PplWare Mobile

Utilizadores de Mac ainda correm risco com o trojan Flashback

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. cmd says:

    Já executei essa tool e ao que parece tou limpo 🙂

  2. Miguel says:

    Very happy

    OSX.Flashback.K was not found.

    • Miguel says:

      /Volumes/Norton\ Flashback\ Detection/Norton\ Flashback\ Detection\ and\ Removal\ Tool.command ; exit;

      By running this tool, you are agreeing to the terms in the Symantec EULA provided on this disk.
      Hit ‘c’ to continue or any other key to quit.
      c
      OSX.Flashback.K was not found.
      Hit or to quit…

      logout

      [Processo concluído]

  3. mIRaCLe says:

    offtopic
    TCL = Portugal (Vodafone) I9100BULPC/I9100TCLLP6 (Android 4.0.3) Disponível.

  4. lourenço says:

    ca para mim é mais mito q outra coisa!….

    tb estou limpo, e para alem de ter mm q ter o java instalado, uso com frequência!..,so!

  5. A Apple já disponibilizou também update ao Java através do Software Update que tapa os “buracos” aproveitados pelo exploit. Se bem me lembro as notas do update mencionavam algo referente a remover o trojan caso ele estivesse presente. A ver é se das próximas vezes não levam tanto tempo desde que a Oracle lhes disponibiliza nova versão até a lançarem através de Software Update. Com esta devem ter aprendido..

  6. Carlos says:

    O que é que leva alguém a pensar que os utilizadores de Macs são diferentes dos utilizadores dos outros PCs?

    Se há paletes de utilizadores de PCs Windows que nunca instalam atualizações, o que faz qualquer pessoa minimamente razoável pensar que o mesmo não vai acontecer com utilizadores de PCs OSX?

  7. Vítor M. says:

    Calma que esa guerra ainda ao acabou… agora são os números que entraram em desacordo, entre as várias empresas de segurança.

    • Carlos says:

      Mais ou menos.

      A Intego (que é especialista em segurança no OS X) já veio dizer que a Dr. Web provavelmente tem razão, e a Symantec também já atualizou a sua informação para dizer que é possível que esteja a sub-avaliar o problema.

      O problema é que os criadores do FlashBack não estão a dormir e provavelmente já o modificaram para que impeça a instalação de atualizações. Já há versões à solta que modificam o ficheiro hosts do OS X para sabe-se lá o quê, não é preciso muito mais para o modificar de forma a dificultar o acesso aos servidores de atualizações da Apple.

      E além disso, é como eu disse, tal como com o Windows, há com certeza muita gente que não instala atualizações nenhumas do OS X (e isso sem contar com as versões que nem sequer têm direito a atualizações) principalmente porque é a própria Apple que diz, e passo a citar, “A Mac isn’t susceptible to the thousands of viruses plaging Windows-based computers. That’s thanks to the built-in defenses in OS X Lion that keep you safe, without any work on your part.”

      Ou dito de outra forma: se a própria Apple diz que os utilizadores não precisam fazer nada, porque é que eles vão fazer alguma coisa?

      E é aí que está o fundo da questão.

  8. Rúben Lopes [Lopesmaio] says:

    E depois criticam a Microsoft por demorar muito tempo a responder a ameaças e o Windows por ser inseguro… pois é, parece que a Apple e os computadores Mac, com uma fatia muito mais pequena no mercado e já com uma quantidade de vírus considerável também não se andam a aguentar muito bem 😉 (e sim, tenho noção do atual crescimento do Mac OS no mercado)

  9. Andrey de Oliveira says:

    “Ao longo dos anos, a plataforma Apple tem tido uma reputação de ser segura contra ameaças de segurança.”

    Essa reputação só se deve ao fato de que a maioria dos usuários usam o Windows. A medida que migram pro Mac, essa reputação vai diminuir, pois hoje em dia, a maior ameaça pro sistema é a ingenuidade de quem o usa.

    “Mira lás fotos de nosse verano (fotos.exe)”
    “Nunca te vi, nem te conheço, mas veja as fotos que tiramos juntos em anexo!”

    Tudo bem, tem outros fatores também, mas ainda sobre a quantidade de usuários, uma vez li, que as as pessoas responsáveis por explorar botnets para envio de spam, pagam mais por um virus desenvolvido pra windows do que para outro sistema, devido a sua popularidade, endendendo com isso que o público do windows afetado é bem maior, dando mais audiência pro malware.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.