Toshiba revela a primeira TV 3D sem óculos
Hoje, às 13h, a Toshiba Europe promove um webcast em directo com informação sobre os mais recentes lançamentos de TV 3D sem óculos.
A Toshiba apresentou hoje na CEATEC 2010, a maior feira de electrónica de consumo do Japão, os primeiros televisores 3D sem óculos. Com ecrãs de 12” (30.5 cm) e 20’’ (50.8 cm), os novos televisores oferecem uma experiência de visualização tridimensional confortável, sem necessidade de recorrer a óculos 3D.
Numa aposta clara no conceito de “3D sem óculos”, a Toshiba apresenta também um protótipo de um portátil 3D de 12” (30.5 cm) para utilização sem aquele acessório.
Os novos televisores estarão disponíveis no final de 2010, no Japão.
Tecnologia inovadora potencia experiência 3D sem óculos
A tecnologia desenvolvida para as novas TV 3D sem óculos recorre a um sistema de definição de imagem integral, que capta nove perspectivas diferentes (paralaxes) de cada frame 2D que o cérebro sobrepõe para obter uma impressão tridimensional da imagem.
A Toshiba chegou a esta tecnologia devido à sua vasta experiência no desenvolvimento e design de semi-condutores e software, entre outras tecnologias. Os engenheiros da Toshiba desenvolveram um potente motor e um algoritmo para extrapolar estas perspectivas dos frames 2D à qual adicionaram uma folha lenticular perpendicular, com uma vasta série de lentes, que faz com que o cérebro sobreponha as perspectivas. Devido à ampla área de visualização da parte frontal destes ecrãs, o movimento dos olhos e da cabeça é facilitado, não se reflectindo num rompimento da imagem 3D, e não se sentindo o desconforto muitas vezes associado a outras tecnologias 3D sem óculos.
Qualidade de imagem superior em todas as TV 2D e 3D
“Com as novas TV 3D sem óculos, a Toshiba disponibiliza uma vez mais a melhor qualidade de imagem possível” afirma Jorge Borges, Director de Marketing da Toshiba Portugal. Os novos televisores não comprometem a experiência 2D, uma vez que a transição entre os modos 3D e 2D pode ser feita em segundos.”
Mais um passo para o futuro da TV 3D
Devidos às dimensões reduzidas do ecrã, as novas TV 3D dirigem-se ainda a um grupo de “early adopters”. Com estes equipamentos, a Toshiba pretende demonstrar que os ecrãs 3D auto-estereoscópicos são viáveis tanto tecnológica como comercialmente. “O lançamento comercial das nossas TV 3D sem óculos de 12” e 30” no Japão é o primeiro passo para o futuro do 3D no mercado do entretenimento em casa”, afirma Jorge Borges. “Mas são necessários ainda mais alguns anos para o desenvolvimento de ecrãs de maiores dimensões – acima das 40” – para TV 3D sem óculos, disponíveis a um preço razoável. Aqueles que querem usufruir da experiência 3D em casa em ecrãs maiores podem actualmente fazê-lo em óptimas condições, com TV 3D que usam óculos com obturador activo, como é o caso dos modelos da nossa série WL768”.
Participe no webcast em directo
Hoje, às 13h, a Toshiba Europe promove um webcast em directo com informação sobre os mais recentes lançamentos de TV 3D sem óculos.
Homepage: Registem-se em www.toshiba.eu/ceatec
Este artigo tem mais de um ano
Isto sim, vai revolucionar o 3D. Pois com oculos a evolução estagnaria, assim tem pernas para andar
first…….
exacto é a primeira tv 3d sem necessidade de oculos
LOOOOOOOOOOOOL…bem respondido carlos xD
O COMENTÁRIO DO ANO!!!
Ainda por cima foi … segundo!
muito bem ^_^’
Qualquer dia ainda um gajo leva uma chapada da tv com tanto realismo 😛
Pessoalmente e tendo visto uns dois filmes em 3D no cinema … não é nada que me atraia … até porque a tecnologia até chegar ao mercado de massas ainda vai ter que se desenvolver nos próximos 5 anitos … mas agora anda tudo doido com o 3D … aliás … acho que se se perdesse tempo a produzir bons filmes em 2D não seria preciso 3D …
eh eh eh. Só pensas em filmes de Acção 🙂
Pois, pois! Desta forma poderemos apertar o cinto no pescoço aos governantes!
Alguém se lembra da senhora nos EUA que engravidou a ver um filme hardcore em 3D?
Isto promete
😀
Lol. O pior dessa notícia foi que se espalhou de uma maneira, apesar de ser inventada.
Lol … por acaso lembro-me disso …
Mas há cada personagem por esse mundo fora. Há tempos tb andava uma gaja qualquer a processar a Nintendo porque supostamente desde que tinha tido um comando da wii na … mão (?!?!) … não parava de ter orgasmos quando o telemovel vibrava … se calhar tinha o telemóvel onde meteu o comando … ou seja … na … mão …
Ah, como curiosidade no manual da minha ida PSX dizia lá para não usar o comando que tremia em sítios não adequados … seja lá o que isso for.
XDDDDDDDDDDD @Manual do DualShock
lol os filmes que fui ver ao cinema a única coisa em 3D que vi foi a publicidade.
Avatar?
Pensa só nisto,teres uma TV 3D sem óculos, sintonizar o canal Playboy…ou o National Geograpic com documentários sobre animais ferozes…tá-se numa de adrenalina
Não é esta a tecnologia que muita gente se vomita toda só de olhar para o ecran? XD
a Samsung já não tinha TVs 3D sem óculos??
Tinha sim. É isso que estou a achar estranho.
A utilização em casa de TVs 3D com óculos para mim nunca foi uma solução. Este sim é o caminho certo!
A TV3D com óculos durou imenso…
Esqueci-me de escrever que, já se estava a ver que isto ia acontecer, estas TVs por o que eu sei são caras de produzir mas penso com a introdução no mercado em produtos com potencial de vendas enorme como a 3DS (e outros mais virão) vai dar um boost significativo.
TOSHIBA será sempre aquela marca… 😉
P.s.: Digam o que disserem! 😛
eu ja conheço esta tecnologia à 3 anos!! e foi criada aqui em guimarães, no ave park..
podem dar uma vista de olhos
http://www.sketchpixel.pt/site09/produtos_n.php?id=1
interessante!
Ia jurar que se tinha que estar a uma distância X e a um ângulo Y para se ver o efeito 3D. Se for esse o caso, também não se deve conseguir ver uma imagem muito nítida em 2D.
Se for este o caso, prefiro muito mais os óculos. Se não fossem tão caros…
a tv q eu vi, apenas tinha 8 angulos em q s podia ver o efeito..
Gostava era de saber se já foram feitos estudos de saude sobre os efeitos secundários desta tecnologia. (se a tv normal pode causar ataques de epilepsia, os filmes 3d podem também causar uma série de problemas) Qual será a “perigosidade” para a saúde desta tecnologia?
De qualquer das maneiras os 3D não me fascina por aí além.
Quando criarem uma tv holográfica, aí sim ficarei contente. 😉
mesmo se houvesse problema de saude, nao creio que contariam agora,… esperariam, uns 10 anos, ou mais um pouco.
a TV 3D sem ser perciso oculos, atrofiou.me a cabeça,, mas ate tava córtida 😀
Acho que assim o 3D evoluirá muito nos próximos anos. O mundo das consolas fará parte destes avanços, isto está cada vez melhor!
Outra coisa é que isto torna-se muito útil para todos aqueles, como eu, que usam óculos de vista.
🙂
Uma coisa e ter imagens 3D no ecran outra é ter imagens 3D a flutuar a nossa frente!!!
Mas estes querem enganar quem?? A única maneira possível de ter imagens 3D sem óculos é através de hologramas e nunca em telas 2D.
A toshiba utiliza a profundidade das imagens e dos cenários apenas no ecran e isso não é o mesmo que estar a visualizar efeitos 3D que subresaem do ecran até à nossa cara.
Há uma coisa chamada “Parallax Barrier”, que permite 3D sem óculos. Acho que a tecnologia desta TV é parecida com isso.
Agora, claro, Parallax Barrier em TVs? FAIL. Porque tens de estar a uma certa posição. Até resolverem esse problema, mais vale ficar com os óculos, que nem me incomodam nada.
A noticia está bem dada a “Toshiba revela a primeira TV 3D sem óculos”
porque isto já existe à algum tempinho
a toshiba é que anda um pouco atrasadita
A Samsung também já tinha disto, embora fosse um pouco diferente… era “2D + Depth” (ver na Wikipédia).
Pessoalmente o 3D e das coisas que ainda nao me cativou. Nao sou muito de estar dentro de uma sala com todos os efeitos magnificos etc… Em primeiro uma boa historia e depois bons efeitos. Mas isso e tudo muito relativo.
Primeira? Qual primeira? lol.