Software factura mais de 600 milhões em Portugal
A IDC anunciou que o volume de negócios dos fornecedores de software no mercado nacional atingiu cerca de 600 milhões de euros durante o ano de 2006, o que representa um crescimento de 12 por cento quando comparado com o ano de 2005, de acordo com a empresa em comunicado. Estes dados publicados pela IDC no estudo “Análise Competitiva do Mercado de Software em Portugal – 2007”, resultaram de uma análise realizada no primeiro semestre de 2007, junto de 260 empresas fabricantes e distribuidoras de software, as quais representam 95% do total do volume de negócios do sector.
De acordo com este estudo a venda de software aplicacional representa cerca de 45% de todo o mercado, seguindo-se o software de infra-estrutura com pouco mais de 30% e por fim o software de desenvolvimento com menos de 25%.
“O crescimento de 12% do volume de negócios dos fornecedores de software em Portugal reflecte que as organizações estão a dirigir os seus investimentos para soluções que possibilitem aumentar a produtividade e competitividade”, disse Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC Portugal. “Para manter esta dinâmica, os fornecedores de software devem reforçar a oferta de soluções integradas, simplificadas e devidamente verticalizadas, de modo a disponibilizarem valor acrescentado que permita às empresas atingirem o seu objectivo primordial, que é de aumentarem a sua competitividade com o suporte das Tecnologias de Informação”, acrescentou este responsável.
42% do volume de negócios dos fornecedores concentrado em cinco empresas com liderança destacada da Microsoft
De acordo com este estudo 42% do volume de negócios dos fornecedores de software encontra-se concentrado em cinco empresas, onde se incluem a Microsoft, a SAP, a IBM, a Novabase e a Oracle. Este grupo é liderado pela Microsoft, que continua a manter em 2006 a liderança destacada do mercado de software com uma quota de 19%.
Esta posição de liderança da Microsoft mantém-se também ao nível das vendas quando analisadas por tipo de software (aplicacional; de infra-estrutura e de desenvolvimento). A segunda posição é ocupada pela SAP seguindo-se a IBM, a Novabase e a Oracle.
Este artigo tem mais de um ano
OFFTOPIC
Boas gostaria de saber configurar o FTP do windows(IIS)
Para poder aceder remotamente e copiar uma base de dados, mas nao como utilizador anonimo.
Se alguem puder ajudar 😉 agradecia muito
Abraço
E ainda reclamam que a pirataria e tal…
E se baixassem ao preço do software ainda facturavam mais…
xiiiiiii a sério? com tanta queixa a pirataria pensei q nem pão tivessem para comer… ou então quanto mais tem mais querem ter
a partir do momenot em que quem quer compar um pc novo tem que levar com o vista nao me admira que a m$ tenha essa quota do mercado
e so multiplicar o preço de uma licença do vista por 95% do total dos pc vendidos e ja da pa ter uma ideia de quanto e que a empresa ganhou
se os SO fossem vendidos em separado da maquina o caso ja seria diferente