Sobreposição de vídeo chegará ao Google Chrome no próximo mês
O Google Chrome é o browser com mais utilizadores ao redor do mundo e a Google está constantemente a tentar melhorá-lo trazendo novas funcionalidades.
A próxima grande novidade a chegar ao Google Chrome chama-se sobreposição de vídeo (picture-in-picture) e permitirá aos utilizadores ver vídeos numa janela pop-out à medida que realizam outras tarefas.
Esta funcionalidade estará incluída na versão 69 estável do Chrome para Windows, macOS, Linux e Chrome OS, que deverá ficar disponível a 4 de setembro deste ano. Assim, os utilizadores serão capazes de visualizar conteúdo multimédia num rectângulo que pode ser colocado em qualquer parte do ecrã.
Os utilizadores que gostam verdadeiramente de fazer multitasking vão agradecer esta adição ao Google Chrome. Já não será necessário ouvir apenas o som do vídeo enquanto está a trabalhar ou a navegar noutras janelas ou separadores.
A sobreposição de vídeo do Chrome tem como base a API (Application Programming Interface) da W3C (World Wide Web Consortium), fundada por Tim Berners-Lee, e que é a principal organização de padronização da World Wide Web. Esta API funciona na grande maioria dos sites e os administradores poderão utilizá-la para personalizar a experiência de visualização de vídeo ao seu gosto. Poderão adicionar novos controlos, restrições e até reunir dados estatísticos.
Para ativar o modo de sobreposição de vídeo, os utilizadores do Chrome terão que clicar duas vezes diretamente no vídeo e depois escolher a sobreposição de vídeo no menu de contexto. Depois de efetuar estes passos, uma janela independente do browser, irá aparecer. Será permitido movê-la e alterar o seu tamanho original. Para além disso, a janela de vídeo terá os controlos habituais onde o utilizador pode fazer play, pause e fechar a janela.
O Safari, tanto para macOS como para iOS, permite utilizar a sobreposição de vídeo e no Android também é possível ver vídeos desta forma. Ainda assim, esta adição representa mais um esforço da Google para levar uma funcionalidade apreciada por muitos para os computadores, sem ser necessário instalar extensões. Deste modo, esta será uma solução nativa.
Espera-se que a versão 69 do Chrome seja uma grande atualização. Algumas modificações já reportadas incluem alterações ao nível do design e a possibilidade de integrar as notificações do Chrome no Centro de Ação do Windows 10.
Este artigo tem mais de um ano
E os consumos de ram e processador sofrem alterações?
Podiam também ter mencionado que o Opera faz o mesmo desde há algumas versões para cá 🙂
Sim, o Opera também tem essa funcionalidade. Obrigado pela intervenção.
Tal como o Edge.
o edge ninguem usa e nao faz picture in picture. Nao inventes e escrevas comentarios sem censo.
“Comentários sem censo” ???
senso…
Então já não é nenhuma novidade? ☺️
Gostei da novidade, o que me incomoda no Chrome é o fato de não pudermos usar extensões na versão para smartphone.
Só conheço o Firefox, Opera e Samsung Browser que tem essa função.
Gostaria de conhecer algum navegador de código aberto, mesmo que seja pago, que tenha extensões disponíveis.
Talvez só o Firefox?
Yandex tem extensões à muito tempo e funcionalidades bem melhores que o Chrome.
Confias mesmo em um navegador russo?
KGB
Confias num Navegador EUA ?
NSA/CIA
Confio, prefiro dar meus dados para os americanos que para comunistas.
Afinal, os americanos são de minha confiança. São capitalistas como eu.
Já agora o 1º para android a ter extensões foi o dolphin.
Uso isto no Safari quer no macOS quer no iOS (em iPad) e é realmente uma funcionalidade que me da muito jeito. Bom ver chegar a outras alternativas de forma nativa sem ser com recurso a addons.
em ios o youtube continua a nao ter 4k nem HDR porque a google não quer. Apesar de darem imagem de serem uma empresa “boazinha que da tudo de borla” sao do piorio que existe em roubar dados e usarem as pessoas para facturarem milhoes e tentarem prejudicar os Ios e Windows phone users.
Para quê se o iPhone continua apenas com 1080p e é no modelo melhor porque o resto é tudo 720 ou 480p
+1
Tantos browsers que já têm esta funcionalidade, recomendo o Yandex que é excelente com pip e outras funcionalidades que o chrome a julgar pela forma como está feito se as colocar nativamente fica a precisar de 32G de RAM eheheh 😀
Se eu tiver a fazer outras coisas para que é que eu preciso de ver o video?
Pode ter essa funcionalidade no browser… para os outros!
Depois o YouTube tem isso desactivado…
Felizmente existem extensões para Safari.
Já utilizo uma extensão que faz isso no Chrome a alguns anos: Floating for youtube
Um funcionalidade disfuncional . Além de não ser nenhuma novidade não têm nenhum uso .
Já existe no Mac desde o sierra. Mas não uso. Não vejo grande utilidade.