UFS 2.0 – O seu novo smartphone vai ser mais rápido…
…a arrancar, a ler e a gravar dados
Quando avaliamos as especificações técnicas de um smartphone, não é comum explorarmos os detalhes do tipo de memória de armazenamento. Normalmente apenas “olhamos” para a capacidade de armazenamento da mesma. E a velocidade de leitura e gravação da memória de armazenamento, não será também uma característica importante nos smartphones?
Foi a pensar nisso que a Samsung anunciou recentemente a produção em massa da nova memória Ultra Flash Storage 2.0 que é três vezes mais rápida que a memória actual (eMMC).
Actualmente a maioria dos smartphones usa o sistema eMMC (embedded Multi-Media Controller) que consiste em traços gerais num estilo de “cartão de memória” integrado dentro do próprio equipamento que tem as memórias flash mas também o respectivo controlador.
Apesar do eMMC ser rápido, a Samsung anunciou que está já a produzir em massa uma nova solução de armazenamento que garantirá uma maior rapidez na leitura e gravação de dados e até mais eficiente em termos de energia.
De acordo com a empresa Sul Coreana, a nova memória Ultra Flash Storage 2.0 permitiria que os dispositivos móveis arranquem mais rápido, gravem e leiam informação mais rapidamente, melhorem os processos de multitasking, etc. Para se ter uma ideia da rapidez, esta nova tecnologia tem uma performance 28 vezes maior que os tradicionais cartões microSD.
Tal como mostra o quadro seguinte, a nova memória garantirá uma leitura sequencial na ordem dos 350 MB/s e uma escrita sequencia na ordem dos 150 MB/s. De salientar que a “solução actual eMMC 5.1” apenas permite uma leitura sequencial máxima de 250 MB/s e uma escrita sequencial de 125 MB/s.
A Samsung já informou que está a produzir versões de 32GB, 64GB e 128GB de memória UFS 2.0. A empresa Sul Coreana não confirmou se o novo Samsung Galaxy S6 virá já com este tipo de memória, tendo apenas referido em 2014 que esta estaria inicialmente presente num “super smartphone”.
Este artigo tem mais de um ano
mas vao ser vendidos cartoes sd com esta tecnologia ?
É como se fosse um SSD para smartphone? 😀
sim mais ou menos isso… mas a samsung deveria aproveitar para tornar essa memória amovível e com o sistema operativo inserido nessa memória, para se por exemplo o smartphone avariar era só tirar o cartão de um e pôr sem nunca perder configurações e dados.
É sempre bom quando se consegue aumento de performance. Com o evoluir do software exige-se cada vez mais do hardware e este tem de responder!
Eu ainda estou é para ver até onde é que isto vai. O Hardware (as specs/números) continua a melhorar, a pergunta é para quê.
Eu por exemplo com um Note 4, tirando o tema da bateria poder ser sempre melhor, e um telemóvel ficar quase reduzido ao tamanho/peso do ecrä e ser inquebrável, näo vejo sinceramente grande sentido em mais e mais: os topos-de-gama já säo “PCs de bolso”, filmam 4k, fazem fotos de sonho, Wireless Screen, suportam Office e jogos Full HD. Que falta mais?
Eu pessoalmente acho que vou fazer um “stop” nos telemóveis, näo vejo que mais se possa querer neste ramo.
que telemóvel iria superar o 3310 ?
Woah. Oh rmcrys tens um note 4?
Ah tal a apple é que é, O WP é que é e tens android?
Tão quem tanto critica android noutros posts agora dizes que tens note? Tás a contra dizer-te rapaz 😀
Ai é? Então manda-me lá o link onde eu digo isso.
LOL ao “micro SD card”
Opa, no meu Note 4 o teste à flash deu R:320 MB/s e W:120 MB/s.
Porque é buffered…
Acho que o mais importante é a bateria em primeiro lugar, a durar uma semana.
todos falam mal da samsung, mas depois todos querem a LPDDR4 da samsung, as memorias da samsung, os SSDs da samsung, os AMOLEDs da samsung..
e depois “android e samsung lixo, iphone é que é” :-p
Para quê? Para usar com o Android?
Mesma coisa que meter um motor Ferrari no camião do lixo…
iPhone é que é 😛 tinha CPU manufacteded by Samsung 😉
Admiro a Samsung na sua inovação tecnológica, mas não gostos deles porque têm a mania de copiar designs da Apple… Embora usem patentes próprias, acho que a Samsung deveria deixar-se desse vicio feio…
A samsung é um mundo de tecnologia de ponta, desde navios, maquinaria pesada até aos chips faz de tudo e tenta estar na frente em todas essas tecnologias, por vezes não consegue, mas não se pode ter tudo.
Samsung é isto e aquilo mas é a que manda a melhor tecnologia cá para fora!
E que tal baterias com mais autonomia ??????
Ele é 64bits, 13MP, 4K, touch id´s, sensores xpto, NFC, blá,blá….e o raio das baterias comé………. ??????
O Note 3 cá de casa dura 3 dias inteiros, e o Note 4 uns 2.5 dias. Mais é sempre melhor sem dúvida, uns 5 dias seria óptimo.
@rmcrys Eu também consigo isso no meu Oneplus mas tenho de ser muito cauteloso… Já cheguei a conseguir 8 horas de screen time 😀
Não duvido. A vantagem de telemóveis com bateria removível é que se estás contente com eles, não ficas dependente se a bateria da o pifo ou não.
Vocês ainda não perceberam que a tecnologia das baterias anda estagnada, para aumentar as baterias terias que levar com um “calhamaço” de telemóvel. 🙂
Conta com avanços nas baterias só lá para 2017/2018…
Futurologia do professor caramba