Ubuntu Light nos novos modelos da Dell
A Dell tem sido dos principais fabricantes OEM, o mais interessado em apostar numa maior utilização do Ubuntu no mercado de utilização pessoal. Já vimos isso na última campanha que o fabricante norte-americano lançou no seu site, onde compara o Ubuntu com o Windows. Agora a Dell pretende dar um passo adicional em frente, apostando no Ubuntu Light como um sistema de arranque rápido em Dual Boot com o Windows.
O vídeo anterior (agora tornado privado) mostra um representante da Dell a arrancar o Ubuntu na nova linha de netbooks 14R. O verdadeiramente impressionante, é que desde que o computador é ligado até ao lançamento do site da Yahoo, demora não mais que 20 segundos. Aparentemente, esta vertente Light da distribuição de Linux da Canonical é um autêntico "demónio voador", estando bastante optimizada para qualquer utilizador de um computador ter o mais depressa possível acesso à net.
Outro pormenor que nos saltou à vista, foi o novo ecrã de selecção de arranque de sistema operativo. A Dell deu-se a um trabalho bastante interessante de personalização desse ecrã, tornando-o de facto muito mais apelativo e de simples utilização, onde a escolha reside em apenas seleccionar ou o logótipo do Ubuntu ou do Windows. É um pormenor que nos agradou particularmente, será difícil causar confusão aos utilizadores quando a escolha se torna tão simplificada como esta.
A maturidade do Ubuntu light já é também boa para um versão alpha, a selecção de janelas abertas faz uso de um efeito do estilo “exposé” do Mac OSX, que se baseia numa tecnologia da próxima iteração do projecto Gnome. Salientamos ainda a inclusão do Skype uma ferramenta extra, que não vem incluída por omissão em qualquer versão do Ubuntu e o browser Chromium, que até é lançado de raiz automaticamente (não nos deixou de nos fazer lembrar neste aspecto o Chrome OS).
Não existe ainda confirmação se a partir de agora o Ubuntu Light irá ser parte integrante, de todos os modelos portáteis da Dell ou se este apenas estará reservado a alguns computadores com requisitos mais modestos como os netbooks. Mas confirma-se, que nunca um fabricante OEM, apostou tanto numa distribuição de Linux, como a Dell.
Nota da redação: O video anterior foi tornado privado depois de elaborarmos esta notícia e todas as referencias ao mesmo no vídeo foram ou removidas, ou apontam para este link privado. Apesar de alheios ao facto, pedimos desculpas.
O vídeo foi substituido pela nova apresentação recente do Unity Launcher, por parte da equipa de design da canonical.
Este artigo tem mais de um ano
Olá.
O vídeo é privado.
great…
mas o video nao funciona
“Mas confirma-se, que nunca um fabricante OEM, apostou tanto numa distribuição de Linux, como a Dell.”
ACER e HP acho que ainda estão acima da Dell no que toca a apostar no Linux. A Acer com o Linpus e a HP que fez um grande trabalho com o HP Linux MIE, em que este último talvez seja a Distro Linux, modificada por uma OEM, com o melhor design que já algum Linux teve.
https://www.youtube.com/watch?v=5hsC5yINsJw
É uma pena que seja destinado apenas a Netbooks. Vamos lá ver se a DELL supera isso.
Da minha opinião penso que não! Repara… O Linpus foi de facto uma aposta da Acer no One (e de facto estou à vontade para falar nisso porque tenho esse mesmo modelo em casa :D). Mas a partir daí a acer praticamente eclipsou o seu esforço em Linux para desktop. Tem agora alguns modelos com android, como já referiram aqui, mas para mim android num netboook não obrigado (péssima experiência)
O HP Linux MIE também foi um bom esforço na interface que dizes, mas quando foi a última vez que viste um modelo da HP com distribuição de Linux?
A dell está a apostar forte com a canonical em inûmeras vertentes. Para já a dell trabalha directamente com os fabricantes de componentes dos portáteis deles de modo a dar expertise de modo a construir drivers compativeis com linux (vi isto há algum tempo neste video deles).
https://www.youtube.com/watch?v=urU12sgb04I
Nos EUA e penso que em alguns países europeus, está à venda portáteis dell com Ubuntu. Foi aquele comparativo de Windows vs Ubuntu, que nunca vi um OEM, com coragem para fazer aquilo e enfrentar a Microsoft :D.
E agora há esta iniciativa e este video que queria mostrar, mas infelizmente tornaram-no privado que reforçava mais este ponto que eu defendo.
Acho muito bem que apostem. Mas também sei a jogada das marcas, querem fazer delas uma própria “Apple” com um SO dedicado e optimizado, ou seja, pegam no Ubuntu e optimizam-no ao máximo para o hardware. Fechando algumas partes de forma a manter a fiabilidade/desempenho.
Eu digo isto porque também tenho um Aspire One e quando a HP lançou o MIE fiquei ansioso por o ter, mas só dava nos HP’s… então andou tudo a mover esforços para instalar essa distro no Aspire One e felizmente com sucesso…tirando alguns problemas a nível do wireless e gráficos, mas isso como sabes já é um mal “generico” do Ubuntu no Aspire One… 😛
Força aí pá. O mundo não anda à volta de Windows e Mac. Há muito mais além desses uns monopolistas e outros que estão lá quase ou que andaram sempre com inveja dos outros lá estarem.
Os ultimos Aspire One da Acer já têm Android instalado em dual-boot! 😀
https://www.youtube.com/watch?v=Hw2w0GPWPOk#t=10m10s
LOL 😛
Para quem quiser testar…
sudo add-apt-repository ppa:canonical-dx-team/une
sudo apt-get update
sudo apt-get install unity
Depois no ecrã de Login (GDM) escolha a sessão “Unity Session”.
LOL 😀 ahahah…. epico!!!
Hahahahaha lindo!
Offtopic
Ja viram a opção no youtube??? da para adicionar o som das vuvuzelas LOOOL
“Outro pormenor que nos saltou à vista, foi o novo ecrã de selecção de arranque de sistema operativo. A Dell deu-se a um trabalho bastante interessante de personalização desse ecrã, tornando-o de facto muito mais apelativo e de simples utilização, onde a escolha reside em apenas seleccionar ou o logótipo do Ubuntu ou do Windows. É um pormenor que nos agradou particularmente, será difícil causar confusão aos utilizadores quando a escolha se torna tão simplificada como esta.”
será este pormenor que estão a falar
http://www.omgubuntu.co.uk/2010/01/make-grub-themes-beautiful-look-nicer.html
Estava mesmo só a ver se alguém tinha referido isso (caso não, iria fazê-lo).
Como pedem ver no site, já é possível ter isso na versão actual.
esse login é o burg, q basicamente decora o grub2.. nao foi inventado pela DELL..
cumps
Bom artigo, é bom saber que já investem mais em distros Linux.
Só uma coisa, a publicidade SAPO que apareceu por baixo do vídeo é um pouco… inadequada.
Novos Videos de Sexo Puro Mulheres Poderosas Xxx Videos Caseiros Faça já o download!
Mas que raio?
Pena continuarem a insistir na distro mais buggada que já vi.. pormenores lol