Termina em Janeiro de 2016 o suporte para versões antigas do IE
A Microsoft tem tentado nos últimos meses fazer uma limpeza aos seus produtos mais velhos, mas que ainda têm níveis de popularidade e de utilização muito elevados.
Esta mudança é lógica, ao tentar trazer os utilizadores para as mais recentes soluções, mas acaba por deixar muitos sem alternativa que não seja a mudança.
Depois do fim do Windows XP e de toda a celeuma que ainda causa, é agora a hora de terminar com o suporte para as versões mais antigas do Internet Explorer.
A data que a Microsoft impôs a si mesma e que está a anunciar para fim so suporte para as versões mais antigas do Internet Explorer foi o dia 12 de Janeiro de 2016.
Nessa altura todo o suporte para as versões que foram já descontinuadas vai ser terminado, devendo os utilizadores fazer a lógica actualização para versões mais recentes deste browser.
O fim do suporte significará que as actualizações de segurança e suporte técnico, ficando essas versões expostas a problemas e a situações anómalas que surjam, sem que a Microsoft vá desenvolver qualquer solução.
A Microsoft é bastante específica nos browsers que vão ser suportados por cada um dos sistemas operativos ainda no activo:
- Windows Vista SP2 e Internet Explorer 9
- Windows Server 2008 SP2 e Internet Explorer 9
- Windows 7 SP1 e Internet Explorer 11
- Windows Server 2008 R2 SP1 e Internet Explorer 11
- Windows 8.1 e Internet Explorer 11
- Windows Server 2012 e Internet Explorer 10
- Windows Server 2012 R2 e Internet Explorer 11
Após essa data apenas a versão mais recente do Internet Explorer disponível para cada uma versão do Windows será a suportada, devendo os utilizadores actualizarem as suas máquinas para essas versões.
For example, customers using Internet Explorer 8, Internet Explorer 9, or Internet Explorer 10 on Windows 7 SP1 should migrate to Internet Explorer 11 to continue receiving security updates and technical support
A indicação da Microsoft é clara e revela que as versões mais antigas vão mesmo ser abandonadas e que os utilizadores devem actualizar-se para se manterem seguros e com acesso às melhores e mais recentes novidades.
A mudança agora anunciada, mesmo sendo totalmente lógica, não apenas ao nível dos padrões de segurança e do acesso a novas tecnologias, vai permitir que a Microsoft se foque nos desenvolvimentos necessários, deixando de ter de manter versões já desactualizadas e que representam problemas de segurança.
Se do lado dos utilizadores domésticos esta será uma situação simples de resolver, com uma simples actualização, no mundo empresarial o problema será muito maior, pois existem requisitos de versões muito específicos e complicados de ultrapassar.
Está mais uma vez em marcha mais uma tentativa da Microsoft de forçar os seus utilizadores a evoluírem e abraçaram o que de mais moderno esta empresa tem para oferecer.
Haverá de certeza muita resistência a esta mudança, mas provavelmente será bem menor do que a que existiu no fim do suporte ao Windows XP.
Este artigo tem mais de um ano
“The browser that you love to hate”.
Eu era mais drástico. Apartir de 2016 acabava o IE.
Isso sim seria um boa notícia!
OBRIGADO MICROSOFT
E isso quer dizer o quê?
MICROSOFT…OBRIGADO E CONTINUA A EVOLUIR COMO ATÉ AQUI!!
E se eles se deixassem de tretas e fizessem com que o internet explorer fosse auto actualizável como o chrome? Assim poupavam dores de cabeça e perdas de tempo aos web designers.
Hombre, ainda o Chrome não existia e já o IE tinha atualizações automáticas, como aliás todos os outros componentes do Windows.
E agora é certificarem-se que as pessoas deixam de usar o XP e o IE6…
Como propões fazer isso?
Infelizmente há sites que só funcionam com as versões mais antigas do IE. O Ministério da Justiça do Brasil, por exemplo, para consultar um processo só é possível com IE 6, 7 ou 8. Com as versões do IE 9 ou superior, nada. E nem com nenhum outro browser! Inclusivamente tem um aviso que a consulta só pode ser processada com o IE. Complicado!
Este é um exemplo, de muitos que por aí andam.
Sou obrigado a recorrer a uma máquina virtual com Windows XP.
E aos que falam mal do IE, a partir da versão 10 tornou-se um browser muito bom. Quem fala mal é quem não o conhece.
O IE 11 tem um modo de compatibilidade, F12 – Emulação. Digo isto porque na empresa onde trabalho algumas aplicações só funcionam corretamente em IE7.
Desconhecia este modo, mas mesmo assim não funciona no referido site.
Estes bípedes acéfalos devem pensar que eu tenho o dinheiro deles.
“utilizadores devem actualizar-se para se manterem seguros e com acesso às melhores e mais recentes novidades.”
Num pais como Portugal devia todos os utilizados usarem linux, openoffice e outros.
Sou um simples utilizador que apenas usa o PC para trabalho, nada mais, parabéns pelo vosso site.
Por mim o IE pode ir à vida. Existem varias alternativas a um browser que está sempre a crachar e é lento.
Discordo.
Crashes tenho alguns é facto, mas não sei se o Sr.João estará sequer a utilizar o IE11, porque se estiver algo está mal.
O IE11 é actualmente o browser mais rápido que disponho cá em casa, seja a abrir, fechar, abrir páginas e a ler conteúdos multimédia em computadores low-spec.
Por mim se o IE11 fosse à vida, bem podia pôr por exemplo o meu netbook no lixo que se arrasta todo com o chrome que ultimamente é lento que nem uma porta e o firefox não tão lento, mas ainda assim mais lento que o IE11.
Há opções para todos..
Se não gosta então usará o Firefox ou o Chrome sem desejar a morte de um browser que prefiro usar em certos PC’s cá de casa.
Cumps..
Também existe o opera e o safari para PC. Eu evito usar o IE.
Agora para aqueles que não poderão usar outro browser é compreensivo usar o IE.
Lento e sempre a crashar? Deves estar a confundir o IE 11 com o Firefox…
Olha só os resultados do Sunspider 1.0.2:
IE 11: 157.9ms
Firefox 31: 231.1ms
Chrome 36: 259.7ms
E tanto o Firefox como o Chrome não funcionam bem em ecrãs HiDPI, como o do Surface Pro que estou a usas neste momento. No Firefox as páginas até são mostradas bem, mas o Firefox em si fica desfocado; No Chrome fica *tudo* desfocado.
Então e o Windows RT, este sistema operativo não consegue transferir outro browser, o que vai acontecer?