Uma breve história do IE…
Uma as notícias desta semana foi sem dúvida a disponibilização da versão final do mais recente browser da Microsoft. Todo o esforço e empenho que foram aplicados pelos programadores resultaram num browser que consegue lutar de igual com todos os que estão no mercado e com os que estão prestes a chegar.
Este browser tem já um longo historial e desde 1995 que a Microsoft o tem disponível nos seus sistemas operativos. A sua aparição foi feita no Windows 95 e desde essa altura que tem estado presente em quase todos os computadores que acedem à Internet. Hoje trazemos um pouco de história do que tem sido este browser, para que todos o passam conhecer um pouco melhor.
O vídeo que vamos apresentar abaixo é da mesmo autor que nos trouxe um outro, e que vos apresentámos neste artigo, onde era mostrada a possibilidade de actualizar o Windows desde a sua versão 1 até à mais recente versão 7, passando por (quase) todas as versões que foram disponibilizadas ao público.
Desta vez a ideia que foi aplicada baseia-se nas versões disponibilizadas do Internet Explorer. Vão ser acedidos diversos sites e realizados os testes Acid para verificar do cumprimento dos diferentes standards. Todos foram testados, desde a velhinha versão 1 até à ainda escaldante e actual versão 9.
Naturalmente que seria esperado que as versões mais antigas do IE não tivessem um comportamento pouco aceitável, mas foi estranho ver que a versão 7, que foi uma mudança radical na filosofia e que quebrou com a base do IE6, não obteve o resultado que seria adequado à sua idade e ao que prometia.
Um browser que chegou a ter mais de 90% de quota de mercado e que está actualmente muito mais abaixo tem de forçosamente trazer a público características inovadoras e que sejam diferenciadoras.
A Microsoft fez o seu trabalho de casa e apresentou um browser que promete muito. Provavelmente irá cumprir e dar aos seus utilizadores tudo o que pretendem, mas deverá ter muito cuidado com o que a concorrência apresentar.
Esta é uma área em constante desenvolvimento e as novidades aparecem todos os dias. Vejamos como a Microsoft reagirá!
Artigos relacionados:
- IE 9 foi descarregado 2.3 Milhões de vezes em 24 horas!
- Internet Explorer 9 – Chegou uma Web mais espectacular
- Do Windows 1.0 até ao 7 – É possível fazer upgrades?
- IE6 Countdown – Até a Microsoft pretende acabar com ele
- Internet Explorer 6 ainda é o mais usado…
Homepage: Internet Explorer
Este artigo tem mais de um ano
shift+delete 😉
Bom vídeo, tirando a parte do shitballs, /b/ e horse porn…
o video mostrou bem a historia do pior browser de todos os tempos! agora o ie 9 não comento por enquanto…
Pior browser de todos os tempos?
Hmmm. O teu argumento baseia-se em quê?
o video mostra alguns dos bons erro dos tempos antigos
Para ti sem comentários, usa antes de falares .
IE é passado. O velhinho Trident já não é adequado as novas tecnologias. A MS deveria tomar vergonha na cara e criar um navegador moderno, começar do zero, com um motor de verdade. Essa coisa de remenda aqui, remenda acolá já não dá.
Internet Explorer 9, nada mais é que um programa “bonito por fora e podre por dentro”.
Mas tudo bem, enquanto houver Google Chrome Frame, ie-css3, CSS3 Pie, iepngfix e sei lá mais quantos “tapa buracos”, feitos por terceiros para minimizar as faltas de suporte desse navegador, a vida continua (vergonhoso).
Deveria falar também do suporte ao HTML5 e do interpretador javascript.
Enfim, o pesadelo continua.
É bom falar do que não se sabe :3
a historia do ie esta espalhada pela net mas não é pela positiva!
O Facto de o Internet Explorer ser um dos mais utilizados é devido já vir predefinido nos sistemas operativos da Microsoft……Acho que minimamente um bom informático não usa o Internet Explorer como o seu browser favorito!
Falo com conhecimento de causa. Faz parte do meu trabalho.
Nota-se que você não tem conhecimento em programação para web. Por isso fala dessa forma. Já para quem desenvolve sabe o quanto atrasado está esse software.
O mais engraçado é as pessoas chamarem esse navegador de moderno.
Faz você mesmo um teste. Entra no html5test.com com o IE9 e vê quantos pontos faz. Depois faz o mesmo com o FX “3.6” (não é o FX 4) e repara a diferença.
Dá vontade de ri, não dá? Se quiser fazer outros tipos de teste, me diz.
Não é preciso ter conhecimentos em programação pois,
Não é preciso ser programador de WEB para saber que o Internet Explorer não presta, Pois vocé afirmou que o Internet Explorer estava cheio de “remendos”…..
Por acaso já tinha feito um teste como o video mostra no ” Acid2 ” e comparei O Google Chrome com o IE9 e obtive resultados muito diferentes! Pois o IE9 não obteve pontuação máxima, e já que a Microsoft Lidera de mercado de Sistemas Operativos e entre outros, comprava o Google Chrome ou o Firefox ou até mesmo o OPERA.
Acho que seria um toque final, não falando em nível de segurança mas falando em nível de browser de Internet…
é possivel encostar os separadores acima como no chrome?
Acho piada a como as pessoas mudam de opinião tão rapidamente e se esquecem tão depressa.
Há dois ou três anos usar ie era sinónimo de perceber 0 de computadores. Agora a microsoft lança um browser minimamente decente (que faz mais ou menos o que todos os outros faziam há anos e apenas traz como novidade o suporte para gpu que nem sequer é usado em site quase nenhum – e se o for é só por imposição da microsoft, com a mania deles de definir standards à força) e já é bom.
É um bocado como o chrome. Um browser que não tem absolutamente nada de especial, e agora é usado por todos os hipsters pseudo informáticos. E depois vai-se a ver e os verdadeiros inovadores, os que inventaram tudo o que é usado hoje em dia e continuam a ser os mais avançados e poderosos nem sequer são falados (refiro-me ao Opera como é obvio).
Não se percebe.
Opera, sem dúvida, um navegador do melhor que há. Visual limpo e agradável, rápido e acima de tudo seguro.
O Opera, na minha opinião, prejudicou-se por implementar tardiamente os add-ons. Querendo, ou não, esses complementos fazem muita falta.
Bom, pelo menos é líder do mercado dos aparelhos móveis :]
Na minha opinião.. o IE9, quanto a suporte para CSS3, é claramente inferior ao FF 4 e mesmo 3.6…
Pelo menos o IE9 está aceitável, apesar de faltar adblock e flashblock