PplWare Mobile

Symbian OS agora é Livre


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. francisco says:

    open-source a fazer das suas

  2. a Friend® says:

    Bem que optima noticia.

    Dava tudo para poder alterar por completo o Symbian do meu Samsung, pode ser que isto nos traga boas surpresas mesmo!

    Symbiam sempre foi o sistema mais fechado de todos…parece que agora se abriu uma janela de ar fresco!

    • viperbruno says:

      Nao sei se te lembras mas já tinha anunciado isto há muito e na altura até nem acreditaram. Vamos lá ver se isto é suficiente para sobreviver ao mercado actual, visto que se o sistema nao inovar no futuro a Nokia já tem um pretendente para ele. É que a Nokia esta a ver a vida deles a andar para tras, eles nunca pensaram ver HTC e Apple a frente deles, aqui está o resultado.

      • a Friend® says:

        Com o mercado como está, fazer algo novo seria dispendioso e arriscado para a Symbian.

        Esta foi mesmo a melhor solução. É extremamente dificil agora como as coisas estão eles conseguirem recuperar o mercado, diria mesmo missão quase impossivel, mas o interessante é que isto será aberto e vai-nos deixar os telemoveis baseados em symbian ainda mais ricos.. foi mesmo a melhor opção, sem duvida estão de parabens.

        Mas isto também comprova aquilo que sempre te disse 😉 O Symbian é mesmo o sistem mais fechado de todos…não tinha flexibilidade alguma comparado ao iPhoneOS, WinMo, Android e agora Maemo.

  3. Diego Castro says:

    Uiii, muito me diverti no: Symbian OS v6.1 da minha N-Gage QD (ainda é o telele que uso 🙂 )

    Só um pormenor….. Acho que mesmo que o S.O. seja open source, se o hardware não permitir (e não me parece que muitos vão permitir) o end-user não vai poder mexer em nada (que não pudesse antes)… Certo?

    Acho que isto é a maneira da Symbian tentar durar mais uns anitos (c/ a entrada do Android, não vejo como)

    Acho que deveriamos apostar em telemoveis como: http://wiki.openmoko.org/wiki/Main_Page (MY DREAM 🙂 )
    … Ja estas farto do S.O. do bicho, podes mudar 🙂 … thats the way to go IMHO

    That’s my 2 cents

    • a Friend® says:

      Com ele open-source, vão conseguir po-lo mais leve, mais funcional, etc.. vai aumentar muito o potêncial do Symbian em termos de menus.

      O mal do symbian foi seguir sempre um SDK muito especifico, com alterações básicas, ser sempre igual e limitado em certas funções básicas.

      Com esta abertura, vai mesmo dar asas a um Symbian mais completo, leve e muito mas muito mais funcional, porque ele actualmente ainda sofre de imensas limitações e certas lacunas graves nas opções de menus. 😉

  4. mcosta says:

    Muito boas notícias

  5. António Pereira says:

    .. a seguir à disponibilização gratuita dos mapas da Nokia..

  6. The Duke says:

    Hum, e então o Maemo, não era este o open-source da Nokia?

    O Symbian estaria a acabar e como vão mudar para o Maemo, lá resolveram abrir as portas deste.

  7. ZiLOG says:

    [Off-Topic]

    Alguém aqui conhece o Unity 3D? É uma ferramenta para fazer jogos 3D. Parece ser muito bom e tem uma versão Freeware.

    http://unity3d.com/unity/

    Era uma boa ideia para fazerem uma rubrica de como fazer jogos.

  8. Eduardo says:

    Boa tarde,

    Eu tenho um Nokia 6110 Navigator, quais são as vantagens que posso vir a ter com essa novidade?

    Obrigado.

  9. Tobito says:

    Detesto Symbian, já na altura do meu 6630 achava repugnante!

  10. Pedro Morais says:

    parece-me apenas marketing…

    se têm Maemo, só perdiam a sustentar o desenvolvimento do Symbian.

    O título podia ser: Symbian – Crónica de uma morte anunciada.

    Cumprimentos a todos

  11. OXINARF says:

    Se não sabem o que dizem não mandem postas de pescada. Desde 2008 que foi prometido que o Symbian OS iria ser completamente open source, não teve grande influência o Android ou o Iphone. E eles estão adiantados dado que a data anunciada para este “evento” era Junho deste ano.

    Quanto a quem diz que o Symbian está morto está bem enganado. Ainda tem muito para dar e agora que vai ter a contribuição de muito mais pessoas e empresas vai melhorar bastante.

    Quanto ao Maemo é um sistema diferente que a Nokia tem, não tem nada a ver com Symbian e vão conviver os dois.

    P.S.: Só corrigir uma coisa na notícia: o S40 nada tem a ver com Symbian 😉

  12. Daniel Coelho says:

    Finalmente Vitor, dás uma boa noticia sobre o symbian 😉

    Tava com medo que esta noticia vos passa-se ao lado, mal vi a noticia noutro site e vim a correr a ver se voces já tinham conhecimento da boa nova…

  13. vis says:

    Apesar de ser na versão actual fraquinho, pois o OS para telemóveis abaixo da gama de nokia 5800 ate chega e para as pessoas é bastante funcional e fácil… Mas para moveis melhores não chega, pois um pouco limitado e falta muita coisa…
    Mas este ano vai ser interessante… Pelo que percebi na net, a nokia vai lançar a versão 1 do symbian daqui a pouco, com algumas características do symbian 2, só para espremer mais um pouco dos telemóveis actuais…. 🙂 e depois no fim de verão sairá a versão 3, já que a versão 2 foi abandonada por ainda não corresponder as necessidades actuais dos telemóveis… De certeza que aparecera o nokia n98, com este SO…
    E para o inicio do verão deve aparecer a versão 4 que tera capacidades e características mesmo interessantes e sera totalmente redesenhada… 🙂 Ai aparecera o n99 🙂 Este sim devera na minha opinião um telemóvel excelente, que vai trazer muitas dores de cabeça a Aplle e HTC que são principais concorrentes neste segmento de mercado…

    • vis says:

      “E para o inicio do verão deve aparecer a versão 4 que tera capacidades e características mesmo interessantes e sera totalmente redesenhada… 🙂 Ai aparecera o n99 🙂 Este sim devera na minha opinião um telemóvel excelente, que vai trazer muitas dores de cabeça a Aplle e HTC que são principais concorrentes neste segmento de mercado…”

      inicio de verão de 2011… 🙂

  14. aver says:

    Nokia 67,7 milhões – e 39% da quota de mercado
    RIM 34,5 milhões – e 20%
    Apple 25,0 milhões – e 14%
    HTC e Samsung – 8 milhões cada uma, e 10% cada.

    Que números são estes ? É o número de smartphones fabricados por cada marca e a respectiva quota de mercado em 2009. No total foram fabricados 174 milhões de smartphones, mais 15% do que os 151 milhões de 2008. No seu conjunto os smartphones representaram 15% de todos os telemóveis fabricados em 2009.

    http://bit.ly/9eVWu0

  15. Pedro Morais says:

    Lamento… mas o Symbian tem os dias contados…

    Podem condenar-me por dizer o que digo, não importa.. A história absolver-me-á 😉

    Cumprimentos

  16. juca galhao says:

    s40 tb e symbian burros do crl!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.