TP-Link apresenta novos produtos para Smart Home
A TP-Link apresentou recentemente a sua nova gama de dispositivos para o sector das casas inteligentes, incluindo um extensor de rede inteligente e dispositivos para a segurança da casa.
Vamos conhecer em detalhe os novos produtos que foram apresentados num evento em Lisboa e onde o Pplware esteve presente.
Com o rápido crescimento da automação e da Internet of Things (IoT), os utilizadores pedem cada vez mais dispositivos intuitivos e user friendly para aprender e dominar estas tecnologias.
A TP-Link tem-se mantido na vanguarda do segmento Smart Home - fichas, interruptores e lâmpadas sem fios inteligentes - e a resposta do mercado não poderia ser melhor. Graças à aplicação Kasa, é possível configurar e controlar, através de dispositivos móveis iOS ou Android, os equipamentos "inteligentes".
Router inteligente all-in-one - SR20
Para estar em comunicação com qualquer dispositivo smart, hoje e no futuro, temos o router AC1900 com ecrã táctil e o SR20, que combina um router Wi-Fi avançado e um hub rápido num único dispositivo de fácil utilização. Isto controla e permite a comunicação entre todos os produtos Smart Home da TP-Link, assim como com os dispositivos Z-Wave e ZigBee através de um smartphone, tablet ou ecrã tátil do router.
Equipado com um processador dual core a 1 GHz, oferece um rendimento Wi-Fi de 1900Mbps (1300Mbps na banda 5GHz e 550 Mbps na banda 2.4GHz), quatro portas Ethernet assim como uma porta USB 2.0 e uma USB 3.0, o que permite uma conetividade versátil e de alta velocidade.
Como se trata de um dispositivo robusto all-in-one, o SR20 permite ligar de forma automática as luzes de casa quando o utilizador chega, colocar o termóstato à temperatura desejada e manter o lar seguro, ao mesmo tempo que oferece uma infraestrutura de rede rápida e estável em toda a casa.
Segurança em tempo real
A TP-Link fornece ferramentas que ajudam a manter a família e a casa em segurança. Para uma monitorização em tempo real, a câmara Wi-Fi HD Pan/Tilt com visão noturna, a NC450, oferece aos utilizadores acesso e controlo em tempo real, mesmo quando estes estão fora de casa, através da aplicação tpCamera.
Até quando está fora do ângulo de visão do ecrã, a qualquer deteção de movimentos e de som, enviará imediatamente um email ou notificação via FTP. Além disso, o sensor de contacto CS100 monitoriza e alerta da abertura ou fecho de janelas e de portas, assim como de pontapés ou golpes, ao mesmo tempo que o sensor de movimento MS100 detecta o movimento e a luz ambiente. Ambos os produtos suportam ZigBee, utilizam pilhas e requerem uma instalação não-invasiva para uma implementação simples e flexível.
Eureka! Luzes mais brilhantes que nunca
A linha de lâmpadas LED Wi-Fi inteligentes da TP-Link proporciona o controlo completo da luz em casa.
As LB100 e LB110 oferecem um controlo completo sobre todo o sistema de iluminação do lar. Todos os modelos incluem configuração, ON/OFF, programação e compatibilidade com Amazon Alexa. Estas lâmpadas permitem regular a intensidade da luz LED para satisfazer as necessidades do utilizador.
A LB120 pode ajustar o brilho, mas também a temperatura da cor para permitir que o LED brilhe entre uma luz fluorescente e uma luz incandescente. Além disso, o intuitivo modo circadiano permite que o utilizador acorde como se fosse a luz do próprio dia.
Além desta funcionalidade, a LB130 permite mudar a cor da luz com base em qualquer possibilidade do espectro de cores. Todas as lâmpadas LED Wi-Fi inteligentes da TP-Link podem ser personalizadas através da aplicação Kasa.
Extensor de rede com tomada inteligente integrada
A TP-Link integrou a sua reconhecida liderança no mercado de conectividade, que está presente no extensor de rede Wi-Fi AC750, com uma tomada inteligente, a RE270K.
Com 433 Mbps na banda de 5Ghz e 300 Mbps na de 2,4 GHz, o dispositivo pode ligar-se a qualquer router para ampliar o alcance de uma rede sem fios até 733 Mbps no standard Wi-Fi 802.11ac, enquanto a porta Gigabit Ethernet ajuda a configurar dispositivos com cabos em mais locais na casa.
E são estes alguns dos novos produtos que vão integrar o já vasto portfólio da TP-Link. Em breve o Pplware apresentará uma análise a alguns deles.
Deco M5: O novo sistema wi-fi da TP-Link
Além destes produtos a TP-Link apresentou também o novo sistema wi-fi da TP-Link, o Deco M5. Esta é uma solução de conetividade de rede que fornece cobertura wireless e segurança completa via TP-Link Home Care.
O Deco M5, que inclui antimalware e antivírus da Trend Micro, é o sistema Wi-Fi mais seguro para as casas dos nossos dias.Esta solução estará disponível no mercado como um multi-pack de três unidades que podem ser adquiridos nos principais pontos de venda de sistemas de entretenimento e lazer, tanto em lojas físicas como online.
Este artigo tem mais de um ano
Estes produtos são tão bons, mas a TP-Link como outras esquecem-se de uma coisa! A segurança, só vemos descrições bonitas, e enfeitadas mas não vejos nenhuma descrição adicional acerca do que foi feito a nível de segurança no equipamento!
Hoje é realidade que os dispositivos IoT são um alvo, não só para ataques de DDoS como para serviços de negação de serviço (DDoS) conhecidos como booters, stressers e botnets bem como propagação de malware!
Infelizmente estas câmaras até podem ser boas, mas vejamos uma coisa onde é que anda o Two 2Factor Auth? Country Blocking por IP? Dispositivos reconhecidos? Pins de segurança? Painel de controlo ou opções com possibilidade para desactivar certos serviços SSH / FTP, Firewall já prefigurado no próprio equipamento, SSL, portas bloqueadas, controlo de tráfego ou sistema IDS, proteção contra ataques de força bruta? Proteção contra ataques de man-in-middle? Filtração das portas? Correção de bugs / patchs!? Mais actualizações?
É impressionante!! é por isso que cada vez há mais exploits para estes equipamentos e muitos dos que falei são cloud-based isto é, para visualizar a camara é no proprio site da TP-link ou num endereço que pertence a TP-Link tal como o mydlink.com que pertence a empresa D-LINK
O problema destas câmaras é que no inicio é muito giro, dão updates, depois de 3 meses abandonam aquilo! Esquecem-se e não querem saber… Tanto a TP-Link como a D-LINK poderia pegar em equipas de segurança para fazer pentesting e testar vulnerabilidades e depois corrigir-las, existem tantas equipas de segurança que fazem isso, testam, verificam, encontram vulnerabilidades! E reportam, isso é que era.
Muitos dos cloud-based (com site na internet gerido pela propria empresa) nem incluem o que disse a cima! Não precisa de ter aquilo tudo.. O SSH é um dos protocolos que geralmente está vulnerável a ataques ou em mira dos Hackers.
É triste! Infelizmente é realidade!
**Quem tem camaras em casa para não se assustar, vá ao exploit-db ou a sites com exploits e vulnerabilidades expostas é só pesquisar, e no site metam a marca e o modelo da vossas camaras, ou até a marca e já se vão assustar.