Portugal: Tem armas de fogo não registadas? Pode entregá-las até 2020
Ter uma arma de fogo não manifestada ou registada constitui um crime previsto e punível pelo artigo 260.º do Código Penal. Sabia que pode até ao dia 22 de março de 2020 entregar as armas de fogo que não se encontrem manifestadas, ou registadas?
A última alteração à lei das armas permite que os cidadãos que detenham armas que não estão registadas possam entregá-las, de forma voluntária, sem qualquer penalização.
A informação foi avançada pela GNR na rede social Facebook. De acordo com a informação "Depois de examinada, a arma poderá ficar em situação de detenção no domicílio durante seis meses, período em que se processará o licenciamento."
Os cidadãos que sejam detentores de armas não declaradas vão poder regularizar a situação, desde que legalmente possível, e se forem titulares de licença habilitante, ou isentos de licença, por força de estatuto profissional específico.
Como entregar armas de fogo não registadas?
Caso pretenda entregar uma arma de fogo que não se encontra registada, sem qualquer tipo de penalização, é necessário entregar num posto da GNR ou PSP, os seguintes documentos:
- Requerimento para manifesto e entrega voluntária de armas e sua detenção domiciliária provisória (descarregue o documento em: https://bit.ly/2m5AvC9)
- Identificação de armas ou munições (descarregue o documento em: https://bit.ly/2mepbU9).
Este artigo tem mais de um ano
Nem registadas, nem por registar, não quero essa m*rda dentro de casa. Ainda acabava por dar um tiro em alguém. E não tenho interesse nenhum em levar um tiro numa discussão de trânsito da caca.
… mas tenho um cão … um bocado velhote, é certo 🙂
Não estás livre de levar um tiro na mesma… basta que o outro tenha uma arma… e tu não tens… boa sorte.
Ainda não ouviste o meu cão a ladrar, mete medo a qualquer um 🙂
Eu quero uma pois vou precisar de um para o que está por vir, um gov tiranico comuno-socialista que nos vai querer escravizar!
Os armados em parvo também podem ir?
É desta que vão devolver as glock?
Eu por acaso queria mesmo ter uma Glock 9mm. Mas o MAI não me deixa 🙁 .
Antes ter e não precisar de usar, do que precisar usar e não ter 😉
Perguntem à Venezuela por exemplo, o que eles acham.
“Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo”.
Não sabias: https://www.publico.pt/2019/06/12/sociedade/noticia/portugal-terceiro-pais-pacifico-mundo-indice-global-paz-1876208
Qualquer comparação com a Venezuela é despropositada.
Em todo o caso, quem tem armas em casa e pensa que estão bem guardadas, lembrem-se que os “cabrões dos puto” descobrem tudo. O que tem havido de miudagem a matar irmãos, etc, é mais que muita.
Se andam nervosos, se têm armas em casa e miúdos livrem-se delas – vão ver que andam muito mais descansados (não estou a inventar – é um facto).
Os GNR podem levar as armas de serviço para casa. Vejam a percentagem dos que dão um tiro na cabeça.
E por amor de Deus – não vos passe pela cabeça ir armados para uma discussão com o vizinho ou andar com uma no carro “para o que der e vier”. Vai dar m*rda de certeza.
Pois, eu também gostava de comprar uma legalmente, não é preciso perguntar à Venezuela, tens já muitos casos em Portugal que dava jeito ter uma.
Era preferivel dentro de certas regras – obrigatoriedade de treino, cadastro limpo, estabilidade mental, limite de munições – facilitar a licença de uso e porte de arma, e saber por onde as armas andam, que isto de dificultar ao máximo a ver se ninguém tem. Quem quer mesmo ter arma, acaba por a ter, e se envolvida nalguma situação, geralmente é difícil saber de quem é a arma. Quanto ao resto, adquire-se arma como um extintor de incêndio: é para não usar. Mas se necessário, é melhor ter, que não ter.
O que separa a estabilidade mental da instabilidade mental é uma película muito fina – rompe-se com mais facilidade do que muita gente pensa.
Não garante que quem tem uma arma não possa cometer uma loucura qualquer, irremediável.
Comparar uma arma com um extintor de incêndio é um valente disparate,
Também acho, há pouca procura de extintores de forma ilegal. É muito mais fácil arranjar uma arma. Vá, toca a devolver as pistolas de alarme artilhadas a 9mm 😀
Vá perguntar aos tipos que o assaltarem e aos que além do assalto querem levar a sua mulher/namorada/filha, com eles, onde é que eles arranjaram as armas. É que nessa situação, aposto que preferia mais ter uma arma nas mãos, que esse monte de balelas que acabou de dizer. É tudo muito coração-de-pomba, até se verem em apuros sérios.
Pelo sim pelo não, tenho uma em cada divisão.
Toda a gente sabe que as pessoas de bem não devem ter armas. Apenas os bandidos as devem ter. E viva o pai natal.
Se tivesse ía mesmo entregar…. Deve ser para rir.
O que fizeram com o dinheiro para estarem a pedir às nossas armas? Existem armas antigas dadas pelos bis-avos e querem que entreguemos as armas? Ninguém precisa de saber quem tem licença e quem tem armas. Aparecam e levam um tiro e mais nada. Devem ser uma comédia. Já para não falar que existem polícias que não entrega tudo ao posto. Mas quem decidiu isso tudo? Cheira-me que estão a preparar algo e deixar-nos sem nada para nos defender.
Sr. ladrão, faça favor entregar o dinheiro que roubou, são estes artistas que governam Portugal, como se algu]em fosse entregar a arma que comprou ilegalmente.
Tenho várias mas não as entrego a ninguém……
Aviso … foi assim que começou a festa da bandidagem aqui no brasil, quem tinha arma e era honesto entregou de modo que so os bandidos ficaram armados, os roubos assaltos e humilhações por parte de bandidos que podem trabalhar sem medo de revide por parte da vitima… relaxe amigos portugueses depois vem mais direitos a favor dos bandidos ai vão entender como e aqui no brasil
Nem imaginas a quantidade de brasileiros que têm vindo viver para Portugal nos últimos meses. Não consta que tenham ido a correr comprar uma arma.
A primeira coisa que qualquer regime totalitário fez no passado (recente ou antigo), é desarmar a população!
Qualquer sociedade que caminhe para a perda de liberdade (o nosso caso e de grande parte da maioria da europa) é retirar o poder das pessoas para o Estado (e a sua elite).
Uma sociedade em que as pessoas têm direito e poder de defesa é sempre uma ameaça ao poder, sempre foi assim.
Um criminoso ou pessoa mal intencionada tem sempre acesso fácil às armas, quem se lixa sempre é quem tem boas intenções.
Pessoal de Portugal…. Não entregue suas armas!
Aqui no Brasil,teve essa campanha também,na época do PT (partido comunista brasileiro)
A real intenção, é que se der uma merda no governo, é mais fácil que tenham menos pessoas armadas possível.