Quantcast
PplWare Mobile

União Europeia contra IE no Windows

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Caro R.O., começo por confessar que sou um nabo informático. Daí a minha pergunta: vamos supor que o Windows não traz o IE. Como é que, nesse caso, se poderia aceder à “net” para, por exemplo, baixar o Firefox?

  2. Vítor M. says:

    José Moreira boa questão 😉 Mas há outras formas de ter acesso à Internet a partir do Windows sem o Internet Explorer 😉

    Vou ver se faço um post para dar um exemplo.

  3. Morbus says:

    Isto é muito injusto contra a Microsoft (todos ou quase todos os outros sistemos operativos trazem browsers incorporados), mas é muito bem feito por causa daquilo que eles fizeram em 2001. Aliás, não é por outra coisa que eles têm todos os fiscais à perna à procura de cenas destas.

  4. Ryan says:

    Acho uma piada a isto. Se os ouros sistemas operativos tr<em outras coisas porque é que a Microsoft não pode trazer o IE. Goste-se ou não é produto da casa tem de trazer o seu próprio material. Nem todos têm a mesma cultura informática que o pessoal do pplware ou seja lá que for para aceder à internet sem qualquer tipo de browser. Muitos dos meus amigos precisam de uma base e depois fazem o que entenderem. A Opera terá é de pensar em por o browser mais fácil de utilizar e mais apelativo que depois o pessoal pode ser que goste. Eu tenho-o no meu pc mas em certos aspectos tenho de andar a descobrir aqui e ali como funcionam certas coisas.
    Õ que começo a pensar que o pessoal tem é inveja da posição da Microsoft. Todos gostariam de dominar como eles. Não me venham com lições de moral, etc porque a verdade é esta.

  5. n3XXuS says:

    @ José Moreira

    “Um dos possíveis castigos pode mesmo obrigar que a empresa de Redmond seja obrigada a distribuir com o Windows além do IE outro browser da concorrência.”

    O que se pretende é obrigar a Microsoft a incluir mais um browser no seu OS, por exemplo o Opera ou o Firefox, e não propriamente obrigar a empresa a remover o IE. Devias ter lido melhor a notícia. Se a UE tratasse deste assunto da mesma maneira que tratou o caso do WMP, o mais certo era eles lançarem duas versões do Windows, uma com IE e outra sem IE. :/

  6. Marco Magalhães says:

    Bem, novamente lá venho eu com o off-topic e com o nosso português, mas desta vez tenho a certeza que estou correcto (para quem se lembra da última). 🙂

    A frase que aparece escrita no texto “o que originou à cerca de 10 anos atrás” não é com “à” mas sim com “há”, não de existir mas sim de haver. Vejamos: “o que originou havia cerca de 10 anos”, assim seria o correcto. Ainda me lembro das palavras da minha professora nos tempos de escola: “Sempre que se refere a tempo, escreve-se com “há” de haver.”

  7. n3XXuS says:

    @ Ryan

    Sim, o Mac OS X traz o Safari, o Ubuntu o Firefox, etc, mas… ESTAMOS A FALAR DE 90% DE PC’S COM WINDOWS! Deves ser daqueles que também não lê bem as notícias…

    “As provas recolhidas durante a investigação, levam a comissão a concluir que, o acoplamento do Internet Explorer ao Windows, resulta em que este browser, esteja disponível em cerca de 90% de todos os PCs do mundo, prejudicando a competição dos outros browsers, e a sua demonstração de méritos.”

    És a favor dos monopólios, é? Achas que é uma competição justa? Se 90% dos utilizadores utilizassem Mac OS X, de certeza que também iam querer aplicar esta medida. Não se está aqui a criticar negativamente o OS x ou y, mas sim a política de mer** da Microsoft entendes? Ás vezes parece que custa…

  8. Sérgio says:

    Como o senhor José Moreira disse, praticamente toda a gente, eu incluído, não sabe aceder à internet sem browser, e portanto têm que sacar o firefox, por exemplo, a partir do IE… eu não uso o IE, e tenho o setup do firefox no disco, sempre que formato é só instalar o firefox e não utilizo o IE de todo… não gosto do IE mas também não sou a favor de o retirarem do windows…

    Cumps

  9. Morbus says:

    É obrigação da microsoft incluir ferramentas para download de browsers no seu sistema operativo. E se incluem ferramentas para fazer o download do internet explorer, também incluem para o resto, obviamente.

    AGORA é difícil fazer o download sem browsers, claro, mas não estamos a falar de agora.

  10. Ferreira says:

    Brevemente a Adobe vai estar contra a inclusão de Paint no Windows por prejudicar as vendas do Photoshop.

    A sério, isto é parvo.

  11. PhEu says:

    Viva Microsoft, Viva Windows.

    Não adianta falar da microsoft, a maioria dos que aqui estão usam aplicativos dela.
    Principalmente WINDOWSS. =)

    O máximo que vai acontecer, é ela por um rodapé na instalação do windows, minusculo dizendo pra pessoa escolher algo alternativo, mas com preferencial ao ie, e blah blah blah………

  12. PhEu says:

    Ferreira,
    E a sony vai entrar com uma ação, contra o Movie Maker, pra incluir o Vegas, ou Adobe Premiere! uahauhauahaauahauah

    E as empresas de jogos online, vao entrar contra os jogos que vem no windows, e as empresas de acesso remoto ( vnc, team viewer ) contra a assistencia remota do windows….

  13. Metralha says:

    Olha agora…Os outros browsers que façam um SO tb! Se fossem vocês a comercializar o produto queria ver se começam a colocar coisas da concorrência. Sinceramente! Isto é tipo: um tipo tem uma loja de tennis e mete na montra tennis da loja ao lado para haver concorrência…Monopólio? Meus amigos isto é negócio e se eu ou vocês pudéssemos ganhar 20 euros não íamos ganhar 10…Ou iam? Portanto querem outro browser instalem e mais nada! Não querem ter o trabalho de instalar..Mudem-se para concorrência!

    Cumps

  14. plage master says:

    para os mais criticos
    eu uso ubuntu em casa e leopard no trabalho

    acho que o windows deve trazer um browser por defeito, sendo o mais logico o IE, uma vez que é o browser desenvolvido pela empresa.
    Goste-se ou não do IE, este é o browser q toda a gente conhece e usa.
    O windows já é fino de mais, instalem um windows e vejam para que é que ele serve… muito pouco né?
    Já um ubuntu vem todo artilhado com aplicações…

    Fico triste quando vejo o mercado prejudicar o benefício dos clientes finais como forma de proteger a concorrencia… é um equilibrio muito complexo de julgar…

  15. Cid says:

    Firefox para mim é do melhor sem duvida..

  16. a2502485 says:

    Acho que acreditando nos princípios de mercado… O IE deve vir incluído no SO.
    Imaginem agora que vamos comprar um carro de uma marca, que fabrica também pneus. Essa carro não pode trazer pneus da mesma marca, porque está a contribuir para o domínio do mercado, está a monopolizar o mercado.
    Isso é ridículo.
    Criou-se um ambiente de retaliação contra o IE. Por ser fraco, não passar nos testes do Acid3, é lento, pouco seguro e nada pratico.
    Ainda bem para os concorrentes que existe o IE. Assim as pessoas podem escolher entre o bom e o mau. Um cliente que muda de browser, dificilmente volta para o IE.

    Alguns apologistas do software livre… também quando criam o seu SO, também incluem lá um browser, refiro-me ao firefox e Mandriva ( e outros).

    Devíamos estar numa luta contrária, pedir a Microsoft para incluir mais software: office, works, Pdf, etc..etc..Quanto mais melhor.. quem não gosta, apaga e instala outro…

    Essa é a lógica de mercado. .. Imaginem os users da apple; certamente adorariam que o leopard incluísse muito e muito software… não andam aí a lutar contra o itunes, Ilife, safari..etc…etc..

  17. BESTCINE says:

    Mais uma polémica sem sentido…. Enfim!!!

    ———

    http://www.best-cine.com/

  18. HBK says:

    Espero que o IE seja retirado do Windows. Sinceramente, é uma porcaria. Vão ver que o Firefox ganhará o market share daqui a alguns anos, se isto acontecer (e espero bem que seja!).

  19. Nelson N says:

    E a MS não se pode queixar por quase todas ou todas (não sei ao certo)distribuições linux trazerem o OpenOffice?

  20. Ferreira says:

    @HBK

    Se para o Firefox ganhar quota de mercado precisa de eliminar a concorrência então a Mozilla está a fazer alguma coisa mal.

  21. Hugo de Guerra says:

    Isto é um absurdo! O Internet Explorer tem patente na Microsoft logo deve vir acompanhado no Windows… É um produto Microsof, por amor de deus… Poupem-nos com sinismos… O que a Opera tem é ciúmes, isso sim! :C

    Quanto ao casa do WMP, já se compreende… Há utilizadores Windows que optam muitas vezes pelo iTunes, aTunes e outras aplicações concorrentes ao WMP.

    Agora, sinceramente, na minha opinião é muito ‘nabo’ da Opera levantar um processo por causa dum sistema operativo que traz um navegador da mesma familia…

  22. Cromo says:

    Não era preciso retirar o IE do Windows por defeito, o que pedia mesmo era uma forma de remover o IE do Windows, tal como remover qualquer outro programa “por defeito” no Windows.

    Se alguém consegue remover o IE, por favor digam-me como!

    Até a próxima!
    Cromo

  23. ZiLOG says:

    Quando se recebe uma mensagem no MSN, carrega-se para abrir e abre no IE, mesmo que o Browser por “default” seja o Firefox. Alguém sabe mudar isso para o Firefox?

  24. Ferreira says:

    @ZiLOG

    No Windows Live messenger 2009 as páginas abrem no browser por omissão.

  25. Miguel Santos says:

    A questão é que o IE não dá para desinstalar. No Ubuntu por exemplo trás o firefox mas se não gostares podes remover.

  26. plage master says:

    Miguel Santos,

    quanto à opção de retirar acho que deveria ser obrigatória, de resto não concordo com a maioria das opiniões… porquê tanto odio a uma empresa de sucesso que tanto contribui e contribuiu para a informatica que hoje nos orgulhamos?

  27. fábio a. says:

    Ora viva!

    @ n3XXuS

    Ás vezes (correcto Marco Magalhães?) sinto-me como tu. Este pessoal que há anos aqui vem defender a micro$oft não pensa muito na realidade das coisas. Aliás nem devem ter muita idade ou se têm não viram ainda o que é a empresa de Gates. Não adianta. É como tentar explicar a uma pessoa que cospe para o chão que aquilo está errado. É pérolas a porcos.
    A acrescentar à posição dominante no mercado dos SO por parte da M$ (que durante anos obrigou os pc´s a traz o windows como sistema operativo, noemadamente nos anos dourados da IBM) há a questão de trazerem todos aplicações que garatem à partida todas as ferramentas desde um editor de fotos, vídeo, navegador…. Isto não é mau. Ninguém tem culpa que eles desenvolvam ferramentas. Agora a questão é começarem a usar a cabeça que têm em cima do pescoço todos os M$ maníacos.
    Tenho um computador que volta e meia tinha vírus. Simplesmente deixei de utilizar o Internet Explorer e uso o Firefox. Nunca mais tive de andar a correr o Stinger….
    Não adianta desmotivar os M$ maníacos. É como tentar explicar a um fã da Apple que o Iphone é uma, vá lá, boa porcariasita.
    Eu aos poucos fui aprendendo e hoje uso Ubuntu e Firefox. Quanto mais percebo de informática mais vejo que a M$ só existe porque existem governos como o nosso por exemplo que hipotecou a admnistração pública à Micro$oft ao contrário do que fez o governo regional da Andaluzia que converteu os sistemas operativos para o Linex (linux próprio).

    É deixá-los andar coitados… Um dia pode ser que acordem!

    Um abraço

  28. Júlio Ramos says:

    eu estou de acordo.
    penso que os sistemas operativos deveriam limitar-se apenas ao sistema em si, sem browsers ou leitores de media ou messenger instalados.
    e como irmos comprar um carro a base dele está lá depois escolhemos os acessórios que queremos.
    pelo menos esta é a minha opinião.
    abraço

  29. Joao says:

    Isto realmente dá vontade de rir. Apesar do IE vir incorporado no SO, que não gosta pode simplesmente sacar e instalar outro. No meu caso, não uso o IE e não me incomoda que ele já venha por defeito no SO. Já agora, não seria necessário entao retirar o BLOCO DE NOTAS, CALCULADORA, EXPLORADOR DO WINDOWS, PAINT, LIGAÇÃO REMOTA, WORDPAD, WINDOWS DEFENDER, GESTOR CONTACTOS, MAIL, JOGOS, ETC, ETC ?????????????????

    É que tambem há software deste tipo disponivel no mercado.

    Com um bocado de jeito ainda retiram o SO do próprio SO.

    Abraço.

  30. OmeuNOME says:

    o software que vem com o windows ou outro sistema operativo acho que devia ser da responsabilidade de quem o faz, e quanto mais software melhor. como já aqui disseram, devia ser opcional, e ter opção de remoção.

    o que acho mais estúpido é a maioria dos computadores, principalmente portáteis, só terem opção com windows, e nem sequer ter opção de vir sem sistema operativo.
    agora já se começam a ver alguns com linux, mas ainda são muito poucos. acho que os computadores deviam vir sem sistema operativo, tornando o preço ainda mais baixo, assim as pessoas começavam a usar mais os sistemas operativos gratuitos.
    junto a isto tinha de vir a lei que obrigasse os fabricantes de hardware a ter drivers para pelo menos um sistema operativo gratuito.

    deixem a microsoft vender o windows com IE, e obriguem a venda dos computadores com opção sem sistema operativo, e depois vemos se começa ou não a haver mais concorrência.

  31. Almeida119 says:

    A melhor coisa a ser feita é quando se estiver a instalar o windows escolher qual o browser que se quer utilizar.

  32. Ferreira says:

    @fábio a.

    Parabéns, acabaste de chamar “M$ maníacos” a dezenas de pessoas sem saber que sistema operativo usam.

    Então conta lá o que é que a Microsoft fez, já que sabes tudo.

    E essa de “hipotecar a administração pública” é para rir, não é?

    Mas sim, pode ser que os “M$ maníacos”, como tu lhe chamas um dia começem “a usar a cabeça que têm em cima do pescoço” e acordem. O que vale é que já ouço isto há tanto tempo que já nem dá para rir.

  33. Gotamaluko says:

    Eu não sei se é off-topic ou não mas a microsoft sempre gostou de manipular o mercado, aliás, foi essa a estratégia adoptada desde o início da sua fundação e tem funcionado. O que eu quero realmente dizer é porque quand vou a uma loja de informática ou outro sítio qualquer todos os portáteis trazem o windows? Não é que não o utilize, mas tenho a sensação que não tenho escolha. Para além do mais que tenho o Windows XP ORIGINAL e eu quero comprar um portátil SEM o Windows Vista. Será que sou obrigado a pagar mais caro por uma coisa que não quero ter??

  34. carlos rajas says:

    @marcos magalhães, correto sim…é uma pena que algumas pessoas não gostem de serem corrigidas e por isso o português, especialmente aqui do Brasil, está virando dialeto de um site social chamado Orkut, onde se vê barbaridades contra a língua portuguesa. Bom eu tento, pelo menos…..
    @fabio a…..”ás vezes….” o “ás” não leva acento = as vezes 😉 (sem intenção de polemizar ,por favor)

    em relação ao post mesmo, na minha opinião, se não houvesse uma opção de browsers, como acontecia anos atrás, tudo bem, mas agora com o firefox, ópera, safari, google chrome etc…é desproposital essa medida..não concordo !

    _________________
    http://delaorden.wordpress.com/2009/01/19/papo-geekdescubra-wallpapers-regionais-escondidos-no-win7/

  35. LOL says:

    ISSO É ABSURDO…SENDO ASSIM É MESMO QUE COMPRAR UM CARRO SEM PNEUS, UMA ROUPA SEM BOTÕES OU FECHOS, UM PERFUME SEM AROMA…O INTERNET EXPLORER FAZ PARTE DO PACOTE DE PROGRAMAS QUE VEM COM O WINDOWS, SE A UNIÃO EUROPEIA ACHA ISSO UMA INJUSTIÇA, VAMOS TODOS OS SISTEMAS OPERATIVOS REMOVER SEUS APLICATIVOS, SÓ FICANDO COM O SISTEMA BASE.
    SE A MICROSOFT DENTRO DA LEI CRIOU ESTRATÉGIAS PARA VENDER SEU “PEIXE”, PARABÉNS PARA ELA, A/O OPERA NÃO TEM NADA QUE TENTAR DERRUBAR A MICROSOFT. TODOS ESTÃO LIVRES PARA FAZER AS SUAS ESCOLHAS, SENDO PAGA OU GRATUITA. QUE EU SAIBA NÃO EXISTE NENHUMA BARREIRA NO WINDOWS QUE NÃO PERMITA A INSTALAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO DE UMA MARCA CONCORRENTE.

  36. lm says:

    Vocês já viram algum IE no Linux ou nos Mac OS, ou em outros SO, ainda bem não tem feito falta, embora ache tinha o mesmo direito que os outros, mas a UE havia de fomentar e incentivar a aproximação do uso Linux ao Windows para ficar acessível aos comuns dos utilizadores aí sim é que faziam a microsoft tremer e muito possivelmente quem aí beneficiar era-mos todos nós.

  37. JyKa says:

    Para apimentar mais um pouco a discussão:

    E porque é que não se obriga a Apple a retirar o Safari do OSX?

    Já perguntaram ao consumidor comum se quer que lhe tirem o IE do seu setup? sim, aquele que não nem sequer sabe que a aplicação é um browser?!

    Muitos dos consumidores não estão interessados nas guerras de Nerds.

    Eu por acaso até nem sou grande fan do IE mas se não o tivesse instalado tinha de o ter na mesma, porque uso sites para o desempenho profissional que tem funcionalidades que só funcionam em IE. Até gosto muito do Opera, mas homebanking só IE e recentemente Firefox.

    Esta tara da UE qualquer dia leva a que os carros não possam trazer as ditas “jantes especiais” porque prejudica os fabricantes de jantes. Andam tão preocupados com o IE que não prejudica a saude, mas já alguem notou que todos os carros trazem de origem o Pack Fumador e não é possivel comprar sem ele e ainda por cima é facturado à parte?

    Até já

  38. carlos rajas says:

    @fabio, só para completar “as vezes” tem crase, portanto “às vezes” 😉

  39. plage master says:

    uma questão a colocar é: “O que é um SO?”

    browser faz ou nao parte do SO?

    Pensem nas novas abordagens informaticas com tudo disponibilizado numa cloud e chegam à conclusão que um browser (ou o que de lá evoluir) é parte básica de um computador, fazendo todo o sentido que caminhe lado a lado com o SO…

  40. Psychok7 says:

    Apesar de eu ser utilizador linux de facto é mesmo estupido.. a microsoft tem o direito de trazer os programas que quiser por defeito,pois possbilita sem dificuldades nenhumas a instalaçao de qualquer outro browser caso a gente queira.
    Sem falar nas compatibilidades,pois um programador do ie vai saber bem melhor como integrar o seu codigo fonte do que um programador da mozilla por exemplo
    è ainda mais estupido porque o mercado do ie esta cada vez menor.. com ou sem ie por defeito o firefox lidera
    Mas de facto a coisa mais inteligente que a microsoft poderia fazer é desistir o ie e ajudar no firefox

  41. PhEu says:

    Microsoft é boa em tudo, força os usuários a cada vez mais ter mais hardware, e assim técnologias aumentam, e nao ficam todos para trás.

    Usar um k6 500, pq roda linux, ahahhahaaha é atraso no tempo.

    E hoje em dia um pc novo e moderno está tao barato… =)

    m$ maniaco! =) total!

    Viva Bill, Viva M$, Viva MSN, ( onde vejo mtas chicas na cam ) ahahahah

  42. A friend says:

    Há coisas completamente ridiculas… sinceramente.
    Se o Sistema Operativo é da Microsoft, eles é que entendem se devem ou não lançar com o IE, uma vez se tratar do browser deles… A união Europeia deveria-se preocupar mais com outras coisas…mas isso já era totalmente Off-topic… Mas continuando, se a Microsoft não respeita-se e nos obrigasse ( utilizadores ) a usar apenas o Internet explorer, ai sim faria sentido… agora quando o sistema operativo permite usar outros browsers como pré-definidos… para quê esta confusão? …
    Para mim so ouve uma coisa que eu embirrava apenas, que era por exemplo com o Messenger 9 em fase BETA, que a caixa de entrada se o Internet Explorer não fosse pré-definido, no meu caso o firefox ao tentar aceder á minha caixa de entrada de mensagens, abria a pagina do MSN.com e não a caixa de entrada do hotmail… Embora agora não o faça na totalidade, sempre foi melhorado e o Firefox ao tentar abrir as mensagens do messenger, já vai directamente para a pagina de inicio do Hotmail …e já não me “obriga” a ter o IE como pré-definido… Isto sim… era um ligeiro “monopólio”

  43. Marco Magalhães says:

    @fábio a.
    É como o nosso amigo @carlos rajas disse (no seu segundo post): “Às vezes”.

    @carlos rajas
    Desta vez já não meti os pés pelas mãos (mas algo me intriga ainda com a outra situação), mas sempre se vai aprendendo qualquer coisinha nestes pequenos “bocados”. Ah, e claro, o facto das vírgulas eu não comento visto haverem diversas mal colocadas mas, neste caso, isso é o menos (também ninguém é perfeito).
    É bom ver que alguém do Brasil percebe bem do nosso Português (digo isto por opinião própria porque acho o Português do Brasil um pouco diferente do de Portugal, pelo menos falando assim por alto). 😉

  44. Lápis Azul says:

    PQP esta estória… Amanhã vou comprar um Ferrari mas vou EXIJIR que venha sem pneus! Não quero ser obrigado a usar Pirelli…

    Amanhã vou comprar uma Coca-Cola mas vou EXIJIR também que tirem o gás, pois aquele é manhoso e eu gosto mais do gás da Pepsi-Cola…

    A inveja é f#dida, a Micrososft tem no Windows, provavelmente o software mais ilegalmente copiado e distribuido do mundo e mesmo assim factura milhões! Os outros, tipo Opera neste caso, resolvem fazer queixinhas a ver se conseguem mamar algum já que não vendem um décimo do que a Microsoft vende… É tão típico do ser humano, como não conseguem ganhar dentro de campo, resolvem tentar ganhar na secretaria! Faz-me lembrar outras coisas…

  45. Alexandre Pinto says:

    @ n3XXuS
    @ fábio a.

    Não posso concordar convosco. É verdade que que o windows tem cerca de 90% de quota de mercado, mas se o tem é por mérito próprio, quer queiram quer não.

    Podem sempre argumentar mil e uma coisa contra. Mas se analisarmos linearmente em termos históricos, se chegou até este ponto é porque foi melhor que os outros, soube responder melhor ás exigencias dos clientes e foi sempre inovador.

    E digo isto porque desde sempre que o windows teve concorrencia! E porque é que a concorrencia nunca deu grande luta? Talvez porque se calhar nao conseguia responder ás exigencias que o publico pedia e a melhor forma de o provar é o aparecimento do linux e os ultimos anos do mac osx. Se conseguirem fazer esta analise imparcial sem o emblema do vosso sistema operativo ao peito, verão que é verdade.

    Ora vejamos, o windows tem vindo a perder a sua cota de mercado para o osx e para linux. Se isto tem acontecido é porque esses sistemas operativos têm vindo a melhorar e a sobreporem-se á M$. Isto sim é que é concorrencia leal!

    A mesma coisa acontece com o IE. Se este perde cota de mercado é porque os seus competidores estão a fazer um bom trabalho. Não se esqueçam por exemplo que existe o IE para mac. Nessa lógica, os OSX deveriam também começar a vir sem browser, tal como qualquer outro sistema operativo.

    Isto tudo para concluir o seguinte:
    – Toda a gente quer o windows sem IE. Mas ninguem quer linux sem firefox ou OSX sem safari;
    – A concorrencia é feita apresentando produtos com qualidade. Se o firefox for extraordinário toda a gente o instalará.
    – A miscrosoft esta a perder mercado porque agora sim existe alternativa fiavel;
    – Qualquer medida que seja aplicada ao windows deve ser aplicada aos restantes sistemas operativos.

    Este é o meu ponto de vista, mas claro que respeito o vosso.

  46. @carlos rajas
    Desta vez já não meti os pés pelas mãos (mas algo me intriga ainda com a outra situação), mas sempre se vai aprendendo qualquer coisinha nestes pequenos “bocados”. Ah, e claro, o facto das vírgulas eu não comento visto haverem diversas mal colocadas mas, neste caso, isso é o menos (também ninguém é perfeito).
    É bom ver que alguém do Brasil percebe bem do nosso Português (digo isto por opinião própria porque acho o Português do Brasil um pouco diferente do de Portugal, pelo menos falando assim por alto). ;)´
    Marco Magalhães:
    Já vi que você é um acérrimo defensor da língua portuguesa. Então, já somos dois. Só que eu acho (é a minha humílima opinião) que quando se quer emendar um erro não se deve dar outro erro. Repare: “eu não comento visto haverem diversas…” Ora, o bom defensor da língua portuguesa, que você é, devia saber esta coisa elementar: o verbo “Haver” é impessoal quando tem o significado de “Existir”. A frase corre(c)ta seria: “visto HAVER diversas…”.
    Ou seja: e diz o roto ao nu “olha que levas tudo à mostra”.

  47. Paulo Pereira says:

    A questão está mal colocada: o que está em causa é saber se o browser pode ou não ser removido e o sistema continuar a funcionar bem.

    Isto é: o IE7 pode ser removido (pois o IE6 continua “por baixo”). E remover o IE completamente?!
    Obrigar os utilizadores do sistema a ter um browser para funcionamento do sistema está a limitar a concorrência. Pode não ser elegante para a concorrência mas no mundo empresarial existem normas para a concorrência. Imaginem que agora a Microsoft oferecia o Office com o Windows7 e vendia tudo apenas como um pacote. Devido à posição dominante a concorrência não poderia existir por melhor que fosse e seria eliminada.
    Até poderia ser giro para os utilizadores, mas a longo prazo seria ruinoso pois a empresa sobrevivente poderia fazer o preço que entendesse: era uma prática predatória (pesquisem por DUMPING)
    http://en.wikipedia.org/wiki/Dumping_(pricing_policy)

    Aqui a questão é a noção “posição dominante” e quando esta se transforma em monopólio anticompetitivo: alguns podem não entender esta questão da posição dominante mas:
    – se a posição dominante de uma empresa puser em causa o bom funcionamento do mercado essa empresa pode ser obrigada a ser separada e vender parte dos seus activos (a Galp vai agora vender mais de 100 postos de combustíveis por ter sido obrigada pela comunidade europeia devido a posição dominante ruinosa). Grandes empresas americanas já foram obrigadas a dividirem o seu produto/património e venderem em praça pública. O mundo empresarial por vezes até tem regras!

    http://en.wikipedia.org/wiki/Monopoly_law
    http://en.wikipedia.org/wiki/Competition_law
    If a firm has a dominant position, then there is “a special responsibility not to allow its conduct to impair competition on the common market”

    Mas atenção, esta questão não se refere aos computadores vendidos, esses dependem de empresas que montam sistemas com windows, office e tudo o mais que quiserem, aí é uma questão de licenças e escolhas comerciais.

    Agora para distribuir o sistema operativo a microsoft tem 2 hipóteses:
    1- Fazer o mesmo truque que para o Media Player e criar dois sistemas, um LITE sem quase nada. Quem quiser instalar teria de adicionar browsers à parte.
    2- Efectuar uma rotina de instalação (para o sistema Lite ou para todos se não usar um Lite) em que questionava: pretende instalar as actualizações ao sistema com ou sem ferramentas que lhe permitam utilizar a internet de uma forma simples e agradável?
    Já adivinham qual era a resposta de 99% dos utilizadores!
    O outro 1% sacava do seu CD com outro browser e instalava. Ou acham que a microsoft tinha de ser naba e permitir ir buscar outro browser antes de terem instalado o Explorer? Eu fechava essa janela!

    Nota: são testemunhas da minha solução patenteada para o processo!! 🙂

  48. Fernando says:

    Sou a favor disto:

    criação da pasta “navegadores de internet” com os atalhos de: Internet Explorer, Google Chrome e Firefox

    Isto é DAR OPÇÃO ao usuário, para que o mesmo escolha o que melhor lhe convier.

  49. Paulo Martins says:

    Eu concordo num aspecto se o Windows vem com um browser este deve ser o IE mas um aspecto a ter em consideração é que a Microsoft não é a primeira vez que faz isto, e que usa aplicações embutidas no seu SO para criar monopólio noutros campos, o primeiro processo movido contra a Microsoft por causa do IE foi senão me engano da Netscap que quase foi a falência devido há inclusão do IE no Windows…

    Agora por outro lado não sou nada contra a um sistema operativo vir sem browser…

    Pah como é que se instala o browser?
    No máximo o que a Microsoft poderia fazer era incluir uma pequena ferramenta que permitisse a instalação pós SO do IE, tal como ela tem um atalho para o Messenger no Vista…

    Agora quem disse que nem todos são como o pessoal do pplware para ir à net sem browser também é preciso ver que nem todos os utilizadores por mais ridiculo que isto possa parecer tem conhecimento da existência de outros browsers nem conhecimentos para a sua instalação, eu tenho colegas meus no secundário que se eu disser para instalarem o firefox nos seus pc’s eles não sabem…

  50. a2502485 says:

    Amigos,

    Todos os programas dão para remover…incluindo o IE..

    mas…

    XP sei que dá…

    Vista Não sei…

    Depois querem actualizar o windows… ou ver os seus conteudos.. e o firefox não abre..

    Mas isso é normal..

    Uma chave especial de roda BMW, só dá para tirar rodas dos BMW..

    Amigos é assim.. e sempre o será..

  51. racoq says:

    Atenção. Pessoalmente acho que esta medida vem 10 anos tarde, porque?

    Não sei se se lembram, alguns de voçês não são dessa altura, mas no inicio o Netscape Navigator era o mais usado, tinha até cerca de 90% da quota de browsers( e diga-se de passagem que era bem melhor que o IE). A partir da versão 1 do IE a microsoft começou de modo a aniquilar o Netscape a inclui-lo no windows, conseguiu matar o Netscape, e destorcer o mercado de browsers.

    Por esta razão só não vê quem não quer que a microsoft anda a proteger o IE da concorrência a UE tem toda a razão.

    Isso de ter de se aceder à net para sacar o firefoox, é outra fals questao. Qualquer pessoa tem o firefox em forma de instalação, basta comprar uma revista e esta traz um CD com firefox, ou pode-se sempre pedir a um amigo,e dar uma Pen e ele passar para lá o firefox.

    O internet explorer não faz falta nenhuma, o pretexto de não poder ser removido do windows foi sempre a desculpa da MS de o incluir. Se esta o quisesse fácilmente o conseguiria remover,

    Espero que este comentário abra os olhos a muita gente 😉

    Temos de agradecer é à UE em ser um orgão regulador independente que tenta proteger os seus cidadãos

  52. Paulo Pereira says:

    Completando: a questão de vender junto com outro é apenas acessória (embora as vendas ligadas possam ser consideradas práticas predatórias). Claro que é essa que se ataca mas a outra é que tem de ser resolvida depois.
    Isto está próximo da questão da ZON e ofertas de bilhetes de cinema: eu e os outros zon ficaram a perder agora, mas é óbvio que as outras empresas iriam à falência. E não era por serem piores, era por terem menos capacidade financeira! A microsoft chegou onde chegou por mérito próprio, por demérito da concorrência (para quem não sabe Apple cortou contrato com a Microsoft e esta teve de comprar o DOS para criar o Windows de forma a poder vender o Office que só era utilizado na Apple e assim desapareceu o Staroffice e outros !!!) mas também por práticas desleais… que ninguém duvide.
    O certo é que é hoje uma empresa demasiado grande para o mercado que existe e pode vir a ter de vender alguma divisão no futuro.

  53. OmeuNOME:
    Como já tive ocasião de dizer, sou um nabo em informática. Mas não me parece que sejamos obrigados a comprar um portátil, ou um computador de secretária, COM o sistema operativo. É só uma questão de exigir ao vendedor que o aparelho venha SEM sistema operativo. Acho eu…
    Quanto ao preço… bem: não me parece correto que o vendedor leve mais dinheiro pelo facto de a máquina já trazer o SO instalado. A não ser que haja preços diferentes “com” e “sem” instalação. Ou que o vendedor forneça o original do SO.

  54. Alexandre Pinto says:

    @racoq

    Que o IE não te faça falta nenhuma, por mim optimo! ainda bem.

    Agora a mim faz falta. Trabalho com aplicações web que só funcionam em IE.

    Entao no meu caso o que fazias? Deixavas de trabalhar?
    Lembra-te que o que é verdade para um não é para outro…

  55. Joao says:

    Em relação aos portateis, podem ser comprados sem sistema operativo, basta que para isso seja pedido que o mesmo venha sem.

    Claro que tambem nós estamos sujeitos aos vendedores, se o modelo que se pretende venha com, exclusivamente, SO entao devemos optar por outro modelo.

    Claro que se pretendemos sem SO então o preço tem que ser mais baixo, sem o valor do SO.

    Amigos, só compra quem quer, correcto?

  56. Paulo Martins says:

    @JyKa

    A história de algumas aplicações web só funcionarem no IE é um dos motivos para a retirada do IE, Safari ou mesmo o FIrefox dos SO…

    Se retirassem todos os browsers as aplicacões teriam que funcionar em todos ou pelo menos em mais que apenas o Líder de mercado porque a cota de mercado iria certamente ficar bem mais disperça… Iria dar as mesmas oportunidades a todas as empresas…

  57. individo says:

    @José Moreria
    pois quando queria comprar portatil perguntei em TODAS as lojas se dava para comprar determinado portatil SEM so eles disseram que nao vendiam, que o so ja vinha de fabrica e que nao vendiam sem ele

  58. Marco Magalhães says:

    @José Moreira
    Sim, é verdade! Eu quando acabei de ler o que escrevi reparei nesse meu erro, mas diria mais que foi um erro por “escrever e andar”, de facto diversos erros que eventualmente dou, é por isso mesmo. Claro que se for a “analisar” antes de postar, a coisa sai melhor, mas é óbvio que não deixa de ser um erro. 😉
    Mas já agora, e como todo o ser humano erra, deixo também um pormenor na tua (espero que não haja problema tratar-te por tu visto que me trataste por você): “Ora, o bom defensor da língua portuguesa, que você é…” Antes do “que” nunca leva uma vírgula. 🙂
    Com isto quero dizer que mesmo que tentemos (falando a nível geral) escrever Português o mais correcto possível, acabamos sempre por dar algum erro, inconscientemente ou não. Mas, de facto, é sempre bom ver quem cuide da sua língua tradicionalmente e não naquilo que se tem vindo a tornar. 😉

  59. racoq says:

    Alexandre Pinto

    Eu disse que não faz falta por defeito. Não sou contra a MS disponibilizar em download separado.

  60. m00nbl00d says:

    Sinceramente, acho isto já muita implicância com a Microsoft.

    As Comissões de todo o mundo deveriam era pressionar a Microsoft a baixar os preços das licenças dos seus sistemas operativos. Isso sim.

    Já estou a imaginar quando o sistema da Microsoft começar a incluir antivirus nativo, tal como planeiam.

    Irá a Microsoft ser acusada de monopólio? Irá ser pressionada a não incluir, nativamente, antivirus GRATUITO para todos os seus utilizadores, de modo a que a grande maioria dos utilizadores, aquando da compra dos seus computadores, estejam já protegidos, mais do que estariam se não tivessem um antivirus nativo?

    Já estou mesmo a ver estou.

    Qualquer dia a Microsoft vai ser processada por incluir mecanismos nativos de protecção. Já temos uma boa firewall no Windows Vista (o Windows 7 ainda não é versão final, portanto não menciono), um bom antispyware, controlador de aplicações e outras coisas (UAC) e futuramente irá ser disponibilidade um antivirus gratuito.

    Qualquer dia iremos ver as empresas de segurança informática a fazerem queixinhas às várias Comissões porque os consumidores já não compram os seus produtos.

    E pessoalmente, considero que, para que a Microsoft seja obrigada a retirar o IE do seu sistema, então também seja proibido a integração do Firefox em Linux e Safari em Apple. Estariam todos em pé de igualdade. Mas, depois, se calhar, lá viria a Microsoft dizer que está em pé de desigualdade, pois o seu navegador apenas corre em Windows, enquanto Safari e Firefox correm em outros sistemas.

    E porque razão, não traz o Linux ou Mac OSX, como navegador o Opera? Monopolismo?

  61. UKN says:

    É bom é bom …

    Assim vai aumentar a produtividade nas empresas, os alunos nas aulas de informática já não vão para a net, e fica-se livre de grande parte de virus, spywares e trojans.

    Já agora aconselho a (des)união europeia a fazer o mesmo ao MSN, ao Notepad, ao Wordpad, ao Mapa de caracteres, à calculadora, ao paint, aos jogos do windows e acima de tudo ao Explorador do windows.

    Bem, é claro que acho uma perfeita estupidez. Então exijam o mesmo à concorrência. Nos macs e no Linux. Pois que me lembre ambos trazem software idêntico.

    E no Windows Media Player, apesar de ser um utilizador bloqueante do mesmo, acho muito bem em vir no windows by default.

    O que acho que esses merdas desses BURROcratas que não têm mais nada que fazer com o dinheiro que chove por lá deviam fazer era OBRIGAR a Microsoft a fazer instalações em que se pode ou não escolher a porcaria que se quer instalar.

    Como foi dito ninguém ao comprar um carro refila dos pneus que lá vêm. Se eu quiser uns Michcoiso em vez de uns Bridcoiso ou negoceio na hora da compra, ou troco-os mais tarde.

  62. Curioso says:

    Se os homens cobram é porque são uns xulos!!!

    Se os homens oferecem é porque estão a queimar a concorrencia!!!

    FONIX! já é demais!!!

    Pensam que eles se xateiam com estas polemicas???

    Já um marketeer meu me dizia:
    “não me interessa se falam bem ou mal de mim… INTERESSA-ME É QUE FALEM!!!”

    é exactamente aquilo que se está a passar 😉

  63. Tijó says:

    Algum tempo atrás a Opera Software pediu exactamente a mesma coisa e aqui no Pplware choveram logo criticas a roçar o fanatismo e com esta notícia da preocupação da UE vem apenas dar a razão e fundamento às exigências que a opera Software se tem debatido de modo a não ter a concorrencia desleal por parte da Microsoft.Seria uma medida em que colocava todos os browsers em pé de igualdade.É controverso mas espero que consigam.
    cumps,
    Tijó

  64. Marco Magalhães:
    A oração “que você é” é uma oração coordenada explicativa. Leva vírgula antes, para separar essa oração do restante texto. Diga-se, a propósito, que as orações coordenadas são, em geral, separadas por vírgulas; exceptuam-se apenas as orações introduzidas pela conjunção e.
    – Não me importo que me tratem por “tu” (já me têm tratado de forma bem pior).
    – Mesmo a “escrever e andar”, há erros que não se aceitam.

  65. m00nbl00d says:

    @ Tijó

    Nunca ficariam em pé de igualdade. Tal como mencionei, o Internet Explorer apenas correr em Windows (que eu tenha conhecimento).

  66. TC says:

    A meu ver, sou um utilizador de Windows e sinceramente não me dei bem com Linux… Sou também utilizador do IE por gosto pessoal… Pode ser inseguro, fraco, uma bela m***a mas prefiro-o em detrimento dos outros porque sinto-me bem com ele…

    Agora a questão é sobre aquelas pessoas que não percebem puto de informática e que pegam pela 1ª vez num PC. Como vão dizer a essa gente para instalar um browser à sua escolha sem que tenham um para ir sacar da net? Eu sei que dá para ver sem browser, mas isso envolve alguns conhecimentos que 90% (provavelmente + até) não tem. Se o tivesse de fazer agora sem ir pesquisar à net não conseguia… Concordo sim senhor era em haver uma opção de desinstalação do IE mais linear, tal como se faz com os programas… Podiam ainda meter uns links directos para o sacar, mas existem mais questões… Qual o link certo? É que um link agora para uma versão, daqui a 1 mes já provavelmente nem existe. E para que browser? Ainda não há muito tempo surgiu o Chrome. Então os utilizadores que comprassem um PC com Vista, iam a ver a lista e não aparecia lá link nenhum para o Chrome pois este ainda não existia aquando da criação da instalação. E aqueles browsers que quase ninguém conhece? Também têm direito certo? caso contrario poderiam fazer umas queixas de concorrência desleal pois queriam lançar o seu browser mas a Microsoft só lançava SO’s com os mais conhecidos… Não faz sentido nenhum a meu ver pelas razões que expliquei acima, mas um link directo para desinstalar concordo!

    Relativamente aos computadores com Windows, caso vocês não saibam, é possível comprar qualquer computador sem Windows… Basta que não andem a ver qual o melhor conjunto ou PC’s pré-feitos. Se mandarem fazer um à vossa medida podem escolher um SO da Microsoft ou um outro à vossa escolha, provavelmente até a casa vos instala antes de o entregar. Caso não se lembrem, já houve quem fizesse as contas e um Windows OEM custa à volta de 30€…

  67. EacHTimE says:

    Se ainda o IE valesse alguma coisa está bem..

    É que por causa da imposição a maior parte das pessoas acaba por usar o browser mais inseguro e lento que existe no mercado porque nem sabem que existem alternativas…

    Como sempre tiveram dominância de mercado nunca se preocupam muito em fazer um browser realmente bom.. Agora que as pessoas começam a abrir os olhos e a M$ começa a perder poder é que já se estão a assustar

  68. Ferreira says:

    @EacHTimE

    Não é imposição. A maioria dessas pessoas é que tem mais que fazer que andam a ver e experimentar outros browsers e acabam por usar um que serve perfeitamente para o que fazem.

    Como alguém disse lá em cima: “Muitos dos consumidores não estão interessados nas guerras de Nerds.”

  69. No meu ponto de vista, devia ser igual para todos os SO’s – só assim se teria concorrência leal – se a microsoft tivesse de tirar o IE, então linux teria de tirar o firefox e macOS teria de tirar o safari.

    Senão, nunca será justo enquanto uns podem ter o browser e os outros não puderem.

  70. Joao says:

    Basta na colocar um link no ambiente de trabalho para que a pessoa defina o browser que deseja instalar (IE, Firefox, Opera, Google Chrome) e depois instala esse browser e pronto está resolvido o problema. naturalmente que estes programas devem aparecer sempre de forma aleatória de forma a que o IE não seja sempre a escolha por omissão, e claro os programas devem todos actualizar-se automaticamente para que os clientes não fiquem expostos a vulnerabilidades entretanto descobertas.

  71. Nelson Dias says:

    Bem um post relativamente a micro$oft dá sempre pano para mangas.
    O mal do IE, até pode nao ser vir com o windows, problema mesmo é vir integrado. (tipo carrapato).

  72. luminoso says:

    Isto comeca a ser estupido.
    Tanto Mac (como Linux – embora este seja gratuito) trazem toneladas de aplicações.

    O Mac trás safari, nao trás? entaoooooooo……..

  73. Pedrokas says:

    Eu acho piada a isto. Se a Microsoft tem um Sistema Operativo dela, um browser dela, porque é que não pode incorporar no seu S.O.? Só usa quem quer.
    Quem não quer tem liberdade para baixar outro. Para mim esta é uma actuação estúpida.. O S.O é da Microsoft logo acho que ela tem o direito de escolher o que por lá dentro. Quem usar usar usa. Quem não quer que baixe outro… não faltam alternativas.

    Não tarda vem uma noticia deste género sobre o Windows Media Player, o outlook… não tem qualquer nexo!

  74. aver says:

    Solução do Windows Media Player – duas versões do Windows, uma com o WMP integrado e outra com o WMP não integrado e o fabricante de computadores que escolha.

    O problema do IE parece-me mais complicado porque o Windows teria que trazer sempre, pelo menos, um “mini IE” para aceder à internet durante a instalação do Windows e permitir actualizações.

    O que eu faria – a nível de empresa actualizava de imediato o “mini IE” para a versão completa, a nível caseiro instalava de imediato o Firefox.

    … e não precisava da douta Comisão Europeia, embora perceba que devem zelar para que haja concorrência para se poder optar pelo Firefox, Opera ou outro browser. Até como forma de estimular o desenvolvimento e melhoria dos browsers, embora estejam a ficar muito parecidos.

  75. Jaime Almeida says:

    Inveja é o que estes gajos tem…

    …é apenas um browser! quem não quiser não usa!

  76. raoanui says:

    Google chrome forever, é um bocado treta na cena de copiar e colar, ás vezes pede para usar o ctrl mas é fast, e isso para mim é tudo.

    A Microsoft abusa claro, enquanto poder vai-se estabelecendo.Mas também uma coisa é verdade se não fosse o sistema Windows xp, que toda a gente copia, não sei bem a esta altura o que seria a Internet.

  77. J.C says:

    lol.

    Opções absurdas:

    1ª opção
    Tire-se o IE… depois quem quer que vá a net busca-lo… ou o firefox… pela linha de comandos 🙂

    2ª opção
    Venha o Windows com mais Browsers. Mas depois não se esqueçam que para novas maquinas, o Windows Update tem de ir buscar as versoes mais recentes desses browsers… senão as falhas de segurança entretanto corrigidas nao vão estar instaladas o que abre outro conjunto de problemas

    3ª opção
    Fiquem quietos e vão arranjar a guita para cubrir os buracos orçamentais da UE aos madeireiros que andam a desmatar florestas tropicais inteiras para importar madeira a preço da chuva para a europa e que depois chega ao consumidor final a custar 100x mais q

  78. racoq says:

    Se a microsoft não tivesse assassinado o Netscape Navigator, de certeza que a internet seria hoje um local bastante melhor.

    Tenho pena que alguns de voçês por serem faciosos por preferirem o IE não vejam o que a Microsoft andou a fazer estes anos todos (i.e. a darem cabo da competição não pelo mérito do browser, que nunca o teve mesmo contra o do Netscape, mas por o colocar no windows), aos updates do sistema operativo só poderem ser feitos pelo ie, e não por outros browsers, isto entre outros exemplos…

    Eu se fosse rival da microsoft, compreendia bem esta decisão, pois foram anos e anos de injustiça, e atropelamento das leis da concorrência.

    Fico contente por muitos de vocês não estarem à frente da UE, senão a Microsoft fazia o que queria 😀

  79. Tiago pereira says:

    Isto é ridículo…. Proibir o Internet explorer no S.O.é a mesma coisa que uma marca de automóveis não poder colocar um volante dessa mesma marca… Pensem nisso… E para alguns utilizadores já e dificil navegar na internet imagem um windows sem browser, vao fazer o download como??? Nao faz sentido………… E eu só utilizo o internet explorer para aceder a sites incompativeis com o firefox, diga-se que o firefox é um dos melhores navegadores do momento, mas em alguns websites não apresenta todo o seu conteúdo…

  80. Manuel Reis says:

    @ Jaime Almeida:

    Isso do quem não quiser não usa não é verdade. Uma pessoa que queira usar o Firefox tem de usar o IE para fazer download do instalador do Fx3.

    E eu falo por experiência própria. Apenas usei o IE7 uma vez, e foi só para fazer o download do Firefox. De resto… Está completamente fora da minha vida.

    @ m00nbl00d

    O Mac OSX, na era em que a Microsoft salvou a Apple, trazia o IE por predefinição, mas também trazia outros browsers. Agora traz o Safari, que não é assim tão usado como alguns pensam. E a Apple também não tem tanta quota de utilizadores como a Microsoft.

    Quanto ao Linux, ele tem uma coisa chamada Gestor de Pacotes, que permite instalar mais browsers, e isto é uma funcionalidade que não está disponível noutros SOs.

  81. darkxp says:

    bah.. uma parvoice… quero ver o que faziam para instalar um firefox, opera ou outro browser qq sem o IE já por defeito…

    eu sei uma alternativa, aceder por FTP ao site do mozilla por exemplo, mas tinham de saber o url, ter o http://FTP... e depois, vinham ai os gajos do cutefpt a dizer que tinham de tirar o ftp do windows… enfim…

    guerra do nunca mais acaba…

  82. Blizard says:

    Lendo alguns comentários aqui confirmo o que já sabia…
    A Internet é aquele ícone do Internet Explorer para o comum mortal 🙂

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  83. Tijó says:

    Eu não me importava nada se o IE e outras aplicações viessem coladas ao Windows, o que me faz azia é não poder desinstalar esses programas e como o paguei tenho todo o direito de poder de instalar ou desinstalar o softwre que me interessa,que na minha opinião é um monte de tralha inutil e a pesar-me no SO.Isto sim,é o que a Microsoft deveria, pelo menos, aplicar estas mudanças.
    cumps,
    Tijó

  84. Luis Miguel says:

    @José Moreira
    @Marco Magalhães

    O que vale em todos estes comentários é a vossa argumentação a favor da língua Portuguesa. Gostei e espero ter aprendido mais alguma coisa 🙂

    Acho que vou dar como sugestão para algumas dúvidas do nosso “Pretuguês” o site http://ciberduvidas.sapo.pt/ (para quem não conhece).

    Cumprimentos

  85. Nuno Amaral says:

    Os sistemas operativos da Linux´s então tem de tirar o Fiferox, e os Mac´s o Opera…

    A Bmw tem de vender os M3, M5 e M6 sem motor pq é concorrência desleal… por amor de Deus isto é uma cambada de artolas…

  86. paulf says:

    Os Mac OS nao podem trazer o Safari então!!!

    Como é então..??

  87. paulf says:

    @raoanui
    o Chrome tb é rápido nas vulnerabilidades!!1 Eheheh
    Usem Opera! Assim andam seguros!!!

  88. Fabio says:

    Anyway… tanto o Firefox como o Chrome sao mais porreiros e simples de usar do que o IE7.

    Credo aqueles botões grandes e aquelas bolinhas todas etc… assustam-me !

  89. Sinesio Paco says:

    A prior eu sou um “da ala da esquerda” quando se fala de Internet Explorer, que para mim ainda prefiro o 6.0 descurando do facto de não possuir suporte as tabs (abas), o 7.0 foi um melhora considerável pois carrega consigo muitas funcionalidades importantes que os outros browsers possuíam/possuem mas ainda lento demais no que concerne o performance.
    Quanto ao 8.0 ainda esta em versões beta, testei a primeira e deu-e cá muitos bugs, e segundo a experiência com os betas que tenho com a Microsoft os únicos que me dou a trabalhos de testar mal saia uma nova versão e o Windows Live Messeger e Office.

    Mas nada me faz abandonar o Firefox que sempre se mostrou confiante, leve, pratico e bastante seguro, comportando já um gestor de downloads entre outros sem falar que vai melhorando quanto mais o tempo passa, característica vista na versão 3.0 (ainda que tenha sido considerado como o software mais vulnerável em 2008, segundo a Bit9 ( http://www.guiadopc.com.br/noticias-e-novidades/5952/os-programas-menos-seguros-de-2008.html ) e a clara resposta da Mozilla ( http://www.guiadopc.com.br/noticias-e-novidades/6330/mozilla-diz-que-firefox-nao-e-o-mais-vulneravel.html ).

    Contudo é um absurdo que um sistema operativo não possua nativamente um browser actualmente, é sim verdade que a Microsoft traz consigo uma aplicação “forte” para a concorrência o que prova que esta a trabalhar mas se quiserem retirar o IE, WMP (no passado na versão 10) do Windows terão que retirar o Safari e iTunes da Mac, o Firefox do Linux…
    Ate porque se a Microsoft quiser acompanhar o desenvolvimento dos concorrentes e vice-versa teremos uma evolução de browsers mais demorada. Portanto a concorrência devera tomar este browser como referencia a apostar no desenvolvimento de soluções melhoradas do mesmo.

    sPaco
    @MPT-MZ

  90. racoq says:

    @Sinesio Paco

    Esses dados que meteste sobre o firefox ser das aplicações mais inseguras é ridiculo, só um pato é que acredita nisso. Acho que a resposta que a resposta da mozilla espelha bem a palhaçada desse ranking, que não tem qualquer fundamento. Talvez mais um teste pago pela microsoft, dado que o IE nem sequer aparece na lista e é bem mais inseguro..

  91. Rui Marto says:

    Embora nao use o IE por opccao, acho que existem melhores browsers no mercado como o firefox ou o google chrome, concordo que ele deva vir no windows, uma vez que ele e produto da Microsoft, quem nao quer como eu nao usa, mas tambem nao se esquecam que por vezes existem websites que nao funcionam na sua totalidade em browsers como firefox ou o google chrome estando optimizados para o IE………. Cumprimentos

  92. Ganhoto says:

    O IE vir de origem no windows não tenho nada contra. É o browser da casa como fazem todos os sistemas operativos. Têm sempre o seu browser. Agora quanto ao site do windows update (caso do Xp e anteriores) e outras partes do site da microsoft estarem bloqueados ao IE.. isso é que acho muito mal, porque nos obriga a termos o IE (ou plugins extra nos outros browsers que, muitas vezes provocam erros com outros plugins e até mesmo com os browsers..)

  93. Alexandre Caldeira lima says:

    Bom que dizer que a microsoft terá uma concorrencia dentro da sua propria empresa pra mim seria bom faz com que cada dia venha melhorar

  94. B80 says:

    Eu apenas digo isto: Se a Microsoft não existisse provavelmente os pc’s e SO’s estariam muito mais avançados.
    Porquê? Porque a microsoft fartou-se de comprar e depois fechar empresas que tinham bons produtos e que por uma razão ou outra a microsoft achou que lhes podiam fazer concorrencia e depois acabou com elas. Se de facto acham que estamos bem em termos de pc’s e so’s, ainda bem. Eu acho que não e acho sinceramente que já podiamos estar numa fase mais avançada de “interface” com o pc, mas isto é a minha opinião.

  95. Pedro says:

    Só mais uma para a fogueira….

    hoje em dia e algumas versões atrás do windows (aquele sistema operativo odiado por 10% da população mundial, e daqueles que não têm mais que fazer do que passar horas a configurar aquilo que dizem ser o melhor SO do mundo o Lichux…) o ie esta embutido no próprio SO, isto é o ie e o explorer já quase são um só….

    como mais ferramentas que usam as dlls do ie….

    eu acho que devíamos processar a Ferrari pq tem carros mto rápidos e os nossos não são…. quem não quer não usa… eu não gosto de linux simples não uso, não gosto de open office simples não uso, não gosto do gimp simples não uso, nao gosto de sagres simples bebo superbock, não gosto de arroz com ervilhas simples aparto e como o arroz….

    B80 “Eu apenas digo isto: Se a Microsoft não existisse provavelmente os pc’s e SO’s estariam muito mais avançados.” ACHAS MESMO?

    e já agora deviam ter estado na conferencia de segurança e ver o barraco que é usar o firefox… continuem a usar o firefoz para irem ao e-banking, se um dia tiverem menos dinheiro pensem….

  96. fábio a. says:

    Ora bom dia M$-maníacos.

    Uma sugestão para o Vitor. Que tal arranjar um forum aqui para este pessoal que adora e venera a Micro$oft?
    Não tenho nada contra e sou o apoiante número 1 dessa iniciativa.
    É que com essa medida evitava-se um pouco virem aqui envenenar as questões sérias que aqui se tentam discutir.
    Uma sugestão ao M$-maníacos. Tentem comprar um simples portátil e peçam para retirar o Windows e consequente abatimento do SO no preço final da máquina! Sabem o que vai acontecer? É que basicamente (e por lei está consignado) vão vos dizer que isso não é possível. É natural que quem aqui vem “discutir” estas questões é menino ou então um sénior que não se está para chatear. Quem vem aqui tirar algo de útil nestas discussões acaba por levar com a famosa guerra Linux x Microsoft.
    Esta guerra existe para os M$ porque para qualquer informático isto nem sequer se discute. É uma questão de posição dominante. Mas os M$ além de não entenderem muito de economia (só pode) também não entendem muito de informática.
    Fiquem descansados que a M$ nunca perderá a sua posição dominante nos próximos anos. Comprem lá o Windows (forçado), vão lá à internet com o I.E. (vírus e lentidão), editem lá no Movie Maker (nem dá para falar neste)… Ninguém vos tira o vosso precioso SO.
    Agora parem de comparar o incomparável. Linux e Mac OS são de outro planeta. Não é para utilizadores comuns. Certo é que o futuro está nas comunicações móveis e aí quer a Nokia, quer a HTC quer a PALM são os grandes jogadores de mercado e estão a substituir o windows mobile pelo Linux e Symbian. Vão fazer isto porque não percebem nada de economia nem de informática?
    Não! Porque sabem o que vem por aí…

    Um bem haja!

  97. Pedro says:

    Escrito Por Fabio a.

    “Tentem comprar um simples portátil e peçam para retirar o Windows e consequente abatimento do SO no preço final da máquina! Sabem o que vai acontecer? É que basicamente (e por lei está consignado) vão vos dizer que isso não é possível.”

    é pá vai-te informar pq eu vendo portáteis sem SO. quanto ao mobile e qres comparar vais comparar nokia com symbian a windows mobile? estas a comprar o incomparável!!!!

    quanto a dizeres q o linux é de outro mundo realmente é… do mundo de quem não tem mais que fazer. Diz a um patrão olhe posso por linux de borla mas depois o seu utilizador que já com o windows sabe-se deus, vai demorar 10 vezes mais tempo a fazer o trabalho, ele até diz ponha dois windows então…..

    quanto a não perceber nada de informática tu lá sabes sempre achei piada aos que defendem linux acharem-se mais inteligentes do que quem usa windows…. só porque sabem configurar um SO com linha de comandos…

    cresce e vai trabalhar e ai vez o que vais fazer 🙂

  98. paulf says:

    Sim, realmente o Linux é para toda a gente, é mesmo para quem não pode perder tempo, é mesmo para quem quer ter é as coisas a funcionar e não quer saber como, por acaso….

    Vejam o que tem de se fazer para instalar uma treta no Linux. Uma coisa tão simples, mas tão simples no windows, a instalação do Flash player.

    Deixo aqui para verem:

    This tutorial will guide you through the steps required to install the 64-bit version of Flash Player 10 for Linux.

    Head over to http://labs.adobe.com/downloads/flashplayer10.html and download the 64-bit Plugin for Linux.

    Once you’ve uncompressed the tarball you will have a simple libflashplayer.so file to work with. Copy or move it to your system’s shared flash player folder. I’m using Fedora 10 and Firefox (both x86_64) so mine is located in /usr/lib64/mozilla/plugins.

    Now create a symbolic link from your browser’s plug-in directory. Most of us are using Firefox so run the command:

    $ ln -s /usr/lib64/mozilla/plugins/libflashplayer.so /usr/lib64/firefox-3.0.5/plugins

    I’m running Firefox 64-bit, if you’re not, then change the lib64 directory to lib and if you’re running a different version of Firefox (I’m using 3.0.5), change that too.

    Verify That it Works

    If you have Firefox open, simply close it and start it up again. Check your installed plug-in by typing in about:plugins in the address bar. You should see “Shockwave Flash” in there somewhere.

    If it’s there… and it should be, then visit any web site that has Flash to confirm it works.

    Muito lindo, é para verem. Linusers com muito tempo livre é o que vocês são.
    Ou não têm nada para fazer, ou não trabalham, ou são técnicos de informática ou engenheiros informáticos, etc, etc…

    Vocês só fazem com que o Linux e outros sistemas não ganhem mercado, porque supostamente, o que é de graça é logo querido e adoptado pelas pessoas!!! Acham que já não se tinha espalhado o Linux?!?!?

    Vão dar banho ao cão mas é…. 😛

  99. @paulf

    Quase aposto que mais de 90% dos utilizadores de Linux não instalaram o Flash Player dessa forma… Tal como em Windows, basta visitares (pela primeira vez) uma página com conteúdo flash e ser-te-á automaticamente sugerido instalar o plugin necessário… E só para que fiquemos esclarecidos, o título desse artigo era:

    Manually Installing the 64-bit Flash Player 10 on your Linux System

    Está tudo dito, não? 😉

  100. NN says:

    Linux é para Maricas mediocres

  101. fábio a. says:

    É pelo teor destas últimas mensagens em favor do Windows e revelando uma superioridade dialética inqualificável que eu acho que o administrador deste sítio devia criar um forum para juntar estes M$-maníacos.
    É que pelo andar da carruagem acho que mais cedo ou mais tarde as pessoas que querem trocar ideias válidas sobre estes assuntos vão parar a outros fora…

    É só uma ideia. Mas claro que se corre sempre o risco deles voltarem porque no fundo eles são todos vendedores do M$ e ganham milhares para andarem a fazer o trabalhinho “sujo” daquela empresa que é criar uma dependência completamente imbecil de um SO para mentes rudimentares…

    É que é duma dificuldade gerir um Linux… Eu e os outros somos todos cientistas em sistemas operativos. É preciso pensar. Mas isso prós M$ maníacos é uma coisa que lhes deve de certa forma dificultar a vida. Eu entendo.

    Um bem haja.

  102. paulf says:

    @fábio a.

    Sem dúvida que demonstra um desconhecimento da realidade que chega a ser assustador.
    Convido-o a fazer uma visita guiada a vários sítios para perceber e poder ter a percepção correcta das dificuldades das pessoas.
    Sinceramente, não acho que Linux seja só para pessoas muito inteligentes, mas que não tem a facilidade de uso do Windows, não tem. E não vale a pena contestar isso.
    Então, até porque se assim fosse, o Linux vingaria rapidamente.

  103. racoq says:

    @ NN , Pedro

    Se vocês são incultos, não façam dos outros burros.

    Configurar linux por linha de comandos? Voçês usaram linux quando à 20 anos atrás?

    Que eu saiba foi lançado à pouco tempo um artigo no pplware de como criaruma pen do windows 7. Sabem o que foi usado para a criar?

    https://pplware.sapo.pt/2009/01/16/windows-7-instale-a-partir-de-uma-penusb/

    Linha de comandos MS-DOS isso mesmo, eu no Ubuntu crio uma Pen do Ubunt visualmente

    http://www.tiogeek.com/2008/10/kw=instalando-ubuntu-no-pendrive-usb

    Vocês são uns trolls.

  104. paulf says:

    @Ricardo Ferreira

    Eheh, pois é…não vi, erro meu. Peço desculpa.

    Mas já agr, das vezes que tentei instalar o Flahs Player no Ubuntu não correu muito bem…Também não perdi muito tempo com aquilo, até porque estava a correr o sistema através do CD, mas vou voltar a experimentar!

  105. Marco Magalhães says:

    @José Moreira
    Tive hoje oportunidade de falar com uma professora de português e coloquei-lhe a dúvida e esta confirmou-me o que a minha antiga professora me disse: antes de um “que”, nunca leva vírgula (mas acredito que possam haver excepções). 🙂

    @Luís Miguel
    Não conhecia mas obrigado! Já foi para os favoritos.. 😀
    E veja-se que não sou nenhum entendedor de português, mas na juventude dos dias de hoje, isso torna-se relativo. 😉

  106. Sinesio Paco says:

    @fábio a

    Claramente vê-se que és um Linux-Maniaco pois as observações que tens não são imparciais e sensatas. Eu uso Linux Ubuntu e CentOS, igualmente Windows XP e Vista, e estou a testar agora o Seven.

    Mas caro, quando fala do despertar dos M$-Maniacos a que se refere? Abandonar-se o Windows a passar-se para o Linux onde podemos alterar os código fonte (sob licença GPL) e Office 2007 para Open Office para edição de textos, folhas de cálculos, etc? Meu caro tenho pena da sua ingenuidade.

    O Linux apesar de ser muito bom sistema operativo ainda deixa muito a desejar ao utilizador final, uma que varias coisas tem que ser feitas sobre a linha de comandos que acho que o utilizador não precisa ficar sabendo e o protege ate inclusive de alterações que possam resultar em erros, portanto protege-o (não exige o conhecimento a este nível).

    Sem falar das interfaces mais user-friendly que o Windows oferece, claramente, para se usar Linux requer algum conhecimento em informática contrariamente ao Windows.

    Esta a imaginar uma empresa toda ela de contabilistas, gestores, etc a usarem Linux, a usarem linhas de comando quando podem salvar tempo = dinheiro com apenas alguns cliques?

    Agora eu lhe pergunto:

    1. Qual é o publico alvo do Linux e da Microsoft?
    2. Com relação a população mundial quantos tem conhecimentos a nível de informática?
    3. Será necessário elevarmos os conhecimentos da população mundial para se trabalhar no Linux enquanto existe um SO simples de usar e que se adequa as necessidades dos utilizadores finais?
    4. Com relação ate ao suporte dos periféricos, impressoras, scanners, cameras, ipods, etc, esta Linux preparado para disponibilizar os controladores para o uso dos mesmos, atendendo e considerando que existem varias versões sendo desenvolvidas por comunidades diferentes pelo mundo.
    5. Com estas comunidades todas de desenvolvimento, estariam elas prontas a dar suporte aos utilizadores finais a nível mundial? E pior com a iniciativa open-source gratuita?

    Meu caro, se o o Linux conseguir chegar a satisfazer os usurários finai tal como a Microsoft o faz com certeza passava a ser comercializado ao preco de concorrência a Microsoft.

    “Vão fazer isto porque não percebem nada de economia nem de informática?”

    Acho que quem não entende disso não são os M$-Maníacos mas sim tu Linux-Maníacos. Lembrar que uso ambos os SO mas cada um com a sua finalidade.

    sPaco
    @MPT-MZ

  107. Willian Neves says:

    O que alguns não entederam é que o IE não pode ser removido
    Todos os outros vem sim com ele mais no acoplam ele como o widow faz:
    Não podendo removelo de jeito nen um,sim deve vim com o windows porque como vc usaria um sistema para accesar a net sem um navegador?
    Como nosso amigo disse”como poderiamos baixar o firefox e outros?”
    O navegador deve sim vir quando instalamos o window,porem não deve ser irremovivel.
    Mas eu também acho que isso vai desmerecer o IE e a Microsoft fez de um modo mas simples,o que acho que ela tinha é de estudar uma otro solução e acho que éla pensou dessa forma:
    Voceis conhecem o mmorpg certo?…Sabém quado vc abre o luncher deles?Não vai abrir o site do serve?Adivinhem quém abrem,é o IE para não aver complicação do windows,para uma acessibilidade mais compreencivél a todas de um jeito bem mais simples mas:
    – Ainda acho que o IE deveria ser removivel.
    blz falow

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.