Túnel do Marão tem tecnologia de ponta para segurança
Depois de sete anos do início da construção do Túnel do Marão, actualmente o maior túnel da Península ibérica, a obra foi inaugurada no passado sábado pelo Primeiro Ministro António Costa que considerou que «Nenhuma outra infraestrutura tinha sido tão relevante para vencer a barreira natural».
O investimento ronda os 270 milhões de euros e permite que, por exemplo, a viagem entre o Porto e Bragança fique mais rápida cerca de 35 minutos. Conheça a tecnologia de ponta que está ao serviço deste novo túnel.
Segundo dados disponibilizados pelas Infraestruturas de Portugal, até às 18h00 do dia de ontem o túnel que liga Amarante a Vila Real e que tem cerca de 5,6 Km já tinha sido atravessado por 13.031 veículos.
Segundo as informações, foram investidos mais de 17 milhões de euros só em segurança do percurso (a conclusão do túnel custou 88 milhões de euros), em especial na rede de sensores inteligente para detenção de incêndios, sinalização LED, na plataforma de comunicações, no sistema de ventilação e sistema responsável pela extracção do fumo.
O Centro de Controlo conta com a solução de gestão integrada "Horus" da Indra, que permitirá controlar toda a via, tendo sempre disponível informação em tempo real sobre o tráfego. Esta solução permite também o controlo de mercadorias perigosas, o registo e reconhecimento de matrículas, entre outros factores.
No total, o túnel do Marão tem 126 câmaras de vigilância que distam 120 metros umas das outras. A cada 25 metros existe um altifalante, num total de 470 nos dois túneis. Existem também 82 postos SOS, 72 ventiladores e 13 passagens de emergência.
O túnel tem passados mais de 12 Kms de cabo que suporte a rede sensores de temperatura para detecção de incêndios e 56 sensores ambientais para controlo da qualidade do ar. Existe rede móvel e rádio ao longo de todo o túnel. Existem também percursos de evacuação com sinalizadores luminosos.
A conclusão desta obra permitirá a diminuição dos tempos de percurso entre Porto - Bragança (redução em 35 minutos), Lisboa - Bragança (redução em 35 minutos) e Amarante - Vila Real (redução em 35 minutos) e contribuirá significativamente para a redução da sinistralidade rodoviária.
Este artigo tem mais de um ano
Em Portugal so se peca pela preguica veja se o tempo que demorou a fazer. Se tivessemos a determinacao e rigor dos alemaes o nosso pais seria uma holanda ou suecia…
Então não seria a Alemanha? :v
N temos nem o tamanho nem a população da alemanha. Holanda e suecia sao demograficamente parecidos a portugal
Então e se tivéssemos o rigor dos holandeses ou suecos, seriamos que país? Marrocos ou Espanha?
Cada comparação…
Exato… três paragens e o resgate da obra pelo estado… Tá feita com rigor PORTUGUÊS, com preguiça ou não…
Antes fosse esse o problema…o problema é a corrupção e o apadrinhamento para se conseguir tudo neste país…é quase tudo a mesma seita que domina isto…daí quem não se sente realizado que são mts e que querem trabalhar mas tb não querem ser explorados abandonam o país e isto fica entregue a meia dúzia que só quer andar a passear fatos e vestidos e não fazer nenhum
e se soubéssemos todos dançar samba, eramos brasileiros
Comentário depreciativo e desnecessário, nem todos os brasileiros dançam samba !
”
A obra arrancou em 2009. Na altura, José Sócrates salientou que a via iria “acabar com a ideia de que haverá pessoas para cá do Marão ou para lá do Marão”, considerando tratar-se de uma “obra histórica que ligará Trás-os-Montes à rede de autoestradas do país” e que “marcará um antes e um depois”.
Em 2011, pouco tempo depois de Passos Coelho tomar posse como primeiro-ministro, os trabalhos na autoestrada pararam em toda a extensão.
”
Mesmo fora do Governo há 6 anos e continuas a Realizar trabalho!!
Á grande Sócrates!!!
Vc esta falando de portugueses, vocês pelo menos fizeram, aqui no brasil 90 dias das olimPIADAS e so 80% pronto, e tiveram tempo para fazer e nada.
E na minha cidade tem mais de 30 anos que estao fazendo um METRO de superficie, e passados 28 anos, ele só cobre 1% da cidade.
Fiquei muito feliz em
Ver o resultado, aqui no Brasil com 7 anos de construção, nada teria terminado. =(
Também não é bem assim… A Alemanha já não é o que era… Passo diariamente pela A3 alemã e entre a saída de Hilden e Mettmann (ca. de 8Km) prevêem 17 meses (e se não forem mais) para renovar o piso de 3 faixas de rodagem de cada lado (https://www.strassen.nrw.de/projekte/a3/sanierung-hilden-mettmann.html). As estradas “lisinhas” e sem buracos e altos e baixos também já não é o que era, no entanto ainda conseguem ser melhores que em Portugal… 🙂
Rigor alemão… Hum… Essa é nova. Procure algo sobre o novo aeroporto de Berlim que nunca mais abriu… (schonefeld) 😉
“A conclusão desta obra permitirá a diminuição dos tempos de percurso entre Porto – Bragança (redução em 35 minutos), Lisboa – Bragança (redução em 35 minutos) e Amarante – Vila Rel (redução em 35 minutos) e contribuirá significativamente para a redução da sinistralidade rodoviária.”
1. Erro ortográfico em Amarante – Vila Real (Real)
2. Muito texto para dizer que reduz o tempo de viagem em 35 minutos, recorrendo ao túnel, mas, eu de Ermesinde a Vila Real, demoro 1 hora, logo pelo túnel irei demorar apenas 25 minutos? De Amarante a Vila Real, também reduz 35 minutos? Quanto tempo se demora agora? 5 minutos?
Parece-me que quem escreveu este parágrafo, nunca fez a viagem Porto – Vila Real.
Boas Rui
O pplware ainda não faz essa travessia…logo apenas indicamos os tempos com base no que é público 🙂 Essa é a informação que consta do próprio site das Infraestruturas de Portugal
http://www.infraestruturasdeportugal.pt/centro-de-imprensa/tunel-do-marao-aberto-ao-trafego
Obrigado Pedro pelo esclarecimento.
Deveriam então referir a fonte de onde foi extraída essa informação, pois isso está errado.
Se forem ao Maps do Google e traçarem o trajeto normal, dá 36 minutos sem trânsito, logo se o túnel permite poupar 35 minutos nesta viagem…. agora só demoramos 1 minuto de Amarante a Vila Real.
Como é que mete no Maps para fazer o percurso pelo túnel? Comigo assume sempre a IP4 e não tenho a opção do túnel.
Viva! Vou a Vila Real!
A poupança de 35min não é de Amarante a Vila-Real, penso que seja Porto-Bragança
Meus amigos…. Vala… a poupança d 35 minutos é em todos os trajetos!!! Porque a estada é a mesma, o que muda é o destino(Amarante, Porto ou Lisboa). Como tal, se se poupa 35 min para Amarante, obvio que também se poupa para Lisboa
O percurso V.Real – Amarante demora 25 minutos (já o fiz, sem nunca ter ultrapassado os 110km devido às más condições climatéricas). Portanto, em condições normais e respeitando os limites de velocidade em autoestrada, não tenho dúvidas q o trajeto entre V.Real – Porto se faz em 40 minutos.
Em autoestradas Portugal é campeão em taxa de alcoolismo e analbafetismo tb. Por isso na suica dizem que portugueses so lavam carros e nao podem ser engenheiros. Deviam era pagar tudo ao fmi nem que durante 2anos trabalhassemos de borla e dps sim construir economia
É engraçado comparares Portugal com a Suiça. Estás a falar daquele país que era uma autêntica offshore para os bandidos lavarem o dinheiro, é isso? Já para não falar que era lá que o regime nazi guardava o ouro. É que a Suiça não enriqueceu só com chocolates e relógios!
shhhhhh…esse assunto é tabu 🙂
Paulie,
Pelos teus comentários só posso presumir que deves pertencer ao grupo de convidados pelo coelho para emigrar!
Mesmo assim, continuas com boas opções:
– Se ainda não emigraste, emigra
– Se tens nome português, muda para outro qualquer com sotaque estrangeiro. É chique.
– Se não gostas de Portugal, não “comas”, põe na borda do prato
– Se és contra Portugal, guarda o rancor para ti.
também não entendo os números. Ainda se dissesse 15 minutos. O troço que substitui é pouco mais de 35km
Pois é, mas o que muitos portugueses não sabem, é que o antigo IP5 descia o Marão em direcção a Amarante com 1 só faixa e a altura máxima do IP5 e agora A4 é 1.100 metros de altitude e 15km depois, em Amarante, a altura da A4 é de 100 metros em relação ao mar. Tu fazes ideia de como é o trânsito numa estrada durante 15km a descer de 1.100 metros para 100? Com pesados atrás de ti a rezarem para não ficarem sem travões!?
atenção não é IP5 mas sim IP4. fica o reparo
O IP5 nunca passou no Marão! Já que ligou Aveiro a Vilar Formoso, antes de ser substituido pela A25..
Deverás estar a confundir com o IP4
em quanto tempo é que fazes os 35km? 50 minutos?
O que o Antwin estava a referir-se à poupança de 35m de Amarante a Vila Real, por exemplo.
Eu fiz esse percurso centenas de vezes e sei muito bem o tempo que demoro a fazer. O Túnel, poupa 35 minutos de Amarante a Vila Real?
Isso de ficar sem travoes tem muito que se lhe diga…
Se fizeres o IP4, repara quantos pesados é que encostam com os travões a fumegar. Nem é preciso ires investigar o que se passa!
Queria dizer IP4 🙂
Muitos dos acidentes deviam-se ao facto dos pesados não conseguirem parar e iam muitas das vezes para a faixa contrária…… e depois algum desgraçado tinha o azar de levar com um pesado pela frente.
Ai… os pesados é que ia para a faixa contrário?
Não será antes, os ligeiros é que por vezes se aventuravam a ultrapassar os pesados, indo para a faixa contrária?
O que acredito ser a situação é que que os travões dos pesados aquecem ao serem sobreusados, por isso depois ao não conseguirem travar ficam desgovernados. Isso acontece bastante.
Se estou a dizer-te que era frequente isso acontecer, ….. agora se não acreditas…. mas convido-te a usares o IP4 a subir e toma muita atenção às filas de carros e pesados a descer a mesma. É que se não conseguirem travar, não vão bater contra os muros de betão ou atirarem-se dos precipícios…..
Agora, também é verdade que muitos condutores sem paciência para descer o IP4 a 20 ou 40Km/H também arriscam, isso também é verdade!
Impossível os ligeiros ultrapassarem os pesados a descer o Marão.
Já há largos anos que existiam mecos de separação de sentidos de circulação.
É mesmo 5/10 min agora de amarante até vila real.
Do Porto passa a ser sensivelmente 45/50 min de viagem. 1h no máximo (100/120km/h)
Sim, quem nunca fez a ip4 não imagina o tempo que se perde, seja a subir o marão ou a descer por essa mesma ip! E mesmo assim, antes de abrirem o tunel, para ir para bragança já se poupava uns 15/20min visto que converteram parte da IP4 (para lá de Vila Real) em A4!
5-10 minutos? Fazes ideia do que dizes? Como é que isso seria possível se com o novo troço são ainda pelo menos 26km (só com a auto-estrada), sendo que no túnel de 6km demora-se 5minutos para respeitar a sinalização e vigilância, e no resto a velocidade máxima permitida é 100km/h?
Com o túnel, do Porto a Vila Real poupa-se de 15 a 20 minutos de viagem. O que antes de demorava cerca de 1 hora (30 min Porto-Amarante + 30 min Amarante – Vila Real pelo IP4) agora demora cerca de 40 a 45 mins (30 mins Porto – Amarante + 10/15 mins Amarante – Vila Real). No entanto, a viagem é 10 vezes mais confortável e barreira do Marão foi definitivamente quebrada com sucesso.
São estimativas, poucas tempo, gasóleo, desgaste no carro ( 4 a fundo no meu caso) e preservas a tua sanidade mental, não percas em preciosismos.
Plenamente de acordo. Faço todas as semanas Vila Real-Amarante pelo IP4, num clio de 94, e demoro 20 a 25 minutos; mantendo os limites (tb nao dá mais). Daí que haja imprecisão ou engano na noticia. Ainda não fui pelo tunel, e creio que só irei qdo o tempo o mandar – nevoeiro, neve ou chuva muito intensa, ou muita pressa (e mesmo assim…). O ganho em km será de menos 5 a 7, e em tempo, só vendo. Em conforto e segurança, não sei, não experimentei. Mas creio que vou ter o IP4 mais desobstruido. De qq dos modos, já ando no Marão, antigo, novo há mais de 40 anos em todas as condições de tempo, e nunca me aconteceu nada. Ainda bem,. Ainda bem que o concluiram.
Se não tivesse tecnologia de ponta sobretudo em Portugal acho que seria um projecto falhado. Agora vamos ver o que acontecera quando acontecer alguma coisa. Esperemos que toda a tecnologia esteja a altura.
Ja agora Obras Publicas em todos os Países desenvolvidos tem o mesmo problema que em Portugal. Deixemos de ser masoquistas.
Um grande senhor uma vez disse que com dinheiro e tempo todos cumprem o problema é quando chegamos a Portugal. Para bom entendor uma palavra basta
Aí têm o rigor Alemão. Só para os que pensam que é de fora é que é bom.
http://www.spiegel.de/international/business/disastrous-public-works-projects-in-germany-a-876856.html
Já para não falar que na Alemanha, se uma Câmara (equivalente ao Presidente da Cãmara) decidir reparar uma estrada, depois a Câmara vai mandar a factura para todos os proprietários com terrenos servidos por essa estrada para pagar!!!!!
“Esses” que passam a vida a criticar o que existe em Portugal e a “louvar” tudo o que existe “lá fora” nunca puseram um pé fora das nossas fronteiras! Apenas debitam “clichés” que ouviram de “um amigo de um amigo” que foi duas vezes comprar caramelos a Badajoz…que falta de auto-estima!!
Tavares, infelizmente passamos do 8 ao 80 com o 25 de Abril. Gostar de Portugal, da nossa bandeira é…… “facista”
Eu sou portista e não me esqueço de ver o último troféu ganho lá fora (Vilas Boas a Liga Europa) e vi todas as bandeiras no campo, apresentadas pelos jogadores do Porto, mas nenhuma era de Portugal!!!!!
Já para não falar na vergonha suprema que foi vir um Brasileiro ensinar-nos a termos orgulho em nós mesmo e usarmos e abusarmos das bandeiras nacionais e colocá-las à janela….. se não fosse ele, quem tentasse fazer o mesmo era logo rotulado de “FASCISTA”!!!!
Depois o reverso à vista, só falam mal do país!!!!!!
Lamento a informação, contudo o dito no video está errado, a extensão A4 Amarante – Vila Real teve pelo menos 1 vitima mortal e não “0” como dito no video. E outra vitima na ligação Vila Real – Bragança.
Sendo no primeiro caso provocado pela necessidade do Governo apresentar trabalho feito e obrigar a encontrar prazos e por sua vez redução das regras e condições de segurança.
http://www.correiodominho.com/noticias.php%3C/td%3E%3C/tr%3E%3C/table%3E%3C/td%3E%3C/tr%3E%3C/tools/player/noticias.php?id=24661
* “encurtar prazos”
Prezado Pedro Pinto, a sigla Km nunca é grafada no plural pelo que é necessário retirar o “s”. Por outro lado, recomendo vivamente que apresente fotografias e imagens do Túnel e não apensos de outras entidades. Grato pela atenção
As imagens são das Infraestuturas de Portugal
Faço o repto para visitarem o Túnel e apresentarem a vossa sessão fotográfica. Cumprimentos
Tendo em conta que o Pedro não mora propriamente perto do túnel, não acho lógico querer-se que se desloque lá somente para tirar fotografias. E mais ainda se se pode encontrar as mesmas na internet.
passei la e lembro-me por acaso das ondas de rádio……….fiquei sem RADIO 😛 por isso nao sei se esse sistema existe!
só funciona com 4 estações!
ou melhor….se está a funcionar
Na primeira foto do poste a foto é do túnel do Ghotard na Suíça que vai ser inaugurado no dia 1 de Junho 2016 2x 56km trabalhei lá 11 anos a foto não tem nada a ver com o túnel do Marão demorou foi muito tempo
Túneis falem comigo é a minha especialidade como técnico electricista a 23 anos na Suíça como responsável das partes eléctricas Suíças na empresa que trabalho já que em Portugal era difícil viver na quela época se querem saber o que são túneis vão ao meu perfil no Facebook h–ps://www.facebook.com/jose.martins.7393 abraço
Meti fotos das Infraestruturas de Portugal.
Entendo o poste mas as fotos não correspondem ao tunnel do Marão actualmente trabalho na maior barragem da Europa http://www.nant-de-drance.ch/accueil/ 17 km de túneis e a barragem fica de baixo de terra tem varias cavernas uma das quais; imaginem de baixo de terra um edifício que se chama KMA 190 metros de comprimento pour 30 de largura e 50 metros de altura isto é igual a 17 andares um edifício de baixo de terra para mais informação no meu perfil Facebook tenho muitos filmes e fotos para quem gosta de grandes obras no mundo
Mas as fotos são das Infraestruturas de Portugal. Eu nunca lá passei, mas parece-me que seja Portugal 😀
Lamento José, mas está enganado.
As fotos são efectivamente do túnel do Marão. Pode é ser parecido com o de Gotthard. Aliás, basta ver a 1ª foto em tamanho grande e inclinando o monitor (de forma a ver-se de baixo), dá para ler “epos” na placa (ou lona) na entrada do túnel (EPOS – Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, S.A.)
http://automonitor.pt/wp-content/uploads/2016/05/ip4a4_-_tunel_do_marao_18-cr%C3%A9ditoIP.jpg
a foto foi trocada no primeiro poste agora sim esta bem Francisco C conheço como a palma da minha mão esta foto https://commons.wikimedia.org/wiki/File:GBT_MFS_Faido_TV-WS.jpg
Sim José. Conforme disse à chamada de atenção do Antwin, quando vim aqui já era a foto correcta; não sabia que tinham posto outra foto.
Peço desculpa pelo engano. 🙂
a imagem que estava anteriormente não era essa e não era do Marão. Notava-se perfeitamente que era um tunel ferroviário, em tudo semelhante ao Gotthard
Assim sendo, peço desculpa pelo comentário. Não sabia disso; quando vim aqui já era a foto que se pode ver.
Obrigado pelo esclarecimento 🙂
http://www.infraestruturasdeportugal.pt/sites/default/files/files/files/brochura_marao_af_3.pdf
Tanta ênfase na segurança… 17 milhões de euros dela… e nem meteram sistema automático de extinção de incêndios… não sei se ria se chore! Ainda bem que andaram a estudar a segurança… o que seria se não tivessem estudado o assunto! A incompetência como sempre ao mais alto nível. Tem extintores, tem bocas de incêndios, tem câmaras, detectores de incêndio, iluminação de emergência, extractores de fumo, avisos luminosos e sonoros, portas de emergência… só ficou mesmo a faltar aquela coisinha aparentemente desnecessária para os engenheiros que é o sistema de extinção automática de incêndios… era preciso ter uma grande quociente de inteligência para pensar numa coisa dessas :p
Quero ver quando lá houver um incêndio, qual vai ser a desculpa para não terem colocado o sistema de extinção automática de incêndios.
E também os extintores… espero que estejam a falar em extintores de pelo menos 25 kg… é que quem já teve incêndios em camiões sabe bem que mesmo extintores de 9 Kg são geralmente insuficientes para apagar incêndios.
Ficou ainda por explicar o que fizeram para o caso de existirem alguns terramotos… como vai a estrutura manter-se intacta e em condições de utilização? Espero que tenha sido bem executado esse planeamento.
Muito boa Obra para desenvolvimento das cidades e país só não entendo porque não foi feito o trabalho com uma TBM (Tuneladora que é a minha especialidade na parte eléctrica desde sps siemens até ao ultimo grito electrónico) https://pt.wikipedia.org/wiki/Tuneladora
Para o valor total pago e os anos que demorou? Muita democracia detrás disso mas se esta bem; grandes obras grandes maquinas estamos no século XXI
Mau era se não viessem portugas reclamar e apontar defeitos ou duvidar das vantagens desta autoestrada. Para esses, só digo isto: Não conhecem nem a IP4 nem quem já lá morreu (e que não foi por arriscar)!
Pela IP4 demorava em média 30 minutos (se não encontrasse camiões, neve ou muito nevoeiro)
Pela A4 demorei 21 minutos (viagem feita debaixo de chuva forte).
Pensava que iria poupar mais tempo, mas poupei gasóleo 🙂
Se já poupaste gasóleo, maravilha 🙂 Mas, além disso poupas travões e fazes uma viagem bem mais segura 🙂
Eu só sei dizer
Que os portugas mantenham respeito de trânsito e saber o que é ter uma viatura na mão
Os que tem vindo para a Suíça nestes últimos anos sabem que não pode falhar; é carro para leilão e carta de condução presa e multas que não é para brincar, depois tem que ser acompanhados por psicólogo e para ter a carta outra vez tem que ir a exame para tirar a carta de condução; sei dizer que eles aqui não brincão a condutores de corrida e as regras tem que se cumprir.
José, sem querer faltar ao respeito, das duas uma: Ou nunca fez a IP4 ou então já não se lembra.
A IP4 é uma estrada que por mais cuidado que se tenha, é perigosa; não se trata de respeito nem nada do género, mas sim da “configuração” da própria estrada e, com mau tempo (o que não é difícil) ainda pior.
Francisco C já tenho muitos km de carta é a minha vida de obra para obra e de km de carro para ir de ferias até já perdi a conta mais de 560000 km nos meus carros fora os da empresa; já vi muita coisa já passei muita vez na IP3 nasci no norte em Armamar mas toda a minha vida desde a idade dos três anos sempre foi em Lisboa até vir para a Suíça com 29 passo sempre ali na quela zona e já vi alguém a minha frente depois de ultrapassar andar aos papeis porque pensão que são súper condutores porque conhecem a estrada? Mas é só um comentário meu, abraço
O José queria dizer IP4, certo? Se assim for, digo-lhe que é mais que sabido que anda muito inconsciente na estrada, mas o perigo da IP4 não são as ultrapassagens porque tem divisórias entre ambos os sentidos que impedem isso mesmo. O grande problema é o grau de inclinação que sujeita os travões (mesmo que se trave com o motor), principalmente dos pesados, a 1 esforço maior que o normal, assim como as condições meteorológicas.
Abraço
Na subida notei diferença na qualidade do ar no interior do túnel a poucas horas da sua abertura. O cheiro a gases de escape era notório aliado a alguma dificuldade em respirar, na descida nada a reportar.
O tempo de redução da viagem Amarante – Vila Real nunca pode ser 35 minutos visto que o tempo de viagem médio pelo IP4 é 35 minutos!