PplWare Mobile

Internet Explorer 6 ainda é o mais usado…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Nuno Amaral says:

    Incrivel como ainda usam o IE6. Para os webdesigners é que é uma grande dor de cabeça. Eu já nem desenvolvo para IE6.

    • Henrique Morais says:

      Sorte a tua, eu ainda tenho que testar tudo o que faço no ie6. Simplesmente horrível.

      • Nuno Amaral says:

        Se todos deixarem de desenvolver para IE6 era melhor, Assim eram obrigados a deixar. A própria google já deixou o suporte para IE6.

        • Vítor M. says:

          E se te disser que há uns meses fui a uma reunião nas instalações do Sapo e os portáteis de quem estava nessa reunião com os admins do pplware usavam o IE6 na máquina?

          Mas há mais!

          Conheço instituições bancárias onde ainda usam o IE6 nos seus terminais. 😀

          • a Friend® says:

            “Conheço instituições bancárias onde ainda usam o IE6 nos seus terminais.”

            Isso é um mimo para os Hackers…. e não é só bancos.. sou testemunha de buracos desses em entidades de segurança… é inadmissível.

          • Luís Jorge says:

            Como é possível haver ainda tanta gente a usar IE6? Que ultrapassadas empresas informáticas fazem assistências a essas instituições? Actualizações ao Windows não existe nessas empresas? 🙂

          • nervaise says:

            Vítor, por acaso até há uma probabilidade de eu lá trabalhar [na sapo, ou na meo até, sei lá… 😉 ] e também suponho que num parque informático que eu suponho que deva ser tão grande, que os respectivos gestores não tenha tomado medidas para prevenir essa situação, pois no final, a ultima coisa que esses gestores necessitam é de tráfego inútil na rede interna e a atrasar todos os processos.

          • nervaise says:

            Gostava muito dessa direcção, mas… talvez até já lá esteja (se me entendes). E também pode não haver muitas alternativas na cidade onde me encontro (informáticas e desse género) e pelo menos, aquilo que faço, posso afirmar que é por prazer o que também conta muito.

            Quanto às medidas preventivas, quaaaaaase quaaaaaase de certeza que as deve haver lol

            Um abraço 😉

          • Vítor M. says:

            nervaise em relação ao tráfego inútil isso não deve ser problemas para infraestruturas como a do Sapo/PT.

            Se queres trabalhar lá manda, candidata-te.

            Olha o que não falta são grandes empresas para te candidatares. O Sapo, mais concretamente o Grupo PT, a Microsoft (que mais um ano ficou no primeiro lugar como a melhor empresa para se trabalhar)… entre outras. 😀

          • prevaricador says:

            Fácil Vítor.
            Para quem usa máquinas mais antigas e tem o Win XP e nem quer usar o IE, usa outros melhores como FF ou Opera, nem quer pensar actualizar para o IE8.
            Para quê actualizar se nem vai usar? 😉

          • EacHTimE says:

            O portátil do cliente onde trabalho usa IE6!!!! Cliente suíço e tudo!

            RIDICLIO!!!

    • Nuno José says:

      Pois o problema é desenvolver PARA UM BROWSER!!!!! Que raio para que servem as regras????

  2. Zznh says:

    Sempre que vemos reportagens na TV o browser utilizado é sempre o IE6…

  3. Sergio says:

    se calhar porque há muitas aplicações das intranets das empresas que usam recursos do ie6 (ou que só já ele dê suporte) e não se encontrem nos restantes. Digo eu, que nada sei de webdesign. Poderá ser a mesma questão porque é que muitas empresas ainda usam AS400 (além das razões mais óbvias)

    • Angelo says:

      De facto, no meu local de trabalho, para além dos computadores não serem grande espingarda (browser mais recentes consomem mais recursos), ainda se utiliza muito software licenciado antigo, que não funciona com os browsers acima do IE6.

  4. john doe says:

    No meu ponto de vista… IE6 ainda é usado devido à preguiça dos utilizadores / sys admin.
    Grande parte do pessoal ainda usa Windows XP que vem de origem com IE6 e vejo muita pouca gente preocupada em fazer o update para a nova versão.

    Isto sem falar de quem usa OS da Microsoft anteriores a XP, que realmente só podem mesmo ter IE6 ou outro browser da concorrência.

  5. viperbruno says:

    Se o IE6 e o preferido das empresas, o que a MS tem de fazer para acabar com o problema seria um IE Professional edition… Este aqui permitiria o uso do IE6 no IE8 (dual-motor).

    Quais as vantagens para as empresas?

    -A possibilidade de continuarem a usar programas que necessitem do IE6.
    -Usufruir das novas tecnologias (segurança, interface do IE8, etc…) com o motor do IE6.
    -Mudança rápida e simultânea entre motores.
    -Possibilidade das empresas fazerem o upgrade para o Windows 7 (matava-se dois problemas de uma vez só)

    Basicamente a ideia ate não e muito difícil de se executar para uma empresa do porte da MS.

    Acho que esta e a única maneira de resolver o problema. Haveria uma segunda hipótese: esse dito IE Pro ser a evolução do IE6, mas isso ja era barracada a mais…

  6. a Friend® says:

    A minha teoria é muito simples. Ele ainda sobrevive muito porque também os designers não os obrigam muito a avançar no tempo, e quem os tem acomoda-se….

    Nada como deixar de suportar o IE6 (Que é uma verdadeira dor de cabeça) e os consumidores verem-se obrigados a fazer update. Seja individuais, sejam empresas.

    Presos ao passado não avançamos para a frente… ainda por mais falando de um browser que já caminha para a versão 9!

  7. MoosHD says:

    Ubuntu 10.04 LTS Final já está nos torrents oficiais. O maravilhoso OS está oficialmente lançado. I’m happy.

  8. Rafael says:

    Olá a todos!

    Já algum tempo que sigo este blog, e devo dizer que tem uma qualidade excelente.Parabéns!
    Se calhar não é o local adequado, mas gostaria de expor um problema que me aconteceu e que não consigo encontrar a solução….Sou um fanático de FM10, jogo em Mac, e após uma das últimas actualizações da Apple o jogo deixou de correr.Tentei re-instalar e nada…Alguém tem alguma ideia do que pode ter acontecido?

    Obrigado!

  9. Nuno Costa says:

    Só a dor de cabeça de ter que usar png-8 porque não suporta png-24 (transparências). Já nem me preocupo em manter a compatibilidade com o IE6.

  10. Vítor I says:

    Bem… como estou a instalar o Ubuntu 10.4 LTS (Final) vou depois experimentar o IE6 a ver no que dá.

  11. Rafael says:

    Obrg! Vou tentar

  12. B80 says:

    Alguém que contrate um assassino profissional para “limpar o sarampo” ao IE6. Raio do bicho mesmo depois de já lhe terem feito o enterro ainda continua aí para as curvas. 😛

  13. igama says:

    O problema é as grandes empresas têm sistemas legacy que só funcionam em IE6 por essa razão é que ainda se ve grandes empresas e bancos com o IE6 instalado, mas a maior parte dps tem um browser alternativo pa ser usado, só que muitos n lhe tocam…

  14. aver says:

    Acho que a “Chikitita” até está a dar uma quota de mercado ao IE 6 bastante por baixo: 13% no pico e depois cai para 6%.
    A NetMarketshare dá-lhe 18% em média.

    http://bit.ly/Pwqw

  15. Warolf says:

    Aqui em Portugal é só o mais utilizado pq em muitas escolas portuguesas é o que existe, não deixam o internet explorer actualizar.

  16. Shogun says:

    De facto vejo muita gente a escrever aqui sobre uma questão que é simplesmente empresarial, sendo que a maioria das pessoas aqui ou nunca trabalhou, ou nunca teve que dar suporte a empresas que têm software licensiado já com alguns anos.

    Cenário:

    Aplicação que só funciona no IE6, e que tem uma enorme base de dados com muito histórico, sendo que a empresa que desenvolveu esse software já faliu, ou até não, sendo que é um software á medida, pois entrando na lógica de produto as coisas são diferentes.

    Solução:

    Contratar uma empresa para desenvolver um novo software de forma a eliminar a necessidade do IE6, o projecto irá consistir em desenvolver uma nova aplicação á medida, tal como migrar todos os dados, imaginando que o SGBD é o mesmo será uma migração relativamente simples, se não for entao é muito mais complicado.

    Perguntas:

    Quanto custa desenvolver um software destes?
    Terá a empresa recursos para fazer um projecto destes?
    Terá a empresa mais softwares na mesma situação?
    Compensa mais limitar o acesso aos users á internet?

    Gostaria sinceramente que me dessem respostas coerentes e inteligentes, porque chegar e dizer, epá substitui isso porque é inseguro, é muito fácil.

  17. Koizo says:

    o explorer 6 sobrevive sempre em 1º lugar enquanto instituiçoes publicas como; câmaras municipais, juntas de freguesia, bibliotecas, empresas publicas, finanças e etc e etc usarem sofwares caríssimos pagos a peso de ouro que só são compatíveis em modo de rede com o explorer 6 e há certas funcionalidades e plugins que só funcionam com ele..é uma vergonha mas os criadores dos softwares so gostam do coçar pk levam milhares so na manutençao dakilo e essas instituiçoes tb nao teem dinheiro para comprar um novo mais acualizado.

    Talvez um dia se lembrem de usar software livre, ate la como no mes passado acho k so uns deputaduzitos é k mandaram essa ideia..mas com a ganancia das Microsofts e Cia isso nunca deve acontecer e logo ha esta miseravel estagnaçao do progresso 👿

  18. joao says:

    Enquanto ainda houver assim tanto pessoal a usar o ie6 o mundo não está perdido!

  19. jjoqa says:

    Foi o que deu a inclusão do IE6 nos Windows! As pessoas pensam que o browser faz parte do sistema operativo e estão-se nas tintas para instalar o Firefox, o IE8 ou outro.

  20. Pedro says:

    Confirmo, são várias as empresas com quem já trabalhei que ainda usam esta aberração. Por uma razão simples. Durante anos desenvolveram aplicações para as suas redes internas que funcionavam apenas no IE6. Como se sabe, do IE6 para o 8 vai uma grande diferença. Para mudarem de um para o outro têm de reformular e testar todas as aplicações que têm nas suas redes internas. Um projecto colossal nalguns casos. Mais vale deixar como está. Isto porque ainda usam também o WinXP. Quando forem obrigados a utilizar computadores com uma versão mais recente, muda-se tb o browser.

  21. Souza says:

    É inacreditável como ainda existem pessoas a usar IE, independentemente da versão! O browser mais lento e inseguro da net! Eu uso Firefox, depois disso Opera, depois disso Chrome, Safari, Avant, Flock e Maxthon. Se ninguém usasse o IE, talvez e suponho que talvez, a Microsoft o troque por outro. Existem utilizadores informáticos que nunca vão sair do seu mundo de sempre “o fácil e conhecido para eles”. Noobs

  22. nome says:

    Em todos os Pcs da TMN e PT é usado o IE6 pelos milhares de empregados que as empresas têm…

  23. Hugo says:

    O último site que desenvolvi (ainda em fase beta) tem uma mensagem, que ao detectar a versão do IE, aconselha à actualização do browser, por uma questão de segurança e visualização.

    A velha questão das regras não se aplica, as regras foram feitas para cumprir mas também para quebrar, quando o propósito é o avanço.

    Pego no exemplo da última geração CSS, o CSS3. O que é que a MS fez? Eu respondo-vos: teve de lançar uma nova versão do IE, o tão falado IE9, que ainda está em fase de desenvolvimento. Os outros browsers lançaram apenas pequenas actualizações, sendo que alguns até já processam o CSS3 nativamente.

    Cumprimentos,
    Hugo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.