Tabelas de IRS para 2019 já estão disponíveis! Saiba o que muda
As novas tabelas de retenção na fonte de IRS para 2019 já estão disponíveis. O Governo já as publicou em Diário da República e são várias as mudanças.
Se é trabalhador dependente ou pensionista, saiba já quanto terá de pagar mensalmente, ou seja, quanto do seu salário mensal ou pensão ficará retido todos os meses.
As novas tabelas de retenção na fonte de IRS para 2019 já foram publicadas em Diário da República e podem ser consultadas aqui. O despacho foi feito pelo Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. As tabelas agora aprovadas refletem as alterações introduzidas pela Lei n.º 71/2018, de 31 de dezembro.
De acordo com a informação das tabelas, este ano haverá mais pessoas isentas da retenção isto porque apenas quem tiver um vencimento bruto de 654 euros por mês ou superior terá de realizar os respetivos descontos. De referir que em 2018 o valor definido era de 632 euros.
Os rendimentos até 40 mil euros por ano, por contribuinte, vão ter também de pagar menos IRS em 2019.
Atualização de salários em fevereiro
Uma vez que as novas tabelas de retenção entram em vigor apenas na segunda-feira, e os salário de janeiro já foram, entretanto, processados, a entidade empregadora deverá, até ao final de fevereiro, proceder ao acerto dos valores.
Além das novas tabelas, sabe-se também que o IRS automático foi alargado a contribuintes com aplicações em PPR. Esta é uma medida faz parte do Programa Simplex+.
Este artigo tem mais de um ano
As tabelas são para o continente.
Sabe-se quando sairão para as ilhas (se as houver?)
Obrigado pelo artigo e bom ano
Continua uma vergonha. Desconto 43.2% (IRS+SS) por mês, ou seja, quase metade do que produzo por mês vai para o estado.
Nao te esquecas ainda dos 23.5% que o teu patrao desconta de TSU e os 23% de IVA que pagas com o que sobra e vai para a tua conta bancária.
E depois ainda existem pessoas que acham que os salários em Portugal sao baixos porque as empresas nao querem pagar mais.
coitadinho de ti, vê lá se os mais de 3000 euros que ganhas não te chegam.
É isso camarada! Mostra-lhe como é
Os 3000€ que ganha são fruto do trabalho do Crow-. Pode trabalhar por conta de outrem ou ser Empresário com todos os riscos que isso traz. Por isso Ze em vez de criticar devemos ficar contentos por haver pessoas que usufruem desses salários. O que está mal é ter de dar metade do salário ao Estado depois com a outra metade ainda ter de pagar o IVA, o ISP e ainda se fizer um depósito a prazo com o dinheiro que recebeu e já teve de pagar impostos ainda ter de pagar 28% sobre os juros, ou pior se investir em ações ou fundos de risco se ganhar tem de pagar impostos sobre as mais valias mas se perder o capital não tem “menos valias”.
Não devemos ter inveja dos trabalho dos outros mas sim tentar ganhar mais.
se calhar trabalha para isso… devias experimentar. Típico tuga que não quer ganhar mais, quer é que os outros ganhem menos!
Camarada Zé, ide denunciar esta afronta ao camarada Jerónimo e à camarada Catarina a ver se conseguem taxar ainda mais quem trabalha para poder financiar a função pública!!!
Pá, deixa-te lá dessas coisas. Todos os governos, independentemente dos partidos que lá tiveram, são culpados do estado do país. Seja qual for o partido. Esse tipo de bocas vêm de tipos fanáticos que só olham para a própria “camisola”. Se olhasses com os 2 olhos e não apenas só com 1, irias entender o que te digo. Já mete nojo esse tipo de comentários.
Não percebo com tanta info sobre tecnologia a que propósito tenho ler aqui propaganda sobre escalões de irs quando toda a gente sabe que á socapa vamos pagar mais noutro lado!?
Gosto Principalmente de os conteudos mostrados e exemplos dados serem para quem ganha mais o salário Minimo.
Quando alguém explicar a razão de dois salários minimos diferentes e acessos a reforma com idades diferentes entre funcionários publicos e privados talvez vos de alguma atenção..!
Que bom, o pessoal que tem filhos vai passar a receber menos por mês do que em relação ao escalão do ano passado