Utilizadores de Mac ainda correm risco com o trojan Flashback
Os utilizadores do Mac têm estado nas últimas semanas mais apreensivos, face aos ataques do trojan Flashback e afins. Como foi amplamente reportado, este malware foi criado para penetrar na defesa do Mac OS X e ludibriar o utilizador. Foi reportado pelas várias agencias de segurança que estariam 600 mil Macs infectados e a Apple respondeu com uma actualização da infraestrutura java.
Mas, embora o número esteja a descer, existem ainda muitos utilizadores infectados.
A Norton disponibiliza gratuitamente uma ferramenta para prevenir ou remover o trojan Flashback dos sistemas Macintosh. Até dia 12 de Abril, dados da Norton mostram que mais de 270 mil utilizadores de Mac estavam infectados com o trojan Flashback, chegando a dada altura afectado 600 mil pessoas. Embora o número de infectados continue a descer, ainda há muitos utilizadores que não tomaram as devidas precauções para se protegerem, utilizando uma ferramenta de rastreio e remoção. Para responder a este problema, a Norton e a Apple disponibilizam as suas ferramentas para acabar com esta ameaça.
“O trojan Flashback é um aviso para todas as pessoas que estão online – independentemente da plataforma ou dispositivo que estão a utilizar,” avançou Marian Merritt, Conselheira de Segurança da Norton. “Nenhum sistema operativo é imune a ataques de malware. Seja num PC, Mac, tablet ou smartphone os utilizadores têm que ter todas as precauções de segurança.".
Ao longo dos anos, a plataforma Apple tem tido uma reputação de ser segura contra ameaças de segurança. Contudo, as notícias do trojan Flashback colocaram os utilizadores de Mac em alerta máximo. Este malware apresenta-se como um comum plug-in para browsers e é capaz de roubar senhas e informação pessoal.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: Flashback Removal Tool [646KB]
Homepage: Norton
Este artigo tem mais de um ano
Já executei essa tool e ao que parece tou limpo 🙂
Mas muita gente não percebeu ainda que tem de se proteger… muitos utilizadores acham sempre que só acontece aos outros 😉
Quem sabe o que anda a fazer, não acontece isso, mesmo quando usava windows só usava anti-virus por causa das PEN’s dos meus colegas, que quando se ligava aos PC’s da escola até lançavam 😀
Very happy
OSX.Flashback.K was not found.
/Volumes/Norton\ Flashback\ Detection/Norton\ Flashback\ Detection\ and\ Removal\ Tool.command ; exit;
By running this tool, you are agreeing to the terms in the Symantec EULA provided on this disk.
Hit ‘c’ to continue or any other key to quit.
c
OSX.Flashback.K was not found.
Hit or to quit…
logout
[Processo concluído]
offtopic
TCL = Portugal (Vodafone) I9100BULPC/I9100TCLLP6 (Android 4.0.3) Disponível.
A TMN ainda nada é uma tristeza , mais uma semana e la vou para o ROOT .
Serva
ca para mim é mais mito q outra coisa!….
tb estou limpo, e para alem de ter mm q ter o java instalado, uso com frequência!..,so!
Bom eu utilizo Windows e não apanho um virus há sei lá quanto tempo. Tenho o PC limpinho segundo o Avira.
Se calhar isto dos virus é mesmo mito..
Boa resposta.
Eu também há pelo menos 10 anos que não apanho vírus no Windows, por essa lógica isso é tudo um mito.
O meu colega de trabalho não pode concordar com vocês! A semana passada apanhou um que nem o arranque conseguia fazer! 🙂
A Apple já disponibilizou também update ao Java através do Software Update que tapa os “buracos” aproveitados pelo exploit. Se bem me lembro as notas do update mencionavam algo referente a remover o trojan caso ele estivesse presente. A ver é se das próximas vezes não levam tanto tempo desde que a Oracle lhes disponibiliza nova versão até a lançarem através de Software Update. Com esta devem ter aprendido..
O que é que leva alguém a pensar que os utilizadores de Macs são diferentes dos utilizadores dos outros PCs?
Se há paletes de utilizadores de PCs Windows que nunca instalam atualizações, o que faz qualquer pessoa minimamente razoável pensar que o mesmo não vai acontecer com utilizadores de PCs OSX?
Calma que esa guerra ainda ao acabou… agora são os números que entraram em desacordo, entre as várias empresas de segurança.
Mais ou menos.
A Intego (que é especialista em segurança no OS X) já veio dizer que a Dr. Web provavelmente tem razão, e a Symantec também já atualizou a sua informação para dizer que é possível que esteja a sub-avaliar o problema.
O problema é que os criadores do FlashBack não estão a dormir e provavelmente já o modificaram para que impeça a instalação de atualizações. Já há versões à solta que modificam o ficheiro hosts do OS X para sabe-se lá o quê, não é preciso muito mais para o modificar de forma a dificultar o acesso aos servidores de atualizações da Apple.
E além disso, é como eu disse, tal como com o Windows, há com certeza muita gente que não instala atualizações nenhumas do OS X (e isso sem contar com as versões que nem sequer têm direito a atualizações) principalmente porque é a própria Apple que diz, e passo a citar, “A Mac isn’t susceptible to the thousands of viruses plaging Windows-based computers. That’s thanks to the built-in defenses in OS X Lion that keep you safe, without any work on your part.”
Ou dito de outra forma: se a própria Apple diz que os utilizadores não precisam fazer nada, porque é que eles vão fazer alguma coisa?
E é aí que está o fundo da questão.
E depois criticam a Microsoft por demorar muito tempo a responder a ameaças e o Windows por ser inseguro… pois é, parece que a Apple e os computadores Mac, com uma fatia muito mais pequena no mercado e já com uma quantidade de vírus considerável também não se andam a aguentar muito bem 😉 (e sim, tenho noção do atual crescimento do Mac OS no mercado)
“Ao longo dos anos, a plataforma Apple tem tido uma reputação de ser segura contra ameaças de segurança.”
Essa reputação só se deve ao fato de que a maioria dos usuários usam o Windows. A medida que migram pro Mac, essa reputação vai diminuir, pois hoje em dia, a maior ameaça pro sistema é a ingenuidade de quem o usa.
“Mira lás fotos de nosse verano (fotos.exe)”
“Nunca te vi, nem te conheço, mas veja as fotos que tiramos juntos em anexo!”
Tudo bem, tem outros fatores também, mas ainda sobre a quantidade de usuários, uma vez li, que as as pessoas responsáveis por explorar botnets para envio de spam, pagam mais por um virus desenvolvido pra windows do que para outro sistema, devido a sua popularidade, endendendo com isso que o público do windows afetado é bem maior, dando mais audiência pro malware.