Utilizadores têm 15 dias para exportar dados do Google Reader
O fecho do Google Reader era uma certeza e na passada Segunda-feira, tal como esperado, efectivou-se. Deixou de ser um serviço disponível e simplesmente fechou, deixando aos utilizadores a responsabilidade de encontrar alternativas possíveis para a leitura dos seus feeds de notícias e de informação.
Mas o que poucos esperavam, e contrariamente ao que tem vindo a ser hábito por parte da Google, era que fossem dados apenas 15 dias aos utilizadores para exportarem os dados que tenham no Reader.
A Google anuncia agora no endereço do Reader que todos devem retirar os seus dados até ao dia 15 de Julho.
Por norma a Google, depois de terminar ou encerrar um dos seus serviços, não impõem aos seus utilizadores um período para que estes exportem os seus dados. Deixa ao critério destes a data em que o pretendem fazer e mantém armazenados esses dados, sempre disponíveis.
Mas com o Reader a Google assumiu uma postura diferente, dado apenas 15 dias para que estes sejam retirados dos seus servidores. Após esta data estes dados vão ser eliminados e deixam de poder ser exportados ou recuperados.
Agora que o Reader deixou de estar disponível no seu endereço de sempre e que todos os serviços e aplicações que lhes acediam deixaram também de funcionar, o ideal é que exportem esses dados.
Para os exportar, caso não o tenham feito, devem aceder ao Google Takeout, um site que a Google criou para esse tipo de situações e seguir as instruções detalhadas que apresentamos abaixo.
Como exportar os dados do Google Reader?
Para exportarem os vossos dados, independentemente da utilização que lhes vão dar, apenas necessitam de aceder ao endereço www.google.com/takeout e autenticarem-se com a conta cujos dados pretendem exportar.
Uma vez dentro do Google Takeout podem ver os serviços para os quais a Google disponibiliza a exportação dos dados. Como no nosso caso pretendemos exportar apenas os dados referentes ao Google Reader, não devemos usar a primeira página, que permite a exportação de todos os dados.
Devemos usar a que se encontra acessível através do botão Chose services e aí dentro clicar no botão associado ao Reader.
Será apresentada informação sobre os dados que vamos exportar, nomeadamente o volume dos dados que estão disponíveis.
Para darem continuidade ao processo devem carregar no botão Create archive.
Vão de seguida ser transportados para uma página onde podem descarregar os dados que geraram, sendo o ficheiro disponibilizado um zip com a vossa informação arrumada em vários ficheiros json e xml.
O ficheiro XML tem as vossas subscrições e os restantes contêm a lista das restantes opções do Reader (seguidos, seguidores, notas, likes, partilhados com seguidores e marcados com estrela).
O ficheiro com os dados irá estar disponível durante 7 dias pelo que não necessitam de o descarregar de imediato.
As alternativas são já conhecidas de todos e de certeza que a maioria já escolheu o que pretende usar para substituir o Google Reader.
Apresentámos uma lista bastante completa aquando do anuncio do fecho do Reader e continuámos a apresentar à medida que foram surgindo. Foram os casos do Feedly, do AOL Reader e do Digg Reader.
Homepage: Google Takeout
Este artigo tem mais de um ano
sinceramente não achei nenhuma outra alternativa boa.
-old reader é fraco e lento.
-feedly é extremamente lento e chato de se mexer.
-Rssowl é legal mas por ser um programa não sincroniza os artigos lidos em casa com os lidos no trabalho, notebook etc
-netvibes até agora o mais interessante tem um método chato de rolagem no teclado (smooth scroll), que é horrível pra quem usa notebook (mas até viável no velho mouse)
no mais todos os outros que testei me trouxeram experiências tão horríveis que nem adianta mencionar.
Queria só fazer um desabafo que jamais chegará aos ouvidos de ninguém da gigante:
Obrigado por tudo Google, trouxeram um serviço de qualidade que foi abandonado no meio do caminho e não foi explorado devidamente… (sem falar nos inúmeros outros já extintos)
agora, com a ironia de costume, venho anunciar que tenho bastante confiança que todos os outros serviços continuarão sempre online e jamais vão fechar o plus, o music, o gmail, o keep etc…
Estou a trocar os rss pelo twitter, é a melhor opção para ter tudo sincronizado.
O Feedly não funciona bem, o newsblur, o old reader e o digg tem tempo de espera enorme e os outros não tem programas para tablets e smartphones
Ainda há-de chegar o dia em que perceberei o objetivo do Twitter e já ando nesta andança das ITs à algum tempo. Acho que é uma questão de começar a utilizar.
Anyway, das alternativas que postou, só experimentei, e fiquei logo convencido do potencial, do Feedly que melhora dia para dia.
Um site de tecnologia, onde o mesmo ainda não tem site mobile ?
O rss (feeds) é péssimo e não dá vontade de ler, muito menos compartilhar.
Quando isso irá melhorar ?
Lembrando que neste ótimo site explica como fazer…
Mãos na massa ! Update já
Obs: Tive que entrar no site pelo celular haja banda!
Abraços
Nelson 😉 há tanta coisa que se pode usar, até temos apps para cada sistema operativo mais relevante, existem “toneladas” de apps para ler os nossos feeds RSS que disponibilizamos… mas entrar no site é bom, e não consome tanta banda como julgas 😉
Bom dia Vítor.
Tenho que descordar em 100%
Se você reparar o RSS (feed) é pela metade e força a entrar no site para ler o conteudo completo.
Para FATOS não existe debate. 🙂
https://pplware.sapo.pt/feed/
Isso é horrivel !!!
Abrir o site completo via 3G é ruim sim, pois consome mais que um site mobile. FATO !
3G no Brasil é um lixo.
Eu quero ler o conteudo dentro do RSS (feed).
Muitos sites que acompanho de tecnoligia eu leio, compartilho, posto sem precisar mudar de app.
Grande Abraço e desculpe qualquer coisa.
johnnye tudo bem, mas temos boas notícias 😉 estamos a trabalhar numa solução muito interessante também para quem usa essa solução. nós gostamos do site em modo PC, e cada vez mais os smartphones permitem isso, é uma forma que oferece mais e melhores opções, mas vamos aumentar a oferta também para o segmento mobile que usa e consome a visualização dos sites dessa forma.
Abraço.
Obrigado !
Se só atualizar os feed para ler por completo no feedly.com ou qualquer outro agregador.
Já seria Fantastico !
Esse sim seria um ótimo UPDATE.
Pois para cada Noticia, precisamos abrir o site.
Fica a dica.
abraços Vitor !!!
Opera mini, reduz o consumo de dados drasticamente! 😉
gostaria de falar de algo que só agora notei: a ferramenta de busca do reader. (procurava somente dentro do nossos Rss)
até agora não achei nada que faça essa busca nos serviços que testei.
Com o fim do GReader passei a usar o feedly, mas descobri outro serviço muito bom (mas não tem app para Android…): É o Ino Reader (www.inoreader.com). Faço minhas as palavras do amigo que se queixou dos feeds incompletos do ppware