Spotify já está na bolsa de Nova York e conseguiu bater recordes
O Spotify é o mais conhecido e usado serviços de streaming de música da Internet. Esta empresa estava a preparar-se para entrar em bolsa e isso já aconteceu.
Após apenas 1 dia presente na bolsa de Nova York, a empresa de streaming de música já vale quase mais 30 mil milhões de dólares, com a venda das suas ações.
O processo de entrada em bolsa não foi simples, nem pacifico para o Spotify. Foi necessário percorrer vários passos para conseguir que a IPO (Initial public offering) desse entrada na bolsa de Nova York.
Os valores de entrada em bolsa do Spotify
Com um preço inicial de venda de 132 dólares, a empresa conseguiu crescer no primeiro dia de bolsa, terminando a sessão 12% acima deste preço, atingindo assim os 149,60 dólares por ação.
O valor final de mercado das ações acabou por ficar abaixo dos máximos do dia, com os títulos da empresa a terem estado com um valor acima dos 165,90 dólares. Nesse período o Spotify chegou a ter um valor de mercado de 29,5 mil milhões de dólares.
Na prática, e no final do dia de bolsa, o serviço de música via streaming ficou a valer 26,6 mil milhões de dólares, um salto excelente para a empresa que agora se estreou na bolsa.
A entrada na bolsa
Ao contrário do que é normal, a entrada em bolsa do Spotify não foi um simples IPO. A empresa optou por um DPO (Direct public offering), o que significa que a empresa optou por angariar capital diretamente, sem recorrer a outra empresa intermediária e vendendo as suas ações diretamente ao público.
De acordo com as palavras do CEO do Spotify, Daniel Ek, a empresa não está a angariar capital, e os seus acionistas e funcionários têm liberdade para comprar e vender as ações do Spotify há anos. Esta é a razão por estarem a fazer as coisas de forma diferente.
A razão da entrada em bolsa do Spotify
Apesar do Spotify afirmar que não está a angariar capital a verdade é que esta capitalização é bem-vinda. A empresa encaixa 5 mil milhões de dólares anualmente, todos os anos em receitas, gasta mais de três quartos desse valor em pagamentos a editoras, produtores e artistas.
Estes compromissos deixam pouca receita e um valor de lucro próximo do zero vindo dos seus 70 milhões de utilizadores pagantes. Com 90 milhões de utilizadores do plano gratuito, a empresa apenas consegue 10% da sua receita anual da publicidade destes utilizadores.
É por isso muito importante para o Spotify que esta entrada em bolsa corra de forma perfeita, para assim conseguir um crescimento económico essencial para conseguir evoluir.
Leia mais informações sobre o Spotify
Este artigo tem mais de um ano
Alternativa grátis para app móvel?
O Spotify grátis é muito limitador.
Qual a vossa opinião?
A minha opinião é juntar mais 5 pessoas e pagar o Spotify na modalidade Family. Fica a 21,98€ por ano, por pessoa, e deixa de ser limitador.
A mim o facto de ter de ouvir os álbuns em shuffle dá-me um nó no cérebro. As restantes limitações não me fazem grande diferença mas o shuffle tira-me a vontade de viver 🙂
Podes crer!
Além de não deixar rebobinar a música que estás a ouvir nem retroceder para uma anterior… e depois chega a esse cúmulo que já nem te deixa avançar para uma próxima música e tens de levar com o que eles decidem.
No pc ainda escapa, agora no móvel estou prestes a desinstalar a app mas para já ainda não encontrei nenhuma alternativa decente.
Eu não sei, mas há quem diga que podes pesquisar no google “spotify premium mod”…
Sabes lá o que esses mods trazem a mais… melhor não arriscar.
yep… eu sei 😉
…mas o que o The Onee adverte faz sentido.
os apk’s fora da Play Store são uma roleta russa
Verdade. Nem as apps oficias são de confiança às vezes quanto mais.
No meu caso estou totalmente à vontadinha, pois para além de bloquear TODAS as permissões é muito pouco provável que alguém me saquem alguma informação realmente importante do smartphone.
Tanta fantasia e articulação, para não se pagar por um serviço do qual são utilizadores e apreciam. Não estamos a falar de um custo tão avultado que seja incomportável.
@Hugo:
exato, pelo menos no Android podes configurar as permissões por app.
@José Carlos da Silva:
torrent it.
https://www.investing.com/equities/spotify-technology
Obvio que vai descer imenso…
Porquê?
porque está altissimo. desatou tudo a comprar. FB, SC, etc.
Desculpem a ignorância antes de mais.
Uma empresa tem n associados, porquê ao entrar para a bolsa passa a vale mais ? Algum dos socios vai ter de largar parte da sua cota para ser vendida na bolsa certo ?
financiamento alternativo aos bancos. certo mas ficam com a maioria do capital.
A % de participação diminui mas o valor total aumenta logo o valor de cada particição é superior.
E não tem necessariamente de valer mais (regra geral sim, passa a valer mais. Caso contrario seria uma grande cagada da entidade financeira que processou a saída para a bolsa). Passa a valer mais porque os mercados mostram confiança nessa mesma empresa e porque passa a dispor de mais capital.
O que eu não gosto no Spotify:
-Não reproduz sem acesso a net. ” Não tem sentido, se guardo um álbum……)
– Em ” tou libraey” devia ter a opção ” Músicas/ Alguns baixados” em vez de “recently played)”
Apple Music resolve essas duas situações.