Utilizadores frequentes de telemóveis…
revelam actividade cerebral reduzida! Actividade cerebral reduzida mas melhor atenção focada são dois dos aspectos identificados num estudo publicado em Setembro no International Journal of Neuroscience sobre utilizadores frequentes de telemóveis. A análise envolve vários investigadores de três universidades na Austrália, Inglaterra e Holanda e não conclui que estes factores possam ter efeitos negativos para a saúde.
O relatório diz que para concluir com mais efectividade os efeitos na saúde deve replicar-se o estudo utilizando dados de mais de 20 mil pessoas integrados na base de dados Brain Resource International, que permite alargar a análise de uma forma rápida e com custos reduzidos.
“Com Alzheimer também encontramos uma redução severa da actividade cerebral. Porém, a redução encontrada neste estudo, com utilizadores de telemóveis, pode ainda ser considerada dentro dos limites ‘normais’”, explica Martijn Arns, o principal investigador do consórcio, citado em comunicado.
Informação fornecida pelas universidades indica que este é o primeiro estudo a avaliar os efeitos a longo prazo da utilização frequente de telemóveis na função cerebral. As anteriores análises mostravam apenas efeitos pontuais, mas os investigadores das três universidades usaram uma aproximação epidemiológica, usando dados de 300 pessoas das quais 100 eram utilizadores frequentes de telemóveis, 100 não eram utilizadores e o resto se situava no grupo intermédio.
Foram avaliadas as diferenças na actividade cerebral, medidas com base no QEEG e EEG, funções neurofisiológicas como a atenção, memória e funções executivas e de traços de personalidade.
Para além da melhoria da atenção focalizada – atribuída a um factor de aprendizagem decorrente da necessidade de concentração em ambientes com muitos factores de distracção – os utilizadores frequentes de telemóveis mostraram também ser mais extrovertidos.
Fonte: TEKSapo
Este artigo tem mais de um ano
É páh sendo que passo o dia ao telefone estou lixado!!! 😛
Um grande abraço,
CHAGAS.
Eii… o Chagas está vivo 😉 grandes férias caro amigo!!!
Como sabes o trabalho é muito mas arranjo sempre tempo para ler. O comentar é que se tem tornado complicado! 😛
A ver se tiro umas férias e encho isto de comentários novamente! 😛
Um grande abraço,
CHAGAS.
Cá para mim o telemóvel deve ser como o guarda-chuva: só se utiliza o que é necessário.
Eu raramente mexo no meu LoL Com sorte falo 2mins por dia 😛
Uma pessoa tá feita ao bife… Fala ao telemóvel… fica doente, anda ao sol… fica doente, anda na rua e respira os vapores dos automóveis fica doente… estou agora no computador fico doente, como um bife fico doente… Um gajo á partida está sempre condenado a ficar doente… Eu por exemplo já estou senão não escrevia isto 😀
Os ingleses acabam de terminar um estudo de 6 anos e de gastar 8,8 milhões de libras (uns 17,6 milhões de euros) no estudo mais completo sobre os efeitos do uso do telemóvel na saúde.
Concluíram que a curto prazo não há qualquer efeito, sendo ainda cedo para saber as consequências a longo prazo. Quanto à função cerebral o estudo concluiu que “não era afectado pelos sinais dos telefones móveis”.
http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=8856
Isto é quase uma discussão teolólgica… É como provar que deus não existe ou que existem extra-terrestres.
Tipo se formos analisar as pitas e os putos que passam o dia agarrado ao telemóvel que nem parvos é natural que tenham menos ondas cerebrais pois já parvinhos desde nascença LoL Pronto não será tão linear mas isto tem muito que se lhe diga… O único conselho que deixo é usem sim mas só quando precisarem. Se precisarem muito lá vão ter que usar muito 😛