Pplware

TOP semanal Pplware

Porque a nossa prioridade é a qualidade da informação que chega aos nossos leitores, escolhemos 10 artigos publicados ao longo da semana que passou e que reflectem o que de mais relevante se falou no mundo tecnológico no Pplware.

Os rumores têm estado a ganhar forma e, apesar de serem contra natura, estão cada vez mais certos e firmes. A Nokia vai mesmo lançar um dispositivo que irá correr Android.

O Nokia Normandy, será este o seu nome, deverá ser apresentado já no final do mês de Fevereiro, no Mobile World Congress, em Barcelona.


A marca europeia de telemóveis WIKO anunciou o seu novo smartphone: HIGHWAY. Trata-se do primeiro equipamento com um processador de oito núcleos reais (2 GHz) a ser apresentado em Portugal, onde todos os núcleos funcionam em simultâneo, o que lhe confere um poder sem comparação com outros smartphones presentes no mercado.

O equipamento dispõe ainda de 2 GB de memória RAM e 16 GB de memória interna para armazenamento de conteúdo.


A Comissão Nacional de Protecção de Dados lançou hoje uma ferramenta, denominada de Pen C3Priv, que  desenvolvida pelo Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade (C3Priv) da Universidade do Porto e que tem como principal objectivo garantir a privacidade dos utilizadores online.

Trata-se de um conjunto de ferramentas open source essenciais para navegar e trabalhar de forma mais segura na Internet. O Pplware já experimentou o Pen C3Priv e deixa aqui um pequeno tutorial para instalação e configuração deste Kit português anti-espionagem.


O Windows Phone 8.1, a actualização que todos esperam que a Microsoft lance muito em breve, tem estado na ribalta nos últimos dias. Foram várias as fugas de informação que surgiram e que têm mostrado o que está para chegar.

Pois agora surgiram mais algumas novidades, fruto de uma fuga de informação de um programador que teve acesso a informação privilegiada. As novidades do Windows Phone 8.1 são várias e vão mostrar um sistema operativo renovado.


Que o iPad é uma ferramenta de trabalho excepcional, bom isso já sabíamos, mas a cada dia que passa este dispositivo encontra novos e melhores segmentos de utilização. Um caso que apresentamos há uns meses foi o segmento ensino, onde demos a conhecer uma fantástica aplicação para os professores controlarem por completo o mais elementar motivo da sua função… os alunos.

energyProf é uma aplicação que permite gerir um vasto leque de informação referente a cada aluno, desde as presenças, trabalhos apresentados, desempenho na sala de aula, notas de avaliação e informações pessoais de identificação.


Todos nós já sabemos que o Android é a plataforma líder no segmento dos dispositivos móveis há algum tempo. Tal liderança deve-se certamente à adopção desta plataforma por parte de muitos fabricantes mas também à satisfação dos muitos milhões de utilizadores que a usam diariamente.

Segundo informações do site The Verge, os futuros equipamentos com Windows Phone e computadores também com Windows vão ter a possibilidade de correr aplicações Android.


Os rumores sobre um dos dispositivos mais falados do mundo já começaram a surgir: o próximo iPhone. Já aqui falámos na possível poderosa câmara que poderia ter, como também já falamos do possível display que poderia apresentar.

É uma verdade conhecida, no mundo tecnológico nunca um dispositivo deu e dá tanto que falar. Tudo nesta empresa é motivo de rumor, de notícia e de adivinhação… uma futurologia que faz girar o mundo da tecnologia. Em cada novo iPhone, todo o aspecto é importante e pode trazer o futuro de alguma coisa, o novo botão de desligar, o novo botão Home, design modificado, tudo mas mesmo tudo, e principalmente, quando alguma peça ou grande parte desse iPhone cai nas mãos de um blogger…

Será este o visual do novo iPhone 6?


A loucura em volta do Flappy Bird não poderia passar ao lado dos “criadores” de malware…era óbvio que o tema e iria ser explorado.

O jogo, após ter sido retirado das stores pelo seu criador, aumentou o furor na Web, há mesmo quem esteja a vender dispositivos com o jogo por um preço indecoroso e está a ser usado, segundo a empresa de segurança Sophos, para infestar de malware os smartphones.


O Cartão de Cidadão (CC) foi introduzido em Portugal em Fevereiro de 2007 nalgumas localidades piloto de Portugal e, em 2008, já podia ser obtido em todas as conservatórias do registo civil do país. Este novo cartão, além da vantagem do tamanho mais reduzido e substituir 4 cartões (bilhete de identidade, identificação fiscal, segurança social e utente de saúde) por um só, trazia também a identificação electrónica (eID) do cidadão. O eID prometia revolucionar a forma como nos identificamos no meio digital através da utilização de certificados digitais emitidos por entidade estatal.

Saiba mais detalhes acerca das potencialidades e robustez de uma assinatura digital e veja como pode, facilmente, assinar digitalmente um PDF com recurso ao CC.


A Internet é actualmente um meio privilegiado para a partilha dos mais diversos conteúdos. No entanto, os vários estudos que têm sido levados a cabo pelas principais empresas de networking, em especial pela Cisco, revelam que o vídeo será o tipo de conteúdo mais usado já a partir de 2016, até porque facilitará a comunicação entre utilizadores (que actualmente é estabelecida essencialmente através de chats e muitos smiles..) e a utilização de outras aplicações/serviços.

Mas será a largura de banda actualmente disponibilizada pelos ISPs ( Internet service provider) aos clientes domésticos suficiente para a utilização frequente do vídeo? Depois de ter criado o Google Fiber a 1 Gbps, a Google está agora a desenvolver  uma tecnologia que permitirá ter Internet a 10 Gbps.

Exit mobile version