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Vai precisar de um cartão bancário para fazer pagamentos de serviços?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Odius says:

    Se houver roubo de dados do cartão e posteriormente de dinheiro então pode-se processar a sibs fps por esse roubo pois foi a sibs que obrigou a utilização do cartão.

    • Aves says:

      Quê? De onde saiu isso? Ter-se um cartão bancário não quer dizer que tenha que ser usado em todas as operações.

      • Odius says:

        “De acordo com a SIBS, partir de 01 de janeiro de 2024, os clientes serão obrigados a ter um cartão bancário para efetuar pagamentos de serviços, pagamentos ao Estado e carregamentos de telemóveis nos canais digitais (homebanking) dos bancos.”
        Caso não percebeste tens de usar o numero do cartão para fazer isto.

        • Aves says:

          Não mudou nada para quem já tem cartão bancário. Nos referidos pagamentos usando a rede SIBS/MB por homebanking (online ou através da aplicação do Banco) – tal como agora – faz-se o login no site do banco, introduz-se a referência MB para pagamento ou a referência para pagamentos ao Estado e paga-se. Os dados do cartão bancário (ou cartões) associado(s) à conta não são usados e não vão para lado nenhum.
          Para fazer os referidos pagamentos pela rede SIBS/MB – quem não tem cartão bancário (físico ou virtual) passa a ser obrigado a ter. É só isto que muda.

        • orring says:

          A única coisa que vejo é alguém que ainda não percebeu que isto é somente para quem tem contas em que só usa homebanking e não tem cartão físico associado…

        • Tone says:

          Isso é mentira

  2. Victor von Frankenstein says:

    Ou seja tinha cartão de débito agora tenho que pagar mais uma anuidade que país podre oh povo manso!!!

  3. Aves says:

    Primeiro parágrafo
    “De acordo com a SIBS, partir de 01 de janeiro de 2024, os clientes serão obrigados a ter um cartão bancário para efetuar pagamentos de (…) Banco de Portugal diz que não” – dá a entender que o Banco de Portugal disse que o cliente não era obrigado a ter um cartão bancário.
    O Banco de Portugal não disse tal coisa – limitou-se a dizer que a decisão tinha sido da SIBS e não lhe faz qualquer crítica, como está mais abaixo e se pode ler no comunicado do BP. Quer que as transferências imediatas, mas não se mete na questão de os clientes serem obrigados a ter cartão bancário.
    Resumindo, a partir de 01/01/2024 para fazer as operações referidas no primeiro parágrafo é preciso ser detentor de um cartão bancário (o que nada tem de surpreendente).

  4. SANDOKAN 1513 says:

    Por mim não vejo problema nenhum. Devia ser sempre assim.

    • Pintor says:

      Se tiveres somente uma conta. Se usares 4/5 contas somente necessito de cartão de débito para uma , as outras podem servir para pagamentos entre outras coisas, o que me obriga a pagamento de nova anuidade.

  5. PorcoDoPunjab says:

    Resumindo e finalizando, os bancos devem ter reparado que havia muitos clientes sem cartões bancários associados à conta, como eu , e sai já uma ideia à génio tuga para sacar 20 paus por ano.
    Com génios assim é um milagre Portugal não ser um portento económico, financeiro e industrial.
    Não há habilidosos assim em qualquer lado.
    País miserável com gente ainda mais miserável…

    • David Guerreiro says:

      Não devem ser assim tantos nessa situação. De qualquer forma, há bancos que não cobram cartão de débito.

    • João Oliveira says:

      Isso é para quem não sabe escolher um banco em condições. Tenho conta e cartão há mais de uma década e nunca paguei anuidade do cartão. Aliás, foi esse o facto que me fez fechar a conta de cgd e mudar.

  6. David Guerreiro says:

    O Montepio atribui gratuitamente aos clientes um cartão de débito virtual que permite que façam os pagamentos sem necessidade de ter um cartão físico. Duvido que muitos façam isso, pois o interesse dos bancos é fazer os clientes pagaram a anuidade do cartão. Esta medida contudo vai afetar poucas pessoas, pois a grande maioria dos clientes bancários possuem um cartão de débito.

  7. Andre says:

    A montanha pariu um rato… Acho que é tudo óbvio… Mas quem faz operações sem cartão associado? (Seja ele físico ou virtual)

  8. _RJCA_ says:

    Como costumo fazer pagamentos/transferencia bancárias via “homebanking” também já levei com essa informação (sou cliente da CGD) mas segundo estes, basta associar o cartão multibanco habitual (como se eles não soubessem que eu tenho um cartão desses e mesmo assim tenho de o associar a partir de 1 de Janeiro. Curiosamente a CGD informou-me entretanto que é mais na questão de pessoas que não têm cartão. Tudo beme eu com isso?

  9. Costa says:

    Isto é uma mama para os bancos, os principais interessados e ao mesmo tempo são quem gere a SIBS. O BP que são um bando de bananas, a começar pelo Beetlejuice que está à frente, nem sequer reclama como deve. Isto é dirigido principalmente às empresas, não tinham necessidade de ter um cartão de débito e agora são obrigadas a fazê-lo e pagar mais 20€ todos os anos para ter um. Não havia necessidade nenhuma nisto, mas ninguém reclama…

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