Vai à inspeção com o seu veículo? Há novos preços
As tarifas das inspeções técnicas de veículos a vigorar no ano de 2017 já são conhecidas. O anúncio foi feito pelo próprio Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), no site oficial, que informa que o aumento para este ano foi na ordem dos 0,52%.
A atualização dos valores aconteceu a 16 de janeiro mas apenas hoje foi publicada em Diário da República.
Se vai levar o seu veículo à inspeção, saiba quanto vai passar a pagar.
De acordo com a tabela publicada pelo IMT, todos as categorias sofreram alterações em termos de valor a pagar. Por exemplo, o preços da inspeção de um veículo ligeiro custa actualmente 30,70 euros (já com IVA incluído). No caso de ser um veículo pesado o valor é de 45,96€.
Ao nível de reboques e semi-reboques o novo valor é de 30,70€. As reinspeções vão custar 7,69€ e as inspeções no que diz respeito a novas matrículas custam 76,64 euros.
A seguinte tabela apresenta todos os valores actualizados para 2017.
- Veículos Ligeiros - 30,70€
- Veículos Pesados - 45,96€
- Veículos com reboques e semi -reboques - 30,70€
- Motociclos, triciclos e quadricicloa (com cilindrada superior a 250 cm3) - 15,46€
- Reinspeções de todos os tipos de veículos ligeiros - 7,69€
- Nova matrícula - 76,64€
- Extraordinárias - 107,19€
- Emissão de segunda via da ficha de inspeção - 2,89€
Quando devo levar o meu veículo à inspeção?
A data da inspeção automóvel é efetuada de acordo com o tipo de veículo. As inspeções periódicas obrigatórias devem ser realizadas até ao dia do mês da primeira matrícula do veículo, durante os três meses que antecedem essa data. Conheça aqui os prazos da inspeção automóvel.
Este artigo tem mais de um ano
Ficaram iguais os valores
Venho eu aqui para ler um pouco de tecnologia e aparece-me disto…
É bom andares sempre informado 😉
+1 estas noticias fazem falta, ja chega das guerras android/ios
🙂
Tecnologia está em todo o lado, até na informação relevante sobre o seu automóvel 😉 Além do mais, há um grande componente tecnológica associada aos serviços que regulam este “dever”.
Não generalizem. A tecnologia está em todo o lado, é um facto, mas acho que ainda não vi (não sou da velha guarda para afirmar) aqui análises a microondas ou máquinas de lavar.
Poderíamos ler aqui, o dia inteiro, notícias sobre tecnologia, mas há que saber separar as coisas.
Mas já viste análises a aspiradores, a robôs de cozinha, etc…não sei qual a vossa preocupação com notícias genéricas que até estão relacionadas, de certa forma, com tecnologia.
Eu gostei de saber, não tem mal nenhum em ter um ou outro artigo menos ligado ao conteúdo “normal”.
Por acaso desconhecia que as inspecções para mota já estavam a ser aplicadas.. :/
Não estão…. a Lei saiu mas ainda não foi regumentada……
Só lês porque queres.
Ainda é necessário usar o selo da inspeção no para-brisas do carro?
sim
não.
Mais ou menos
Não é nem mais nem menos, é não, por DL.
Não é necessário desde 2012: Decreto-Lei nº 144/2012
Mas a vinheta do seguro é importante e deve constar no para brisas.
Não é. Confirmado com agentes de autoridade e centro de inspecções. Apenas continuarão a imprimir nos mesmos impressos até estes acabarem. Depois já será sem “selo”.
Cumps
não. só o seguro.
Alguém sabe se as inspecções para moto4 com 700cm3 de cilindrada já são obrigatórias?
Moto4 é um quadriciclo, logo como tem cilindrada superior a 250cm3 é obrigatório e paga €15.46
Isso no futuro quando as Inspeções forem Obrigatórias… era isso que querias dizer?
Que eu saiba não é necessário estar no pára-brisas desde que não esteja destacado da folha de inspeção.
Já é obrigatória a inspeção aos motociclos?
não é em tudo?
Devia também ser obrigatório inspecção às bicicletas. E pagarem pela inspecção!
Fora de brincadeira, a minha é inspecionada umas 4x por ano, mais que qualquer carro ahah
Até agora nunca foi. Querem implementar isso, mas ainda não começou.
Não. http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/centros-inspecao-automovel-exigem-motas-sejam-abrangidas-pelas-inspecoes-101472
30€ para 5 minutos
5 minutos que te podem salvar a vida…
Ah?
Desde quando é que ter o banco roto salva uma vida?
Espera, espera e ter vidros fumados? Salva uma vida?
Ou pneus mais largos que não estão no livrete mas que dão mais segurança ao veículo… E que tal ter uma barra estabilizadora que dá mais segurança nas curvas? Se detectam isso reprova e não salvam vidas… e que tal se encontrarem uma terceira luz de stop que não é de origem?
… Enfim.
São alterações que não constam nas caracteristicas originais do veiculo. Quem lhes garante que isso está bem aplicado? Quanto aos vidros fumados é necessário que cumpram as regras de segurança por exemplo. Podes sempre aplicar um vidro fumado de venha assim já da “fábrica” apenas tendo que ter os respectivos simbolos de homologação e não precisas de averbar no livrete… por exemplo.
Acho bem que se pague, é por causa de algum chico espertimos que alguns pagam no final. Falas de segurnça nos pneus largos, eu por acaso acho o contrário, são mais largos mas têm um perfil mais baixo e tal.
se cumprires os dados limites de velocidade, e uma barra estabilizadora dá mais segurança nas curvas, acho que o carro em questão não devia sequer circular na estrada… só naquela…
Não interessa se tu achas A ou B, interessa o que está na lei (in)felizmente ou não.
Vidros fumados pode salvar uma vida! Imagina que está alguém com uma arma apontada a cabeça, com o vidro fumado não se ve (estupido, mas nunca sa sabe). Pneu mais largo é mais propicio a aquaplanar (por exemplo, mas nem sempre está a chover).
Pode limitar o angulo de viragem
Fazem mais barulho.
E são mais caros.
A luz de stop não entendi..
@Miguel,
Estás a confundir as coisas…pois uma nao tem a ver com a outra…
Nao é do teu tempo, mas quando eu era mais novo nao existia inspecao como hoje em dia…simplesmente qualquer coisa podia andar na rua e a questao de seguranca ficava ao critério do seu condutor e por vezes da sua carteira…
A maioria dos carros circulavam até pura e simplesmente nao dar para andar mais, manutencao e componentes de seguranca do carro tais como suspencao e travoes eram postos completamente de lado colocando a vida do condutor e dos outros(que nada tinham a ver com o assunto) em risco.
Por isso as inspecoes sao mais do que bem vindas.
Agora pela questao das alteracoes que é o que tu vens aqui referir…sou e sempre fui amante de personalizar o meu carro e se bem me lembro ao longo da minha vida poucos foram os carros que estavam stock, mas nunca fui muito de modificar estiticamente (tirando um ou outro pormenor), sempre fui de alterar motor, travoes, suspencao e rodas…
Cheguei a ver um carro meu apreendido, pois…de origem vinha com 130cv, eu achava pouco entao tinha cerca de 270cv.
Nao era isso que me ia matar claro, mas…ate era cuidadoso, gostava de ter o carro assim e nunca andei em corridas nem nada do genero mas e o resto?
Em Portugal infelizmente as pessoas nao tem mentalidade para poderem fazer “o que quiserem” dos seus carros…simplesmente nao dá, por isso tem de ser ilegal.
Onde estou, podes fazer quase tudo o que quiseres, alterar rodas, peliculas etc etc etc… tenho um RX8 100% legal com mais de 700Cv como project car…
Mas as pessoas geralmente sao conscientes…se pudessem fazer o que fazem aqui em Portugal?Era ver as AE a transformarem-se em autodromos.
Mas para isso, se queres acabar com as inspecoes, acaba também com a policia.
Ah, e alterar a medida das rodas nao te da chumbo, apenas anotamento no caso de a diferenca em diametro ser inferior a 5% para a medida do livrete…caso tenhas mais de 5% meu amigo…es apenas mais um dos que justificam que essas coisas sejam ilegal.
@APereira e @Sómaisum
Muito bem! Aplaudo de pé!
Depende da consciência de cada um. Mas sim, concordo. Muita gente não liga absolutamente nada ao carro. É um mero meio de transporte que, enquanto anda, está bom.
lol salvar a vidas! Antes de lá ir já o mecânico me fez a vistoria aos carros 2 vezes. Isso é para desleixados. Ou vais estar à espera de voltar lá 2 vezes.
Pois mas há sempre questões que por vezes escapam aos mecânicos como já me aconteceu… Fugas de óleo e suspensão que foi à vida. O mecânico só quis receber o dinheiro e mudou uma lâmpada fundida e os travões e tal….
Mas não culpes todos pelo teu mecânico ser mau. O meu tinha o fole roto e ninguém notava nem na inspecção, e passou, mas o mecânico avisou-me.
Sabes que os centros de inspecao nao vao ao pormenor, analizando principalmente componentes que podem prejudicar a seguranca do veiculo na estrada.
O objectivo da inspecao é pura e simplesmente assegurar que componentes como suspencao, travoes e a estrotura do carro nao está comprometida podendo levar a acidentes desnecessários.
Vou dar-te um exemplo, sempre fui bastante cuidadoso com os meus carros tentando sempre assegurar que tudo estava direito, fui entao na altura fazer inspecao e qual nao é o meu espanto quando fui reprovado devido a suspencao…
O meu mecanico nao era mau, eu também verificava o carro mas…
A maioria das pessoas nao quer saber disso para nada…se nao tivesse a inspecao o carro nem sabia o que era uma oficina.
Por acaso, são 8 minutos no mínimo. Menos disso, os centros de IPO não conseguem imprimir a folha da inspecção!
Já paguei 70€ numa consulta num hospital privado, e também foram 5 minutos… O preço é fixado pelo Estado, o tempo que demora a inspeção só aos centros compete.
A mim foi 40 no privado, o preço não é todo igual.
Podes ter feito a inspecção em 5 minutos e depois tiveste quase 10 à espera da “folhinha verde”. Se o inspector verificar o mínimo obrigatório, a inspecção deve demorar 14 minutos, pelo menos o software deles só imprime a “folhinha verde ou vermelha” por inspector, no mínimo de 14 minutos.
Eu não te vou explicar os 5 minutos se é que chegaste lá
As máquinas usadas são de borla, a manutenção das máquinas e imóvel são de borla, a electricidade é de borla, os impostos são de borla, etc…
o exagero do preço, ou não percebes isso.
A partir de agora, com a entrada em vigor do Decreto-Lei nº 144/2012 de 11/07, deixa de ser obrigatória a colocação dessa vinheta no pára-brisas do carro. Antigamente, se tal não acontecesse, a verdade é que as multas poderiam ir dos 30 aos 150 euros.
Dessa não sabia…
Excelente artigo! Pese o facto de não ser propriamente tecnologia, é de grande interesse estarmos a par de quanto vamos pagar nas IPO e outras. Toma Zé, paga aí…
“Motociclos, triciclos e quadricicloa (com cilindrada superior a 250 cm3)”. Superior ou inclusive 250 cm3???