PplWare Mobile

Dell: “Ubuntu é mais seguro que o Windows”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. jpng81 says:

    Ao tempo que que se fala de computadores dell pre instalados com ubuntu, mas nunca os vi a venda, só se não se encontram á venda cá, pois os computadores certamente teriam preço muito mais baixo que o normal visto que vêm todos com windows.

  2. Nuno Amaral says:

    É seguro até começarem a fazer milhões de virus para linux.

    • JPedrosa says:

      lol … estás à nora …

    • OmeuNOME says:

      tentativas não faltam 😛

      quem conhece minimamente os sistemas operativos baseados em UNIX sabe bem porque é que ainda não existem esses milhões de vírus… e a desculpa não é porque são pouco utilizados, porque até plataformas móveis já foram vítimas de vírus, incluindo os symbian, e quer-me parecer que na altura o linux era mais usado que symbian. assim como também existem milhares de servidores linux com conteúdo importante aos quais não faltam tentativas de penetração.

      • Ricardo says:

        Tás a comparar assuntos que não comparáveis. Windows e Linux está para os computadores assim como Symbian está para os telemóveis (smart phones). O Windows é o sistema operativo mais usado em computadores, e o symbian era até à pouco tempo (numa escala de anos) o mais usado em telemóveis. Com isto quero eu dizer que a tendência em atacar os sistemas mais utilizados se verifica.

      • Neolinda says:

        Tentativas de penetração em servidores linux? Há todos os dias, servidores de algum tamanho e importância são sempre em linux e em alguns casos sistemas proprietários baseados em Linux.
        Não existem milhões de vírus para unix? é verdade, mas para sistemas unix based especialmente os Linux as coisas já são ao contrário pega nos vírus para windows e vê a história, há-de haver uma larga série de provas de conceitos e test-runs em linux, e não me admiro se os dias zero forem em linux.

      • É mais fácil quebrar a segurança do Windows Seven do que de um linux (kernel) de anos atrás.
        No windows, um malware pode ser um simples programa que faz algo indesejável e que roda escondido. No Windows Seven é possivel transpassar (bypass) os avisos de segurança e de pedidos de “poderes administrativos”, já no linux não (o que realmente dá um poder maior ao malware), isso porquê no windows o usuário já é o administrador (geralmente) e ainda quando não é tem mais bypasses. Já no linux, raramente o usuário é o root (super user) e para alterar qualquer coisa no S.O (fora do user, da pasta /home/) é necessária a senha de root, então o malware precisa dessa senha para se instalar e não existe bypass.

        São arquiteturas totalmente diferentes, o linux foi planejado para ser seguro desde o inicio, o windows foi planejado para ser fácil desde o inicio (fácil em tudo, até em quebrar sua segurança).

        Malwares para linux tem que ser rootkits, que são malwares bem mais complicados de serem criados, e para serem instalados precisam da senha de super usuário e recompilação de kernel (e consequentemente pacotes de desenvolvimento e o reinicio da maquina). É MUITO mais trabalhoso quebrar a segurança do linux, apesar de também ser possível quando se tem usuários leigos, de qualquer forma, complica muito.

        • pmsm1100 says:

          Concordo a 100%.

        • Ricardo Elias says:

          “No Windows Seven é possivel transpassar (bypass) os avisos de segurança e de pedidos de “poderes administrativos”, já no linux não (o que realmente dá um poder maior ao malware), isso porquê no windows o usuário já é o administrador (geralmente) e ainda quando não é tem mais bypasses”

          Sabes que no Windows Vista e 7, mesmo quando o utilizador e’ Administrador, o token usado e’ sempre de limitado? Para uma aplicacao correr com os direitos de Administrador precisa de ter permissao atraves do UAC, que altera o token para Administrador.

          Em relacao ao bypass, podes dar exemplos, para saber do que estas a falar? Os exemplos e’ o meu benificio da duvida: porque pelo que dizes, parece desconhecimento da tua parte dos dois sistemas. O que por aqui e’ a norma: quando alguem diz algo mau que acontece Windows e diz que nao acontece no Linux/Mac, raramente sabe do que esta’ a falar ou a comparar alhos com bogalhos.

          “Já no linux, raramente o usuário é o root (super user) e para alterar qualquer coisa no S.O”…

          Pois, em Windows ha’ quanto tempo e’ que e’ preciso privilegios de root/Administrador para alterar partes do Sistema Operativo? E desde o Vista, todos os utilizadores sao iniciados com privilegios de utilizador Limitado. Mais ou menos, e’ o mesmo que ter dois utilizadores: um root e outro limitado.

          “o linux foi planejado para ser seguro desde o inicio, o windows foi planejado para ser fácil desde o inicio”

          E sabes que desde o principio o Linux e qualquer *nix teve sempre problemas de seguranca? E sabes que o Windows NT tambem foi planeado para ser seguro desde o inicio? Apenas os Windows 3.x e anteriores e o 9x/ME e’ que nunca tiveram por mente a seguranca, e quando se diz seguranca, refiro-me ao conceito de multi-utilizador e permissoes.

          Mas ser pensado desde o principio com a seguranca, nao significa que nao tenha problemas. Olha para o OpenBSD. O pessoal por la’ e’ dos que mais pensam (e sonham) na seguranca, e mesmo assim, nao escaparam em ter uma falha no sexto ano: “Five years without a remote hole in the default install!”.

          Este grupo e’ responsavel por grande parte dos utilitarios de “seguranca” usados pelos *nix. E mesmo assim, podem falhar.

          “Malwares para linux tem que ser rootkits, que são malwares bem mais complicados de serem criados,”

          Criar um programa que explora uma falha so’ e’ complicado em encontrar a falha. Depois disso e’ directo.

          A dificuldade esta’, apenas, em conseguir executar. Isto e’ tao valido para o Windows como para *nix.

          E malwares como worms e trojan/backdoors, funcionam em *nix… nao precisam de rootkit. Infectar a conta de utilizador normal, e’ mais interessante do que danificar o sistema operativo. Infectar um servidor que esteja a correr na maquina tambem. E quando via varios problemas nos Windows ME/XP (virus, trojans, spyware, …), a maioria desse nao tinham como objectivo o Sistema Operativo, mas a conta do utilizador principal.

          E em *nix, quem ataca o sistema operativo quer usa’-lo’, por isso, nao se admirem que nao comece a ficar lento que nem um porco, como normalmente acontece com a maioria do malware em Windows.

          “e para serem instalados precisam da senha de super usuário e recompilação de kernel”

          Precisam de explorar uma falha numa aplicacao que corra com os direitos de root (dai’ o nome rootkit), que inclui qualquer aplicacao com setuid ou setgid. Estes dois atributos fazem com que um utilizador execute a aplicacao nao com o seu id mas com o id do user (setuid) e/ou do group (setgid).

          Normalmente, o exploit tenta abrir uma consola com os privilegios de root e fazer os estragos apartir desse ponto.

          lista de ficheiros com setuid e setgid:
          ls -l {/usr{,/local},}/{sbin,bin} | \
          grep ‘^.[-rwx]*s[-rwx]*[^rwx]’

          Depois de entrar, pode-se compilar o kernel com uma versao que esconda tudo o intruso nao quer que o dono da maquina veja: ficheiros/directorias, ligacoes ‘a net, servidores, etc.

          O rookit pode incluir aplicacoes que subsituam as versoes originais no “bins” e “sbins”, para esconder o intruso. Nao e’ tao “poderoso” como recompilar o kernel, mas tambem menos intrusivo.

          “É MUITO mais trabalhoso quebrar a segurança do linux,”

          Mais devido ao tipo de utilizador que esta’ por detras, que e’ mais especializado, do que devido ‘a “arquitectura” do Sistema Operativo. E vendo como muitos aqui falam da seguranca/arquitectura dos *nix, como sendo “perfeita”, mostra que isso anda a mudar bastante. Por um lado e’ bom porque mostra tambem que o Linux, principalmente, anda a ter mais utilizadores menos especializado; por outro, mais pessoal que nao percebe, o que da’ mais oportunidades para ataques.

          Existem ataques e com sucesso em Linux ou qualquer *nix. Mas nao esperem que fanboys falem deles. Houve um que foi referido aqui: o UnrealIRCd (servidor), seis meses sem ninguem se aperceber que havia um trojan no codigo fonte. Mas mesmo este nao e’ exactamente devido ao Linux, mas pelos standards dos fanboys, e’ como se fosse. Existem outros, mas nao gosto de comparar alhos com bogalhos.

          Em relacao ‘a DELL achar que o Linux e’ mais seguro do que o Windows… Muito provavelmente, foi escrito por um publicitario do que alguem que perceba de Linux ou Windows. A comparacao e’ ridicula. Podiam ter falado no Opensource, na velocidade de resolucao de falhas, etc. Mesmo nao sendo totalmente correcto, teriam alguma razao.

          Fiquem Bem!

    • Sombra says:

      Como é obvio.

  3. João says:

    O Ubuntu é realmente um SO com bastantes vantagens em relação ao Windows, mas desta lista, metade vão pelo molde “O Ubuntu também consegue…”, ou seja, não evidenciam superioridade, mas sim igualdade, o que tendo em conta o objectivo, dá a sensação de que os utilizadores de Ub. se estão a enganar a eles próprios, o que esta longe da verdade

    • Acho que isso tem mais haver com politica de publicidade, temos que ter em conta que maior parte dos clientes da Dell usam Windows, assim para chamar os clientes para outros SO, devem indicar as semelhanças e não o que um tem que o outro não. A habituação sempre foi e sempre será mais forte que a inovação, as pessoas tem medo do que é novo e desconhecido, é por isso que mais vale dizer as equivalências que as diferenças.
      Isto no meu ponto de vista é claro.

  4. prom says:

    Uma grande como a DELL dizer isso é bastante importante para o ubuntu e também para o linux em geral. Essas vantagens todas não são novidade. São essas as razões que me levam a usar linux já há 9 anos como sistema principal. lol

    • Miguel says:

      Não concordo,

      Em nenhuma das razões têm vantagem para computadores para Windows, uma vez que o Windows também faz aquilo tudo. (excepção dos vírus claro).

      É grátis, penso que seja a única vantagem assinalável.

      Eu uso ubuntu no trabalho e windows em casa.
      O firefox no ubuntu empanca com muita facilidade.

      • OmeuNOME says:

        a mim o firefox bloqueava muito mais nos tempos em que usava windows…

        só o facto de ser grátis e não ter vírus já são 2 grandes factores a ter em conta. depois ainda temos a estabilidade a contar a favor.

        instabilidade, vírus e preço do software, em windows, foram certamente das principais razões que me levaram a mudar para o mundo UNIX.

      • OmeuNOME says:

        a mim o firefox bloqueava muito mais nos tempos em que usava windows…

        só o facto de ser grátis e não ter vírus já são 2 grandes factores a ter em conta. depois ainda temos a estabilidade a contar a favor.

        instabilidade, vírus e preço do software foram certamente das principais razões que me levaram a mudar para o mundo UNIX.

        • lmx says:

          boas..
          e no windows ainda levas com probemas de regedit, perdas de performance assinalaveis, devido a fragmentação,etc…
          Por isso, por ligar/desligar/ligar a net facilmente e rapido/imprimir e scanner melhor que em windows/placa de tv e radio melhor em linux que windows/virus/softwarelivre/Patrimonio da humanidade que é o que o SW livre é,poder ter um sistema em que se provove a igualdade no acesso a informação e aprendizagem…podia estar aqui a bombardear, mas acho que ja perceberam onde quero chegar.
          E por isto tudo que no desktop so uso Ubuntu, no portatil, uso também XP.

          cmps

      • Bruno M. says:

        Super, hiper, mega estável… sem BSOD’s… só por isso é uma mais valia.

        No meu antigo trabalho, tinha uma máquina que estava sempre a estourar (todas as semanas perdia 1 ou 2 dias para a arranjar) até que me fartei e falei com o chefinho e lhe dei a conhecer as maravilhas do Ubuntu!

        Ficou maravilhado… para o trabalho não há melhor, estável, 6 meses sem voltar a mim… heheh

        Open source…

        Grátis…

        Sem virus….

        Miguel, tens a certeza que para além de ser grátis não há mais nada superior???

      • pmsm1100 says:

        Segurança, estabilidade, velocidade, liberdade, custo… Vamos comparar?

  5. Sun II says:

    LOL desde que renda, todos aproveitam para cuspir no prato em que comeram

    • Vítor M. says:

      Sim de facto também me quer parecer que a Dell está ressabiada com alguma coisa.

      Mas não ganha nada com provocações deste tipo.

      • Sun II says:

        Gosto do promenor que openoffice nem leva uma nota a dizer que pode ser instalado em win, como se fosse incompativel

        • mmick says:

          Era o que eu ia dizer 🙂 Até já estava confuso.

          Como em tudo na vida tudo depende do modo como fazes as comparações e o quanto tendencioso és.

          Se fizeres uma comparação onde comparas directamente só os pontos fortes que um SO tem sobre o outro claro que um vai parecer inferior, exemplo:
          – se comparares somente a segurança, o Ubuntu ganha
          – se comparares a quantidade de aplicações existentes o Windows ganha
          – se compararem um Ubuntu 10.x com tudo instalado vs. Windows XP recém instalado sem nada até o Windows ganha.
          – 30 segundos no boot: Se o meu portátil de 3.5 anos Core 2 Duo 1.8GHz e 2Gb RAM com tudo instalado demora 58 segundos no boot do Windows 7, acredito que um Intel i7 + 4Gb RAM + HDD 7200rpm/SSD demore menos de metade, ou seja, <30 segundos.

          Tudo depende de como se fazem as comparações e o quanto abrangente sao. Em todo o caso acho excelente virem com UBUNTU e quem quiser compra Windows, whatever. Espero é que coloquem todos os drivers e programas Windows 7 na página para quem quiser.

          • lmx says:

            gostei do facto de dizeres que existem muito mais programas para windows do que para linux, nãi sei se existirão muitos mais, mas a questão nem deve ser essa mas sim, se os que existem complementam as neccecidades de cada um.
            Em relação ao boot estão emganado não penses que por teres um core i7 vais descer o boot dessa maneira não é assim que funciona, era bom era…:)
            Depois não percebi o facto do ubuntu com tudo instalado e o xp sem nada ate ese ganha?Não sei em que em usabilidade e produtividade não é de certeza, so se for em tamanho ocupado em disco, ate porque independentemente dos programas que tenhas instalados em ubuntu o boot não altera assim dessa maneira.
            agora é evidente que se puseres um celeron com ubuntu e um supercomputador com windows(acho que nem existe), ai o windows deve ser mais rapido, mas isso ja não é uma comparação e ja vai precisamente contra aquilo que afirmaste acima.

            cmps

          • Cmatomic says:

            mmick”
            Tudo depende de como se fazem as comparações e o quanto abrangente sao. Em todo o caso acho excelente virem com UBUNTU e quem quiser compra Windows, whatever. Espero é que coloquem todos os drivers e programas Windows 7 na página para quem quiser.”

            Devia haver uma lei que obriga-se as empresas de hardware disponibilizar dirvers para os pricipais sistemas operativos livres
            como os sistemas GNU/Linux & FreeBSD/unix pois assim haveria mais concorrência ao windows e menos monopólio da Microsoft, apresar haver muitas variantes sistemas operativos Linux ou unix todos esses partilha do mesmo kernel seja ele kernel unix ou kernel linux

          • lmx says:

            boas..
            sim concordo contigo acerca disso.
            aqui na europa já se começa a instalar linux em maquinas espalhadas um pouco por todo o lado, a malta já se apercebeu de que estar a enviar dinheiro desta maneira para fora da UE,além de que estamos sem segurança nenhuma perante os Eua, pois o windows é de la, é muito mau para nós e por exemplo a Alemanha já esta a desenvolver um SO siemens/qq coisa, com o intuito de eles controlarem mais quem acede á informação deles, mas um pouco por toda a Europa, com os países mais desenvolvidos na frente se esta a usar linux e cada vez mais.Nos estados unidos então nem se fala.por exemplo empresas europeias a peugeot migrou não sei quantas mil maquinas(todas) de windows para Suse, mas isto é só um caso existem aos montes e cada vez mais.
            Todos nós so temos a ganhar com isto, por exemplo quem não se lembra do xp profissional custar cerca de 200 contos, pois é e o ofice que custava o mesmo e agora…ha pois é tiveram que baixar as calcinhas porque o open ofice esta ai,entre outros.Com o aumento de interesse em linux por parte das pessoas as empresas de hardware teem que se adaptar e fornecer drivers, mas ja existem e ja existiam empresas que tinham drivers linux, não são é as mesmas que a malta comprava para windows, mas isso ja não é culpa deles…:)

          • Alyss says:

            “- se compararem um Ubuntu 10.x com tudo instalado vs. Windows XP recém instalado sem nada até o Windows ganha.”
            Não sei de onde você tirou isso.

        • says:

          “se comparares a quantidade de aplicações existentes o Windows ganha”

          Em quantidade talvez, mas nunca em qualidade e preço. E para a maioria das pessoas que usam linux correctamente, a falta de interface gráfica nas aplicações pouca diferencça faz.

  6. Marcos Santos says:

    Como um professor de universidade meu diz, SO baseados em Linux não são para utilizadores normais mas sim pessoas ligadas à Informática, porque maior parte das pessoas que andam ai não fazem a mínima como o utilizar. xD

    • Sun II says:

      Depende. Felizmente ja tive a opurtunidade de fazer varios ensaios.

      1) Pessoas Windows que passam a usar ubuntu: normalmente é a completa desgraça. A grande maioria das pessoas nem sequer se digna a querer aprender ou a fazer alguma coisa por isso. É baixissima a percentagem de casos de sucesso.

      2) Pessoas que nunca mexeram num computador e usam ubuntu pela primeira vez: um sucesso! Ao fim de uma mera semana já navegam e ja manipulam o sistema com alguma facilidade. Aprendem a ler o que o computador lhes diz e vivem sem medo de danificar o sistema ou apanhar um virus

      Minha opinião pessoal: o ubuntu está bom, mas ainda com muitas arestar por limar e com muito software para desenvolver para o a secção linux desktop. Ainda não está pronto para utilização mundial massiva.

      • Ryan says:

        Pessoalmente recomendaria o uso de Linux. Agora se a pessoa tem de usar e comunicar com windows etc… o melhor mesmo e terem pesquisar muito. Nem todos estao a fim de o fazer. Eu faco-o com gosto porque a informatica e uma paixao. Mas o utilizador normal que quer isto e aquilo podera ser uma frustracao. Ate porque o SO mais usado e Windows. O mesmo sucede com MAC as pessoas vao pela interface… cool etc mas depois passam o tempo a ligar porque querem fazer isto e aquilo… Dao o dinheiro e depois arrependem-se… ou entao nao dizem nada com a arrogancia de terem um MAC que lhes da um status…

    • Pedro Pinto says:

      Não considero que tenha de ser assim tão radical, actualmente as distribuições Linux já vêm equipadas com tudo o que é aplicações.

      E se o utilizador começar pelo Linux, será mais fácil depois ir para Windows?

    • mmick says:

      Já foi mais assim mas considero que a grande maioria dos Linux “full-size” continuam com partes menos simples para serem abundantemente utilizados. Há muitas coisas (desde configuração até instalações) que é necessário usar a linha de comandos, scripts, etc.

      Claro está que quem está habituado vai dizer que é ultra-simples, blá-blá mas nao estamos a falar de habituados, estamos a falar do comum terrestre que nao sabe nem está para ir à net para foruns. Refiro-me que a grande maioria das coisas para VISTA/7/OSX fazem-se com ferramentas muito divulgadas ou do próprio sistema SEM recurso a scripts/linhas de comando. É icones, icones, icones. Nas distros linux (ainda) nao é assim.

      Claro está que tudo melhoraria MUITO se todas as marcas (pelo menos as que operam/vendem na Europa) fossem obrigadas a escrever drivers Windows, OSX e Linux.

      • bigkax says:

        “Claro está que tudo melhoraria MUITO se todas as marcas fossem obrigadas a escrever drivers Windows, OSX e Linux.”
        OSX? Para hackintosh? A não ser para os mac pro que podes mudar hardware facilmente por outro “não oficial”, os drivers estão basicamente todos abrangidos.

        • mmick says:

          Refiro-me a dispositivos externos estilo placas de captura de video/TV USB, tabletes de design gráfico de marcas de média gama (geralmente as de topo têm todas pelo menos OSX/WIN), etc.
          Desta forma a CE diminuiria as “chinesadas” de má qualidade e os produtos de média gama ficariam acessíveis a todos os SO.

          • bigkax says:

            Não tinha pensado nesses acessórios, realmente deveriam ter drivers para esses produtos.

          • lmx says:

            existem algumas marcas que teem suporte, mas a malta compra os productos as cegas e depois diz que não tem suporte, olha a minha placa de tv tem melhor suporte para linux do que para windows, e a minha impressora hp faz melhor scanner em linux que em windows e impressão também.a minha pen wireless funciona igual em windows e linux, não seo o que dizer mais secalhar sou um surtudo, ou será que tive o cuidado de ver o suporte primeiro?

            cmps

          • Cmatomic says:

            “lmx ” o pessoal que utiliza só windows no dia dia , não sabem que uma vantagens do linux é já trazer as drivers no kernel e desde de que o linux é conhecido,

          • lmx says:

            boas..
            exactamente, a malta desconhece isso

            cmps

    • Ricardo Trindade says:

      Sim, há a noção de que Linux é para pessoal da informática e que o restante povo só se dá bem com o Windows. No entanto, com a transformação do Windows XP para o Vista/7, essa realidade deixou de existir. O Vista/7 são totalmente diferentes do seu antecessor XP (que vinha mantendo a minha linha desde o Win 95).

      Confesso que, actualmente, o Ubuntu está muito mais simples de utilizar do que o Windows 7.

      Relativamente à aquisição de DELL, podem comprar on-line sem SO ou com Linux. E podem ver que existe diferença de preços. A DELL mostra-vos o preço no momento. E há parceiros que podem fazer bons preços.

      • bigkax says:

        “Confesso que, actualmente, o Ubuntu está muito mais simples de utilizar do que o Windows 7.”

        Discordo, se instalares programas adicionais talvez cheguem ao mesmo nível, ou tu estas habituado ao ubuntu e as mudanças no Windows aparentaram ser mais complicadas do que realmente são.

    • Paulo Santos says:

      Há cada cantiga! Vê-se logo que este universitários de meia tigela nunca usou o Ubuntu.

      • Marcos Santos says:

        hahah, uso o Ubuntu no meio dia-a-dia ando em Eng Informática e é uma coisa que não posso deixar de usar xD

        E o meu prof não faz download de drivers para Ubuntu ele crias as suas próprias drivers, coisas que mais de 90% que vem aqui não sonham em fazer lol

        • a Friend® says:

          Cria Drivers?

          Granda prof.. lol…

          Sabes o que é criar drivers? Sabes o que isso implica?

          Conhecer todo o “roadmap” de um hardware!… ou seja, só as empresas o sabem!

          O que ele pode fazer é “portar” e compilar drivers.. agora criar.. não vás tão longe. 😉

    • DCA says:

      Então e o que dizes a instalar o SO que não crasha nem apanha vírus a imensas pessoas com idades avançadas que só tiveram contacto com computadores há meia dúzia de anos?
      Pois bem, tenho instalado vários!

      Esse teu professor universitário ficou no século passado, quando o Linux era de facto complexo para a maioria, hoje em dia essa afirmação não tem pés nem cabeça!

    • pisquinho says:

      Eu em casa tenho duas máquinas – Uma com o Windows XP e outra com o Ubuntu. Estão as duas na mesma secretária, uma ao lado da outra e ligadas ao mesmo monitor, rato e teclado através de um switch KVM.
      No meu aniversário, alguns dos meus amigos levaram os seus filhos (entre 5 e 11 anos) e lá pediram-me para ir para o computador. Eu disse-lhes onde estava e que utilizassem a seu bel prazer.
      Mais tarde fui lá espreitar para saber o que estavam as crianças a fazer e qual o meu espanto quando verifico que estavam a utilizar o PC com o Ubuntu e a navegar e jogar jogos sem se preocuparem com o SO que tinham, nem estranharam quando lhes perguntei, nem lhes ensinei a trabalhar com ele e eu sei que em casa todos têm Windows pois fui eu quem o instalou aos pais.
      Portanto, as crianças nem querem saber qual o SO desde que dê para fazer o que pretendem. E a maioria das coisas é online.

      Cumprimentos,
      Pedro Coelho

      • lmx says:

        boas..
        agora é que foi dita uma grande verdade.
        e acrescento, nas empresas o importante não é se é ubuntu/windows/solaris/bsd/mac, o importante é se o programa que eu vou ter aberto de facturação/etc funciona bem, pois é isso que eu vou ter aberto a minha frente o dia todo, não vou andara fazer tweaks ao SO.
        Mas os lobies ainda são grandes…
        cmps

  7. Ryan says:

    Sou utilizador ubuntu mas esta noticia acho-a demasiado marketing e pouca substancia. Estamos na mesma lenda de que o Mac nao tem virus… bom.. o tanas. Ja vimos neste site e em outros que e mentira. Eu gosto de linux mas confirmo que se o sistema fosse mais conhecido de certeza que haveriam por ai virus as toneladas. Existem em MAC e em Windows e melhor nem falar.
    O outro ponto desta questao e que a Dell quer vender mas recusa-se informar. E certo que Ubuntu e mais leve que Windows. Mas sera que eles vendem os computadores mais baratos por ser open source? Nao sei
    Sera que informam a utilizadores menos bem informados que terao certas dificuldades em fazer certas funcoes que fazem em Windows? Obviamente que nao. Eu vou dominando muita coisa mas preciso de percorrer um longo caminho ate estar completamente windows free. Tenho uma maquina que uso mais e que tem Linux. Tem sido aprendizagem enorme. Mas dou um uso de 2% ao meu windows 7. Sou apologista do Ubuntu e do Linux em geral mas e preciso informar os clientes que as coisas nao sao assim tao acessiveis em Linux como em Windows.

    • Glink says:

      “Estamos na mesma lenda de que o Mac nao tem virus… bom.. o tanas.”

      podes-me dar so uns exemplos de virus no Mac e no Linux?

      é que preciso de me informar ~bem, e até agora nao enconteri nada 😉

      • a Friend® says:

        Se tiveres com Gripe e lançares um espirro para o teclado do Mac.. vais encontar Virus no Mac de certeza!!… 😀

      • lmx says:

        boas …
        o relatório que eu li datava de 2007 salvo erro e dizia que existiam 30 e picos virus para linux e foram criados com o intuito te testes de penetração,segurança, etc, portanto nem sei ate que ponto podem ser considerados virus, pois o proposito foi crialos e testalos a seguir para melhorar, mas chegou-se a conclusão que não valia a pena investir mais tempo a melhorar o sistema, pois ja estava muito bom.o mesmo relatório dava como existindo qualquer coisa(nao me recordo ainda ca tenho a reviSta) como entre os 100mil e os 500mil, eu diria(pois ja não me recordo) que um numero de 300 miL seria aceitavel.
        acho que da para ter uma ideia.e não o linux não é menos conhecido que windows, linux é muito usado desde televisões,telemoveis, gps,leitores de dvd,embebed devices,e sei la mais o que contemplando claro o seu maior uso em servidores e supercomputadores.Calculo que saibam que praticamente tudo o que seja supercomputação trabalha em linux, até a nasa e o exercito americano, CERN(maior centro de aceleração de particulas do mundo), epa e sei la mais o que.
        E para que conste quase a totalidade dos virus para windows, são feitos por gurus de linux, o que quero dizer é que se estes individuos quisessem fazer virus para linux estavam como peixe na agua, para o tentar, não vos parece?!

        cmps

  8. rui says:

    Isso é muito bonito mas se formos a outra página da Dell tipo esta

    http://www.dell.com/content/topics/segtopic.aspx/

    consegue-se ler “Dell recommends Windows 7”

    • “The page you requested may no longer exist on Dell.com”

      Acho que se arrependeram de recomendar o Windows 7

      • mmick says:

        Acho que a Microsoft nao lhes fez o desconto no Windows 7 que eles queriam…

        PS: já fui instalador de dezenas e dezenas de máquinas DELL em rede (o Estado adora gastar dinheiro em DELL) e curiosamente eram as que davam mais problemas e encravanços.

        É certo que já foi há uns anos e usavam o Windows XP SP2 e era obrigado a usar o Windows “custom by Dell”. Em rede estavam também outras máquinas montadas por lojas portuguesas com materiais baratos e Windows XP SP2 “OEM sem customização”. Os DELL *sempre* davam problemas, encravanços e reboots inconstantes, etc e a assitência quando fazia algo limitava-se a reinstalar o SO e passado uns tempos…problemas. E nao era uma das máquinas, eram todas! As máquinas baratas OEM…impecáveis.

        Posso dizer por exemplo que a direcção pediu-me para trocar as máquinas deles (DELL) por máquinas “OEM”.

        Será um problema do Windows ou da customização/drivers da Dell?

        • pisquinho says:

          Eu tenho dois Dell, um Optiplex GX240 e um Optiplex GX260, o GX240 vinha ainda com o Windows 98 (??!!) e o GX260 já vinha com o Windows XP.
          Deixa-me dizer-te que nunca, mas NUNCA mesmo, tive um problema, nem mesmo perda de performance.
          Com o tempo substitui o Windows 98 por Ubuntu, mas o de XP ainda funciona sem problemas. Faço-lhe umas limpezas de tempos a tempos, mas sempre a bombar e até hoje só lhes aumentei a memória, mais nada!

          Portanto, eu recomendo DELL a toda a força, aliás os meus clientes substituiram todos os seus servidores IBM (bastante bons, mas já obsoletos) por servidores DELL.

          Cumprimentos,
          Pedro Coelho

          • lmx says:

            boas..
            mas concordo também com o colega acima que a dell tem ma fama a nivel de drivers, é generico se consultares muita info internacional vais constatar isso, no entanto uma verdade é que a dell de ha uns anos nada tem a ver com a dell de hoje muito mais agressiva no mercado e com muito melhor qualidade.

            cmps

    • DCA says:

      Esse link não dá mas este sim: http://www1.euro.dell.com/pt/pt/dhs/Port%C3%A1teis/ct.aspx?refid=notebooks&s=dhs&cs=ptdhs1&~ck=mn
      (no topo superior direito)

      Os lobbies da Microsoft têm de permanecer e o quanto lhes anda a pagar para ali ter a recomendação deve ser algo astronómico, claro que a referência à verdade tinha de passar de forma discreta.

  9. ZE says:

    isso de o linux ser mais complicado que o windows e macos e muito bonito dizer mas ja vi pessoas que se adaptaram nao ao ubuntu(gnome) e adoraram o sidux(KDE) mais leve que o kubuntu e e super facil de fazer o que as pessoas gostam de fazer mudar-lhe a cara com coisas bonitas e algumas pessoas ate gostaram de lhe fazer as actualizacoes com o script SMXI pois e so ler e escolher que ee faz tudo actualiza, instala programas

    ja vi pessoas comprarem macs e agora estao a um canto pois nem desligarem a maquina conseguem dificuldade a sempre que a mudanca tem que haver predesposicao para aprender e mudar

  10. Alexsandro says:

    Isso sim é que é de valor…

    O ideal seria uma pessoa se dirigir a loja e configurar o computador como quiser desde hardware a software e pagar consoante o que escolheu para qualquer marca…mas penso que estamos a caminhar para la pois já existem marcas em que podemos montar o nosso próprio pc no proprio site, embora na grande maioria das vezes ficam bem carotes :P.

  11. António Almeida says:

    Provavelmente vou dizer uma barbaridade, mas é o que penso e vale o que vale!!
    Como sabemos as marcas lançam no mercado centenas, milhares de máquinas que muito dificilmente conseguem vender na totalidade.
    O que fazer às que ficam por vender? Fazer upgrade do sistema operativo? Implica custos…
    Porque não instalar um sistema operativo grátis e voilá cara lavada e a máquina de novo à venda!??

  12. Eduardo Silva says:

    Já migrei completamente para Ubuntu desde Outubro passado, e pouco ou nada não consigo fazer que fizesse em Windows. Já em relação à Dell a pergunta que fica é “onde se vendem computadores sem windows o sem sistema instalado, afim de serem mais baratos para o consumidor?”

    • lmx says:

      boas..
      aqui na europa maquinas sem sistema instalado acho que é proibido, ja saiu legislação sobre isso ha algum tempo o que podes encontrar é maquinas com linux.
      Em relação á dell, sim muita gente na inglaterra se chateou com isso e a dell la lhes fez o favor de extender também a linha linux a inglaterra, antes so nos EUA, teremos que esperar que se dignem a por em portugal também ou então fazer barulho no site deles tal como os ingleses fizeram.

      cmps

  13. Cmatomic says:

    Eu já utilizo sistemas Linux muito tempo mesmo desde 1996 e digo o que a DELL diz é verdade, o ubuntu já esta muito fácil de-se utilizar, quanto a segurança a única por agora que os utilizadores de Linux se têm preocupar é com os Malwares mas mesmo este são raros ,e se fizessem vírus para sistemas GNU/Linux ” pois já existe alguns para testes ” seria difícil alguém com sistemas GNU/Linux ser afectado automaticamente por um vírus. A forma de manter o vosso ubuntu bem seguro é utilizar só os repositórios do ubuntu para instalar software, mesmo que esse software não seja a ultima versão.

  14. Bovidino says:

    Não sou nenhum expert, mas é evidente que trata-se de marketing para aumentar as vendas.
    Com uma faca de dois gumes o rendimento é maior.
    Tirando a velocidade do boot, as outras comparações não tem qualquer respaldo técnico consistente e são no mínimo ridículas para não dizer levianas.

  15. DCA says:

    Andaste a ver o meu tópico no fórum? eheheheh

  16. bigkax says:

    Fui a pagina da Dell para tentar saber as diferenças de preços este PCs com Win e Linux e nos vários computadores que vi a coisa mais diferente de Windows 7 foi o Windows vista, apesar de ao carregar no “ajuda a escolher”(ou semelhante) aparecerem diferenças entre Windows e Linux que por acaso são erradas(para não dizer pior) e os SO que se podem escolher(versões do 7 e Vista) não tem qualquer ajuda.
    Se encontrarem um PC com alternativa Linux no site Dell deixem o link.
    Estou curioso por saber se vão corrigir a tabela e se vão dar a alternativa Linux ou não.

  17. -_-' says:

    Que conclusão fantástica… -_-‘

  18. JPedrosa says:

    Aqui há gato…
    Até sou defensor da medida, no aspecto puro e simples da medida em si.

    Mas isto tem política metida ao barulho de certeza.

    Até porque, é um bom bocado indiferente para a DELL que sistema Operativo vende, porque o mercado deles é o empresarial, e a esmagadora maiora das empresas, pelo menos as de maior dimensão têm o seu próprio licenciamento, não usam nem o SO que vem instalado nem a licença agregada ao mesmo …

  19. Carlos says:

    tirando o número 2, 5 e 6 podia-se estar a falar de qualquer OS

  20. De certo modo também não me espanta que a Dell esteja a apostar em outros SO para alem de Windows. Por todo o mundo vemos que o Windows começa a perder terreno para a familia UNIX, não há como contrariar isto, mesmo no mercado dos netbooks, vejo claramente que o Windows vai perder terreno para o Chrome OS (mesmo que não seja na primeira versão, e acredito que não seja, mas também não estou a ver a Google a ficar de braços cruzados a ver o que acontece).
    Sem falar que apareceu agora outro problema à Microsoft, o mercado dos jogos, antigamente Windows era rei nesta zona, mas infelizmente (para eles) já se começa a olhar para o lado, e a prova disso é o Steam (em que cerca de 10% dos clientes têm mac), por enquanto pode ser um mercado muito limitado, mas toda a gente está a ver o crescimento que a Apple está a sofrer, o que hoje é 10% quando não será amanha?

    Por isso se me perguntam se faz sentido a Dell avançar por outros terrenos, eu digo que sim, faz mesmo muito sentido. Não é uma questão de qual SO é melhor, cada um usa um certo SO pelas suas razões, seja porque só conhece esse ou porque tem que usar por trabalho ou outras razões. Mas a verdade é que tudo se gere pelo mercado, e de momento a Microsoft está a ser altamente ameaçada.

  21. Gonçalo says:

    “8 ) Ubuntu… ligue-se às redes sociais

    Facebook, Twitter, MySpace e outras redes sociais, têm total suporte para Ubuntu.

    7 ) Ubuntu permite ver vídeos/filmes e tocar música de forma muito simples

    Gosta de ver vídeos no YouTube ou comprar musica na Amazon? O Ubuntu suporta.”

    lol?! Onde é que isto é razão do que quer que seja?

  22. Cmatomic says:

    não sei porque tanta hostilidade ao sistema Ubuntu porque não aceitar martinkg da DELL em suportar o Ubuntu,será que o Windows tem reinar, não será melhor apoiar as empresas que dispõem de alternativas ao windows, na minha opinião é mais seguro haver sistemas diferentes de que tudo igual, pois dentro do mundo do Linux os sistemas variam de distribuição para distribuição aqui é que é a qualidade de segurança que os sistemas openSource oferecem, e por ser openSource é mais é fácil detectar falhas nos programas, e programas do tipo malware.

    • lmx says:

      boas..
      concordo, e deixo uma pergunta de dificil explicação,ou não!!??
      porque será que o pessoal com o markting da Microsoft não se queixa?
      eu por exemplo ando farto desse spam…!!

      cmps

  23. Nusilmar says:

    Penso que o comparativo poderá ser demasiado tendencioso, embora penso que os utilizadores do pplware deverão ser conhecedores de informática em geral. Eu pessoalmente nada tenho contra o linux e mais concretamente com a distribuição ubunto, que acho que está muito boa e estável ( embora já não perca tempo a testar as “1001” distribições linux que por aí andem. Se a comparação é baseada sobretudo na questão “custo” ( ver o comentário no Office e na edição de imagem) essa comparação é enganadora e tendenciosa. Basta ver aqui no Pplware a quantidade de softwares “gratuitos” ou open source disponíveis para Windows. Vejam o site osalt.com para se informarem. Em todo o caso os utilizadores “normais” não querem saber de “ubuntu’s” ou até mesmo de software open source. Basta dizer que muitos dos meus clientes ( sou profissional de informática) preferem tentar arrajar versões piratas e correr riscos do que optar por versões open source ( como no caso Office vs OpenOffice).

    • lmx says:

      boas..
      pois eu compreendo e confirmo, mas não é por eu ver um artista a assaltar um carro que vou fazer o mesmo certooo????
      Isto já esta mau já imaginaram se toda a gente começasse a copiar os instintos criminosos dos outros?

      cmps

  24. Nelson N says:

    Uma das razões que levam alguns a abandonar o Linux/Ubuntu, é virem para aqui (e não só aqui) dizer que é mais fácil do que Win, quando na verdade não é! E não estou a falar ao acaso. Desde a versão 7 do Ubuntu que o experimento em modo virtualBox. Agora decidi instalar a versão 10 em modo Wubi; estava constantemente a “encravar”; como não desisto à primeira, apaguei-o e instalei a versão 9; não encravou até fazer a actualização para a versão 10; voltou ao mesmo. Mas não é só: impressora Epson SX100 foi só ligá-la, mas a imprimir é mais lenta do que uma lesma! scaner nem vê-lo; net sem fios nada! Mas não desisto, ainda vou instala-lo outra vez quando sair a versão 11.

    • Rui Dias says:

      Nesse aspecto, acho que o Microsoft Office ainda dá cartas…

    • Rui Oliveira says:

      O teu problema foi teres instalado pelo Wubi. A aparente facilidade do wubi de instalar dentro do windows, sem saberes o que estás a fazer, depois tens penalizações bastante grandes ao nivel de estabilidade (e mesmo desempenho).

      Posso te dizer que ao contrário do que fazes crer, há muito tempo que não vejo um Ubuntu tão fácil de usar e tão estáve como o Lucid Lynxl! Até num velho pentium 4 com 512 ele instalou e funcionou sem preblemas

    • lmx says:

      Boas…

      NelsonN:

      eu diria que o teu problema reside no facto de não teres aberto mais os teus horizontes antes de teres comprado o hardware e agora vens dizer mal do ubuntu.
      Compraste hardware sem suporte e agora a culpa é do Ubuntu, por outro lado deve existir algum processo nisso tudo que não dominas, mas mais uma vez quem paga é o ubuntu…

      cmps

    • Bruno M. says:

      Experimenta fazer uma clean install…

      – Particiona o teu disco

      – instala windows

      – intala a seguir o ubuntu (ou outra distro baseada em linux)

      – ficas com dual boot

      – Tens a opção de escolher que sistema operativo queres iniciar (como com o Wubi)

      – Não tens penalização na performance (como no wubi)

      – provavelmente irá resolver-te os encravamentos da versão 10

      – o mais provável é que tenhas suporte nativo para a impressora e consequentemente scanner

      – se não tiveres e fores uma pessoa teimosa e com o gosto de aprender e querer saber mais, procuras na net como faze-la funcionar (o que muitas vezes até em windows acontece… (pessoalmente, mais em windows do que em linux) )

      – A wireless idem aspas..

      Enfim… queres que algo funcione quando vais pelo metodo mais rápido e simples sem no minimo te limitares a informar-te como o deves de fazer direito, quer para resolveres os possíveis problemas quer para a instalação que nao demora muito mais de 20 min.

      Enfim..

      Depois a culpa é do linux quando habitualmente (99% das vezes) a culpa está entre o monitor/teclado e a cadeira, ou seja, o utilizador!!

    • Xavier Orkall says:

      Aqui com wubi funciona tudo de forma excelente.

  25. Rui Dias says:

    Sou utilizador de 3 sistemas: Windows (há 15 anos); Linux Ubuntu (há 4 anos); Snow Leopard (1 ano).
    Todos eles têm vantagens e desvantagens, mas se há coisa em que o Ubuntu tem de bom é o preço. E consegue fazer-se praticamente tudo o que se faz nos outros dois. É mais estável e, hoje em dia, tão bonito como o Seven ou Snow Leopard.
    Às vezes, é preciso “despir as camisolas”…

  26. ricardog says:

    O Linux não é mais seguro que o windows para o utilizador comum. è sim, mais seguro para aqueles que sabem o que estão a fazer. Ora vejamos:

    Se eu decidir fornecer alterar por qualquer motivo um script ou programa para linux que necessite de super utilizador e lá lhe colocar no meio qualquer coisa como isto: “rm -rf /*” o que será que acontece?

    Eu sei o que acontece. O sistema é destruído!! Não me parece que o windows permita isto.

    Em relação aos argumentos da Dell. São argumentos enunciados á pressão, que a meu ver falham no publico alvo e que não me parece que resultem.

    O linux devia apostar mais em cativar a comunidade cientifica para o seu uso, pois muitos deles por exemplo nem utilizam Office da Microsoft.

    • JPedrosa says:

      Alguém que não saiba o que está a fazer, tb me parece que não sabe fazer o que dizes … não te parece óbvio?

      “rm -rf /*”

      Até porque se quiseres lixar o windows tb lixas … se não souberes o que estás a fazer … tal como abrir o regedit, e apagar pastas indiferentemente… não é?

      • lmx says:

        boas..
        e mais se andares a “curtir” nessa net fora sem saberes o que andas a fazer acabas com o pc em ultimo caso a nem arrancar cheio de virus e sei la mais o que, isto não referiste acontece com windows meu caro.

        cmps

    • Rui Oliveira says:

      Para já nem podes usar esse comando como o executaste. Poder podes, mas não te vai fazer nada. Por omissão nem to deixa executar. Tens que usar o sudo, para executar esse comando. E só usa esse comando quem souber o que está a fazer 😉

    • sn says:

      No linux com um utilizador normal esse comando não fazia nada.

    • JGomes says:

      No windows faz SHIFT+DELETE à directoria C:\Windows\system32 e reinicia o pc. Provavelmente já não ligas mais o windows até o reparares com o cd/dvd de instalação. E consegues fazer isto facilmente com a tua conta.

      Agora faz isso no linux? “Permission denied”. Agora se abrires a consola e com permissoes de root (se não as tiveres, ficas a xuxar no dedo :P) apagares os ficheiros, o problema já é teu, mas já implica ter conhecimentos.

      A instalação de aplicações vêm no principio de confiança do fornecedor e abstrai-se um pouco do Sistema operativo, porque esse problema ocorre em qualquer sistema onde é necessário permissões para instalar algo na raiz do sistema.

      Cumprimentos

  27. Lipex says:

    Todos nós sabemos que é uma questão de marqueting..

    1) Nem todos computadores Dell vem com o ubuntu pré-instalado..
    2) Ubuntu é baseaso em linux.. ya.. e depois? Tem falhas como qualquer um..(e não são poucas)
    3) Não é necessáriamente necessário ter o OpenOffice nem o microsoft Office para ‘abrir’ documentos criados pelo microsoft office.. Ja obtivemos aqui (pplware) que podemos abrir informação com outros editores mais leves e práticos.
    Saliento, ‘Abrir’. (não me refiro a trabalhar).
    4) Há varias aplicações gratuitas para qualquer SO.
    5) O boot é definido pelos programas em execução no arranque. Qualquer sistema operativo (limpo de aplicações) leva +/- esse tempo. O boot não deve ser visto como um avanço, pois não nos dá a conhecer o resultado final de uma máquina.. É como correr o ubuntu numa maquina dual-core com 2GB de memória e o mesmo ubuntu numa máquina Pentium III com 512MB de memória. A mesma versão de ubuntu em máquinas diferentes..
    O arraque difere da arquitectura de computador para computador, assim como a convenção de um sistema operativo. cada preogramador tem uma maneira de ‘ver’ o seu projecto e o realce de cada aplicação.
    6) Ubuntu não é mais seguro. Isso é pura ilusão. Já foi aqui (pplware) mensionado, devo salientar, várias vezes, que isso se deve por não ser um sistema operativo de top 1. Caso isso se venha a verificar, irão deparar-se com inúmeras falhas..
    7) Na ‘geração Y’, e perante as exigências maioritárias dos jovens utilizadores, qual o SO que não permite a visualização de vídeos/filmes e tocar música de forma muito simples?
    Cada vez ha um maior leque de ‘players’ e gratuitos..
    8) Não sou muito fãn de redes sociais, mas ha várias aplicações freeware e mesmo os browsers hoje em dia estão cada vez mais virados para essa vertente, o que faz com que um addon possa gerir de forma rápida e eficaz todas essas e mais redes sociais.
    9) Qualquer SO, tem boas ligações à internet. Tudo depende de uma configuração e de uma boa placa de rede.
    10) Ubuntu, foi elegante em termos de estética no logon até à versão 10.04. A partir desta versão ubuntu deixou de ligar à estética excluindo as preferências da janela de início de sessão.
    Qualquer SO é funcional e com aspecto limpo até começarem a introduzir aplicativos, muitas vezes desnecessários, que ao serem removidos, muitas vezes não são eficazmente limpos/removidos.
    Quanto ao ser estável e seguro, depende muito do uso e do utilizador.

    Resumindo:
    Não ha Sistemas Operativos 100% super.
    Se assim fosse, não haveria evolução..
    Todos os SO’s têm falhas, mas todos caminham para o uso mais simples e dinâmico. Ajudando assim o utilizador a efectuar no seu dia à dia com eficácia e rapidez as suas tarefas.
    A Dell, quer vender o seu produto.. E, para isso não importa a razão.
    Cada um puxa para o seu saco. Mas o verdadeiro interesse no SO é mesmo da sua utilização. Vai desde o tipo de computador ao SO, saindo do utilizador.
    Ha pessoas que andam de mota, outros de carro e outros de transportes públicos.
    Tudo depende da utilização e do utilizador.
    Todos os SO’s devem é tentar melhorar para ajudar o utilizador, nas suas tarefas diárias.

  28. fernando martini says:

    cada SO tem sua vantagem e dwsvantagem, mas segue o que sempre achei apesar de usar win 7 e Ubuntu, a maioria das pessoas usam windows, tem virus, linux suporte via tutorial, é gratis, mas tem as suas complicacoes de usuarios leigos, e tem gnte que apanha com windows, entao no todo acabou ficando com o windows é a maioria, apesar de usar linux as vezes quando vou fazer cosias mais rapidas, a maedia diz 90 do mundo windows e 1% linux, precisa explicar mais o que?

  29. Paulo Costa says:

    Opinião de quem sabe!!! Palmas para a Dell!!
    Computadores com ubuntu = Computadores mais baratos!

    Uso ubuntu e recomendo vivamente! Só entro no windows para jogar ou para programas coneiros!

    • lmx says:

      boas..
      ainda jogas no windows…?

      cmps

    • C.Silva says:

      O unico problema e que o mais barato a que tu te referes nao pode continuar a ser 5 ou 10€ como tem sido ate agora.
      Porque ai ja nao e a microsoft que ta a lucrar mas sim a dell pois o preço e o mesmo e ainda metem o dinheiro de uma licenca ao bolso. sendo assim e preferivel vir com os 2 sistemas instalados ja que no fundo estas a continuar a pagar o mesmo.

  30. Deus says:

    Muito boa ideia, hoje me dia a maioria das lojas não vendem nenhum pc sem o windows… Se dessem a escolher ao utilizador sempre se poupava uns trocos…

  31. a Friend® says:

    Que o Ubuntu é mais seguro que o Windows, todos nós sabemos (penso eu… ) agora que isto é puro markting, isso bem podem crer que é… e não é para vender DELL’s mais baratos… é mesmo para vender ao mesmo preço e lucrar mais.. apenas isso.

    A Atitude da Google usar Linux e Mac por ser mais seguro, é compreensivel… agora neste caso é puro markting. A única coisa credivel da lista é o factor segurança… de resto são cantigas.

    Eu adoro Linux, e prefiro muito mais que o Windows.. .mas sejamos francos, em termos multimédia o Linux ainda não bate o Windows… nem na edição de videos e textos…

  32. Eradication says:

    O linux só vai ser alguma coisa quando tiver a capacidade simplificar os comandos , e no meu ponto de vista o que realmente nao faz o linux bater o windows .. Jogos mas falo de jogos nao é da tolice de games que a comunidade gosta muito de mostrar isso sao jogos de 1980.

    Tirando isso o linux está bom e recomenda-se.

  33. Helder says:

    ” 6 ) Ubuntu é mais seguro que o Windows

    A maioria dos vírus e spyware criados por hackers, não têm como objectivo atacar sistemas baseados em Linux… ”

    Considero isto um momento monty python…
    Eu tb corro menos riscos de ter um acidente de carro…basta não entrar num.

    • Não deixa de ser uma opção que fazes.
      Se usares Windows a probabilidade de apanhares com um virus é muito maior que apanhares um se usares Linux.

      Assim como se não estiveres ligado à net a probabilidade de apanhares um virus é muito menor que se tiveres ligado.

      Portanto não estou a ver o teu ponto de vista.

      • Helder says:

        A Dell diz que o Ubunto é mais seguro e depois diz o porquê…mas não em termos técnicos de software/hardware…mas sim pq tem poucos a querem “meter-se” com ele…
        Ou seja qd os hackers lhes apetecer entrar no carro do Ubunto vão existir mts despistes…até lá é sempre a abrir na A1 sem problemas,pudera está vazia e sem obras! lol
        E agora? Que tal o ponto de vista?

        • JPedrosa says:

          agora? o ponto de vista continua torto …

          A arquitectura em causa … simplesmente é superior.

          Que tem falhas? claro. mas o próprio desenho da solução inibe a maior parte das coisas.

          Para linux, só rootkits … e mesmo assim …
          Com a agravante, que rootkits são muito mais dificeis de fazer.

          naturalmente que com o aumento de utilização, mais falhas irão surgir.Mas isso não coloca em causa que o sistema é superior.

          E mais, estás a esquecer o factor OpenSource. ter um sistema aberto, com o código fonte “à mostra”, acelera exponencialmente o tempo de resposta a falhas, e isso … também é segurança

        • E diz-me la, se a Dell metesse lá tecnicamente porque é que o Linux é mais seguro que Windows tu irias perceber? Possivelmente não. Não te podes esquecer que maior parte do publico alvo são utilizadores comuns e não pessoas ligadas à informática.

          E continuas a bater na mesma tecla, o que é que esse ponto de vista conclui?
          Vou-te ensinar o conceito básico de segurança. O calculo de risco de falha de segurança é:

          RISCO = VULNERABILIDADE X AMEAÇA

          Ou seja o risco de ocorrer uma falha de segurança é igual ao grau da vulnerabilidade (que quando é encontrada é rapidamente eliminada pela comunidade, tal não acontece tão rapidamente no windows) vezes a população que poderá efectuar o ataque, ou seja se tens um numero de utilizadores menor, o risco será logo menor.

          Penso que o caso está encerrado.

        • Xavier Orkall says:

          Talvez dê para falar contigo, quando escreveres Ubuntu correctamente…

  34. S-K says:

    Eu parto-me a rir quando aparece alguém a dizer o Linux (BSD,Mac, e outros unix) tem uma vulnerabilidade…

    rm -rf /*

    Serio? Existe outra muito pior… Pega numa máquina com Linux, e depois atira com toda a força contra a parede. Garanto que é pior que apagarem a “raiz” do sistema. LOL

    É claro que o Linux tem vulnerabilidades.
    A pouco tempo foi encontrado um “Trojan” num programa de IRC.
    http://www.pcworld.com/businesscenter/article/198686/linux_trojan_raises_malware_concerns.html

    Mas era muito difícil de instalar o “Trojan” 😛 Ele estava num arquivo Unreal3.2.8.1.tar.gz, e dava uma “trabalheira” compilar o programa. E ainda por cima para compilar direitinho, o utilizador ia perder tempo com as chatices das dependências LOL

    Mas agora sem brincadeiras… o Linux tem vulnerabilidades. (Qualquer SO tem)
    Vírus no Linux é que não existe. Existe muita treta. Mas até hoje não vi nada de concreto.

    • Cmatomic says:

      “Mas era muito difícil de instalar o “Trojan” 😛 Ele estava num arquivo Unreal3.2.8.1.tar.gz, e dava uma “trabalheira” compilar o programa. E ainda por cima para compilar direitinho, o utilizador ia perder tempo com as chatices das dependências LOL” e já foi corrigido pelos responsáveis do programa

  35. Fernando says:

    7 ) Ubuntu permite ver vídeos/filmes e tocar música de forma muito simples

    Sou usuário do Linux há 5 anos, mas não concordo com este tipo de mentiras

    Mentira:

    -Não vem com codecs: tem que adicionar repositórios, baixar megas e megas de pacotes e para reproduzir um .mod dá muito trabalho (bad set)

    -Totem (que vem com ele) é muito pobre e incompleto: tem que caçar o feio SMplayer ou baixar o VLC (ainda bem que tem ele)

  36. C.Silva says:

    Apesar de ser windows user admito que a dell tem razao em varios pontos principalmente nas questoes de segurança.
    Mas sendo a dell um dos maiores vendedores de pc’s, maioritariamente com OS windows, isto xeira a esturro. Devem e querer vender uns pc’s com linux ao mesmo preço que os que tem windows (porque e isso que todos fazem windows ou linux a diferença de preço n fim e de 5€ para o consumidor xD) e com isso ganhar umas boas coroas e poupando numas licencas.

  37. Valdek Waslan de Oliveira says:

    Será que se fosse ruim, eles falariam?
    Acho que eles estão falando mesmo, justamente porque a maioria TORCE O NARIZ ao saber que a máquina vem com LINUX ou UruBUNTU. Não é uma questão de as pessoas conhecerem ou não o sistema, mas por exemplo uso softwares que em LINUX, nem pensar. O mesmo acontece com DIVERSAS pessoas.
    Acho que na realidade, está é encalhando!
    PS.: Para quem diz que o FIREFOX é melhor, eu sempre aconselho a usar o CHROME.

    • Felipe says:

      Os aplicativos só existem para o Windows porque é o OS mais usado, quando o Linux for mais usado, daí os aplicativos serão desenvolvidos para Linux. Além do mais, hoje, para quase tudo que você for fazer, já existe um aplicativo FREE semelhante para Ubuntu.

      • Valdek Waslan de Oliveira says:

        Sim, mas se o SO que a maioria usa fosse ruim, boa parte já teria migrado para o Linux ou Ubuntu. Vamos e convenhamos, que esses SOs, não apareceram ontem, ok? Sobre os Softwares free, existem muitas coisas por detrás que poderiam ser discutidas até mesmo aqui no PPW. Por exemplo, elabore e coloque no mercado um curso de Photoshop. O similar para outro SO, seria qual o GIMP? pois bem, qual curso as pessoas se enteressariam mais?

  38. sonia maria says:

    relmnte meu pc veio c\ linux, precisei formatar com ajuda de tecnico para colcar windows, é complicado e falta tempo para aprender o linux, é bonitinho, mas para atualizar as vezes uma coisa precisa baixar outra, tipo o firefox nao se atualiza sozinho, ja em WINDOWS, clicou, baixou, instalou ou atualizou, e todo mundo sabe usar, linuxé seguro, é bonitinho, mas nao é pratico para vc ou os outros poderem te ajudar

    • Felipe says:

      Sonia,

      Você, relamente, não conhece a facilidade em utilizar o Ubuntu.

      Essas coisas de baixar um programa, instalar, escolher pasta, e aquele menu chato, o tal de “Instalation Wizzard”, não existem mais no ubuntu.
      Tudo é free e pronto para uso.
      Basta clicar em Programas >> Central de Programas Ubuntu. Tem tudo lá.

      E as atualizações são todas automáticas para qualquer programa instalado. MUITO MAIS SIMPLES QUE WINDOWS.

      • S-K says:

        O que a Sonia Maria quis dizer, é que o Firefox no Linux, não actualiza automaticamente para NOVAS VERSÕES. (Apenas recebem actualizações de segurança)

        Na maioria das distribuições, existe actualizações automáticas no Firefox através do repositório. Só que são apenas actualizações de segurança.
        A Canonical por exemplo, lança novas versões do Ubuntu de 6 meses em 6 meses, que não coincide com o período de novas versões do Firefox. Por isso novas versões do Firefox são incompatíveis com determinadas versões do Ubuntu. (Incompatibilidade nas “bibliotecas”)

        Numa versão LTS é muito complicado para a Canonical, manter o suporte ao Firefox por tanto tempo. Apenas lançam pequenas correcções para resolver problemas de segurança.

        Mas isso mudou no Lucid Lynx.
        O pacote do Firefox vai incluir “bibliotecas” juntamente com o programa. A actualização para uma nova versão do Firefox passa a ser automática.

        O Chrome também utiliza esse “esquema” para contornar as incompatibilidades.
        No Linux, as bibliotecas são “tradicionalmente” compartilhadas por vários programas. Mas o Firefox e Chrome vão passar a incluir as suas próprias bibliotecas.

  39. Felipe says:

    Srs,

    O Ubuntu atingiu tal maturidade que em inúmeros aspectos tornou-se superior ao Windows.

    O Ubuntu não inventa features que não sejam queridas pelos seus usuários, pois ele tem uma relação com os usuários muito forte através das páginas de suporte, coisa que a Microsoft nunca se preocupou em fazer.

    O Kernel do Windows é uma baita porcaria. Ao contrário de kernel de linux. Que é muito estável e raramente tranca.

    A segurança de Linux é maior, devido ao jeito multi usuário que o kernel foi concebido. Enquanto windows “simula” um sistema multi usuário.

    O Ubuntu é simples, fácil e direto ao ponto. Quando eu migrei pro ubuntu, passei a me sentir menos estressado utlizando o computador! Sou eternamente grato ao Ubuntu.

    E a única desvantagem do Ubuntu é em relação ao pacote Office da MS, isso sim, eles fizeram bem feito! E nenhuma alternativa Free vai chegar aos pés.

    Também tem a questão dos games, que as vezes é difícil de fazer rodar um game no wine.

  40. amimow says:

    Bom… quem fica dizendo aqui que o Ubuntu não tem drivers ou é difícil de usar… acho que nunca usou!

    A maioria de usuários Windows mandam instalar o SO em lojas ou chamam um técnico… e o que ele faz? instala tudo o que o patrão mandar e piratão! e se instalar Ubuntu (FREE) além da instalação ser super básica e sem ter quer crakear nada ou fazer algum cadastro ou digitar serial e ter que ativar…. nada disso… já vem com a maioria de programas básicos e se quiser instalar algo tipo Amsn é só ir em Aplicativos e clicar em Central de Programas Ubuntu… tem muita coisa interessante e pra computadores e notes novos tem todos drivers e as impressoras? plugou usou! no Windows 7 algumas ainda tem que instalar drivers SIM!!! hehehe

    Até minha filha de 4 anos usa Ubuntu! Tudo é muito simples ainda mais pra usuários que só navegam, dá pra usar Firefox ou Google Chrome e pra bater papo com amigos que usam msn ou skype… só não usa quem é quadrado! seja livre use Linux!

    • Ricardo Elias says:

      “Bom… quem fica dizendo aqui que o Ubuntu não tem drivers ou é difícil de usar… acho que nunca usou!”

      Alguns e’ mesmo por isso. Mas outros, e’ por experiencia. Infelizmente, e ao contrario do que alguns de Linux dizem, faltam drivers para Linux. Nao devido ao sistema mas porque muitos fabricantes nao os criam. (‘As vezes, a culpa tambem e’ dos idologistas, kernel e distribuicoes) Felizmente, isso e’ cada vez menos: quantos mais utilizadores, mais interesse de criar drivers.

      Quando as coisas funcionam, e’ facil para todos, qualquer que seja o Sistema Operativo. Mas quando falham, em grande parte dos casos, e’ mais complicado para o utilizador normal em *nix. Mesmo assim, isso anda a mudar.

      “tem todos drivers e as impressoras? plugou usou! no Windows 7 algumas ainda tem que instalar drivers SIM!!! hehehe”

      E funciona como se tivesse os drivers do fabricante? Nao. Funcionam para o normal, mas nao teem muita das vezes os benificios se os drivers em vez de genericos fossem criados pelos fabricantes.

      O do Windows 7 teem que instalar o drivers, mas riem-se com as funcionalidades ou aplicacoes extras (‘as vezes choram com a tralha!)

      Agora, o que e’ mais frustrante? Ter que ir a um site e instalar os drivers ou nao poder usar o dispositivo, por falta de drivers?

      “Até minha filha de 4 anos usa Ubuntu! ”

      Comeca cedo, e bem!

      “ó não usa quem é quadrado! seja livre use Linux!”

      Presumo que sejas redondo? Ou rectangulo?

      Sou (somos) livre(s) de usar o que quiser(emos)! E nao es mais por usar Ubuntu, agora se usasses Gentoo, seria outra historia!

      Fiquem Bem!

      • amimow says:

        Quando as coisas funcionam, e’ facil para todos, qualquer que seja o Sistema Operativo. Mas quando falham, em grande parte dos casos…
        Falham? em que parte? quando não estão ligados? ou se caiu a energia ou conexão com a internet? onde estão as falhas?

        E funciona como se tivesse os drivers do fabricante? Nao. Funcionam para o normal, mas nao teem muita das vezes os benefícios se os drivers em vez de genericos fossem criados pelos fabricantes.
        O do Windows 7 teem que instalar o drivers, mas riem-se com as funcionalidades ou aplicacoes extras (‘as vezes choram com a tralha!)….

        As principais marcas de impressoras como Epson, HP e Canon tem driver pra linux e que benefícios os drivers de windows trazem? mais programas para entulhar o SO? ou o que mais pode ser que iremos aproveitar de um driver de impressora? imprimir em rascunho, normal e photo? escolher tipo de papel? ou alguém quer ficar com os programas incluídos pra Windows te enchendo se vc colocou um cartucho que é recarregado ou não é original do fabricante ou mesmo carregando com o SO toda vez que iniciamos os sistema? que bom proveito hein…

        “ó não usa quem é quadrado! seja livre use Linux!”Presumo que sejas redondo? Ou rectangulo?
        No seu caso pode ser quadrado mesmo! 4×4

        Sou (somos) livre(s) de usar o que quiser(emos)! E nao es mais por usar Ubuntu, agora se usasses Gentoo, seria outra historia!
        Se vc é um usuário de SO linux sabe o significado certo e o porque de ser livre… ou se não sabe experimenta…

        Fiquem Bem!
        Estamos muito bem!

        • Ricardo Elias says:

          “Falham? em que parte? quando não estão ligados? ou se caiu a energia ou conexão com a internet? onde estão as falhas?”

          Nao deves ter ido nunca a um forum de Linux ou do Ubuntu. Eu ja’ fui por ter problemas. Nao sao sempre, mas existem, da mesma forma que em Windows.

          E ter coisas a funcionar bem numa versao e seis meses depois, deixa de funcionar. Ha’ razoes para tal, mas nao deixam de existir por isso.

          “As principais marcas de impressoras como Epson, HP e Canon tem driver pra linux e que benefícios os drivers de windows trazem? ”

          Usam as funcionalidade que os fabricantes incluiram. As vezes um modelo novo, faz tudo igual ao anterior, mas inclui alguns extras. Sem o conhecimento do extra, o driver nao o usa. So’ precisas de abrir os olhos para ver isso, e isto e’ dito pelos proprios que criam os drivers ou os que se queixam de faltar as especificacoes para poderem usar as novidades.

          Para ti, e para muitos, funciona bem! Bom para ti, mas nao facas disso uma maravilha.

          “mais programas para entulhar o SO?”

          Nao confundas drivers com aplicacoes. Algumas aplicacoes sao apenas folcore. Nao trazem nada de jeito. Alguns e’ apenas para dizer “a impresa esta’ a imprimir”. Mas alguns incluiem opcoes para tirar partidos dos extras ou das capacidades do dispositivo.

          Comprei a algum tempo um wacom Bamboo Pen. Tanto em Ubuntu como o Windows 7 e XP, detectam o dispositivo. No entanto, apenas tenho drivers para o Windows. Com ele, consigo tirar mais partido do dispositivo do que em Ubuntu, que usa drivers genericos. E o cd de instalacao, vem com aplicacoes que so’ o custo equivalem ao que paguei pelo hardware. Quem desenha, tem ali um leque de aplicacoes bastante uteis.

          O restante do teu comentario da’ ideia do uso que das a uma impressora. Por isso, algo generico e trivial e’ suficiente para ti. Para outros, nao e’.

          “Se vc é um usuário de SO linux sabe o significado certo e o porque de ser livre… ou se não sabe experimenta…”

          Se tu sabes o significado de Software Livre, definido pela FSF, tambem precisas de saber respeitar as preferencias de outros. E o Software Livre nao e’ detentor da Liberdade: tem as usas liberdades e restricoes.

          PS: echo “No seu caso pode ser quadrado mesmo! 4×4” > /dev/null

          Fiquem Bem!

  41. m00nbl00d says:

    O Ubuntu é mais seguro que o Windows?

    Mas, Ubuntu é algum sistema operativo? Que eu saiba, não. É uma das muitas variantes de Linux.

    Será que eu poderia dizer: “Fedora é mais seguro que Windows”?

    Em que pé de situação é que nós ficavamos?

    Isto não passa de publicidade ao Ubuntu. Caso contrário, a DELL teria mencionado Linux!

    Tanto quanto julgo saber, o núcleo é o mesmo, certo? Ou seja, o sistema operativo Linux.

    Ubuntu não é porra de sistema operativo algum. Tal como Fedora, OpenSUSE, etc não são. São tudo variantes de Linux, que além do próprio sistema operativo Linux, contém outras aplicações… umas contém apenas aplicações 100% livres, outras nem por isso.

    E, quer Windows Vista, e agora Windows 7, muitíssimo seguros.

    Quem fala em insegurança nos novos sistemas Windows, claramente não sabem que mecanismos de segurança têm à sua disposição. E não me refiro a ferramentas externas ao sistema Windows!

    Caso a Microsoft tivesse pago à DELL, provavelmente 😀 teríamos um outro cenário…. Cruzes credo canhoto…

  42. Bah says:

    Windows e Linux cada um usa o que quer mas não me venham dizer que témm a mesma segurança, em 23 segundos o windows 7 foi invadido o mac em + tempo ao Linux nunca conseguiram,não me venham com histórias, Até já vi videos em que em 5 minutos com um backdoor e com o IP do pc entram dentro do windows 7 só precisando de saber o Ip bah !!!!

    Windows 7 uma ova novas melhorias ? Nenhuma, a microsoft conta muitas histórias mas fica sempre na mesma, deus queria o billizinho nunca tivesse existido só lhe deu má figura, Bahhh

    Use Linux

  43. Bah says:

    HAHA m00nbl00d

    Eles falam do Ubuntu pois é a Ditro mais fácil de usar, windows não passa de merda publicidade, vês nas revistas A não sei quê recomenda o windows e isto porquê ? porque lhes pagam um bom dinheiro!!!

    Realmente….

  44. João says:

    Obviamente a DELL está zangada com a Microsoft. O Windows7 é o primeiro Windows que gosto realmente. É uma agradável surpresa, não esperava sinceramente. No entanto reconheço que as distribuições Linux são-me muito mais úteis para o meu trabalho diário. E o Ubuntu (apesar de usar Fedora na Faculdade) é de longe a melhor distro para aceder ao utilizador comum. Em casa tenho 2 pc’s e uso dual boot Windows7/Ubuntu 10.04 LTS. Acho que se complementam muito bem. Nunca se deve pedir ao Ubuntu para ser uma cópia barata do Windows. O Ubuntu/Linux é fantástico para aceder a servidores e programar, enquanto que o Windows utilizo para tarefas mais relacionadas com lazer. São duas coisas diferentes que se complementam muito bem. Não os vejo como concorrentes mas como complementares.

  45. Sou usuário da área de TI e migrei para Linux em 2004. Vou falar da experiência que tive durante todo esse tempo, inclusive com as distros Ubuntu.

    Evoluíram bastante, desde os scripts Automatix até chegar as facilidades atuais com a versão Lucid Lynx. Em certos pontos chegam, sim, a superar o Windows 7 que requerem drivers específicos para diversos dispositivos tais como bluetooth ou impressoras. Mas no ambiente corporativo, ainda requer bastante habilidade para superar dificuldades de uso de aplicativos do Microsoft Office que vão além do Word, Excel e PowerPoint, como o Visio, o InfoPath ou o Access. O OpenOffice não consegue um mínimo de compatibilidade ou mesmo funcionalidade idêntica. Se vc partir então para o uso de macros ou VBA então aí mesmo que estará “lascado”. Nem Wine irá resolver teu problemão. Só mesmo partindo para máquina virtual.

    Enfim, minha opinião é que para o uso doméstico ele cabe muito bem, basta não ficar com ranço de QUERER A MESMA INTERFACE “DAS JANELAS”. Agora no ambiente empresarial, se a sua empresa está toda baseada em ambiente Microsoft irás sofrer bastante e terá que ser um herói da resistência para permanecer livre das garras da M$.

    O esforço, ao final, valerá a pena. Viva o SO livre!

    SV

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.