Depois de 64 dias, a cápsula Dragon, da empresa SpaceX, regressou hoje à Terra com dois os astronautas norte-americanos da NASA, Bob Behnken e Doug Hurley. Estes dois astronautas já estavam há dois meses na Estação Espacial Internacional.
A cápsula Dragon aterrou nas águas de Pensacola, no estado norte-americano da Florida.
Foi no passado dia 31 de maio que a NASA voltou a escrever na história das viagens espaciais o seu nome e o da SpaceX. A empresa de Elon Musk abriu o Espaço aos voos comerciais e a Crew Dragon desempenhou um papel fundamental, ao levar dois astronautas até à Estação Espacial Internacional.
Hoje, dia 2 de agosto, a nave regressou da Estação Espacial Internacional com dois astronautas norte-americanos da NASA a bordo. A nave está a ser recolhida por uma embarcação da SpaceX que tem a bordo mais de 40 tripulantes, onde se incluem médicos e enfermeiros. Os primeiros paraquedas abriram a 5 400 metros de altitude e os restantes quatro a cerca de 1800 metros de altitude.
Acompanhe em direto a aterragem da cápsula Dragon
Os dois astronautas abandonaram a Estação Espacial Internacional no sábado à noite e tiveram de fazer cerca de 400 quilómetros da superfície terrestre a uma velocidade de 27,5 mil km por hora. Para uma nova missão, as inspeções à cápsula demoram cerca de 6 semanas. De referir que a próxima missão espacial está prevista para a primavera de 2021. Desta missão deverão fazer parte quatro astronautas que irão passar seis meses na Estação Espacial.
Para a história, fica a informação que no dia 30 de maio a nave Crew Dragon da SpaceX foi a primeira nave espacial privada, depois de 9 anos de ausência destes serviços da NASA, a levar com sucesso os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley à órbita da Terra.