SOPA – A Lista Negra da Internet
Por Gonçalo Andrade para o PPLWARE.COM
O Congresso dos Estados Unidos ainda não decidiu se vai ao não aprovar as novas leis de protecção de propriedade intelectual, aliás, foi recentemente adiada a decisão, e ainda não há, creio, data para a tomada dessa decisão.
Para quem não esteja ao corrente dos eventos, os EUA estão a ponderar a aprovação de duas novas leis: Protect IP e SOPA (Stop Online Piracy Act). Destas, a mais famosa, on infame neste caso é a SOPA, provavelmente por ser mais radical que a sua “irmã”, apesar de serem ambas semelhantes.
Não é difícil de encontrar informação sobre este assunto, especialmente tendo em conta que há um esforço conjunto por parte de muita gente e entidades no sentido de divulgar informação e alertar as pessoas.
Mas alertá-las em relação a quê?
Estas leis têm por objectivo dar às empresas, neste caso às indústrias do entretenimento, música, cinematográfica e afins, formas de proteger as suas propriedades intelectuais. Até aqui nada de novo, sendo que já existem várias leis nesse sentido. A questão é que agora trata-se de aumentar os poderes dessas instituições, e a controvérsia gira em torno de serem demasiados, ou não, dependendo do ponto de vista.
Mas o que tem isto tudo a ver com internautas portugueses? O funcionamento destas leis pode afectar a Internet como um todo, cibernatuas americanos ou não. Vou falar da SOPA, porque é a mais extrema, a mais controversa, e a mais compreensível (mais fácil de perceber).
A ideia á permitir que as empresas reportem violações das suas propriedades intelectuais, tal como já o fazem hoje em dia, mas que tenham o poder de bloquear o DNS do site. Ou seja, um site, mesmo que esteja alojado fora dos EUA, e portanto salvaguardado a nível legal, fica inacessível nos EUA. Além de gravíssimo, isto não vai conseguir parar os piratas, porque escrevendo o IP consegue-se aceder ao site na mesma (**.*.***.*** em vez de www.***.com). Assim sendo, os principais afectados serão os utilizadores casuais, que são a maioria.
Apesar de algo extremo, continua a não ser tão mau assim, certo? Afinal, sites envolvidos em actividades ilegais devem sofrer as consequências. O problema é que esta lei pode ser aplicada a qualquer site que tenha conteúdo "ilegal". Até agora, os sites não eram culpabilizados pelo conteúdo que os seus utilizadores colocavam online. Esta lei sendo passada, é possível reportar sites, e bloqueá-los por conteúdo de utilizadores.
Imagine que uma adolescente coloca um vídeo no YouTube de si mesma, em que se ouve no fundo uma música. Pode ser considerado pirataria. De acordo com a lei, www.youtube.com pode ser então bloqueado. Sites que vivem de conteúdo gerado por utilizadores correm sério risco de censura. Facebook, Reddit, Vimeo, YouTube, Digg, e muitos outros podem vir a sofrer consequências.
Mas isto só afecta americanos, porque nos devemos nós portugueses, tão longe de tudo isto, preocupar-nos?
Se os sites correm risco de censura, é normal que se auto-censurem primeiro, para evitar serem bloqueados. Imagine as suas pesquisas no Google a serem filtradas antes de chegarem a si. Imagine que não consegue encontrar aquele blog onde gosta de ler sobre as novidades da moda, ou sobre a fórmula 1.
Mas as grandes empresas não são quem sofrerá mais, uma vez que são grandes o suficiente para ser difícil de desligar integralmente, e mesmo se fosse esse o caso, as pessoas podem sempre colocar o IP nos favoritos.
Quem vai deixar de ter hipóteses são pequenas empresas, Indies e start-ups, que não são suficientemente conhecidas para isso. Pode deixar de haver inovação porque pode deixar de haver oportunidade para isso. Imagine se o Twitter ou o Tumblr tivessem sido bloqueados no início, antes de ganharem notoriedade.
Várias entidades, muitas das quais de grande importância já mostraram as suas posições contra e a favor. Políticos, Wikipedia, Google, Facebook, e muitos outros. Há mesmo quem considere criar uma rede alternativa, baseada em proxies para contronar o sistema.
Contudo, também há muitos interessados em que a lei seja aprovada. Censura pode ser exagerada, ou aproveitada para eliminar concorrentes ou possíveis ameaças no caso de start-ups ou empresas jovens.
Para mais informação, recomendo este vídeo, que é longo, mas muito informativo, e é de um europeu.
Para já ainda está tudo em aberto, mas penso que é de ficar atento a esta situação.
Este artigo tem mais de um ano
se vai ou nao
O que mais me revolta é o facto destas leis virem do país que se diz o “mais livre do mundo” e que pretende que a Democracia chegue a todos os outros países (onde haja petróleo). Bela democracia esta. Entre o SOPA e o Grande Firewall da China venha o diabo e escolha.
Lol. E o pior é que os Americanos gostam.
Falam sobre uma rede paralela baseada em proxy, ela ja existe é lenta e cheia armadilhas para os novatos. Experimente baixando o navegador TOR…
rent
a 2ª imagem fez-me lembrar os livros e os jornais antes do 25 de abril…
concordo que os piratas tem de ser combatidos mas isto afeta toda a comunidade. radicalistas!
espero que não levem isso para a frente
É com muito agrado que vejo esta noticia publicada aqui 😀 Acho que as grandes empresas têm de parar de usar os modelos de negocio de ha vinte anos e em vez de tentar implementar estes sistemas de censura adaptarem-se aos tempos. O Louie CK é um grande exemplo de como “thinking out of the box” funciona. As pessoas que estão dispostos a comprar o DVD/CD/outro media estão ainda mais dispostos a comprar se é mais barato e (neste caso) reverte diretamente ao artista.
com certeza que pouca gente vai sair beneficiada com estas leis…será que irei mais ao cinema por isso???
Não me parece!
Qualquer que seja as medidas que eles tomarem aparece sempre alguem com uma alternativa, enquanto a industria do cinema/musica/videojogos não deixar de ser tão gananciosa, cobrando valores astronómicos pelos seus produtos vai haver pirataria.
Boa tarde ,
Obrigado Gonçalo Andrade por trazeres este tema ao nosso fórum , isto de facto não se trata de pirataria , isto é um claro assalto a liberdade e capacidade de inovação que a Internet tem permitido , é um assalto das grandes corporações que vêm na Internet uma forma fácil de fazer dinheiro sem praticamente qualquer custo , no limite o que estamos aqui a tratar é de uma censura generalizada em toda a Blogosfera, com a qual não podemos de forma alguma concordar .
Estamos todos a viver momentos em que os paradigmas , mudam constantemente , são os atentados aos direitos legítimos das pessoas que vemos todos os dias atacados por um qualquer burocrata , a incerteza hoje faz parte do nosso dia a dia , o problema é que não podemos dizer as grandes corporações que hoje não pagamos porque fomos despedidos .
Espero que todos se mobilizem para que estes alucinados que deverão estar a ser pagos por grandes corporações tenham medo das consequências de tal medida .
Isto a acontecer seria como eu digo acima um ataque feroz a liberdade de expressão e de livre opinião , a Internet como a conhecemos não vai mais ser a mesma , o vídeo é bem elucidativo e toca nos pontos cruciais de uma tal medida , o vídeo é longo mas vale a pena ver .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Estou de acordo.
Se pagamos pela Internet temos todo o direito de navegar pelos sitios que quisermos.
Se querem acabar com a pirataria este definitivamente não é o metodo ideal, o bloqueio é apenas por DNS e penso que isso não iria trazer problemas a quem faz download por torrent (p2p).
Eles é que deviam levar uma SOPA mas era no meio do fuc###o. Onde é que ja se viu uma pessoa poder ser presa porque estava a fazer um clip e apeteceu-lhe cantar uma musica? WTF?
Quer dizer, agora estou a fazer livestream de um jogo, algum esperto liga o microfone e ta com musica de fundo, eu sou preso porque estou a emitir conteúdo ilegal, epá KA PUT* DE LOL, não brinquem é com a vida, isto é se não chegar a ser ilegal sequer fazer livestream de um jogo que eu paguei e como tal tenho todo o direito de fazer lol, mas enfim.
Uma coisa é tentar acabar com a pirataria, outra é abulir a liberdade de expressão. Eles que mandem isto para a frente que vão ver as revoluções nas ruas a aumentar, depois não digam que a culpa não é deles!
Pirataria?? Mas a China produz produtos contrafeitos de marca e ninguém a pára. Acham que os EUA apoiam os pobres? Eles querem é saber dos $$$$.
“Quer dizer, agora estou a fazer livestream de um jogo, algum esperto liga o microfone e ta com musica de fundo, eu sou preso porque estou a emitir conteúdo ilegal, epá KA PUT* DE LOL, não brinquem é com a vida, isto é se não chegar a ser ilegal sequer fazer livestream de um jogo que eu paguei e como tal tenho todo o direito de fazer lol, mas enfim.”
Pior, és preso pela música de fundo e pelo livestream do jogo!
Vitor , off topic este Link é para ti e para todos os amantes do Universo :
http://www.stumbleupon.com/su/1OZMYA/www.mnn.com/earth-matters/space/stories/red-dwarf-star-distant-rocky-planet-could-be-future-human-home
Aceita os meus cumprimentos
Serva
A data para a tomada dessa decisão é amanhã. Já falta pouco para vermos o que vai acontecer…
Tomei conhecimento deste assunto já há algum tempo enquanto navegava no tumblr. Sem dúvida que é um assunto muito controverso, isto não é de todo a melhor maneira de combater a pirataria e todas as pessoas que utilizem a internet deveriam ter conhecimento do que se está a passar. Pois como já disseram se esta lei for aprovada, não são só os americanos que irão sofrer as consequências…
Se o pplware desse uma lista de sites onde se pode comprar jogos online seria fixe. Até ao momento só vejo o Amazon como única solução.
“steam” meu caro ! (http://store.steampowered.com)
Aproveita que nos natais, férias, etc fazem grandes promoções !
exemplo ta hoje o COD MW2 a 12,49€ !
Ps. È NATAL 😀 (muitas promoções todos os dias)
Cumps !
http://www.play.com
É triste… Ninguém ganha com isso… Só para vender mais uns álbuns. O mundo irá perder, a liberdade de expressão acaba com este acordo.
Illuminati ?
Escurati….
Teorias da conspiração, a velha história de informação e contra informação…
Mas “alguém” anda a brincar com os bonequitos….
e a imprensa, a liberdade de expressao, comunicacao, vai td abaixo, algo que demorou tanto tempo a se conquistar, o retrocesso, fizeram da internet igual a cidade de SP Capital, cresceu desordenado p\ td que é conto, quando chove alaga, e ahora querem radicalizar, só falta voltar a Ditadura
“Andava sempre a dizer: SOPA não hei de Comer!”
bem… se for aprovado…
Em vez de https://pplware.sapo.pt teríamos que escrever 213.13.145.9, porém vamos direitos ao sapo.pt, xiiiiiiiii e agora quantos sites não iriam “abaixo” só por causa de um site do sapo ou mesmo da google?????
Bem até mesmo os sites de hollywood, têm material “pirata” tipo os botões do “like” do facebook que «andem» por todo o lado… bora lá é «esligare» a net; ou melhor acho que mesmo é fazer uma lei para cortar a electricidade, venha de lá o candeeiro a petróleo(ou a «zagolina» para sair mais caro e ter mais impostos) e acabar também com o papel/caneta/lápis não vá o povinho fazer cópias. E já agora, não poderíamos nem escrever nem falar, porque se a palavra que estamos a usar já foi usada em um livro, música, filme, etc. é material protegido por direitos de autor e se falarmos/escrevermos/dançarmos temos o potencial para estarmos a copiar qualquer coisa e levamos com a SOPA!
Já sei, vamos é matar-nos uns ao outros… war movies dammit… grrrrrr também não podemos… dammm copyright
Nós não, mas se isso for aprovado os americanos é que vão ter de brincar com os IP
yup… porém vê onde é que raio está a maioria dos serviços/servidores….
I don’t want to live on this planet anymore
+1
Bem este mundo(planeta terra) ainda é espetacular… A “gente” deste mundo é que o está a estragar, ou mudamos radicalmente o nosso modo de vinda ou estamos condenados ao caos, ficando apenas algumas Pessoas a tentar sobreviver, montanhas de gente a sofrer/escravizadas e um punhado de “espertos” a controlar tudo…
Mas a culpa é nossa que continuamos a aceitar as coisas como são…
Bem haja!
Ok, já todos percebemos que isto é mau muito para além-fronteiras dos Estados Unidos.
A questão que se coloca, acho eu, é: Enquanto Portugueses, cidadãos com voz activa, o que é que podemos fazer para pressionar os nossos representantes a exercerem eles pressão para evitar que isto seja aprovado?
Mover massas nesse sentido é que acho que é importante.
Assinar petições não chegam, acho eu.
A solução mais rapida é dar um tiro a quem inventou este sistema de m***a.
Atenção que a ACTA tb é um alvo a eliminar. A SOPA tem uma alternativa que se chama OPEN.
Acho que não vai virar nada essa lei, mas se for aprovada imagine o fim do blogger e do wordpress gratuito, pois aqui no Brasil muitos desses blogs são só com conteúdo de pirataria, e é a melhor fonte de programas e musicas ilegais, experimente digitar no google o nome de um programa ou musica e na frente digite blogspot, certeza que encontrará para baixar.
Outros sites que poderiam fechar seria os drivers virtuais como 4shared, megaupload, fileserve,…
Por esse motivo acho difícil aprovar essa lei.
já alguem sabe como é que isto ficou?
O que vale é que a pirataria nao se tranforma em petroleo se nao estavamos todos em gerra hahahaha.
Esta é uma medida inútil. Como foi dito, os mais prejudicados são os utilizadores casuais. Aqueles que realmente querem piratear sempre arranjam uma forma.. E sinceramente, como a economia mundial está, não me parece que a censura deste tipo de conteúdos se converta num maior consumo de seja o que for!… Se deixarem de poder ouvir musica gratuitamente, vao passar a cantar ao luar, que não se paga… e as discográficas vão abaixo