Thierry Breton adverte Elon Musk sobre “conteúdos ilegais” no X
Vários investigadores estão preocupados com a onda de desinformação no X (antigo Twitter) no meio do conflito Israel-Hamas. Agora é a vez do Comissário Europeu para o Mercado Interno e Serviços, Thierry Breton, que avisou Elon Musk de que a plataforma está a ser utilizada para difundir conteúdos ilegais.
Numa carta, o Comissário recordou Musk que a rede social de microblogging é obrigada a cumprir as regras de moderação previstas na Lei dos Serviços Digitais (DSA).
Isto é particularmente relevante no que diz respeito a conteúdos violentos e terroristas que parecem estar a circular na sua plataforma.
Afirmou Breton, numa parte do texto publicado na terça-feira à noite.
Notícias falsas alimentadas por imagens manipuladas
O responsável europeu apelou ainda à tomada de medidas relativamente a conteúdos potencialmente ilegais que já circulam na plataforma e à adoção de medidas de mitigação para resolver o problema. O responsável referiu ainda que as organizações da sociedade civil estão a reportar a presença de informações falsas e imagens manipuladas. Por exemplo, fotos antigas de conflitos não relacionados.
Neste contexto, Breton apela a Musk para "garantir urgentemente" a eficácia dos sistemas do X e a informar as autoridades competentes das medidas adotadas.
Exorto-o a dar uma resposta rápida, exata e completa a este pedido nas próximas 24 horas.
Disse o comissário, não esquecendo de referir que o incumprimento do DSA pode levar a sanções.
https://twitter.com/elonmusk/status/1711832919335976991
Musk foi rápido a responder, pelo menos publicamente, através do X.
A nossa política é que tudo seja de fonte aberta e transparente, uma abordagem que sei que a UE apoia.
Disse o empresário num post dirigido a Breton. Pediu também que Breton enumerasse as regras que o X está a infringir "para que o público as possa ver".
Desde que Musk comprou o Twitter em outubro de 2022, a rede social transformou-se substancialmente. O CEO da Tesla promoveu uma grande variedade de mudanças, muitas das quais não foram isentas de controvérsia. Estas incluem o corte da equipa de moderação de conteúdos e, mais recentemente, a remoção de títulos de pré-visualização.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O ocidente está a ficar uma ditadura autêntica. Ligo a televisão e todos os dias vejo desinformação sempre a favor do ocidente quer na questão da Ucrânia como na questão de Israel. O ocidente devia era preocupar-se apenas com as questões LGBTGWUVT++++ pois é nisso que é bom. Já agora, também devia preocupar-se com as eleições das miss trangéneros!
uma selvajaria onde vale tudo não é democracia e liberdade. se isto é uma ditadura, o que dizer da Russia e China
tambem nao consigo entender qual o problema que a vossa tralha tem com os direitos LGBT? Que te interessa como alguns vivem a vida deles? So querem os mesmos direitos
Diz-me lá um direito que o LGBT não têm e que tanto procuram?
Verdade a imprensa do ocidente passa continuadamente um atestado de analfabetos.
Ainda ontem foi preciso chegar a meia noite para a CNN passar uma reportagem com video a informar que morreram mais de 300 crianças na Palestina em 48 horas de ataques de mísseis israelitas, durante o dia não passaram a notícia nem vão passar.
Tu decide-te. Então falam das crianças da Palestina ou não? A desculpa agora é que só passam à meia noite só para alguns verem?
Aqui não há bons e maus da fita. Quem sofre no fim são sempre os mesmos: as pessoas que só querem a paz e viver a sua vida sem estas atrocidades.
Tu sabes lá o que é uma ditadura, rapazito. Falas de barriga cheia!
Estão com medo que a “civilização” do Hamas e dos Palestinianos fique exposta. E o orgulho que têm nela.
Escrevi um comentário que me parece bastante bem, senão não o tinha escrito, que se sumiu, nem aparece na moderação.
Vai-te conformando que aqui tambem tens censura, se nao vai de encontro com a idelogia do moderador ficas elimindo, a imparcialidade nao existe neste site, descobrei no tempo do CovCov.
Simples deixei de comentar.
Deve ter sido banido pelo Thierry Breton
Twitter/X tem um grave problema com desinformação e o Elon Musk não precisa de perguntar comissário da EU por evidências, basta seguir o próprio feed to Elon Musk.
Há apenas três dias o Elon Musk sugeriu seguirem as contas @WarMonitors e @sentdefender para obterem informação sobre a guerra mas ambas as contas já foram apanhas a disseminar desinformação na plataforma, ambas partilharam por exemplo a imagem gerada por IA sobre o suposto bombardeamento do Pentágono.
Neste momento devido à política de partilha de monetização do Twitter há um incentivo em simplesmente postar conteúdo controverso para gerar reações, quantas mais reações tiveres mais dinheiro ganhas no Twitter, e a única forma de fact checking que o Elon Musk suporta são as “Notas da Comunidade” que permite acrescentar contexto aos tweets, no entanto tweets podem ser visualizados milhões de vezes antes que uma nota seja inserida e segundo mesmo com a inserção de uma nota da comunidade a corrigir informação o tweet continua visível e como tal a geral lucro para a conta que publica a informação não havendo incentivo em eliminar o tweet.
Este tweet twitter.com/akillis21/status/1711447717237473586 – tem neste momento 1.1M de visualizações, apesar de agora ter uma Nota de Comunidade a desmentir, continua disponível para qualquer um ver, e embora não saiba quando é que a nota foi inserida a primeira vez que vi o tweet já tinha 786 mil visualizações, e olhando para o perfil ele gaba-se das interações que tem na plataforma twitter.com/akillis21/status/1712126908161315252, por claro isto rende-lhe dinheiro.
Se o Elon Musk está à espera que a DSA partilhe publicamente links com desinformação para tomar uma medida, quando nunca foi assim que estas agências funcionaram bem que pode esperar sentado, eles hão-de de lhes mostrar os tweets em causa por outros meios seguido de uma multa por incumprimento da legislação em vigor.
Então esse comentário todo para dizer que não é preciso evidências, é isso? Eh pá, vamos buscar forquilhas e paus acessos com Naftalina, bora mas é queimar a bruxa do Elon na fogueira, qual Nosferatum Elon Vlad dracul , o empalador de fake news. Ao menos temos um show á boa maneira antiga. Até já consigo ouvir a populaça enfurecida ” burn the witch !!! ” grrrrrrr