Update trata falha de segurança nos teclados dos Samsung Galaxy
As questões de segurança são críticas para os utilizadores dos dispositivos móveis. Depois de conhecida esta semana a falha que está a afectar os teclados que acompanham os modelos Galaxy da Samsung, era urgente resolvê-la.
A empresa sul-coreana resolveu o problema de forma rápida e tem já disponível uma actualização para o tratar.
A falha que foi conhecida permite a um atacante conseguir acesso a qualquer dispositivo da linha Galaxy usando um simples ataque pelo software de teclado que acompanha estes equipamentos.
Recorrendo às actualizações frequentes que o SwiftKey faz, é possível aceder aos equipamentos e instalar-lhes software malicioso. Para explorar este problema basta que o atacante esteja na mesma rede WiFi que a vítima e aguardar que esta actualização se faça. Por ser realizada sem qualquer mecanismo de segurança, o utilizador fica exposto a problemas.
A sua dimensão torna-a muito crítica, uma vez que afecta mais de 600 milhões de dispositivos e, por isso, a Samsung quis tratar deste problema. Como resultado foi lançada uma actualização de segurança que deve ser aplicada por todos os utilizadores.
Segundo a Samsung, e mesmo o investigador que a descobriu, este é um problema que deverá ser difícil de implementar, mas que é possível realizar de forma simples.
A Samsung referiu ainda num comunicado publicado no seu blog que as medidas de segurança que o KNox implementa consegue dar alguma segurança aos utilizadores neste caso e que no geral estes devem estar protegidos.
Para conseguir garantir a segurança dos utilizadores que não têm o KNox activo nos seus equipamentos a Samsung vai colocar esta actualização nos updates mais rápidos e garantir que chegam mais cedo.
Esta actualização deverá ser lançada para os utilizadores nos próximos dias, devendo ser instalada de imediato.
Para garantir esta instalação, preferencialmente de forma automática, os utilizadores devem ter esta opção activa nas configurações dos seus equipamentos.
Esta opção encontra-se em Definições > Bloqueio de Ecrã e Segurança > Outras Definições de Segurança > Actualizações de políticas de Segurança, e é activada na opção Actualizações Automáticas.
Este artigo tem mais de um ano
Isto sim é noticia.
Há falha, a empresa corrige. Não há necessidade de falar sempre do mesmo.
É de facto uma noticia porque não é habitual haver estas atualizações.
E vai chegar a todos os samsung? ui ahaha
Pelo que sei, o erro era só no S4, S4 mini, S5 e S6.
Ele questiona se vai também chegar aos que estão bloqueados as operadores??
Em teoria esses updates e certificados de segurança são independentes das operadoras.
Em todo o caso quem compra pela operadora sabe bem as desvantagens que tem.
Não foi isso que ele perguntou… só quis ser engraçadinho. Mas deve chegar sim, com algum atraso.
atenção que não é igual para todos . SS2 nem sei onde é, visto ja tem v. 4.1
O que nao foi dito nestas inumeras noticias foi que esse bug so acontece com telemoveis que vem cheios de apps instaladas de origem pelas operadoras,porque quem compra o S6ou o S6Edge desbloqueado nao tras o swiftkey se o keremos temos que ir a store e fazer o download,logo por ai o problema nao é da samsung,é das vodafones e afins que teimam em instalar apps que tem nos seus centros tecnicos e que provavelmente ja tem uma versao bastante antiga,nao consigo perceber porque,apps da vodafone tudo bem,agora apps que existem na store e so faz o download quem gosta,porque é que eles teimam em tentar impingir uma coisa que nem toda a gente usa.
Quando toca a Android é só passes de mágica 😉
Um doce a quem percebeu que o fix que vai sai só abrange os Galaxy S4, S5 e S6 (os que têm Knox).
Paras os utilizadores de outros equipamentos a Samsung diz que “estão actualmente a trabalhar numa forma expedita de actualizar o firmware, que ficará disponível depois de completar os testes “. Até lá é melhor evitar ligações a redes inseguras, como as que podem ser encontradas em espaços públicos como os “coffee shop”.
Para os equipamentos anteriores aos S4, cá estamos então para ver a rapidez do fix.
Boa pratica por parte da samsung.
Quando terão um “top” windows 10?