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Túnel do Marão tem tecnologia de ponta para segurança

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Paulie says:

    Em Portugal so se peca pela preguica veja se o tempo que demorou a fazer. Se tivessemos a determinacao e rigor dos alemaes o nosso pais seria uma holanda ou suecia…

    • Celso says:

      Então não seria a Alemanha? :v

    • Rui Costa says:

      Então e se tivéssemos o rigor dos holandeses ou suecos, seriamos que país? Marrocos ou Espanha?

      Cada comparação…

    • Bruno Miranda says:

      Exato… três paragens e o resgate da obra pelo estado… Tá feita com rigor PORTUGUÊS, com preguiça ou não…

    • Só se vêm iludidos says:

      Antes fosse esse o problema…o problema é a corrupção e o apadrinhamento para se conseguir tudo neste país…é quase tudo a mesma seita que domina isto…daí quem não se sente realizado que são mts e que querem trabalhar mas tb não querem ser explorados abandonam o país e isto fica entregue a meia dúzia que só quer andar a passear fatos e vestidos e não fazer nenhum

    • Tony says:

      e se soubéssemos todos dançar samba, eramos brasileiros

    • lmx says:


      A obra arrancou em 2009. Na altura, José Sócrates salientou que a via iria “acabar com a ideia de que haverá pessoas para cá do Marão ou para lá do Marão”, considerando tratar-se de uma “obra histórica que ligará Trás-os-Montes à rede de autoestradas do país” e que “marcará um antes e um depois”.

      Em 2011, pouco tempo depois de Passos Coelho tomar posse como primeiro-ministro, os trabalhos na autoestrada pararam em toda a extensão.

      Mesmo fora do Governo há 6 anos e continuas a Realizar trabalho!!
      Á grande Sócrates!!!

    • Alisson says:

      Vc esta falando de portugueses, vocês pelo menos fizeram, aqui no brasil 90 dias das olimPIADAS e so 80% pronto, e tiveram tempo para fazer e nada.

      E na minha cidade tem mais de 30 anos que estao fazendo um METRO de superficie, e passados 28 anos, ele só cobre 1% da cidade.

    • Cesar says:

      Fiquei muito feliz em
      Ver o resultado, aqui no Brasil com 7 anos de construção, nada teria terminado. =(

    • Mike says:

      Também não é bem assim… A Alemanha já não é o que era… Passo diariamente pela A3 alemã e entre a saída de Hilden e Mettmann (ca. de 8Km) prevêem 17 meses (e se não forem mais) para renovar o piso de 3 faixas de rodagem de cada lado (https://www.strassen.nrw.de/projekte/a3/sanierung-hilden-mettmann.html). As estradas “lisinhas” e sem buracos e altos e baixos também já não é o que era, no entanto ainda conseguem ser melhores que em Portugal… 🙂

    • Pedro says:

      Rigor alemão… Hum… Essa é nova. Procure algo sobre o novo aeroporto de Berlim que nunca mais abriu… (schonefeld) 😉

  2. Rui Costa says:

    “A conclusão desta obra permitirá a diminuição dos tempos de percurso entre Porto – Bragança (redução em 35 minutos), Lisboa – Bragança (redução em 35 minutos) e Amarante – Vila Rel (redução em 35 minutos) e contribuirá significativamente para a redução da sinistralidade rodoviária.”

    1. Erro ortográfico em Amarante – Vila Real (Real)
    2. Muito texto para dizer que reduz o tempo de viagem em 35 minutos, recorrendo ao túnel, mas, eu de Ermesinde a Vila Real, demoro 1 hora, logo pelo túnel irei demorar apenas 25 minutos? De Amarante a Vila Real, também reduz 35 minutos? Quanto tempo se demora agora? 5 minutos?

    Parece-me que quem escreveu este parágrafo, nunca fez a viagem Porto – Vila Real.

    • Pedro Pinto says:

      Boas Rui

      O pplware ainda não faz essa travessia…logo apenas indicamos os tempos com base no que é público 🙂 Essa é a informação que consta do próprio site das Infraestruturas de Portugal
      http://www.infraestruturasdeportugal.pt/centro-de-imprensa/tunel-do-marao-aberto-ao-trafego

      • Rui Costa says:

        Obrigado Pedro pelo esclarecimento.

        Deveriam então referir a fonte de onde foi extraída essa informação, pois isso está errado.

        Se forem ao Maps do Google e traçarem o trajeto normal, dá 36 minutos sem trânsito, logo se o túnel permite poupar 35 minutos nesta viagem…. agora só demoramos 1 minuto de Amarante a Vila Real.

      • Vitor says:

        O percurso V.Real – Amarante demora 25 minutos (já o fiz, sem nunca ter ultrapassado os 110km devido às más condições climatéricas). Portanto, em condições normais e respeitando os limites de velocidade em autoestrada, não tenho dúvidas q o trajeto entre V.Real – Porto se faz em 40 minutos.

    • Paulie says:

      Em autoestradas Portugal é campeão em taxa de alcoolismo e analbafetismo tb. Por isso na suica dizem que portugueses so lavam carros e nao podem ser engenheiros. Deviam era pagar tudo ao fmi nem que durante 2anos trabalhassemos de borla e dps sim construir economia

      • Rui says:

        É engraçado comparares Portugal com a Suiça. Estás a falar daquele país que era uma autêntica offshore para os bandidos lavarem o dinheiro, é isso? Já para não falar que era lá que o regime nazi guardava o ouro. É que a Suiça não enriqueceu só com chocolates e relógios!

      • Rui Costa says:

        Paulie,

        Pelos teus comentários só posso presumir que deves pertencer ao grupo de convidados pelo coelho para emigrar!

        Mesmo assim, continuas com boas opções:
        – Se ainda não emigraste, emigra
        – Se tens nome português, muda para outro qualquer com sotaque estrangeiro. É chique.
        – Se não gostas de Portugal, não “comas”, põe na borda do prato
        – Se és contra Portugal, guarda o rancor para ti.

    • Antwin says:

      também não entendo os números. Ainda se dissesse 15 minutos. O troço que substitui é pouco mais de 35km

      • Rui says:

        Pois é, mas o que muitos portugueses não sabem, é que o antigo IP5 descia o Marão em direcção a Amarante com 1 só faixa e a altura máxima do IP5 e agora A4 é 1.100 metros de altitude e 15km depois, em Amarante, a altura da A4 é de 100 metros em relação ao mar. Tu fazes ideia de como é o trânsito numa estrada durante 15km a descer de 1.100 metros para 100? Com pesados atrás de ti a rezarem para não ficarem sem travões!?

      • Rui says:

        Queria dizer IP4 🙂
        Muitos dos acidentes deviam-se ao facto dos pesados não conseguirem parar e iam muitas das vezes para a faixa contrária…… e depois algum desgraçado tinha o azar de levar com um pesado pela frente.

        • Carlos says:

          Ai… os pesados é que ia para a faixa contrário?

          Não será antes, os ligeiros é que por vezes se aventuravam a ultrapassar os pesados, indo para a faixa contrária?

          • kekes says:

            O que acredito ser a situação é que que os travões dos pesados aquecem ao serem sobreusados, por isso depois ao não conseguirem travar ficam desgovernados. Isso acontece bastante.

          • Rui says:

            Se estou a dizer-te que era frequente isso acontecer, ….. agora se não acreditas…. mas convido-te a usares o IP4 a subir e toma muita atenção às filas de carros e pesados a descer a mesma. É que se não conseguirem travar, não vão bater contra os muros de betão ou atirarem-se dos precipícios…..

            Agora, também é verdade que muitos condutores sem paciência para descer o IP4 a 20 ou 40Km/H também arriscam, isso também é verdade!

          • João says:

            Impossível os ligeiros ultrapassarem os pesados a descer o Marão.
            Já há largos anos que existiam mecos de separação de sentidos de circulação.

      • Bruno M. says:

        É mesmo 5/10 min agora de amarante até vila real.

        Do Porto passa a ser sensivelmente 45/50 min de viagem. 1h no máximo (100/120km/h)

        Sim, quem nunca fez a ip4 não imagina o tempo que se perde, seja a subir o marão ou a descer por essa mesma ip! E mesmo assim, antes de abrirem o tunel, para ir para bragança já se poupava uns 15/20min visto que converteram parte da IP4 (para lá de Vila Real) em A4!

        • Antwin says:

          5-10 minutos? Fazes ideia do que dizes? Como é que isso seria possível se com o novo troço são ainda pelo menos 26km (só com a auto-estrada), sendo que no túnel de 6km demora-se 5minutos para respeitar a sinalização e vigilância, e no resto a velocidade máxima permitida é 100km/h?

    • Diogo says:

      Com o túnel, do Porto a Vila Real poupa-se de 15 a 20 minutos de viagem. O que antes de demorava cerca de 1 hora (30 min Porto-Amarante + 30 min Amarante – Vila Real pelo IP4) agora demora cerca de 40 a 45 mins (30 mins Porto – Amarante + 10/15 mins Amarante – Vila Real). No entanto, a viagem é 10 vezes mais confortável e barreira do Marão foi definitivamente quebrada com sucesso.

    • Rui Mesquita says:

      São estimativas, poucas tempo, gasóleo, desgaste no carro ( 4 a fundo no meu caso) e preservas a tua sanidade mental, não percas em preciosismos.

    • José António Lima says:

      Plenamente de acordo. Faço todas as semanas Vila Real-Amarante pelo IP4, num clio de 94, e demoro 20 a 25 minutos; mantendo os limites (tb nao dá mais). Daí que haja imprecisão ou engano na noticia. Ainda não fui pelo tunel, e creio que só irei qdo o tempo o mandar – nevoeiro, neve ou chuva muito intensa, ou muita pressa (e mesmo assim…). O ganho em km será de menos 5 a 7, e em tempo, só vendo. Em conforto e segurança, não sei, não experimentei. Mas creio que vou ter o IP4 mais desobstruido. De qq dos modos, já ando no Marão, antigo, novo há mais de 40 anos em todas as condições de tempo, e nunca me aconteceu nada. Ainda bem,. Ainda bem que o concluiram.

  3. Zefra says:

    Se não tivesse tecnologia de ponta sobretudo em Portugal acho que seria um projecto falhado. Agora vamos ver o que acontecera quando acontecer alguma coisa. Esperemos que toda a tecnologia esteja a altura.
    Ja agora Obras Publicas em todos os Países desenvolvidos tem o mesmo problema que em Portugal. Deixemos de ser masoquistas.

  4. Paulie says:

    Um grande senhor uma vez disse que com dinheiro e tempo todos cumprem o problema é quando chegamos a Portugal. Para bom entendor uma palavra basta

  5. Luis says:

    Aí têm o rigor Alemão. Só para os que pensam que é de fora é que é bom.
    http://www.spiegel.de/international/business/disastrous-public-works-projects-in-germany-a-876856.html

    • Rui says:

      Já para não falar que na Alemanha, se uma Câmara (equivalente ao Presidente da Cãmara) decidir reparar uma estrada, depois a Câmara vai mandar a factura para todos os proprietários com terrenos servidos por essa estrada para pagar!!!!!

    • tavares says:

      “Esses” que passam a vida a criticar o que existe em Portugal e a “louvar” tudo o que existe “lá fora” nunca puseram um pé fora das nossas fronteiras! Apenas debitam “clichés” que ouviram de “um amigo de um amigo” que foi duas vezes comprar caramelos a Badajoz…que falta de auto-estima!!

      • Rui says:

        Tavares, infelizmente passamos do 8 ao 80 com o 25 de Abril. Gostar de Portugal, da nossa bandeira é…… “facista”
        Eu sou portista e não me esqueço de ver o último troféu ganho lá fora (Vilas Boas a Liga Europa) e vi todas as bandeiras no campo, apresentadas pelos jogadores do Porto, mas nenhuma era de Portugal!!!!!
        Já para não falar na vergonha suprema que foi vir um Brasileiro ensinar-nos a termos orgulho em nós mesmo e usarmos e abusarmos das bandeiras nacionais e colocá-las à janela….. se não fosse ele, quem tentasse fazer o mesmo era logo rotulado de “FASCISTA”!!!!
        Depois o reverso à vista, só falam mal do país!!!!!!

  6. Amarante says:

    Lamento a informação, contudo o dito no video está errado, a extensão A4 Amarante – Vila Real teve pelo menos 1 vitima mortal e não “0” como dito no video. E outra vitima na ligação Vila Real – Bragança.

    Sendo no primeiro caso provocado pela necessidade do Governo apresentar trabalho feito e obrigar a encontrar prazos e por sua vez redução das regras e condições de segurança.

    http://www.correiodominho.com/noticias.php%3C/td%3E%3C/tr%3E%3C/table%3E%3C/td%3E%3C/tr%3E%3C/tools/player/noticias.php?id=24661

  7. Marcos Martins says:

    Prezado Pedro Pinto, a sigla Km nunca é grafada no plural pelo que é necessário retirar o “s”. Por outro lado, recomendo vivamente que apresente fotografias e imagens do Túnel e não apensos de outras entidades. Grato pela atenção

  8. Tiago says:

    passei la e lembro-me por acaso das ondas de rádio……….fiquei sem RADIO 😛 por isso nao sei se esse sistema existe!

  9. Tiago says:

    ou melhor….se está a funcionar

  10. José Martins says:

    Na primeira foto do poste a foto é do túnel do Ghotard na Suíça que vai ser inaugurado no dia 1 de Junho 2016 2x 56km trabalhei lá 11 anos a foto não tem nada a ver com o túnel do Marão demorou foi muito tempo
    Túneis falem comigo é a minha especialidade como técnico electricista a 23 anos na Suíça como responsável das partes eléctricas Suíças na empresa que trabalho já que em Portugal era difícil viver na quela época se querem saber o que são túneis vão ao meu perfil no Facebook h–ps://www.facebook.com/jose.martins.7393 abraço

  11. Joao 2348 says:

    http://www.infraestruturasdeportugal.pt/sites/default/files/files/files/brochura_marao_af_3.pdf
    Tanta ênfase na segurança… 17 milhões de euros dela… e nem meteram sistema automático de extinção de incêndios… não sei se ria se chore! Ainda bem que andaram a estudar a segurança… o que seria se não tivessem estudado o assunto! A incompetência como sempre ao mais alto nível. Tem extintores, tem bocas de incêndios, tem câmaras, detectores de incêndio, iluminação de emergência, extractores de fumo, avisos luminosos e sonoros, portas de emergência… só ficou mesmo a faltar aquela coisinha aparentemente desnecessária para os engenheiros que é o sistema de extinção automática de incêndios… era preciso ter uma grande quociente de inteligência para pensar numa coisa dessas :p
    Quero ver quando lá houver um incêndio, qual vai ser a desculpa para não terem colocado o sistema de extinção automática de incêndios.
    E também os extintores… espero que estejam a falar em extintores de pelo menos 25 kg… é que quem já teve incêndios em camiões sabe bem que mesmo extintores de 9 Kg são geralmente insuficientes para apagar incêndios.

    Ficou ainda por explicar o que fizeram para o caso de existirem alguns terramotos… como vai a estrutura manter-se intacta e em condições de utilização? Espero que tenha sido bem executado esse planeamento.

    • José Martins says:

      Muito boa Obra para desenvolvimento das cidades e país só não entendo porque não foi feito o trabalho com uma TBM (Tuneladora que é a minha especialidade na parte eléctrica desde sps siemens até ao ultimo grito electrónico) https://pt.wikipedia.org/wiki/Tuneladora
      Para o valor total pago e os anos que demorou? Muita democracia detrás disso mas se esta bem; grandes obras grandes maquinas estamos no século XXI

  12. Francisco C. says:

    Mau era se não viessem portugas reclamar e apontar defeitos ou duvidar das vantagens desta autoestrada. Para esses, só digo isto: Não conhecem nem a IP4 nem quem já lá morreu (e que não foi por arriscar)!

    • Marco says:

      Pela IP4 demorava em média 30 minutos (se não encontrasse camiões, neve ou muito nevoeiro)
      Pela A4 demorei 21 minutos (viagem feita debaixo de chuva forte).

      Pensava que iria poupar mais tempo, mas poupei gasóleo 🙂

    • José Martins says:

      Eu só sei dizer
      Que os portugas mantenham respeito de trânsito e saber o que é ter uma viatura na mão
      Os que tem vindo para a Suíça nestes últimos anos sabem que não pode falhar; é carro para leilão e carta de condução presa e multas que não é para brincar, depois tem que ser acompanhados por psicólogo e para ter a carta outra vez tem que ir a exame para tirar a carta de condução; sei dizer que eles aqui não brincão a condutores de corrida e as regras tem que se cumprir.

      • Francisco C says:

        José, sem querer faltar ao respeito, das duas uma: Ou nunca fez a IP4 ou então já não se lembra.
        A IP4 é uma estrada que por mais cuidado que se tenha, é perigosa; não se trata de respeito nem nada do género, mas sim da “configuração” da própria estrada e, com mau tempo (o que não é difícil) ainda pior.

        • José Martins says:

          Francisco C já tenho muitos km de carta é a minha vida de obra para obra e de km de carro para ir de ferias até já perdi a conta mais de 560000 km nos meus carros fora os da empresa; já vi muita coisa já passei muita vez na IP3 nasci no norte em Armamar mas toda a minha vida desde a idade dos três anos sempre foi em Lisboa até vir para a Suíça com 29 passo sempre ali na quela zona e já vi alguém a minha frente depois de ultrapassar andar aos papeis porque pensão que são súper condutores porque conhecem a estrada? Mas é só um comentário meu, abraço

          • Francisco C. says:

            O José queria dizer IP4, certo? Se assim for, digo-lhe que é mais que sabido que anda muito inconsciente na estrada, mas o perigo da IP4 não são as ultrapassagens porque tem divisórias entre ambos os sentidos que impedem isso mesmo. O grande problema é o grau de inclinação que sujeita os travões (mesmo que se trave com o motor), principalmente dos pesados, a 1 esforço maior que o normal, assim como as condições meteorológicas.

            Abraço

  13. R o B says:

    Na subida notei diferença na qualidade do ar no interior do túnel a poucas horas da sua abertura. O cheiro a gases de escape era notório aliado a alguma dificuldade em respirar, na descida nada a reportar.

  14. silviabia says:

    O tempo de redução da viagem Amarante – Vila Real nunca pode ser 35 minutos visto que o tempo de viagem médio pelo IP4 é 35 minutos!

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