PplWare Mobile

The Spectrum: o icónico computador dos anos 80 já está à venda

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Técnico Meo says:

    lagrima ao canto do olho…sniff sniff 🙂

  2. Load"" says:

    O meu primeiro foi o Sinclair, com a extravagancia de 1KB de RAM. Se não ma falha a memória, em1982! Que saudades.

  3. Paulo Sérgio says:

    Tive o Zx Spectrum + (48k) e o Timex 2048. Íamos jogar uns a casa dos outros. Bons velhos tempos. Comprava a revista Microhobby, que trazia jogos. Foi a minha introdução à programação Basic… Os jogos que mais jogava talvez Enduro Racer, Double Dragon, Match Day, Match Point, Bomb Jack, Professional Soccer, International Soccer, Comando, Robocop e vários mais ( uns 50). Ia a casa de um amigo jogar o Navy Seal (para 128k), wow que jogo dizia eu na altura… Quanto custa uma coisa destas? Imagino que leia os ficheiros tzx ou tap. Devo ter os ficheiros dos emuladores de (quase) todos os jogos que jogava mais.

  4. says:

    Timex 48k.
    No entanto, não vou comprar nada disto. Já foi tempo e agora os jogos são mais interessantes.

  5. Zé Fonseca A. says:

    tive um, mas sempre preferi o meu amiga, zx era a budget option da altura

  6. Ricardo says:

    Cresci nos anos 80 e posso dizer que tive o privilégio de juntamente com o grupo de amigos de passar horas a jogar nestas máquinas…Pessoalmente eu tinha o concorrente do zx …Timex 2048…bons tempos.

  7. César Oliveira says:

    O meu primeiro foi o ZX Spectrum 48K e depois passei para o 128k
    Foi no primeiro que eu comecei a programar. Com o Basic.
    Que saudades.

  8. Nuno Magalhães says:

    O meu Pai teve uma maquina de jogos de ligar à TV que lhe perdi o rasto, acredito que ainda dos anos 80, entre os apetrechos tinha uma pistola preta que dava para acoplar um extra também preto que a transformava numa caçadeira.
    Alguém conseguirá identificar que modelo poderá ser?

  9. Alexx says:

    Esqueceram-se de referir a existência posterior do QL com microdrive. Também fiz o mesmo percurso do TS ao Spectrum 128, QL e depois Armstrad. Os calculos do meu trabalho de licenciatura foram feitos num Spetrum, sem impressora num programa de Basic que criei. Só que o danadinho aquecia e de 15 em 15 minutos tinha que o desligar deixar arrefecer, carregar o programa e voltar a introduzir as variaveis. Na altura as impressoras eram de papel térmico e só para ricos. Não deixou saudades embora sinta uma certa nostalgia pela excitação e emoção da descoberta.

    • joão says:

      O QL era outra máquina completamente diferente (um verdadeiro Salto Quantico – dai QL – quando comparado com o Spectrum).

      Não só já n era baseado em Z80, como suportava Multitasking, tinha uma GUI com janelas ANTES da Apple ou da Microsoft aparecerem com “macOS” ou o Windows.

      e foi curiosamente onde o Linux Torvalds (criador do Linux) deu os primeiros passos em programação!

      infelizmente, a pressa por bater a apple e apresentar ao utilizador “comum” o primeiro SO com uma Interface Gráfica, fez com que o sistema fosse lançado com uma série de bugs que lhe custaram uma má fama (além de ser mais caro do que os típicos Spectrum’s)

  10. joão says:

    Alguns sites de interesse nacional:

    http://www.zxspectrum.retrobox.org (o mais antigo site de Spectrum Portugues)
    https://planetasinclair.blogspot.com (muitas novidades aqui!)
    https://loadzx.com (museu Nacional)

  11. Yessss says:

    ZX Spectrum, comprei quando foi lançado em 1982 que saudades, acho que anos mais tarde emprestei a um familiar e nunca mais o vi.

  12. Filipe says:

    Além do Museu LOAD ZX também existe a Teknamic, publisher de jogos retro para ZX Spectrum, a única em Portugal, inclusive, vendendo ainda no formato de cassetes.
    https://teknamic.com/

  13. irlm says:

    **** Com a cassete TDK tamém é lembrada para o 128K

  14. JL says:

    Foi no Natal de 84 que tive o primeiro ZX Spectrum +, hoje ainda o conservo e entretanto comprei outro, ambos a funcionar.

  15. kendimen.c says:

    Muito interessante.

    Curiosamente há alguns spectrum originais à venda em sites de classificados online, com preços superiores a este Spectrum novo!

    PS: ainda tenho o meu Timex Sinclair 2048 guardado, e da última vez que experimentei, funcionava.

  16. Alejandro says:

    As máquinas dos anos 80 e 90 tinham um cheirinho a novo e digamos: eletrónico, era algo bastante mágico. As de hoje nada disso têm, que pena. Estive na Lisboa Games Week no ano de 2014 e estive mais tempo na sessão retro, foi um banho de nostalgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.