PplWare Mobile

TDT: Deco pede 42 milhões de euros à Anacom…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. D says:

    Aproveito para perguntar, dá para fazer do raspberry pi um TDT?

    Já pus a questão no forum também.

    • ASC says:

      precisas de ter acessórios para o mesmo (que não sei, honestamente, se existem… aka uma entrada para recepção do sinal de tv), mas com os códigos certos… só tens de saber programar, com o pi podes fazer tudo o que qualquer aparelho eletronico faça (desde que hajam acessórios)… mas neste caso um arduino (UDO…ou como se chama…que é um ardino com 4x processadores do pi, por exemplo) poderia ser melhor opção, normalmente arduinos têm mais pacotes de expansão

  2. Alex says:

    A minha questão é, se a DECO consegue “sacar” os 42 milhões à ANACOM, eles vão para o bolso de quem?… Sim, porque garantidamente esse dinheiro vai “desaparecer” e ninguem saberá para onde… Mais uma história à la tuga…

    • António says:

      “uma história à la tuga” é o teu comentário.
      A ANACOM tem um bando de incompetentes, para não dizer outra coisa, onde permite que as telecomunicações em portugal sejam um verdadeiro conluio. Os consumidores são completamente cilindrados em nome de 5 ou 6 amigos que se encontram no topo da cadeia alimentar.
      Não esquecer que em plena crise financeira, não tiveram em consideração os milhares de cidadãos que mal têm dinheiro para o pão deixam-do-os sem TV.
      A acrescentar, aquilo que foi dito por dezenas de experts, nenhum país na europa tem uma TDT com 4 (ou 5) canais de TV.

      Parabéns à DECO por mais esta iniciativa. problema é que isto não vai dar em nada.

      • Breogham says:

        Ainda assim não só não respondeste à questão que é pertinente, como acabas por lhe dar razão ao concluires que “não vai dar em nada”…

        • Carlos says:

          se não vai dar em nada então a ANACOM não vai dar os 42 milhoes à DECO.
          Ambos têm razão no que dizem, quer no que diz respeito à ANACOM, que não faz nada, é só e apenas mais uma entidade para dar tachos e consequentemente bons ordenados, quer aos 42 milhões caso até a DECO ganhe, também estou curioso por saber para onde vai esse dinheiro, para os cofres da DECO quando os lesados foram milhares de portugueses?
          espero que a ANACOM seja condenada, não fizeram nada, desde sempre, e ainda por cima agora pagamos ainda mais taxa de audiovisuais, isto é o país da chulisse pura e à descarada, e o pior, não acontece nada aos chulos.

        • Anselmo says:

          Tens razão, não respondi.
          Nestes casos das indemnizações não sei para quem ou para onde vai o dinheiro.

          MAs podemos imaginar…

        • Oscar Marques says:

          está escrito no texto para onde vai a indemnização.

          “…deve ser condenada a indemnizar os que usufruem de TDT pelos danos causados…”

          • HUGO says:

            …deve ser condenada a indemnizar os que usufruem de TDT pelos danos causados…” DEVE SER CONDENADA A PAGAR AO QUE USUFRUEM OU AO QUE DEVERIAM USIFRUIR E N CONSEGUEM?
            COMO VÃO DISTINGUIR QUEM TEM E QUEM N TEM?

          • Pedro Neves says:

            entao sao todas as pessoas???
            porque eu pago o audiovisual na factura da luz todos os mes e pago a ZON (quem dis zon dis meo ou outra operadora) em casa… nao ta bem feito isso…

      • Lagunna says:

        +1

        Aliás nem se sabe bem para que serve a Anacom a não ser para dar emprego a amigos, certamente. Aqui está um “instituto” que se podia abolir e poupar uns bons cobres.

        Já experimentaram apresentar uma queixa à Anacom, então experimentem, aquilo mais parece um departamento da PT! Não podem fazer nada, não fazem nada a não ser recomendações.

        Se me pagarem a mim para fazer o mesmo, dá para tirar um ordenado chorudo e poupo muito dinheiro ao Estado.

        Uma desgraça este país! Como este há muitos e o povo é que se lixa a pagar estas mordomias.

        Bem hajam

    • Pedro says:

      Diria que para o bolso de alguém da DECO, da ANACOM e parte dele iria desaparecer certamente.

    • Nelson N says:

      Pelo que ouvi e li, é para indemnizar as pessoas que foram prejudicadas.
      Esta mudança deveria ser feita a custo 0 (zero) para todos;
      e não me venham com a treta que a digital tem uma qualidade que não tem comparação com a analógica, porque uma coisa ninguém pode negar: a tia Belmira antes bem ou mal via televisão, e agora ficou sem ela; e o mais grave é que continua a pagar taxa de TV.

    • Nelson says:

      +1

      Era só o que faltava! dar dinheiro a uma empresa privada!

      Ainda por cima, uma cheia de ilegalidades, como a DECO!

      Há organismos do estado, que fazem mais que a DECo, e que somos todos nós aócios!

      A verdade é que ninguém se preocupa em processar a DECO, logo, fazem coisas destas…

      • Anselmo says:

        Empresa privada?!

        • João Carneiro says:

          Sim, é privada, aconteceu ao meu pai numas portagens a mais, era coisas de cêntimos, mas aconteceu varias vezes, e com varias reclamações com promessa de devolverem o dinheiro sem o fazerem. Eu mandei um email para o conselho de ministros, que me informaram quem deveria de contactar; para as Estradas de Portugal que contactaram a empresa responsável; mandei também para a DECO que me pediram dinheiro para continuarem o processo.

          • Anselmo says:

            Pois mas não é uma empresa, é uma associação. Era isso que eu pretendia dizer.

          • dedro says:

            Peço desculpa Sr. João, mas era de bom agrado contar a história toda.
            Que eu saiba a DECO só cobra para quem não é sócio da mesma. Por acaso o sr. é sócio da DECO?
            E o que eles fazem é aconselhamento jurídico, se quiser ir para tribunal terá que pagar o seu próprio advogado (aqui não sei se eles também “vendem” esse serviço).
            É assim ou à algo que escapou?

          • João Carneiro says:

            Aqui esta a historia toda, acabou ai mesmo com esse email, continuei a pressionar a referida empresa para que devolvessem o dinheiro, mas não chegava sequer a 2€ que me deviam. Apenas postei este comentário para mostrar que a DECO é privada e apenas enviei um email para a DECO de forma a mostrar o que se passava, pois deveria de haver mais pessoas na mesma situação. Pois neste caso a concessionaria cobrava por um veiculo de classe 2 classe 4, mas em sentido contrario cobrava o valor correto, isto durante bastantes meses, pois só passava uma a duas vezes por mês no referido pórtico.

        • luis santos says:

          a DECO é uma empresa privada, detida por uma empresa cuja sede é fora de portugal e que detem outras empresas do género dentro da europa. normalmente dizem-se associações para enganar o povo mas, na realidade, são empresas privadas que fazem “testes” de fraca qualidade e os vendem em revistas ao pessoal que percebe pouco da coisa. depois, fazem umas iniciativas assim meias bacocas que servem apenas para aparecer na tv e recrutar mais “sócios”, que têm que lhes comprar as revistas para serem “sócios”.

    • PapiMigas says:

      O pedido de indemnização é para entregar o dinheiro às pessoas lesadas pelo engodo (mais para o interior ostracizado e esquecido…)

    • darth says:

      deduzo que a ideia da deco é o que o dinheiro vá para eles, “os defensores do consumidor”.

      se for para eles, nao cai em nenhum buraco negro ou no bolso de “alguem”, vai para a associação, que eu penso que tem as contas auditadas e nao são nenhuma associação de criminosos. se a história é “tuga”, o comentário também é bem “tuga”

      • luis santos says:

        estou a ver que não conheces a empresa e o que eles fazem. eles até vendem seguros de saúde, apesar de fazerem testes aos mesmos na revistas deles. obviamente, o deles é sempre o melhor.

    • FXX says:

      Pior do que não se saber para onde vai o dinheiro é saber que esse dinheiro virá do estado, logo, dos portugueses.

    • Outro António says:

      Eu não ligo à TDT. Mas sou obrigado a ter canais pagos à ZON por satélite porque nenhum operador quer ganhar dinheiro a instalar um serviço por fibra para servir pelo menos quinze moradias. Assim como está, o negócio já dá lucro, por isso…
      E mesmo nesse serviço, apaguei os canais portugueses. Aquilo é televisão para anestesiar, por isso só vejo canais estrangeiros. Gosto dos documentários do Odisseia.

    • Pedro Neves says:

      like mesmo gosto…. kakkakkakakkak

    • Bruno says:

      O dinheiro é para ser distribuido pelos consumidores lesados,que ou não têm recepção do sinal ou o sinal é má qualidade e que foram induzidos a comprar descodificadores,antenas e outros equipamentos que de nada serviram. Ou seja,serem compensados desses custos.

  3. Fakir says:

    A Anacom, ou aliás uma sucursal da Portugal Telecon, devia e podia ter cumprido os seus estatutos e a legislação em vigor para impedir ter caído no ridículo, em que se encontra. Mas não. Optou por fazer fretes à PT, como demonstram os diversos estudos relativos à implementação da tv digital no nosso país.

  4. Manito says:

    Esta mudança de analogico para tdt, só serviu para enganar os portugueses, pelo menos aqui na madeira, primeiro com a comparticipação de descodificados da zon madeira e promessas de qualidade e garantias de serviço de difusão tv publicas etc, a verdade é que aquando de algum problema, quem aderiu a isto tem de pagar 30€ por cada deslocação para resolverem os problemas que esta empresa cria (deficiências de rede, bloqueamento de sinais nas caixas das zonas habitacionais etc) e para garantir este roubo, a muito deficiente cobertura de TDT, o que obriga indirectamente as pessoas a comprarem os pacotes da ZON madeira para terem alguma TV de jeito. Acho muito justo a ANACOME 🙂 ser chamada ás responsabilidades que manhosamente se esquivou para garantir lucros de muita gente.

  5. Bruno M. says:

    PAra variar irá cair em saco roto…
    Estamos em portugal não é?

    Off-Topic:
    Receção ou recepção?

  6. João Faria says:

    Sim estes 42 milhões, devem servir para colocar os transmissores de TDT, nos locais certos, e com a potência necessária, para chegar a toda a população portuguesa, sem haver necessidade de aderirem às TV´s pagas.
    Sim todo este processo foi uma vergonha. Pode ser que assim, possamos seguir o exemplo da Espanha, que colocou no seu sinal de TDT mais de 25 canais, muitos deles regionais, outros generalistas, e também canais de rádio. Porque se estamos a migrar o sinal analógico para digital, há que aproveitar todos os recursos que o digital nos oferece.

  7. fxt says:

    A Anacon devia de ser encerrada, é um custo muito grande para o estado, não fazem nada e não, quem manda neles são as empresas de telecumunicações.

  8. bruna says:

    Axo bem alguém fazer pressão sobre anacom eles devem se pensar intocáveis acho que devia ser mesmo obrigados a pagar pelo mal serviço mas podem sempre continuar a mandar a baixo as ilegalidades na internet porque é bom saber que alguém pode vos fazer o mesmo

  9. Prodígio says:

    Mais uma vez, a DECO a fazer o trabalho dos reguladores. Somos um circo!

    • CP says:

      A mudança para a TDT foi simplesmente para satisfazer os interesses das empresas de telecomunicações, libertando as bandas de frequência usadas pela televisão analógica para o 4G, bandas essas que foram vendidas às operadoras e renderam bom dinheiro, e continuam a render agora com os serviços. O resto, melhor qualidade de serviço de televisão etc, são desculpas para justificar este processo e para dizer que foi tudo para o bem da população.

      A mudança é necessária, o 4G é bem vindo, mas a população não deve ser prejudicada nem assumir custos que não lhes dizem respeito.

  10. manito says:

    Faço uma pergunta a todos: como país membro da UE não deveriamos ter acesso gratuito a canais europeus do tipo Eurosport?

    • ThatFace says:

      Peru que é Portugal.
      Isso responde-te à pergunta?

    • Miguel Marques says:

      Boas, Não!
      Porque Portugal e por interesses de terceiros aderiu a uma codec (H264 – MPEG-4 AVC (part 10) (h264)) única, diferente do resto da Europa.
      Isto foi deliberado para que nós portugueses não tivéssemos acesso ao sinal, por exemplo ao, TDT de Espanha.

  11. darth says:

    é uma vergonha a TDT que temos. Devemos ser o unico pais no mundo em que TDT so tem 4 canais. enfim, o negocio da TV por cabo manda no sector.

    • Pedro Azevedo says:

      O problema estaria só nos 4 canais quando toda a gente tivesse uma recepção digna desse nome e nem é preciso ser do interior. O problema é que nem esses 4 canais dão de jeito, passam a vida a falhar, a não ser que se viva em cima de um transmissor. Por mim até podem colocar 50 canais, se de x em x minutos não consigo ver uma transmissão como deve ser e que só irrita , então para que servem?

  12. Stk says:

    Já foi à alguns meses que apresentei uma queixa/reclamação no site da Anacom, sobre este assunto.
    Onde coloquei em causa a sua actuação como entidade reguladora.

    Até hoje, não obtive qualquer resposta.

    Espero que a DECO tenha mais sorte.

    Cumps

  13. Pedro Azevedo says:

    É evidente que todo este processo foi mal feito. Não tenho conhecimentos técnicos, mas o que via sem falhas até à entrada da TDT deixei de ter, e isto numa zona a 30/40 km do litoral. Já chamei técnicos e continua igual. De tempos em tempos lá vem as falhas, no verão era o calor, as ondas, bla, a justificação que davam. Eu que tenho várias cassetes VHS gravadas em excelente condições de transmissão analógica, hoje com do digital supostamente com melhor qualidade, não vale a pena fazer gravações para durar, pois aparecem sempre falhas, de x em x tempo que estragam qualquer gravação. Falam aí da crise, mas o que é certo que os últimos dados falam que 80% das pessoas tem TV codificada, o que é espantoso e diria vergonhoso, dadas as condições em que vivemos. Mas parece que as pessoas, acham isto um bem essencial. Se as pessoas não entrassem neste jogo das tvs codificadas, e exigissem mais e melhor TDT talvez não tivessemos tantos problemas. Mas fazem-lhes as vontades…de mim, não levam nada…aliás, agora quase que nem vejo TV, com tanta coisa com acesso via net…

    • António says:

      Estou na mesma situação que tu. Tinha um excelente serviço pré TDT e agora, basta chover um bocado e sinal zero! É uma vergonha ainda por mais que é de pagamento obrigatório a taxa dos audiovisuais. Eu não percebo é porque NINQUEM achou concorrência desleal uma empresa gerir a TDT quando tem uma oferta de TV paga e que inclusive andou a enganar as pessoas a dizer que iam deixar de ver TV a menos que aderissem ao MEO.

      • Mike says:

        É o problema do sinal digital: ou tens, ou nicles. O analógico lá permite ver menos bem, um bocado de grão, ruído pelo meio, mas vê-se. Digital, se falha, falha. Não há meio termo.

        • Pedro Azevedo says:

          Ou seja, o analógico era mais fiável do que o digital, quando nos vendem o contrário. A mim, o grão, só aparecia, em condições meteorógicas realmente más, e norlmalmente era num único canal, especialmente os UHFs, da RTP2, SIC, TVI, pois na RTP1 era sempre 100%, mas mesmo que aparecesse não estragava a transmissão…com o digital não é só o ter ou não ter, pois a maior parte do tempo são fantasmas que aparecem fruto da má propagação. Uma porcaria. Manda-nos fazer investimento em receptores, trocámos antenas, etc, e no final verificámos que temos um serviço pior.

          • Mike says:

            Expliquei-me mal. O digital é melhor porque, quando numa instalação em condições, tem mais tolerância a falhas, isto é, onde o analógico apresentaria grão com mau tempo, o digital continuaria limpo. O problema é que falhando, falha na totalidade. Tem a ver com a forma como a informação é transmitida.

  14. FXX says:

    A DECO supostamente defende os consumidores e depois envia e-mails de spam para assinaturas de revistas enganadores, piores que algumas grandes empresas.

  15. António says:

    A deco pode não ser uma associação exemplar, mas virem para aqui mandar “postas de pescada” que eles ficam com o dinheiro, há no governo serviços melhores (lol), etc…não estão seguramente lembrados de que a EDP estava a roubar milhares de clientes da tarifa bi-horária e que graças aos maus da decoração a EDP teve que indemnizar grande parte dos clientes.

    Não, não sou funcionário da deco, nem mamão da ANACOM.

  16. JOSE mANUEL says:

    A ANACOM é uma entidade fictícia, sem qualquer poder interventivo, altamente manipulada, ao sabor das multinacionais, em que determinados gestores usufruem de um salário COMPLETAMENTE disparatado, pago por todos os portugueses que trabalham. Podia acabar já. A TDT é uma das maiores vergonhas alguma vez vistas em Portugal, mesmo inacreditável (somos é um povo manso, senão esses Srs já tinham ida pregar para outra freguesia, no mínimo).
    … o mesmo se passa com os requisitos de qualidade da Internet, que tirando os grandes centros urbanos, é simplesmente VERGONHOSO (além de terem que pagar muito mais por esse serviço de péssima qualidade).

  17. James Bond says:

    Vocês são todos uns ingénuos… Então não viram que a TDT não funciona em Portugal como funciona noutros países onde foi implementada porque nós aqui temos uma PT – MEO que precisa de comer? Ou será que eles vivem do ar?
    Leiam este blog:

    http://tvdigital.wordpress.com/

  18. Manuel says:

    Caros amigos

    Ainda bem que tocam neste assunto que espelha bem o País aonde vivemos.

    Não concordo com a DECO porque o que ela deveria de fazer não era pedir indemnização que toda a gente sabe que não irão resolver nada de nada. O que a DECO deveria de fazer era pedir a EXTINÇÃO da ANACON. Isso sim era serviço público.

    A ANACON é mais um sofreguedor de capitais do Estado para fazer coisa nenhuma.

    Para que serve este organismo? Para ter um presidente, 10 vice-presidentes, secretarias, motoristas, etc, etc??? Para quê???

    Andam a lixar-me o ordenado, sub. férias, sub. natal para manterem estes incompetentes que não fazem nem servem para nada?

    Perguntam vocês o porquê de tanta indignação. Olhem. caros amigos, imaginem que vivem no interior do País, lá para o Alentejo, de quem ninguém quer saber. Imaginem vocês que são pessoas idosas e sós. Imaginem que a única distracção que tinham era a TV. Imaginem que ganham 200€ de pensão que mal dá para comer e para o medicamentos. O que fizeram estes pulhas? Privaram-nas desse pequeno e ínfimo prazer da vida que ainda os mantinha ligados ao mundo!!

    Dirão alguns que estou para aqui a falar de cor… Para esses vejam o video que disponibilizo feito a cerca de 15 dias atrás numa aldeia chamada Santo Aleixo, concelho de Monforte cerca das 15 horas da tarde num sábado perfeitamente normal e com sol.

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/2126814/2013-10-08%2014.59.08.3gp

    Que tal? Um espectáculo, não é?

    Solução? Muitas! Por exemplo, perguntarem aos nuestros hermanos como fizeram. Pelo menos evitavam cometer os mesmissimos erros que andam a cometer. E para isso não é necessário nenhuma ANACON…

  19. Paulo Fernandes says:

    Graças ao apagão, deixei de ver TV… Nem imaginam as horas de vida que ganhei 😀

    Recuso-me a comprar um kit satélite para ter um serviço que em que estava bem servido e para o qual pago na factura de electricidade… Aliás, já tou farto de ligar para a edp a pedir o dinheiro da minha taxa audiovisual, de vez em quando ligo para lá… Quando não tenho que fazer

    • luis santos says:

      devo concluir então que tu também não ouves antena 1, antena 2 e antena 3 (as unicas 3 radios nacionais que se aproveitam, além da tsf), certo?

  20. Leonel says:

    Portanto eles pedem 42M€, Portugal tem +- 12M
    Para onde enviamos o NIB? xD

  21. David Paiva says:

    Acho muito bem porque desde que ouve o apagão nunca mais pude ver televisão em condições.

  22. Cris. says:

    Not sure if it was a switch off of Analog TV or a mega MEO marketing action !

  23. Paulo Carvalho says:

    Isto é o confirmar do que se esperava. Eu próprio fiz um teste ao espectro de sinal na região de Aveiro norte e a cobertura do sinal era e é uma aberração. Nessa altura ainda existia também o analógico e na mesma região o espectro analógico chegava a ser 60% superior ao digital. Enviei na altura um mail à ANACOM facultando-lhes um relatório com esses testes que fiz por minha conta e risco. Não obtive resposta. Inclusivamente, perguntei qual a diferença entre o sistema digital e o sistema PAL PLUS analógico. Eu como técnico sei, a única diferença é a largura de banda. No digital existe maior largura de banda do que no analógico. Mas para quê? Portugal só tem 4 canais de televisão, e mesmo que dobrasse esse número a largura de banda analógica continuava a ser mais que suficiente. Mais, nesse mesmo estudo que fiz dava o exemplo da TDT espanhola, que foi implementada muito antes da nossa, que estava completamente obsoleta, tinha os mesmos problemas de recepção de sinal e o que tinha sido prometido (tal como cá) não se tinha confirmado como era o caso de mais canais e mais conteúdos. Uma das coisas que dizia nessas publicidades de TV enganosas e pouco esclarecedoras é que as pessoas não iriam necessitar de reorientar as suas antenas, mentira. Aveiro, no sinal analógico, era servida a norte pelo repetidor do porto e vale de cambra/oliveira de azemeis e a sul pelo repetidor de coimbra. Agora, no sistema digital, existe um repetidor mesmo no centro de aveiro e outro na periferia. E como me podem explicar que com repetidores digitais mais próximos do que os do sistema analógico se tenha mais dificuldade na captação do sinal? É simples, a outra grande diferença entre o analógico e o digital é que o digital ou dá ou não dá enquanto que o analógico captava-se sem cortes mas com ligeiros “fantasmas” ou ruído de imagem. E sabem qual foi a empresa que esteve a instalar toda a TDT em portugal? A PT. Ela própria como é obvio teve interesse que isto corresse mal. Aqui na zona mais interior de Aveiro disparou a aquisição de equipamento MEO por satélite, porque será?

    Cump,
    Paulo Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.