PplWare Mobile

Tecnologia: Como será o mundo em 2040?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. NjsS says:

    By ChatGPT:

    “É difícil fazer previsões precisas sobre o mundo em 2040, mas é certo que a combinação de fatores que você mencionou pode ter um impacto significativo na sociedade e na economia global. Algumas possíveis consequências incluem:

    1. Aumento da desigualdade econômica: Com a automação e a inteligência artificial ocupando mais empregos, as pessoas com habilidades especializadas em áreas como tecnologia e ciência podem ter mais oportunidades, enquanto as pessoas com habilidades em áreas mais básicas e generalistas podem enfrentar dificuldades em encontrar trabalho.

    2. Crise alimentar: Com a mudança climática afetando a produção agrícola em todo o mundo, pode haver escassez de alimentos e aumento dos preços dos alimentos.

    3. Aumento do conflito global: As tensões geopolíticas e a ameaça de conflito nuclear podem aumentar, especialmente com a possibilidade de países e grupos não estatais adquirirem armas nucleares.

    No entanto, também é possível que haja mudanças positivas na direção oposta a essas tendências negativas. Por exemplo, pode haver um aumento na conscientização e ação em relação à mudança climática, levando a investimentos em tecnologias mais sustentáveis e na agricultura de regeneração. Além disso, a tecnologia pode ajudar a criar novas oportunidades de emprego e melhorar a eficiência econômica.

    Em resumo, o futuro é incerto e há muitos fatores que podem afetar o que acontecerá em 2040. O que podemos fazer é trabalhar para enfrentar os desafios que enfrentamos e buscar soluções inovadoras para os problemas que enfrentamos.”

    Posso dizer que o ChatGPT é mais otimista que eu 🙂

  2. AJ says:

    Vai haver uma tecnologia que vai conseguir decidir o local do novo aeroporto.

  3. Sergio says:

    Todos os pontos parecem me tangíveis , contudo tenho a serias duvidas na massificação de alguns em 2040, principalmente aqueles que necessitam de matérias que neste momento se encontram racionadas.

    Se em 2023 não é possível comprar um carro novo com facilidade em 6 meses, não me parece plausível acreditar num carro autónomo. É como querer fazer uma canoa se cana.
    Transportes públicos em cidades tecnologicamente bem desenvolvidas acredito.

    De resto, penso que faltou falar na substituição do dinheiro físico pelo digital. O mês passado consegui fazer uma viagem de 10 dias pelos sítios mais remotos da escocia e tinham TPA/NFC, consegui ir a uma feira de rua e tinham TPA/NFC.. consegui gratificar um artista de rua .. com TPA/NFC.

    Os dias do papel ” Não aceitamos pagamentos multibanco em pagamentos inferiores a 5€” parecem estar contados, felizmente!

  4. dctr666 says:

    Se a sociedade actual está desprovida de valores, de lógica e bom senso, e se as pessoas estão mais ocas, menos completas, completamente “virtualizadas”, com o crescimento da tecnologia, veremos uma mudança para um rumo muito pior.
    A sociedade actual, em comparação com os 80s e 90s piorou… e muito. Deixamos de ter convívios físicos, para alimentar amizades virtuais… deixamos de ter o espírito de desenrasque, para nos habituarmos a uma ferramenta que automatiza todo o nosso esforço…

    Há um fenómeno, chamado “Efeito de Flynn”, que estuda o evoluir de QI com o passar de gerações, que, até à geração de 80-90, e princípios de 2000, vinha, de forma gradual, a demonstrar um crescimento do mesmo… actualmente, a última geração, assistiu à inversão de efeito, com a nova geração a ter um QI tecnológico superior, mas o QI, no seu cômputo geral, a decair com alguma acentuação…

    Provavelmente, em 2040, já por cá não devo estar, mas se estiver, não me parece que vá gostar muito do que nos reserva o futuro… mas isso, só o tempo dirá…

  5. Domingos de Jesus Pereira Machado says:

    A Era de Aquário constitui um novo plano de desenvolvimento na história do homem. Uma total mudança de nível psíquico. A criatividade em toda a sua potencialidade, força e vigor, transcendendo completamente a realidade atual.

  6. Esta errado says:

    Esta errado. A lei zero esta errada.

    A lei zero deveria ser assim:
    Um robo, deve respeitar a liberdade do ser humano, seu direito de “ir e vir” em primeiro lugar. Um robo nao pode importunar ou passar por cima da liberdade do ser humano em primeiro lugar

    Tal como as leis da robotica, o uso da IA nao pode servir para ferir, importunar, tirar a liberdade do ser humano fazendo-o sofrer permitindo-o viver com felicidade e dignidade de uma vida humana em primeiro lugar

  7. ervilhoid says:

    em 2000 diziam que em 2020 já estavamos em Marte, lol

  8. Pedro Pinheiro says:

    Excelente artigo!

  9. deepturtle says:

    O pecado terá aumentado exponencialmente e as pessoas irão estar cada vez mais zombies e perdidas no seu egocentrismo e falsas doutrinas!

  10. Manuel Oliveira says:

    Esperemos que haja uma consciência global daqueles que governam o mundo, para podermos chegar até lá!!! Neste momento o mundo está a passar por muitas provas… algumas delas são bem perigosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.