro!
podem usar rádios VHF/UHF e para o exterior, rede fixa.
Dados moveis são bons é para andarem nas redes sociais enquanto lhes pagamos o ordenado para estarem a vigiar e a controlar quem não cumpriu a lei…
Os Padres teem que expulsar todosos criminosos da Igreja e pedir explicação pelo assasinato do Papa.
O Zé lenços vai acabar muito mal..3 vezes ao Trump, e assim que o Papa começou a dizer que a heresia contra a iGreja era inaceitavel…morreu.
Aproveitem e no processo expulsem a Igreja Inglesa, pois eles são heréticos.
Tendo em conta que devem existir dezenas de torres de telecomunicações nos arredores do Vaticano, não sei até que ponto vai afectar muito.
Só se activarem inibidores de sinal rádio dentro das instalações.
Acho que os transmissores e receptores via telepatia continuam a funcionar. eh eh
Dentro do Vaticano, 100%, dos telefones fixos, são por rede de cobre.
Daí ser simples bloquear todas as frequências. Não precisam de nenhuma… Dentro da capela Sistina há 8 telefones, caso de necessidade. No dormitório, cada secção, das 74, tem telefone.
Mas, a razão principal é bloquear os jornalistas, que andavam a pagar 1000 milhões de euros, a quem colocasse um emissor, vídeo, dentro da capela Sistina.
Vão sair de lá com o cérebro cozido !
O papa atual é o Trump.
Não é mais fácil limitar o uso dos telemóveis? Sendo eles quem são certamente irão cumprir.