Sustentabilidade: NOS é a 5.ª melhor empresa de Telecomunicações na Europa
Até 2030, a NOS quer reduzir em 85% o consumo de energia da sua operação por unidade de tráfego de dados (MBs). A empresa pretende também reduzir em 75% a emissão de gases com efeito de estufa, e quer aumentar em 80% o consumo de energias verdes. Até lá há um longo caminho a percorrer, mas a empresa está bem posicionada.
De acordo com um ranking internacional, a NOS é a 5.ª melhor empresa de Telecomunicações na Europa ao nível da sustentabilidade.
A NOS é a 5.ª empresa melhor classificada a nível europeu no VigeoEiris ESG Rating – um rating internacional de elevada credibilidade e reconhecimento no mercado financeiro, desenvolvido pela VigeoEiris, uma afiliada da Moodys. A NOS foi classificada com o nível “Advanced”, obtendo uma pontuação de 60 em 100, num estudo onde foram avaliadas 41 empresas de telecomunicações.
O estudo incidiu em seis dimensões:
- Comportamento da Empresa
- Direitos Humanos
- Ambiente
- Envolvimento com a Comunidade
- Governo da Sociedade
- Recursos Humanos.
A pontuação atribuída à NOS aumentou 50% desde a última avaliação, realizada em 2018, principalmente na dimensão Ambiente, refletindo um conjunto de boas práticas e iniciativas implementadas transversalmente em todas as áreas da Empresa ao longo dos últimos anos.
Com base em cenários de evolução do negócio no médio prazo, foram projetados consumos e emissões, e definidas metas até 2030:
- Reduzir em 85% o consumo de energia da sua operação por unidade de tráfego de dados (MBs), em relação a 2015
- Reduzir em 75% a pegada de carbono da operação própria (emissões de âmbito 1 e 2), em relação a 2015
- Consumir 80% de eletricidade proveniente de energias renováveis
Entre 2015 e 2019, a NOS reduziu em 62% o seu consumo de energia por tráfego de dados.
- Na rede de acesso, através da sua modernização integral, reforço de capacidade e instalação de equipamentos mais eficientes, resultando em poupanças de energia na ordem dos 25%, para a mesma capacidade de tráfego;
- Nos edifícios administrativos e na rede de lojas próprias, através da modernização e otimização do funcionamento dos sistemas de climatização e instalação de iluminação LED, que colocam a NOS na trajetória de cumprimento dos objetivos definidos para 2020: menos 9% de consumo de energia nos edifícios e menos 35% de consumo de energia nas lojas próprias, em relação aos valores de 2015;
- Na frota automóvel, com a transição progressiva de todo o parque para viaturas elétricas e introdução de mais postos de carregamento elétrico nos diferentes edifícios da NOS;
- Na cultura interna, através de medidas de incentivo à redução da pegada ambiental dos colaboradores incluindo a oferta de condições especiais para aquisição de viaturas e bicicletas elétricas; a disponibilização de estacionamento gratuito para bicicletas em todos os edifícios; e a dinamização do programa “Boleias”, que incentiva os colaboradores a partilharem viatura nas deslocações de e para o escritório, e nas viagens profissionais entre cidades.
A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. No mercado empresarial oferece um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT, IoT e Cloud.
Este artigo tem mais de um ano
“Reduzir em 85% o consumo de energia da sua operação por unidade de tráfego de dados (MBs), em relação a 2015”
Diria que estão no bom caminho com a fibra hidrida, pago por 200 megas e consigo apenas 15 megas. Com a qualidade do call center, resolver o problema implica N chamadas ao ponto que o cliente deixa de ligar. Assim poupa-se imensa electricidade.
O problema não é da rede mas do router. Os router que as operadoras, colocam em nossas casa, é uma valente bosta.
Comprei um router melhor, liguei ao router da NOS,e agor, via wifi, tenho 200mb contratados e 200mb disponiveis em casa.
Atenção que se pagar por 200Mbps (megabits por segundo) e fizer a conversão para MB/s (Megabyte por segundo) vai obter cerca de 25MB/s.
Ou seja se estiver a obter 15 MB/s através de uma conexão wifi com uma placa 4G e não 5G então não há nenhum problema com a sua ligação. Experimente fazer o speedtest através de um cabo de rede para verificar se já fica mais próximo dos 25MB/s.
Basicamente o que acontece é que 1 byte é formado por 8 bits.
Então para descobrir quantos Megabytes por segundo deveria ter a sua ligação de internet apenas tem que dividir a velocidade contratada por 8.
Exemplos:
Ligação de 10 Mbps (megabit por segundo):
10 / 8 = 1,25
Os downloads devem chegar no máximo a 1,25MB/s (megabyte por segundo).
Ligação de 100 Mbps (megabit por segundo):
200 / 8 = 25
Os downloads devem chegar no máximo a 25 MB/s (megabyte por segundo).
Em sentido contrário também se aplica, mas em vez de ser a dividir é a multiplicar.
Exemplos:
Download a 5 MB/s (megabyte por segundo):
5 x 8 = 40
A velocidade deve chegar no máximo a 40 Mbps (megabit por segundo).
Correto. Uma explicação que muita gente devia ler. Depois há aqueles que querem a velocidade contratada através do Wi-Fi 2.4…
Sabem que não é verdade. Sabem que não é uma empresa confiável.
Inventam rankings ou estudos manhosos ou com critérios mal definidos e duvidosos. É a única explicação para este tipo de “noticia”.
Sejam mais sérios por favor. Continuem com os bons artigos de tecnologia e deixem os artigos mascarados de publicidade para os banners.
O Jorge Mendes também é um agente com elevada credibilidade e reconhecimento no mercado de transferências, mas não é por isso que não faz falcatruas.
Qualquer um sabe, que o dinheiro compra quase tudo. Todos têm um valor. Ou acham que estas empresas iriam recusar a algo que fizesse crescer e ter parceiros em que exista interesses de ambos os lados que possam beneficiar ambos?
É de rir, quem acreditar nisto. Neste mundo até o silêncio se pode comprar. O Dinheiro fala por si, basta ver a quantidade de juizes que foram silenciados, devido a dinheiro para ficarem calados e vice versa!
Fui a própria NOS a divulgar, engraçado. Fui ao site oficial Vigeo Eiris e não encontro nenhum artigo! E mesmo que exista, não deixa de ser válido que disse!
A ALTICE é que tem mais apostado em Portugal, na inovação em tudo. Embora não concorde com certas politicas que fazem, e a maneira como gerem os trabalhadores etc.
Não podemos de deixar o mérito a ALTICE pelo investimento que tem feito em Portugal. E isso é notorio com a expansão da fibra, routers entre outros equipamentos.
Claro isso é uma boa história que a altice também partilhou mas não é bem assim.
Como alguém que trabalhou uns aninhos na Vodafone posso vos dizer que a situação da fibra em zonas mais anteriores se deve muito á Altice/Meo e a um acordo que não sei até que ponto hoje em dia é sequer justo ou legal. Quando ainda existia a PT fazia sentido ser esta a tratar da rede e da instalação de postes e caixas PLC, agora apartir do momento em que passa a ser mais um competidor no mercado acho que devia ter sido revisto e se calhar a distribuição ficava a cargo de uma empresa desinteressada no assunto.
A quantidade de contratos que não fiz pq era necessário fazer “uma puxada” e como tal pedir á Meo que o fizesse, como não era um contrato para eles manguitos era a resposta geralmente. Ou seja essas casas ou assinavam com a Meo e de repente já fazia todo o sentido proceder se ao processo ou ficavam sem fibra
Não que seja mentira o que disse, a Altice em certos aspectos merece os parabéns mas noutros deixa algo a desejar (se calhar mais por culpa de terceiros que deviam regular melhor o mercado do que aquilo que realmente fazem mas pronto é o que é)
Lol?
Qualquer artigo sobre um operador de comunicações abre-se logo a caixa de pandora do portal da queixa.
Obrigado, depois de uma segunda-feira de trabalho precisava mesmo de me rir à fartazana com esse título.
Deve ser deve. É mais um “estudo” para para Inglês ver
Vá, vá. Agora ordenem lá a lista para ser dos melhores para os piores e não ao contrário.
Mais uma notícia que vale uma valente BOSTA…
Sou cliente NOS (rede móvel Optimus desde o inicio e TVCabo satélite desde o inicio).
Quanto à rede de voz foi boa, nos dados móveis está péssimo e na TV é boa.
Tenho um outro contrato VODAFONE e estou muito satisfeito. Pena tenho que não haja rede de fibra na habitação onde uso a NOS e daí, a minha permanência nesta operadora (ou NOS ou MEO que não quero, obrigado).
Um destes dias, a NOS até vai conseguir emissões ZERO, com a fraca qualidade da sua rede atual.
Esta notícia só poderá fazer efeito aos utilizadores insatisfeitos das outras operadoras…só pode, Mas garanto que vão ficar enganados. Cuidado!
Em Rede Móvel posso dizer uma coisa já usei as três e a única que me deixou satisfeito foi a NOS tem cobertura tão boa onde moro a única coisa que é má são as velocidades mas é em geral são bastantes pessoas a usar do resto não posso falar pois infelizmente não tenho cobertura para ter.
pelos vistos também ganhou um prémio pela muse design awards e está nomeado para o german design https://forum.nos.pt/novidades-16/comando-uma-4k-premio-muse-design-awards-32211
devido ao comando utilizar plástico 100% reciclavel